Edu Falaschi desabafa!!

Autor Mensagem
Sir Cam
Veterano
# nov/06
· votar


O Falaschi é um ótimo vocal na minha opinião, tive o prazer até de conhecê-lo e este se demonstrou muito carismático, acho que ele faz um ótimo papel como vocal do Angra, o problema que ocorre são os fãs enlouquecidos do André Matos que esculhacham o cara sem dó, isso aconteceria mesmo se o Bruce Dickinson entrasse no Angra, acredito eu, pra finalizar, cada um com seu gosto.

Vick Vaporub
Veterano
# nov/06
· votar


Ele cantavamuito bem, mas hoje está uma negação, não passa de um razoável...
Eu não canto mais que ele, maaaasss antes ele era melhor (opinião própria)...
Venus, Symbols, Eyes of Time... quem conhece sabe.

não sou homossexual, não uso falsetes nos meus trabalhos,
AHUHUAHUAHUAHUAHUAHUHUAHUAHUHUA, conta ouuuuutra o/

Midgard
Veterano
# nov/06
· votar


Canta muito esse rapaz

Fastturtle
Veterano
# nov/06
· votar


ele eh bom

Josicreuton
Veterano
# nov/06
· votar


Midgard
Canta muito esse rapaz


Estou de acordo,as pessoas hoje em dia só sabem criticar o trabalho dos outros cacete!
Porque não vão lá e fazem melhor??

mendez_mp
Veterano
# nov/07
· votar


Sabe qual o problema disso tudo.... é a porra da inveja.... se cantasse como ele e tivesse o dinheiro que ele tem e se tivesse quantidade de mulher que dá em cima dele, ninguém falaria mal do kra....
Quem está no ramo que sabe, como somos rodiados por invejosos... e o pior disso tudo, que em vez de nos espelharmos nesses kras, que ralam a vida toda por um sonho, os outros querem fuder a vida do kra...
.... e o outro ai .... se vc fez a escolha, pq criticar um kra que é melhor do que vc.... se não vc naum estaria aki postanto um recado como eu... estaria gravando ou fazendo turne com sua banda, se é que vc tem.... sem discussões apenas um comentário... se vc fez sua escolha fique com ela, posta algo mais instrutivo e de mais valor do que se preocupar e criticar a vida dos outros... Um grande abraços e sem ressentimentos

Basshero
Veterano
# nov/07
· votar


mendez_mp
Reparou de quando é o tópico?

james_the_bronson
Veterano
# nov/07
· votar


Sir Cam
tive o prazer até de conhecê-lo

Hummmmmmmm, molecão!!!

esculhacham o cara sem dó, isso aconteceria mesmo se o Bruce Dickinson entrasse

OoOoOoOo!!!

TG Aoshi
Veterano
# nov/07
· votar


esculhacham o cara sem dó, isso aconteceria mesmo se o Bruce Dickinson entrasse
huaehuaheoiauheoaiuehoaiheoaiuehaoiuehaoieu!

Toscano
Veterano
# ago/08
· votar


Venho acompanhando a carreira do Edu há tempos, e sei o profissional que ele é. Ele não tem culpa aguma de André Mattos ter de deixar o Angra e ele ter passado a assumir o posto. Ele aceitou um grande desafio, que era preencher uma vaga muito especial reservado a alguém com extrema competência e confiança no que faz. O Edu Falaschi fez isso e tem seus mérito, e talvez não houvesse candidato ideal para este posto no Angra. Ele tem todo um repertório de vida. É um cara realmente humilde acima de tudo.
Leva uma bagagem difícil e de responsabilidade. Mesmo enfrentando lá os seus problemas de saúde, é uma pessoa que se preocupa mais com os outros do que com si mesmo, a ponto de prejudicar mais sua saúde realizando os shows, para não desapontar. E quem pensa que ele está nessa só por dinheiro, engana-se, pois um dia desses mesmo lá em Osasco, ele cantou junto com Eizo sakamoto num ginásio super simples, para poucas pessoas que deixaram de estar com os pais no Dia dos Pais para se apresentar, e ele chegou a pé, como uma pessoa comum.
Temos que dar valor ao profissional que ele é, e agradecer pelo Angra não ter sido dissolvido depois da saída de André Mattos, que também teve seus motivos. Se fossem vocês? Não gostaria do apoio dos fãs? De se sentirem acolhidos e fortes para continuar o trabalho? Pois então, vamos garantir que a maravilhosa voz de Edu sempre ilumine sua carreira.
Edu, estamos com você!! Hoje e sempre!

