Usar transpose é brega???

Autor Mensagem
SaintFerio
Veterano
# abr/05
· votar

Minha banda tem afinado os instrumentos meio tom abaixo... Claro que não vou ser idiota de tocar com o teclado na afinação normal... Se eu fosse dono de uma técnica impecável, talvez pensaria nisso, mas não compensa... Vc sofre muito, imagine uma musica que usa o tom de Am vc ter que solar ela em G#m vai sofrer mais, não acha?

Agora claro, se a música é em tom de C# por exemplo, não vou usar o transpose para tocar ela em C... Isso pra mim é trapaça heheh! Agora como todos tocamos meio tom abaixo, é apenas para ajudar o vocalista que não tem tanto agudo e para dar mais peso, o som fica mais pesado... Transpose existe com a finalidade de facilitar a vida dos tecladistas, não para ficar apelando eu acho! Mas por exemplo, peguem a LIGHT MY FIRE original do THE DOORS aqui, não a partitura, a música, que eu tenho aqui... Tentem tirá-la de ouvido, pode até ter alguém que consiga tal proeza, mas não vai ser fácil, pq ela tá meio tom abaixo da afinação que normal... Aí é foda...

Dimi Pop
Veterano
# abr/05
· votar

Gostei muito do tópico e aqui vai a minha opinião...

Sempre fui a favor da qualidade do resultado final, ou seja, daquilo que se ouve.
A tecnologia foi feita para ajudar e não para atrapalhar porém foi feita para ser usada.

O que eu quero dizer é que não vou tocar Cai cai balão com tranpose, pois isso é preguiça mas tente fazer aqueles arpejos no estilo arpa em todos os tons com a mesma velocidade que vc faz na escala de dó, é praticamente impossível!!!

Fui criticado por ter usado tranpose na FCC Keyboard Band 1 mas gostaria de ver algém fazendo aquele solo sem o tranpose e com uma boa execução ...

aqui esta o link para quem quiser tentar, é o primeiro solo
http://fcckeyboardband.palcomp3.cifraclub.com.br/downplay.php?id =6852&arq=fcc-keyboard-band_improvisoul.mp3

Theo22
Veterano
# abr/05
· votar

Dimi Pop

De acordo

osnipso
Veterano
# abr/05 · Editado por: osnipso
· votar

Depois do que todo mundo falou, conclusões:

1. Não é vergonha nenhuma não saber alguma coisa;
2. É louvável querer aprender. O ideal é saber transpor mesmo, já que nem todos os instrumentos tem esse recurso;
3. Se você é profissional, é um "requisito básico" saber transpor;
4. Mesmo que você seja um profissional, a qualidade final, o resultado, são mais importantes do que tentar fazer sozinho e ficar "meia-boca". Na dúvida, fique com o garantido, aperte "transpose" e seja feliz;
5. Tecnologia existe para facilitar a vida da gente, e deve ser usada sempre que necessário.

Esqueci alguma coisa?

dutcl
Veterano
# abr/05
· votar

SaintFerio
[i][/i]imagine uma musica que usa o tom de Am vc ter que solar ela em G#m vai sofrer mais, não acha?

nao acho... pra mim sria a mesma coisa..é so meio tom abaixo tem teria problema...mais que tem dificulfdade de tocars assim ...use recurso.

ROTTA
Veterano
# abr/05
· votar

osnipso
Depois do que todo mundo falou, conclusões
Esqueci alguma coisa?

Acho que não.
Abraços.

wernegher
Veterano
# abr/05
· votar

osnipso

Não é vergonha nenhuma não saber alguma coisa

Pode crê. Demonstrar a necessidade de aprendizado é uma das maiores virtudes do ser humano.

Zara
Veterano
# abr/05
· votar

osnipso
Esqueceu. O Telejogo, ali.
Hehe

Add lá, sir. E concordo com essa sua lista de 5 itens.

MTI_Player
Veterano
# abr/05
· votar

osnipso

De acordo...essas 5 conclusões dizem tudo!

monk
Veterano
# abr/05
· votar

o que é transpose

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar

monk
é um recurso do teclado para alteração de tons, tipo afinação na guitarra, quando vc afina a guitarra meio tom abaixo é mesma coisa que colocar -1 no transpose.

O problema é que desse jeito é facil para o tecladista aprender a tocar em apenas um tom, Dó maior por exemplo, e jogar transpose em todas as músicas para facilitar.

monk
Veterano
# abr/05
· votar

ué entao afinar a guitarra meio tom abaixo é um truque tb?

_Big_Alambic_
Veterano
# abr/05
· votar

daê galera, voltei

biancagzolly
Bianca é vc? do estúdio berimbau?
mo legal te encontrar por aq, ó cuidado com um tal de va... acho q vc já conhece

teu tópico é bem oportuno, embora eu acho que vc não precisa usar o tal transpose né, vc toca demais!!!

mas pro pessoal q tá encucado: o transpose é bem vindo, quando devidamente utilizado, acho q todo mundo aq já disse... só mesmo numa emergência, meio tom, um tom, mas não vicia hehe

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar

monk
é que fica afinando a guitarra toda hora é meio foda hehe, no teclado é só aperta alguns botoes, e neguim ainda coloca -5, -7, pra dexa tudo nas tecla branca pra facilita...

monk
Veterano
# abr/05
· votar

ahah que tosquera entao

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar

monk
chega nem perto dos que toca com midi ahehaehhe

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar

transpose eu uso direto, é para evitar a fadiga hehehe

ROTTA
Veterano
# abr/05
· votar

Jaum_Paulo
é para evitar a fadiga hehehe

Quem dizia isso era o "carteiro" do Chaves, lembra? :P
(Putz! De onde tirei isso?)

