Tecladistas Evangélicos Remunerados

Autor Mensagem
André Lima
Veterano
# jul/05
· votar


Eu acho que, se o pastor tiver que ficar em torno de 8 horas diárias na igreja, pregando, aconselhando, atendendo fieis, etc., é justo ele ser remunerado, pois dificilmente ele irá conciliar um trabalho paralelo com esta carga horária na igreja, para sustentar sua familia.
Da mesma forma o músico, se tiver que ficar em torno de 8 horas diárias na igreja tocando, ensaiando, dando aulas, etc., é também justo que ele seja remunerado pelos mesmos motivos.

Agora. falando de salário de pastor.
Eu acho que o seu salário deve estar dentro da média dos membros da igreja.
Eu sei de casos absurdos em que os membros são pessoas comuns, que ganham 4, 5 salários mínimos e o pastor ganha 8 mil reais.
Misericórdia. Este está mais pra Lobo do que pastor!!

O inverso também acontece. Igrejas com membros ricos e com o pastor e sua família passando necessidades.

vinisampler
Veterano
# jul/05
· votar


André Lima

tem um assunto bem interessante que eu gostaria de tc com vcs.vc poderia ate abrir sobre o cache de um musico tocando para cantor evangelico,produtora, show em geral qual seria a tabela de cache? as duvidas são essas

vinisampler
Veterano
# jul/05
· votar


eu quero dizer abrir um topico sobre esse assunto porque é importante que nós musicos fiquemos por dentro dessas questoes

LeandroP
Moderador
# jul/05
· votar


MetalKey

Eu concordo com o seu ponto de vista.

Eu digo que se o músico da igreja está com dificuldades, a igreja pode ajudá-lo com uma cesta básica e medicamento (se necessário). É pra isso que serve o dízimo, pra ajudar os aflitos e necessitados e não só pra pagar as contas da igreja.

LeandroP
Moderador
# jul/05
· votar


Pastor é profissão ???

Tem uns que são profissionais na arte da persuasão.

André Lima
Veterano
# jul/05
· votar


LeandroPanucci
É verdade! Como eu falei acima, existem pastores vestidos de pastores e LOBOS vestidos de pastores.
Queira Deus que este último seja uma exceção à regra.

A mídia, Rede Globo e Cia, denegriram a imagem do pastor, como se todos fossem da mesma laia, e depreciaram também a imagem do povo cristão, como se fossem incapazes de perceber quando um pastor é mal intencionado.
Houve uma generalização. Seria a mesma coisa que dizer que todo o padre é pedófilo, ou todo o político é corrupto, ou todo o policial é ladrão, etc. Que são inverdades.

LeandroP
Moderador
# jul/05
· votar


André Lima

É verdade, ainda existem pessoas de boa índole, é por isso que tem que acabar com essa patifaria.

Existem pessoas alienadas no mundo dos "loucos e dos caretas".

_Big_Alambic_
Veterano
# jul/05
· votar


André Lima
LeandroPanucci

Concordo com vocês.
Acrescento que com a "evolução" do movimento gospel no país (até tá na moda ir na televisão e se dizer evangélico), também apareceram algumas mazelas praticadas por alguns poucos... o que é lamentável, já que a mídia sempre esgota o assunto de forma negativista.
A questão é que de fato, existem pessoas boas, realmente cristãs e envolvidas com o bem, ainda acredito, que esses em maior número.
e entre estes, aqueles que apenas vestem-se de evangélicos para levar vantagem! Tipo pastores carregando malas de dinheiro (ainda tentam me convencer que isso é normal) pra financiar campanhas políticas e otras cositas...
Descaramento é também quando alguns artistas que estão no ostracismo, dizem-se convertidos com intenção de alavancar algum lucro...
Infelizmente, atualmente, ao afirmar que sou evangélico tenho que aturar alguém fazendo brincadeirinha com malas.
É certo que aqui não é o lugar mais certo para discutir isso, mas já que tô aqui...
Vejam vocês, todos estes escândalos acontecem porque esses pastores acham que conhecem a bíblia, mas estão mesmo é fazendo uso da palavra em benefício próprio!
A bíblia promete riquezas, fartura, abundância, etc., tem histórias de sucesso, mas não foi para aqueles que desempenhavam a atividade de orientadores espirituais, pastores ou qualquer coisa do gênero... esses na bíblia, tinham vida humilde, apenas o necessário para sobrevivência e ainda repartiam entre os necessitados quando recebiam alguma oferta ou doação!! A riqueza e abundância eram para os reis, não era para pastores... tenho absoluta convicção que pastores devem abençoadores dos fiéis e não auto-abençoadores.