Bizet
Veterano
# ago/08 · Editado por: Bizet
· votar


edit

El Musicista
Veterano
# ago/08
· votar


18/out/05
17/nov/06
13/nov/07
27/ago/08

Eh... Esse tópico naum morre mais... Tem sempre alguém ressuscitando-o...

Ashuashuahsuahsuahsuahsuhaushauhauaaaaaaaaaaaa...

mattinha
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

dez/09

John Elf
olha aki seu viado. a gente nao ta falanu aki dele ser o melhor.ele ta falanu de tipo de gentinha q nem vc q fika ouvinu o andre matos q so sabe grita e fika falanu mal do edu so pq ta muito melhor na fita!!! o andre matos saiu do angra pq foi ignoorante e burro. o edu pode sim ter errado algumas vezes mas se todos os videos do youtube sao verdade pq o edu ainda ta no angra e e dos melhores vocalistas do mundo atual?
antes de se comentar alguma bosta dessa aprende a le e interpreta pq aki nao e lugar pra troxa nao... se nao gosta respeita. nao q respeita nao comenta. q comenta so em particular. q falar pra todos vai se fude

Winning Eleven
Veterano
# dez/09
· votar


PQP o tópico é de 2005

Marcosrcf
Veterano
# dez/09
· votar


El Musicista
18/out/05
17/nov/06
13/nov/07
27/ago/08
04/dez/09

Só atualizando...

Prometherion
Veterano
# dez/09
· votar


esse eu denunciei...

Leo Zanon
Veterano
# dez/09 · Editado por: Leo Zanon
· votar


mattinha


2. Respondendo tópicos

2.1. Respeito é fundamental! Não é tolerado qualquer tipo de agressão neste fórum.

2.2. Procure postar apenas respostas que possam enriquecer a discussão. Desvirtuamentos de tópicos não são aceitos.

2.3. Cuidado com os palavrões. Modere seu linguajar.


LeandroP
Moderador
# dez/09
· votar


mattinha

O próximo será um "ban" pra você ;)

-Dan
Veterano
# set/11
· votar


Edu Falaschi desabafa, de novo:

Caros amigos,

Finalmente, eu gostaria de esclarecer alguns fatos em relação a minha voz com toda a sinceridade, humildade e integridade que eu possa ter.

Por mais de 20 anos eu trabalhei sem um dia de descanso dentro do Heavy Metal, do qual todos sabem do grau de dificuldade e das exigências técnicas do estilo. Ao entrar no Angra tive ainda que me adequar a uma forma de cantar particularmente aguda e totalmente fora da minha tessitura, e da grande maioria dos cantores! Na época, assumi a bronca e encarei toda a pressão. Porém, há 10 anos era bem mais fácil devido ao fator físico, empolgação e idade. Fui ano após ano sentindo, progressivamente, as dificuldades de se cantar algo tão agudo e fora da minha característica natural. Lutei até o fim! Fiz o possível e o impossível para continuar a cantar bem as músicas do Angra, principalmente as mais antigas, sempre em tons altos, pois o público do Metal Melódico sempre "exigiu" isso de nós cantores. Mas infelizmente, hoje, mais velho e mais experiente, devo assumir que não estou mais apto a cantar tão agudo.

Estou extremamente cansado e sentindo o peso de tudo isso na minha própria voz, inclusive na região que sempre foi o meu forte! Sou um cantor barítono que domina a região dos médios, graves, drives e o canto com voz de peito com conotação mais agressiva, assim como eu fazia no Symbols e faço no Almah atualmente. Conquistei muitas coisas e construí grande parte da minha história vitoriosa com meu próprio perfil, que é o meu forte!

Enfim, tomei uma decisão, pensando única e exclusivamente na saúde da minha voz e na integridade da minha carreira, que construí com tanta luta e dedicação. Após cumprir todas as atividades de divulgação do "Motion", pré-agendadas até o fim do ano, vou parar por tempo indeterminado para finalmente descansar, e poder tratar definitivamente da minha saúde. Mas devo já salientar que, a partir de hoje, só vou cantar o que estiver dentro da minha tessitura natural, seja no Angra ou em qualquer outra banda, para o meu próprio bem! Quero voltar a ser o que eu realmente sou, em vez de ser o que as pessoas desejam que eu seja! Nesse meio tempo, vou seguir com minhas atividades como produtor e compositor, que são coisas que amo fazer, e que não atrapalharão em nada o progresso da minha recuperação.

