Usar transpose é brega???

Autor Mensagem
biancagzolly
Veterano
# abr/05


Oi pessoal,

Seguinte: Vocês usam o transpose? é brega? é sinal de burrice?

Tem algumas tonalidades tipo Eb e Bb que não tenho agilidade, sei direitinho os acordes e campo harmonico, as escalas mas na hora de executar esbarro as teclas, fica uma nhaca, por mais que eu estude e treine não me adapto com essas tonalidades

Já vi tecladista "profissional" usando o recurso numa boa, e também já vi amadores pagando mico por não querer usar o artifício, e aí ficar tentando remendar os erros...

dutcl
Veterano
# abr/05
· votar


biancagzolly
olha eu nunca usei transpose em toda minha vida...toco de ouvido...e faço o transpose na minha propria cabeça...sei todas as escalas....de cada tom...eu particulamente quando um cara fala que toca em trasnpose pra mim ele nao sabe tocar razoavelmente ainda....conheco pessoas que so sabem tocar em um so tom....poxa tem 12 tons ele so sabe tocar em um!!!tem um teclado que da pra tocar 12 tons ele so uza 1?!!!.....e quendo quer tocar em outro tem que ficar mexendo no traspose?!!!!....

vc tem que saber todas as escalas...va treinado...se vc sabe tocar em um tom pelo menos...é so passar para os outros.

ex. se um mucica que vc toca...o tom é Bb..e a primeira nota da mucica é Gm...em Eb ela ira para Cm...e so vc comtar...de Bb para Gm é desce 1 tom e meio...se vc for contar...de Eb para Cm ela tb dece 1 tom e meio ...e por aí vai

falo aí

dutcl
Veterano
# abr/05
· votar


so mais uma coisa se o seu amigo é profissional... ele nao uza transpose..pode até uzar mais nao em todas ashoras que for tocar...se ele for profissional...mande ele tocar um musica em um tom...e a mesma musica em outro tom se ele nao tocar...nao é profissiomal!!!!

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar


já vi o cara do stratovários usar...

Daniel Rossato
Veterano
# abr/05
· votar


bom cara... imagina q vc vai tocar, jah tirou as musicas da banda, e o guitarrista chega e fala "a guitarra tah afinada em D#, muda o tom ai"... mudar tudo eh dificil... boa parte dos guitarristas com que toquei afinava a guita assim... entao eu "afinava" o teclado assim... se vc consegue tocar sem , eh otimo.... mas eh melhor usar transpose do que sujar tudo... va treinando e quado vc tocar de boa sem, esquece ele....

JOnjo
Veterano
# abr/05
· votar


Eu não acredito que seja brega. Creio que é importante você aprender a tocar em vários tons sem utiliza-lo.

Bico
Veterano
# abr/05
· votar


Usar transpose é brega???
Não. Mas usar calça pra dentro das meias, é.

ROTTA
Veterano
# abr/05
· votar


biancagzolly
Vocês usam o transpose? é brega? é sinal de burrice?

Não acho. Considero mais um recurso. Aprendi a tocar no piano, e sei converter tons perfeitamente. No entanto, existem certas músicas que aprendemos em um tom, e por algum motivo precisamos tocar em outro. O transpose pode ser útil neste sentido. Outra coisa que lembrei são bandas que tocam meio-tom abaixo, o que é muito comum entre guitarristas.

Abraços.

MTI_Player
Veterano
# abr/05
· votar


biancagzolly
Não acho brega não e nem é sinal de burrice...se fosse, mudar a afinação das guitarras também seria pois nem sempre se faz isso só pra melhorar os graves e agudos do timbre, às vezes é para a melhor executar os arranjos adaptando-se as cordas (notas) ao desenho do braço de modo a ficar mais fácil.

Agora, o que eu não acho legal é SEMPRE mudar a afinação de modo a tocar sempre numa mesma tonalidade...isso limita muito o tecladista tanto na teoria quanto na prática...

Já cheguei a usar esse recurso mas apenas em casos emergenciais, como a galera já citou acima...

É o que eu penso...


Bico
Usar transpose é brega???
Não. Mas usar calça pra dentro das meias, é.


Hahahahahahahahahaha....podi crê...