_Big_Alambic_
Veterano
# jul/05
· votar


voltando o tópico ao assunto:

Se o músico tem outro meio de sobrevivência, e não for depender da atividade na igreja e esta atividade não tomar todo o tempo, pode fazer um trabalho voluntário, com certeza será recompensado.

Se o músico for dedicar-se integralmente à igreja, com certeza deverá estabelecer um salário, ou como o infeliz vai viver???



vinisampler

Também acho interessante levantar a questão do cachê.
Tenho experiência sobre isso e sei como dói no bolso de alguns pastores quando o assunto é pagar, principalmente quando se trata de bussines show, ou seja palco, iluminação, músicos, banda, etc..
Alguns acham que uma banda na estrada não tem despesas e tudo cai do céu...
Esses dias mesmo, fui convidado (com minha banda) para tocar um evento evangélico, que deveria ser beneficiente, e portanto não cobramos nada, apenas pedimos que colocassem um som decente no local e nos ajudassem com combustível.
Quando mandei o mapa de palco, rider e input list, o tal pastor acho que tinha muita frescura, disse que o orçamento estava estourado, e entre tanta lamentação, resolveu-se que deveríamos tocar com o que tivéssemos ou nada feito. Como nós (a banda) prezamos pela obra e não fazemos por nós mesmos, aceitamos. Daí pra frente vocês imaginem como ficou... (eu ainda continuo achando isso uma forma de prostituição)
O que sei é que a tal festa beneficiente com muitas barraquinhas e patrocinadores, deu um lucro danado, e com certeza o beneficiário foi a conta do próprio "pastor", fazer o quê???

É certo que a "globalização e profissionalização dos músicos" do meio evangélico deveria acabar com este tipo de coisa, mas ainda é uma realidade distante.

bobaguiar
Veterano
# out/09
· votar


Cara de pau sim,é você cobrar para ter momentos de satisfação,Abraços
Cara de pau sim,é você cobrar para ter momentos de satisfação,Abraços
Cara de pau sim,é você cobrar para ter momentos de satisfação,Abraços
Cara de pau sim,é você cobrar para ter momentos de satisfação,Abraços
MetalKey
MetalKey

_SIDERADO_
Veterano
# out/09
· votar


bobaguiar

Cara de pau sim,é você cobrar para ter momentos de satisfação,Abraços
Cara de pau sim,é você cobrar para ter momentos de satisfação,Abraços
Cara de pau sim,é você cobrar para ter momentos de satisfação,Abraços
Cara de pau sim,é você cobrar para ter momentos de satisfação,Abraços



[b]MetalKey
MetalKey[b]


Que porr* é essa? É uma mistura de flood, com 'nada a acrescentar, com uma desenterrada estratosférica e o que mais?????

Putz, esse sim, merece um daqueles diplomas. Cade o povo daquele diplominha???

aff

Luan Alves Musical Keyboard Br
Veterano
# out/09
· votar


Toca numa igreja evangélica e acho um absurdo vc cobrar pra isso !!!
A música na igreja foi feita pra LOUVAR A DEUS e se alguém quiser ganhar dinheiro com música gospel,que vá arrumar uma banda gospel pra si.
_______________________________________________________
Agora,se vc quiser VIVER DE MÙSICA e sua banda gospel naum tiver dando certo, procure uma banda secular mesmo mas NÃO VÀ SAIR DE IGREJA !!!!!!!!!!!!!!!!!