Muito obrigado do fundo do meu coração a todos os fãs que sempre me apoiaram e incondicionalmente me defendem! Farei sempre o meu melhor cantando e compondo por vocês e pela boa música, com toda minha verdade e emoção! Eis o primeiro passo de uma nova fase na minha vida! Tenho confiança no futuro, e serei sempre um apaixonado pelo estilo musical mais foda do mundo, o Heavy Metal!"


O admiro pela sinceridade.

Fonte:http://whiplash.net/materias/news_847/139079-edufalaschi.html

Xeper
Veterano
# set/11
· votar


Edu Falaschi desabafa, de novo:

Sempre lembro do Andi Derris e dos fãs boçais do Helloween quando leio essas coisas

O admiro pela sinceridade. (2)

AndersonMatos
Veterano
# set/11
· votar


O admiro pela sinceridade.(3)

AceFrehley
Veterano
# set/11
· votar


O admiro pela sinceridade.(4)

Sou muito fã desse cara ai...

Calime
Veterano
# set/11
· votar


Eu não sou fã do Edu não, mto pelo contrário, não gosto do trampo dele no ANgra (e não conheço as outras coisas), mas admiro por essa atitude de ser ele mesmo, tipo remar contra a mare e enfrentar quem se opõe

Headstock invertido
Veterano
# set/11
· votar


Assumiu, subiu no meu conceito.

Ken Himura
Veterano
# out/11
· votar


O Edu finalmente ouviu seu próprio corpo. Depois de só fazer burrada (querer imitar outros cantores, principalmente o André Matos) e botar culpa em todo mundo menos ele (sabe quem faz isso? Rubinho Barrichello), ele agora teve um insight de sabedoria e humildade e finalmente vai parar de se torturar. E talvez até recupere a voz 100%.

Tratados de canto de séculos atrás já falavam que se não tá dando pro cantor pegar no tom original, a transposição deve ser aplicada - tudo pra preservar o afeto original da música, já que fora da zona onde uma voz brilha, mesmo que o cantor alcance as notas ele estaria perdido.

Claro que existem muitos fãs idiotas que dizem que "quanto mais agudo melhor", mas é uma idiotice tremenda; muitos ali nem sabem distinguir bem grave de agudo, só repetem frases de efeito do "tr00-headbangismo"; se isso fosse verdade, todas as bandas ou só teriam mulheres (vozes mais agudas por natureza) ou só homens usando falsete (ou registros similares), e nunca bandas como Manowar e Sepultura fariam sucesso por causa de seus cantores.

O que é apreciado realmente no canto, e que muitos nem sequer fazem idéia, é o brilho, a técnica e o afeto transmitido. Se um baixo profundo canta de maneira divina uma música originalmente pra tenor, ou até pra soprano, todos falarão do ótimo artista que aquele cantor é (e da transposição da música também, hahaha). Mesma coisa pra inversos, transpor uma música pra cima. Claro que cada caso vai ser um caso, principalmente em músicas bem carregadas de carga emocional. Cantores famosos de ópera (os mais bem pagos até hoje) fazem isso, por que os de outro estilo não podem?

Acho legal esse tipo de desabafo pra mostrar aos jovens cantores que cada um é cada um, e que cada voz é bela, principalmente quando trabalhada direito. Sabendo trabalhar da melhor maneira possível dentro de suas características naturais, você se torna um grande cantor, independente de qual tessitura você tenha.

Se fosse possível, era ideal que todo cantor estudasse fisiologia da voz, pra ter noção real do que é o aparelho vocal e entender como as mudanças orgânicas mudam a emissão dos sons - e, a partir daí, dominá-las com precisão e sem danos ao corpo.

Ainda acho também que o Edu deveria fazer pelo menos um tempo de aulas de canto com um bom professor, principalmente os voltados à técnica "antiga" de canto (a que gerou monstros como Caruso, Corelli e Pavarotti). Isso aqui é um assunto bem delicado, porque existem muitos professores ruins por aí que acabam com as vozes dos alunos.