Abraços.

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar

Marco Alan Rotta
ele é um dos meus ídolos, junto com seu madruga e outros de outros programas hehehe

dutcl
Veterano
# abr/05
· votar

Jaum_Paulo
transpose eu uso direto, é para evitar a fadiga hehehe

pra mim isso é prequiça de aprender ...rs..

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar

dutcl
pode-se dizer isso tb hehehe
teclado é só hobby pra mim... =]

fathertime
Veterano
# abr/05
· votar

Dimi Pop

Cara, fica tranquilo...eu baixei teu video...não digo que é impossível tocar sem transpose, mas realmente n tem como fazer aquela intro sem transpor.

Eu acho que o transpose é uma ótima ferramenta e ajuda muito o tecladista. Vejo os outros músicos da minha banda (baixista, guitarrista) que n conseguem tranpor a música na hora, enquanto eu só preciso apertar um botão!! ehe!

fathertime
Veterano
# abr/05
· votar

tipo, se a música tem só acordes, um bom tecladista até consegue trannpor na hora....mas se tiver solos rápido, simplesmente é impossível o cara transpor de cabeça e já sair tocando de cara sem ter estudado bastante antes.

osnipso
Veterano
# abr/05 · Editado por: osnipso
· votar

fathertime
tipo, se a música tem só acordes, um bom tecladista até consegue transpor na hora....mas se tiver solos rápido, simplesmente é impossível o cara transpor de cabeça e já sair tocando de cara sem ter estudado bastante antes

Exatamente isso que eu falei anteriormente no tópico! Transpor um arranjo básico é uma coisa, quanto mais elaborado (e difícil tecnicamente) um arranjo, mais difícil transpor "de prima".

Estou mantendo o desafio: duvido que alguém consiga (sem treinar antes, obvio) transpor a execução de uma música, por exemplo, 3o. mov. da Sonata, Op. 27, No. 2 ("Ao Luar"), de Beethoven, para TODAS as tonalidades e executar, perfeitamente, na mesma hora.

Nossa, fui malvado agora, esse movimento tem umas modulações bem chatinhas no meio... (risos)

V. Augusto
Veterano
# abr/05
· votar

Depois desse tópico eu comecei a usar o transpose.

Não tem problema algum. A música até soa melhor...

Crangel
Veterano
# abr/05
· votar

Eu também duvido...Pra uma pessoa normal.
Mozart faria com os pés.
Mozart e esses caras super-feras que sabem mudar um solo de Am para G#m... Impressionante!!!

V. Augusto
Veterano
# abr/05
· votar

Crangel
Prática. Muita prática.

SaintFerio
Veterano
# abr/05
· votar

dutcl
Bom, se vc tem a mesma habilidade pra solar no tom de C e de G#m, no de Ebm, no de F#... Parabéns... Se vc consegue fazer (eu não sei como se chama mas faço em tons mais comuns como G, Em, C, Am, F, Dm, enfim...) aquelas subidas e descidas bem rápidas indo da metade do teclado/piano até o final dele, em todos os tons, parabéns, vc é muito bom, talvez melhor até que os tecladistas famosos como Rick Wakeman, Chick Korea, Jordan Rudess, enfim, pq até eles não solam com alta velocidade em tons não muito usados como o que eu te falei do G#m, nunca vi um deles fazendo uma subida e descida bem rápida nesses tons... Pq será? Pq é difícil, MUITO difícil, não digo impossível, mas é difícil executar com maestria... Enfim, cada um é cada um, sou tecladista há 5 anos, toco em banda e tal, não tenho uma técnica apurada, mas dou conta do recado... Sempre procuro melhorar...

osnipso
Veterano
# abr/05
· votar

SaintFerio
talvez melhor até que os tecladistas famosos como Rick Wakeman, Chick Korea, Jordan Rudess
pq até eles não solam com alta velocidade em tons não muito usados como o que eu te falei do G#m

Rick Wakeman sola em alta velocidade em tons "difíceis"; Chick Corea também. Já ouvi uma gravação do Hermeto Paschoal e do Sivuca "duelando" um "Apanhei-te Cavaquinha" em G#m (inclusive tem um diálogo interessante no início da gravação, mais ou menos: "Dá o tom, Hermeto" / "É pra já Sivuca: Sol sustenido menor!" e aí começa...)

O problema de transpor não é a habilidade para tocar trechos de dificuldade alta em qualquer tom, mas a parte de "pensar" a música no tom de destino, nota a nota do arranjo, e tocar - tudo isso em "tempo real", o que dependendo da música pode ser muito rápido.

Se for só um acompanhamento, nem é tão difícil.

fathertime
Veterano
# mai/05
· votar

Pessoal, essa história de escalas mais difíceis ou mais fáceis de solar é muito relativa. Eu, por exemplo, solo muito melhor em tons tipo E maior ou B maior do que em D menor ou C maior. isto porque fui acostumado a tocar nas ditas teclas pretas.....

Acho que o transpose deve ser utilizado muito mais como um recurso apenas para mudança de tons mesmo...parar que se saiba tocar em um tom diferente da música que esteja acostuamdo a tocar (sem ter que ficar estudando a música de novo parar aprender).....e não como um facilitador e alternativa para as escalas "difíceis" e cheias de notas pretas.

(muito bom o tópico!!)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Usar transpose é brega???