Vlw galera,abração !

ferretti
Veterano
# out/09
· votar


Ja toquei emduas igrejas em cidades diferentes nas semanas e dias diferentes,..
O Pastor da outra cidade fazia questao de pagar o combustivel..e passagens de FerryBoat..porem naum aceitei pq eu tinha provimento.

Mas meu filho caçula era disputado por duas igrejas de denominaçoes diferentes ..e como naum tinha trabalho secular..o Pastor estipulou um bom salario..e mais a prestação de uma moto Honda 150 para idas e vindas...
Mas ele trabalha de dia na secretaria da igreja e da aulas de Teclado,Baixo,Bateria,Guitarra para quem quizer aprender..

e tem apenas um dia de folga na semana...e acho que a Igreja pode pagar sim..o Pastor é quem vive do dinheiro da arrecadação e naum DEUS...ao menos eessa grana naum vai parar nos canais de Tv com sacrficios abusivos dos irmãozinhos trabalhadores..pq Rico naum da dinheiro pra Igreja..

teclado_mania
Veterano
# out/09
· votar


Eu não gosto que a igreja não pague para mim, a não ser que convide a minha banda ou eu toque em um grande congresso, pra mim tocar normalmente na igreja somente faz eu crescer de vida e adorar ao senhor, já os pastores tem deles que gravam dvd ,cd e pregam em grandes congressos.

Mais se a pessoa trabalha na secretaria da igreja como o filho do amigo ai em cima ,ai sim eu cobraria, pelo menos se algum pastor me convidar para tocar na igreja dele eu quero o dinheiro do combustivel.

apaixonados por teclado
Veterano
# out/09
· votar


acho um absurdo quem criou este tópico.
musico não deve cobrar!
seria a mesma coisa de pedir pra DEUS pagar
pra vc tocar pra ele, isto é um absurdo,
DEUS é soberano ele merece toda honra, Gloria e
todo LOUVOR.
e se vc quer cobrar pra tocar vc não deveria nem tocar.
eu não cobro e nunca vou cobrar, isto pra mim é meu prazer
está servindo a ele com o dom que Ele me deu.

mauropsouza
Veterano
# out/09
· votar


Olá, sou Ministro de louvor e tecladista, e já lido com louvor há alguns anos...
Acho normalíssimo a igreja pagar um salário para o músico, se puder é claro, tem ministro da palavra e ministros de música, normal, conheço muitos que são assalariados pelas igrejas e as igrejas que pagam acham ótimo, porque de certa forma prende o músico...
Um pedreiro, pintor, etc, que trabalhe para a igrja pode não cobrar se quiser mas a maioria cobra e a igreja paga...
Qual é o problema, porque o pastor recebe e o músico não...Quem é contra isso, que me perdoe, mas não conhece o sacrifício que um músico carente faz para estudar, se aprimorar e dizer às tentações de convites para tocar em Trio elétrico etc...
Conheci muitos músicos que se desviaram do evangelho por falta de apoio a seus ministérios.
Se o músico puder dispensar algum pagamento, tiver outro trabalho etc, como é o meu caso...eu tiro do meu bolso prá tocar,,,rsrsrs.
Compro instrumentos para igreja, caixa etc...porque posso, mas se não pudesse e fosse remunerado, me dedicaria 24 hs ao estudo da música, à ORAÇÃO, assim como os ministros da palavra fazem....

mauropsouza
Veterano
# out/09
· votar


Se o músico não puder viver do seu ministério o pastor também não deveria, porque ambos ministram ao Senhor e aos irmãos;......se dedicam, horas de jejum , oração, estudos, ou não?
Eu pegava ônibus lotado com meu Roland Juno 106, com case e tudo, para ir tocar ensaiar e nunca recebi nada,
Tem músicos que a igreja investe, paga os estudos em conservatório só prá ter um músico esclusivo...isso é ótimo, acho que todo pastor gostaria de ter um músico...disponível para orações matinais, campanhas, vigílias, ensaiar coral, ministrar louvor,,,,ufffa...não é pouco trabalho não...VAMOS ABRIR A MENTE GENTE ,,,os levitas não tinham direito à terra, mas recebiam a seu sustento pela obra que faziam
No novo testamento diz que ...digno é o obreiro do seu salário.... O padre recebe a igreja, recebe seus dízimos, ofertas, porque o músico, não.....