E estudar solfejo, também. Todo dia, se for possível.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/11 · Editado por: Christhian
· votar


Ken Himura
Velho, o seu texto é tecnica e musicalmente perfeito, exceto por um detalhe: A pessoa da qual o debate diz respeito.

O Edu não tem a menor noção do que é e quais as características de um barítono e usa isso como uma desculpa para a falta de técnica. Classificação vocal não tem só a ver com extensão, mas com 'cor' da voz; que é uma característica conferida pela espessura e tamanho das cordas vocais, laringe e trato vocal. Ou seja, barítono tem TIMBRE de barítono. E definitivamente não é o que há na voz dele.

Segundo ele, barítonos só usam voz de peito e só tem 'médios, graves e drives'. Ora, barítonos, assim como qualquer outro cantor de qualquer classificação vocal, tem os mesmos registros: Peito, cabeça e falsete! Alias, alguns dos maiores contratenores falsetistas da história eram barítonos! O fato é que ele, Edu Falaschi, não sabe usar nada além de voz de peito (e é por isso que destrói a voz) e atribui isso à "classificação vocal". Alto lá!

O texto torna-se mais verossímil por conta da 'mea culpa' que ele faz, dessa vez. Mas não é a primeira vez que ele vem à publico para dar desculpas a respeito de sua performance. Aproximadamente 3 anos depois que ele entrou no Angra, o problema era uma pneumonia (e a classificação). Dois anos depois, problemas de peso (e a classificação). Ano passado era um refluxo (e a classificação) e agora, o cansaço e adivinhe? A classificação. Se ele já sabia todo esse tempo que o problema era o tom (e não a técnica), por que não houve uma mudança na tonalidade mais cedo?

Em 2006, porém, a banda "comprou" a idéia de classificação do Edu. "Vamos compor tudo numa tonalidade mais confortável!". E o que veio?

Breaking Ties: http://www.youtube.com/watch?v=UxtZX1Edgqk

Duas coisas perceptíveis nessa música: O timbre, que passa a quilometros de distância de um barítono e a EVIDENTE falta de técnica pra fazer notas agudas FÁCEIS aos 0:35, espremendo a voz, quase soando caricata, como uma 'voz de bruxa' que se faz pra algum tipo de brincadeira.

Enfim, diga-se de passagem que o erro não é somente do Edu, mas de toda a banda por aceitar fazer esse papel no palco, por diversas vezes. E não digo que deveriam ter cortado o cara da banda, mas obrigado ele a estudar e aprender a usar corretamente o que tem, já que a proposta era permanecer com ele. Sobre o Edu, acho que a atitude mais corajosa dele foi ter entrado no Angra sabendo que não tinha preparo pra isso. O primeiro erro, porém, foi ter percebido que algo estava errado e não ter procurado ajuda profissional pra resolver. Mas o pior erros de todos é tentar inventar uma desculpa diferente (ou totalmente surreal, como o caso da classificação vocal) para se justificar quando se viu em situações embaraçosas.

Gansinho
Veterano
# out/11
· votar


Christhian
É Chris, você tem razão.
Mas porra, o que leva uma pessoa a entrar numa banda no nível do Angra e não querer ser bom naquilo? Se eu tivesse a oportunidade de entrar numa banda de nome, eu ia estudar técnica vocal a fundo pra destruir nos vocais e tentar ser o melhor possível. Ainda mais o Edu, que tem um dos timbres mais bonitos do metal (na minha opinião).

Sobre registros: O Edu não usa voz de cabeça não? Sempre me pareceu que ele usava.

Quando você diz que ele falou que "barítono só usa voz de peito e só tem médios, graves e drives", eu acho que você interpretou errado. Ele não disse isso, ele falou que ele é um barítono que domina voz de peito e a região dos médios, graves e o uso do drive. Mesmo que ele não domine estas técnicas, ele não quis dizer que os barítonos só usam as mesmas.

Ele tem timbre de tenor, Chris? Sempre achei que o timbre dele fosse escuro demais pra ser tenor, sei lá. Se comparar com o Andre Matos, por exemplo, o timbre do Edu é bem mais escuro.

Abraço!

Ken Himura
Veterano
# out/11
· votar


Christhian
É, verdade, deixei passar essa em branco. Do jeito que ele fala, parece que barítono é um cantor mais limitado tecnicamente que tenor.