Carioca_2005
Veterano
# abr/05
· votar


Particularmente eu uso o transpose para deixar o DÓ central mais grave. Tem certas músicas que eu gosto de tocar com uma acentuação maior de graves e por sinal ficam muito bonitas e melodiosas. Jogo "-12" no transpose e mando ver.
Agora sobre mudar de tom, não gosto muito de fazer isso pois como ainda sou novo nas teclas, prefiro treinar mesmo para aprender a mudança de tonalidade.

Valeu.

MTI_Player
Veterano
# abr/05
· votar


Carioca_2005
Particularmente eu uso o transpose para deixar o DÓ central mais grave. Tem certas músicas que eu gosto de tocar com uma acentuação maior de graves e por sinal ficam muito bonitas e melodiosas. Jogo "-12" no transpose e mando ver. (2)

dutcl
Veterano
# abr/05
· votar


eu nao achon brega...mais tb nao uma coisa bacana!!!

V. Augusto
Veterano
# abr/05
· votar


O transpose talvez seja um dos recursos menos utilizados do meu teclado. Para deixar o do central mais grave eu uso o Upper Octave para -1.

ROTTA
Veterano
# abr/05
· votar


Carioca_2005
Particularmente eu uso o transpose para deixar o DÓ central mais grave. Jogo "-12" no transpose e mando ver.

Como o Vinícius Augusto Castello lembrou logo acima, alguns teclados tem o recurso de "oitavar" (para cima ou para baixo). Mas isto também não deixa de ser um transporse. :P

Abraços.

osnipso
Veterano
# abr/05
· votar


Para começar, são diferentes os recursos de "transpose" e "octave". Acho que a pergunta é sobre transpose, ou seja, para mudar a tonalidade da música, não "deslocar" o teclado para cima ou para baixo.

O ideal é aprender todas as tonalidades, e treinar muito. Assim, quando necessário, você pode utilizar essa habilidade e dispensar o transpose - muitos instrumentos de teclas, como piano e órgão, não possuem esse recurso, e nem todos os teclados possuem.

Agora, quando a mudança de tonalidade "pega de surpresa", e você não se sente seguro em transpor "de cabeça", usar o recurso é a melhor opção - o resultado fica melhor e nossos ouvidos agradecem... (risos)

Outros usos interessantes para essa tecla é para arranjos muito técnicos e/ou elaborados. Simplesmente, tem coisas que não dá para transpor "real time" sem um trabalho prévio, e nem sempre dispomos desse tempo adicional e da antecedência.

A quem duvidar, lanço um desafio: transpor TOTALMENTE o último movimento da "Sonata ao Luar" de Beethoven para TODAS as tonalidades em tempo real. Tem que tocar na minha frente, e não vale treinar em casa... (risos)

Abs,
Osni.

V. Augusto
Veterano
# abr/05
· votar


Marco Alan Rotta
Entra no MSN para nós conversarmos, ok?

Robson Luís
Veterano
# abr/05
· votar


Não tem esse negócio de "brega" não!
Se o recurso existe, use-o!
Se não existe, invente-o!

V. Augusto
Veterano
# abr/05
· votar


Robson Luís
É verdade. As coisas estão muito fáceis hoje.

Mesmo assim é muito melhor saber...

Bico
Veterano
# abr/05
· votar


Aaaaaah..

Eu no máximo colocava -1 no "octave" e -1 no "transpose", quando precisava de uns gravão de piano pra tocar com a galera afinada em D#. E tb ajustes no "tuning", pra acompanhar alterações causadas pelas fitinhas K7, na hora de tirar músicas.

Usar o "transpose" pra ajustar coisa de um semitom (acompanhar afinações a meio tom abaixo do padrão, por exemplo), descer ou subir oitavas, ou no máximo, maiores ajustes para situações emergenciais (oq já ví acontecer pq uma muié lá não tava alcançando as notas), tudo bem.

Mas fora esses casos, ainda sim não é brega. ...É fraude, haeh! Fraude no Toto Bola.
Mas sei lá... Se um dia vc tiver na selva.. ou coisa assim.
Ou quem não quiser disperdiçar botão e quiser economizar aprendizado. =)

dutcl
Veterano
# abr/05
· votar


Bico
rs....achei legal sua explicaçao.....sempre é bom saber!!!
falo aí

dutcl
Veterano
# abr/05
· votar


se é so pra uzar transpose...nem precisa aprender o resto!!!!