Jonathas Lacerda
Veterano
# out/09
· votar


acho que depende muito do lugar.

Tenho um amigo que tem uma vivência no cristianismo (é católico de verdade) e tudo mais, mas é músico contratado de uma igreja daqui. A situação é a seguinte: Essa igreja q contratou ele fica em um bairro nobre daqui de João Pessoa e é difícil de encontrar gente para se doar nos serviços de música. Então foi mais pela necessidade local que fez-se necessário a contratação de um músico.

eu não defendo o pagamento de um salário (mas também não sou contra), mas defendo sim, que a igreja colabore com uma ajuda de custo para compra de encordoamentos, cabos, fonte, danos causados por falhas em rede elétrica (a maioria das igrejas tem projetos de rede elétricas mal construídos) e manutenções esporádicas.

R Palma
Veterano
# out/09
· votar


Quando eu era moleke ia a missa (atólica) todo domingo. Tinha apenas um órgão, e era uma senhorinha que dedilhava as teclas do bicho, além de cantar. Que fôlego a mulher tinha! Isso era na chamada "missa das 9", ou missa das crianças. Na "missa dos jovens", ou missa das 10:30, tinha um grupinho de adolescentes que tocava violão.

Naquela época, fins dos 70 e começo dos 80, não havia essa proliferação de igrejas evangélicas (nada contra elas, é só uma observação), e portanto não havia essa profliferação de msicos de igreja.

Um culto evangèlico que se preze tem que ter uma "banda", isso é intrínseco. O canto de louvor, nesses cultos, deve ser considerado como parte integrante da celebração. É como se fosse um salmo musicado. Basta imaginar um culto sem música...

Portanto, exige-se muito mais daqueles que compõe a banda, sejam eles fiéis ou não, profissionais ou não, evangélicos ou não.

Quem quiser e puder, pode muito bem dedicar parte do seu tempo nessa atividade, que de fato deve ser muito recompensadora.

Qualquer coisa diferente disso, creio ser mais prudente recusar o convite.

Essa é a minha humilde opinião......

Abs!

pomtwo
Veterano
# out/09
· votar


eu acho que se o musico for remunerado ele precisa ter um estudo pra isso .. ou seja ser um musico bem preparado , se possivel com faculdade e que ele faça a maioria dos arranjos e seja o lider da parte musical da igreja ..

no entanto vc so ta devolvendo a Deus o que ele te deu ou seja .. vc recebe o dom e devolve em forma de louvor na igreja ..

a unica coisa que vc pode e deve cobrar da igreja eh .. que ela te de condiçoes pra fazer o seu trabalho , ou seja cabos , pedestal , instrumento , sistema de som , tempo disponivel para ensaio, e etc ... eh a unica coisa que vc realmente deve cobrar do seu pastor ou da sua igreja ..

agora se vc cobra , a igreja tambem tem todo direito de cobrar de vc , que vc toque muito bem , que vc tenha conhecimento , que vc esteja em todos os cultos e reunioes , e que vc pelo menos auxilie aqueles que tao ingressando ou os que ja fazem parte da banda , tipo guitarra, baixo , bateria e outros .. entende que seja um lider e que arranje bem as musicas

El_Cabong
Veterano
# out/09 · Editado por: El_Cabong
· votar


Com relação a remuneração de músicos eu acho que neste caso se o músico não tiver outro emprego, ele deveria tocar nos cultos ou missas gratuitamente e depois ficar se quiser umas 4 ou 5 horas numa sala da igreja dando aulas de música e cobrando por isso. porque no caso de receber da igreja para tocar eu já vi muitas coisas estranhas como por exemplo: Dízimo descontado em folha!!!

