Transpose no PC-200 MKII não tem como?

    Autor Mensagem
    SaintFerio
    Veterano
    # fev/08


    Peguei esse controller (sem manual) há poucos dias, vasculhei na net inteira atrás do manual dele... Não consegui, fucei em tudo que se pode imaginar nele tb e nada... Achei então o manual do Roland PC-300 que é mais novo que ele, mas tb não consta falando de transpose lá, a não ser TRANSPOSE OCTAVES...

    Minha banda toca tudo com afinação meio tom abaixo e o outro controller que tenho, o Keystation 88es é simples fazer isso, não consegui fazer de jeito nenhum no PC 200, alguém teria alguma idéia aí pra poder me ajudar?

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    SaintFerio
    Se não tem Transpose no controlador, o jeito é tentar tocar tudo meio tom abaixo manualmente. Se o acorde original é C, fazer em B; e por aí vai.
    Não conheço esse controlador, mas é estranho ele não possuir função Transpose, sendo que até os mais simples da E-MU possuem...

    Minha banda toca tudo com afinação meio tom abaixo
    É cover de Guns?

    SaintFerio
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    mano_a_mano
    Cara, vc tirar 100 músicas em tom normal e depois ter que fazer tudo meio tom abaixo é complicado né? O mais chato é que as vezes sai algo errado aí eu to fazendo uma coisa e o guitarrista faz outra, da discussão é complicado mesmo! Com certeza ele deve ter função Transpose... Mas tem que se descobrir:P

    Sobre ser meio tom abaixo é pq o vocal é meio grave e pra não forçar a gente toca com afinação meio tom, além do mais, da mais peso ao vivo hehe! Tocamos rock dos anos 70, 80 e um pouco do início dos 90, nacional e internacional...

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    SaintFerio
    De repente você encontra o manual do PC-200 no site norte-americano da Roland:

    http://www.rolandus.com

    Só tem que fazer um cadastro para baixar, mas isso é o de menos.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    SaintFerio


    Deve ter um parâmetro Global que ajuste isso. De qualquer jeito, qualquer teclado praticamente faz isso, um controlador não poderia deixar de fazer, né...

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    http://media.rolandus.com/manuals/PC-200MKII_OM.pdf

    pelo que li rapidamente o manual não achei função de transpose
    os seus módulos tem essa função?

    ------------
    Mauro Lacerda

    esse é super antigo do tempo do windows 3.11 com uma mpu 401,
    primeiro criaram o controlador depois que se tocaram que não tinha certas funções e o carro chefe da época era o A-30 que devia ter

    SaintFerio
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    mano_a_mano
    Opa, valeu já tinha tentado no www.roland.com e nada, aqui agora foi...

    Mauro Lacerda
    É, por incrível que pareça amigo, este controlador Roland parece mesmo não ter transpose! Só tem transpose pra oitavas... Ridículo:p Mas tem que ter, senão to enrolado!

    fernando tecladista
    Baixei tb e não achei nada sobre isso Fernando... Os módulos que tenho são o ME-1 que deve ter mas nem procurei nada, pois não vou usar ele com o ME-1 que já vai no Keystation... Eu to usando ele com o VK-8M que procurei no manual e tem só falando um esquema de valores pra transpose mas não consegui entender não...

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    SaintFerio
    ou vai ter que apelar
    um amigo meu que tinha antigamente um d-70, segundo ele, nesse só dava pra ter transpose "salvo" em cada performance, mudou a performance acabou o transpose, não tinha transpose na parte de global
    ai ele baixava a afinação do teclado em meio tom

    SaintFerio
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    To vendo que vo ter que achar o meio tom certinho no pitch bend e dexar ele fixo hahaha! Mas no VK o Pitch Bend não funciona...

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    SaintFerio


    Cara, mas se você usa com um módulo, por exemplo, é só abaixar meio tom na saída geral do módulo...

    SaintFerio
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Mauro Lacerda
    Procurei no modulo do VK-8M e não achei... Este é o problema :P

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    SaintFerio
    estava vendo o manual do VK e também não vi transpose
    pelo visto vai ter que ser mesmo pela afinação:

    Adjusting the pitch to match another
    instrument

    MASTER TUNE (-100cent–0–+100cent)
    This is a fine adjustment to the pitch of the VK-8M. You
    can adjust the pitch of the entire instrument in 1 cent
    steps, relative to the pitch of A4 (middle A) = 440.0 Hz.
    100 cents equals one semitone.


    http://media.rolandus.com/manuals/VK-8M_OM.pdf
    pag 47

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    É... Não é uma solução muuuuuuuito prática, mas funciona.

    SaintFerio
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Tenho o manual em portugues, procurei lá e achei tb isso.... Vou testar hj quando chegar em casa! Valeu todo mundo mesmo, vai me poupar mto trabalho hehe! Depois posto falando se deu certo :P

    SaintFerio
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    fernando tecladista
    Deu certo! Putz, mas é chato, demopra pra caramba pra vc chegar na afinação de MEIO TOM abaixo, tem que girar e girar e girar e girar... o botãozinho hehe! Mas valeu a força aí, já táva pensando em trocar o PC200... Mas ele fica por mais uns tempos :P

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    esse controlador é usado naquele filme "O Principe do Central Park", não é? Até hoje quero descobrir como ele tinha sons naquele controlador se ele não usava módulo e o PC-200 não tinha altofalantes...

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Jonathas Lacerda
    como ele tinha sons naquele controlador se ele não usava módulo e o PC-200 não tinha altofalantes
    Devia estar em algum módulo sim, mas não que isso fosse visível. Poderia estar em algum lugar estratégico.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    cara... ele usava pilhas no teclado. Sem nenhuma conexão atrás...

    Sr. Caneca
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Pessoal, eu peguei recentemente o Roland PC-200 Mk II e não estou conseguindo fazer ele ser reconhecido nem a pau, tentei no Kontakt, no Korg Legacy. Será que existe algum driver para instalar, alguém que já passou por isso poderia me dar uma força?

    Obrigado pessoal

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Sr. Caneca
    Voce tá usando uma interface midi? Com uma cabo usb de um lado e geralmente duas pontas midi do outro
    Umas delas deve estar escrito "to midi out" essa você liga no teclado
    Essa interface é que você precisa ter o driver e é a interface que aparecera nas suas configurações, esquece o teclado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Transpose no PC-200 MKII não tem como?