Pois é, eu nunca achei Edu um barítono - pelo menos nunca soou como um. De fato, ele pode até ser um daqueles tipos de barítono agudo e tal, mas perdeu registros e boa parte da ressonância por má técnica. Conheço alguns casos de pessoas que foram classificadas erroneamente por profissionais do canto e quase ficaram sem voz... mas com o Edu, acho difícil ser o caso porque não lembro da voz dele ter aquele grave característico do timbre do barítono.

Também tem outro problema né... muitos deles começaram se esgoleando no gogó, sem sacar nada de classificação, registro, técnica. Uma professora minha de ópera disse uma vez que a melhor coisa a fazer quando não se tem completa certeza da classificação de alguém é manter a voz na região grave/média, perto da voz natural, e ir descobrindo (ou conquistando? hehe) as notas aos poucos. A alegoria que ela usou pra descrever esta situação é a de que as vozes são formadas por "elásticos" que não se sabem o tamanho e resistência a princípio. Não dá pra sair esticando com força no começo sob o risco do elástico ficar "frouxo" ou até mesmo "arrebentar". (Claro que foi uma metáfora muito simples hehehe, mas ideal pra representar os perigos).

É por causa dessas loucuras vocais que muitos cantores perdem a voz antes dos 50 anos. Alguns antes dos 40 até.


O primeiro erro, porém, foi ter percebido que algo estava errado e não ter procurado ajuda profissional pra resolver. Mas o pior erros de todos é tentar inventar uma desculpa diferente (ou totalmente surreal, como o caso da classificação vocal) para se justificar quando se viu em situações embaraçosas.
(2)

---
Aliás, aproveitando todo este papo, queria deixar um artigo interessante (na verdade, uma entrevista) aos amigos cantores:

A GREAT SINGER ON GREAT SINGING - Jerome Hines Challenges Voice Scientists and Singers
Entrevista por Joseph Shore para The NATS Journal Jan/Fev 1995.

Pra quem não o conheçe, Hines foi um dos baixos mais prolíficos que o Met já teve. Trata exatamente dessa questão de perder e recuperar voz.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/11
· votar


Gansinho
Timbre bonito tem o Roy Khan, Russel Allen, Geoff Tate. O último, aliás, se deu muito melhor cantando em regiões médio agudas (e continua cantando até hoje) do que em super agudos - uma prova de que a extensão não faz uma diferença tão grande quanto uma boa interpretação e escolha de notas para uma melodia.

Sobre registros: O Edu não usa voz de cabeça não? Sempre me pareceu que ele usava.

Depende do que você acha que é voz de cabeça.

Quando você diz que ele falou que "barítono só usa voz de peito e só tem médios, graves e drives", eu acho que você interpretou errado. Ele não disse isso, ele falou que ele é um barítono que domina voz de peito e a região dos médios, graves e o uso do drive. Mesmo que ele não domine estas técnicas, ele não quis dizer que os barítonos só usam as mesmas.

Minha interpretação está errada? Não entendi. Segundo você, ele admite, portanto, que é um barítono que domina a voz de peito e não a voz de cabeça, é isso? Isso é mais surreal ainda, pois ele estaria admitindo que não tem técnica e no momento em que ele culpa outros vários fatores pelas performances problemáticas, não me parece ser a tônica do discurso.

Ele tem timbre de tenor, Chris? Sempre achei que o timbre dele fosse escuro demais pra ser tenor, sei lá. Se comparar com o Andre Matos, por exemplo, o timbre do Edu é bem mais escuro.

A voz do Andre é que é leve demais. Alias, tratando-se de classificação vocal, A diferença entre um tenor lírico pra um tenor dramático é gritante. Perto do Plácido Domingos, por exemplo, o Edu parece um adolescente falando.

Isso são barítonos cantando. não dá nem pra comparar.

http://www.youtube.com/watch?v=U1OTjn-Lm-c

fernando tecladista
Veterano
# out/11
· votar


com todo respeito a ele, não comento por tecnica, mas por classificação vocal, mas até hoje não entendi se a banda procurava alguém pra colocar no lugar do andre matos, por que ele entrou?
pode ser um otimo cantor, mas no tom dele, com músicas pensadas por eles para ele

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Edu Falaschi desabafa!!