Com relação a remuneração de pastores aí eu acho melhor ele ter um emprego fora, porque caso contrário é um pulinho para se corromper. Ele pode começar a dar mais valor a conversão de um novo membro rico do que dez novos membros pobres, pode diminuir a obra social de ajuda aos pobres, viuvas e órfãos para ter um aumento de salário,...
Bolso de pastor independende da arrecadação da igreja é mais saudável.
São Paulo fazia isso. pregava, fazia viagens missionárias, mas trabalhava fora da igreja, como ele mesmo diz nas epístolas "para não ser pesado à ninguém"

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


porque no caso de receber da igreja para tocar eu já vi muitas coisas estranhas como por exemplo: Dízimo descontado em folha!!!

Caraca, aí deixa de ser dízimo e passa a ser imposto °.°

R Palma
Veterano
# out/09
· votar


Apenas um detalhe, que talvez tenha passado despecebido: se o músico toca com habitualidade, recebe ordens, obedece a uma hierarquia, e não pode mandar outro músico em seu lugar caso não possa tocar, está caracterizada uma relação de emprego!

O serviço voluntário, portanto sem remuneração, é regulado em lei e deve observar uma série de requisitos. Aliás, são inúmeros os casos em que pastores ingressam com ações na justiça do trabalho exigindo direitos trabalhistas.

Abs!

pomtwo
Veterano
# out/09
· votar


mas nenhuma igreja faz isso .. de prender o musico .. vc assume a responsabilidade se quiser .. se nao quiser vc pega seu teclado e vai pra outro canto numa boa .. agora ser submisso a hierarquia da igreja eh coisa de cada um .. claro pra cada igreja se ha uma doutrina ou um costume e em qualquer area que vc atuar ou nao .. vc tera que cumprir algumas regras .. eh como uma escola .. vc senta la e tem regras .. vc geralmente as cumpri pra poder passar de ano e pra que continue sua matricula .. assim eh a igreja , e nem por isso se tem uma remuneraçao

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


Se é um "negócio", não vejo porquê de não remunerar.

Se é um "negócio", deixou de ser igreja.

Leo Synth
Veterano
# out/09 · Editado por: Leo Synth
· votar


Sou evangélico, toco na minha igreja e não sou renumerado por isso, nem acho necessário. (Existe um pastor / músico que cuida da área de louvor e dança, somando todas as pessoas envolvidas com o louvor e dança dá pouco mais de 50 pessoas e ele recebe o equivalente ao peíodo que dedica a igreja e para não ser pesado a igreja o pastor tem um trabalho "secular"de meio período). No meu caso é diferente, pois o tempo que eu dedico a igreja não é nem integral e nem diário. No caso dos músicos dedicam 4,6,8 ou mais horas diárias a igreja, nada mais do que justo que esse músico seja renumerado pela função que exerce. Existem igrejas que dão incentivos como bolsas de estudo para os músicos mais dedicados e isso é bom tanto para a igreja como para o músico, investimento em bons instrumentos equipamento adequado,satisfação pessoal, tudo isso também conta. O que não dá pra concordar é com um monte de "tekradistas","baixeiros","guitarreiros", "pseudo"percussionistas e coisas desse tipo. Gente que não quer saber de estudar música, usa a igreja pra se auto-promover e ainda tem a cara de pau de dizerem que o que vale é a unção (como se unção por si só tocasse alguma coisa). Recentemente participei de um workshop numa igreja onde o ex-baixista do David Quinlan, que atualmente toca com o Ricardo Robortella, e ele dizia da necessidade da unção no que eles faziam. Cada músico de um lugar diferente e eles simplesmente se encontrvam no aeroporto de lá pro hotel e não dava tempo prá ensaiar e nem nada. E o louvor fluía e dava tudo certo, eles dependiam apenas de DEUS, não tinham outra opção. O cara falou da necessidade de se tocar com o coração, que a unção precede o treinamento e que o mais difícil pra ele foi a questão de não ter tempo pra ensaiar com a banda (eles mal se conheciam). Como se pode notar, pra ser músico de igreja não basta apenas tocar bem. Tem também a parte espiritual, tem que ter vida com DEUS, vida de oração, de humildade, de santidade, tem que aprender a ser servo... Resumindo: Para ser um verdadeiro tecladista de igreja, não basta apenas ser um bom músico. Tem que ser antes de tudo um adorador. Gostaria de interagir com outros tecladistas evangélicos. Meu email: leonardoramosmusic@gmail.com

R Palma
Veterano
# out/09
· votar


Pomtwo

A hierarquia a qual me referi é a de trabalho, e não aquela normalmente decorrente de qualquer relação social. Obedecer regras todos devem. Obedecer hierarquia funcional caracteriza vínculo empregatício. E isso não sou eu quem diz, mas sim a lei e a jurisprudência.

