Problemas com "transpose" de arquivos MIDI no teclado

    Autor Mensagem
    Bouffler
    Veterano
    # out/05 · Editado por: Bouffler


    Olá pessoal,

    Há semanas venho procurando em vários fóruns informações sobre como fazer com que os MIDIs que são rodados no teclado (no meu caso um PSR-640, Yamaha) sejam reproduzidos corretamente quando é feita a transposição da música para uma tonalidade qualquer acima ou abaixo da original.
    De maneira resumida o que acontece é o seguinte: ao efetuar o transpose, todos os instrumentos de melodia tocam corretamente na nova tonalidade, a percussão, entretanto, fica bagunçada. Mudam os instrumentos de acompanhamento... onde havia som de pratos tem apitos, som de caixas viram pratos... e a música não é executada no novo tom satisfatoriamente.
    O que faço é baixar geralmente MIDIs da internet e reproduzí-las no teclado, mas eventualmente preciso mudar o tom.
    Perdoem-me se é algo simples, porém não consegui sanar esse problema.
    Pesquisei de várias formas. Encontrei arquivos com extensão .MNG, mas precisamente "DISK.MNG" e "SONG_N.MNG". Quase não encotrei nada acerca desse tipo de arquivo... apenas deduzi que eles devem ter alguma função durante a execução uma vez que verificando o seu conteúdo, que pode ser editado com o Bloco de Notas trazia informações sobre cada MIDI gravado no disco.
    Procurei por programas que fizessem algo parecido, converti a faixa onde havia a percussão para "ritmo" e ainda assim não consegui.
    Se alguem puder me ajudar agradeço.

    Flws.

    KBRD
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Bouffler

    Você tá fazendo a transposição direto do teclado? Se a percusão estiver no canal 10 isso não deveria ocorrer.

    Você tem algum software de sequenciamento como o Cakewalk, ou Sonar? O negócio e abrir o midi por estes softwares transpor todas as pistas, menos a da percusão.

    Lembre-se que a percusão, nada mais é do que mais um timbre do teclado, com uma peça de percusão em cada nota. Ao transpor, um tom para cima, onde tocava o bumbo (C) vai tocar a caixa(D), e assim por diante.

    Não sei se deu para entender.

    Rodrigo_Mcp
    Veterano
    # out/05 · Editado por: Rodrigo_Mcp
    · votar


    KBRD

    Ao transpor, um tom para cima, onde tocava o bumbo (C) vai tocar a caixa(D), e assim por diante.

    Isso não ocorre. Deve ser algum erro de configuração.

    Bouffler

    Tente dar um master reset (ligando o teclado com a ultima tecla Dó pressionada). Se persistir, sinto muito mas seu teclado está com problemas.


    Abraços

    emanuel macedo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Bouffler
    para vc sanar este problema vc vai precisar de um editor midis(sonar).

    abra o arquivo mid e procure achar a trilha percussão.geralmente está no canal 9

    marque ela e passe para o canal 10 todo conteudo do canal 9. tipo arrastando com o mouse sem deixar sai do primeiro compasso da bateria . salve o arquivo no disquete e tente agora transpor...

    nisso
    Veterano
    # out/05
    · votar


    vc devera fazer o tranpose track por track menos o canal onde esta a percussão 10 ou 9. vc vai precisar de um sequencer, ou editor midi da para fazer isso assim: vai canal por canal dos instrumentos e mexa no transpose individual de cada canal menos o canal da percussãoe la onde vc muda as oitavas.

    Bouffler
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Olá pessoal!

    Sim, uso o transpose diretamente no teclado para poder executar uma mesma música em vários tons.
    Já verifiquei esses detalhes de a percusão estar ou não no canal 10. Usei um sequenciador chamado Anvil Studio, lá era possível verificar em quais canais estavam cada instrumento e modificá-los se necessário, bem como exportar para o formato 0. O que me intriga é o seguinte: tenho midis que funcionam sem problema algum, com a percusão no canal 10. Posso transpor a música que não ocorrem mudanças no acompanhamento de bateria... agora tem outras que eu procuro deixar do mesmo jeito e isso não funciona. Talvez um outro sequenciador resolva isso. Providenciei o
    Sonar, vamos ver se resolve.

    Valew pessoal, agradeço a atenção a mão que vcs ja me deram.

    Flw.

    emanuel macedo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Bouffler
    veja o que provavelmente aconteceu com estes midis, estive pesquisando sobre os tais midis que quando se transportam os instrumentos de percussão trocam de instrumento:
    conclusão, e bem provavel que estes midis tenham sido feito de um ritmo padrão yamaha do qual tem o canal 9 como percussão , quando este midi e aberto em um editor ou em outro teclado ele ingnora pois nesta trilha para o editor e piano. por esta razão que alguns midis na trilha 9 toca piano no lugar da percussão. o mas interessante e que em alguns ritmos tambem tem este defeito, o ritmo so toca legal se vc fizer o acorde de (C7). eu consequir resolver apenas indicando a trilha 9 para o canal 10.

    Bouffler
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Oiois...
    Segui todas as recomendações mas ainda assim nao deu em nada
    Dei master reset... estou com o sonar e mudei todas as pistas de percusão para o canal 10 e ainda assim nao tah funcionando... disponibilizei algumas das músicas que eu testei... e nenhuma!
    Quem puder dar um look e uma opinião fico feliz:
    http://geocities.yahoo.com.br/rcboufleur
    Usei o sonar para isso, talvez por não ter o conhecimento necessário no programa não tenha resolvido a questão...
    Ah... tem outra coisa que eu postei errado outro dia... tenho um PSR-620, erro d grafia.

    Vlw, flws abração

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com "transpose" de arquivos MIDI no teclado