_Vinícius_Augusto_
Veterano
# abr/05
· votar


Pra mim transpose deve ser usado somente em Midis, fora isso eu acho falta de estudo e competencia musical, não que seja brega, mas o cara saber transferir o tom de uma escala, nota e/ou seqüência é no minimo uma obrigação de um bom músico!!!! Acho q a tecnologia não veio para substituir as tecnicas e sim para ajudar em alguns caso, antigamente os pianistas não usavam transposes para tocar em bandas, orquestras, etc... Qd tinha de mudar o tom, era tudo no ouvidão mesmo!!!!!

Pianist
Veterano
# abr/05
· votar


biancagzolly
A cara eu uso!
Tipo mas eu uso mais na hora das bases mesmo hehehe...
Tipo as vezes o pessoal da minha banda muda toda hora o tom da mesma musica daí eu prefiro usar o transpose...
Ja vi um cara de uma banda pro fazendo isso...


Falow,
Caio César.
OPOST

www.flogão.com.br/bandaopost

gustavorino
Veterano
# abr/05
· votar


eu uso ele.. pq na minha banda tao sempre mudando os tons.. e como eu treino com a gravacao original.. quando tem que transpor somente a base.. beleza.. agora quando tem um solo no meio fica foda.. pq dependendo do solo tem que reaprender a tocar ele .. pelo simples fato de sumir 1 tom...

mazza
Veterano
# abr/05
· votar


eu uso direto, toco com várias cantoras e cada uma tem uma tonalidade diferente para a mesma música, aí eu mando o transpose e fico tranquilo... isso quando elas aparecem com músicas de última hora pra tocar ao vivo, senão prefiro tirar o arranjo no tom da cantora, se ela me avisar com antecedência, caso contrário, prefiro usar o recurso a correr o risco de pisar na bola, agora se eu tiver tocando piano mesmo, como é a maioria dos ccasos, aí não tem jeito... mas quando posso, uso mesmo e não tô nem aí, prefiro trabalhar tranquilo, mesmo porque nem sempre decoro a música, e aí se você vai ler e transpor ao mesmo tempo, fatalmente acaba "colando" o acorde que está na pauta e aí... já foi , ao vivo é foda mesmo!

Tiago Pasinato
Veterano
# abr/05
· votar


eu acho que eh eim... i se vc for toca em um piano? hehehehhe vai te mais trabalho pra afina ele em utro tom doque simplesmente traspor vc mesmo hahahahhaha

zuera
eu acho brega

Jonathas Lacerda
Veterano
# abr/05
· votar


depende... não é brega não!!!! ninguem vai notar a diferença! a não ser que tenha ouvido absoluto e saiba que tom é a música, e que esteja vendo você tocar! mas apesar de ser uma facilidade, pode prender muito a pessoa, fazendo com que ela não procure aprender as escalas e os campos harmônicos de todos os tons, inclusive os acidentais (# e b)...

eu não uso mais... mas num tem nada a ver de ser brega!

ROTTA
Veterano
# abr/05
· votar


Amigos.

Sem medo de parafrasear (que palavra!) os colegas, acho que o transpose em si nada mais é que uma versão digital de um recurso milenar, que é afinação. A vantagem é que podemos mudar a afinação com um toque de botão, coisa que os guitarristas fazem com muito mais dificuldade, por exemplo.

Acredito que não seja pecado alguns usá-lo, mesmo que se domine as técnicas (básicas, eu diria) de transposição "manual" de tom de uma canção.

Robson Luís
Não tem esse negócio de "brega" não!
Se o recurso existe, use-o!


Gostei do seu comentário.

Jonathas Lacerda
Veterano
# abr/05
· votar


também gostei do comentário!

Tiago Pasinato
Veterano
# abr/05
· votar


Tabom pode naum ser brega, mais só deve ser usado enquanto vc não manjar traspor manualmente... porque se vc fica preso nisso ai sim vai ser bem brega... pra vc treina isso é só vc pega todas musicas do seu repertorio e uma por uma se vai tocando em todos os toms... da vontade de si mata no começo mais depois vale a pena... "é claro se vc não se mata mesmo..."

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Usar transpose é brega???