Finalizando, a hierarquia aqui tratada é aquela referente a atividade desenvolvida, ou seja, se o músico recebe ordens de algum superior, tipo, qual música vai tocar, qual a sequência das músicas, como será o arranjo, que timbres vai usar, etc.

Abs!

tiago scott
Veterano
# out/09
· votar


Nossa gente,

Daqui a pouco vamos começar orações ou abrir inquérito para os "músicos que cobram para tocar". Gente isso é simples na minha opnião, se um cara não entende de nada, mal aprendeu campo harmônico, e sequer sabe fazer um arranjo, esse tal merece ser remunerado pela igreja?

Agora você tem um músico que gasta em média R$ 180,00 reais num conservatório mês, ques estudou anos investindo o valor de uma faculdade em outra área, que gasta cerca de R$ 200,00 aula para se aprimorar com grandes profissionais ou com caras de fora que vem da Berkeley e afins, esse cara não merece ser remunerado?

Sinceramente pra mim se o cara realmente é bom comprova seus conhecimentos e talento nada mais necessário o seu salário mensal, ou alguém aqui já recebeu ajuda divina sem ter de trabalhar ou se esforças, ou Se Deus deceu do céu e pagou as contas e colocou o alimento na mesa, se recebeu me avisa por que acho que não é o mesmo Deus que conheço. Quem diz, eu toco por amor e jamais cobraria é por que tem seu trabalho secular, e seu salário fixo no mês, vai viver de música vai, garanto que no segundo mês neguinho santo tá tocando até forró nas noites tipo de Sampa.

Unção, ministério de louvor etc, não tem nada a ver com trabalho. Muito cara que hoje toca com grandes nomes da música gospel são remunerados e encaram o louvou como adoração e como trabalho também, vai chamar FLG, Soraya Moraes, Aline Barros e num paga cachê para ver se eles aparecem. Se chegaram onde estão eu não julgo, sabe Deus o que passaram no começo de carreira, e muito pastor que crítica, manda ele tirar o salário dele do mês e dar para a assistência da igreja para ver.

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


Eu acho que o músico, o coroinha, o pastor, etc, deveria cobrar o mesmo que Jesus cobrava quando deixava seu pai trabalhando na carpintaria pra visitar os enfermos, endemoniados, etc...

Seria um cachê justo.

El_Cabong
Veterano
# out/09
· votar


Leo Synth
Cada músico de um lugar diferente e eles simplesmente se encontrvam no aeroporto de lá pro hotel e não dava tempo prá ensaiar e nem nada. E o louvor fluía e dava tudo certo, eles dependiam apenas de DEUS, não tinham outra opção. O cara falou da necessidade de se tocar com o coração, que a unção precede o treinamento e que o mais difícil pra ele foi a questão de não ter tempo pra ensaiar com a banda (eles mal se conheciam). Como se pode notar, pra ser músico de igreja não basta apenas tocar bem. Tem também a parte espiritual

Acho que isso se deve mais a capacidade que o músico tem de improvisar em cima de uma progressão de acordes não muito fora do comum. É claro que tem músicas, em que a sequência de acordes foge totalmente do previsto, mas caso contrário, dá até para pegar por exemplo, um tecladista não cristão, e ele vai fazer certinho a cama ou o piano numa música sem conhecer, e aí não seria uma questão de espiritualidade.
Veja bem!! Eu não falei que a unção e espiritualidade não são importantes!!! Só falei que tem outros fatores envolvidos.
*Obs.: Eu também sou tecladista numa igreja. Abçs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tecladistas Evangélicos Remunerados