Autor |
Mensagem |
MTI_Player Veterano |
# abr/05
· votar
a do KM é sem comentários, ele faz o solo de sax com uma perfeição incrível, bends, vibratos, expressão dinâmica perfeita
Não conheço essas 3 versões mas sempre tive essa opinião sobre os 3...como sempre achei que o Kevin Moore foi o melhor tecladista do DT, então fico com o "feeling" nessa discussão...é claro, tem q haver uma parcela de técnica (que aliás, o Kevin Moore demonstrou tbm ter muita...) mas o feeling é o q "humaniza" a música...
|
V. Augusto Veterano |
# abr/05
· votar
Beethoven, esse tinha técninca. E feeling... Só o ouvido atrapalhou...
|
Paul Miander Veterano |
# abr/05
· votar
essas versões são dos cds ao vivo deles?
todas em bootleg...
apesar q a do KM tem no Live At The Marquee ( Markee ? )
do JR tem no Live Scenes From New York, mas tem o saxofonista, então naum conta!
|
Paul Miander Veterano |
# abr/05
· votar
aliás a do Derek Sherinian foi num show no dia do aniversário do LaBrie ou do Myung... não lembro ao certo!
|
Zara Veterano |
# abr/05
· votar
Legal galera...
Pelo jeito o feeling manda haha
É isso ae.
|
Zara Veterano |
# abr/05 · Editado por: Zara
· votar
Uia! A mesma msg 2x
Aí não...
|
Jaum_Paulo Veterano |
# abr/05
· votar
num curto bootleg...
|
Theo22 Veterano |
# abr/05
· votar
Nossa, já já isso vira uma confusão!
Paul Miander
Cara me passa essas músicas, por favor, ou me fale onde posso baixar
Um cara com tanta técnica e habilidade como Jordan Rudess, toca sax em teclado sem sensibilidade? Me fale melhor sobre isso!
Tocar sem sensibilidade, acho que tem haver com técnica. Tipo o cara que martela as teclas de um teclado tocando piano, além de não passar um sentimento, mostra que não tem tecnica, acontece com muito cara que toca violão.
se tiver uma conexão rápida e puder anexar em e-mail, mande essas músicas pra mim.
iteo + arroba + ibest + ponto com br
Obrigado
|
Paul Miander Veterano |
# abr/05
· votar
Theo22
A do KM serve a do Live At Marquee! A do DS é um bootleg azul, acho que chamavam de Voices Live, era de 95!
Do JR acho q é de 2000, naum sei oq Beach!
Eu tenho q procurar aqui no meu HD, pq eu deletei a maioria dos bootlegs...
Quanto ao JR, vc pode ver q ele é meio ruinzin em expressividade por qualquer solo antigo que ele faz ( solos do DS e do KM ) não só o do Another Day!
Mas não é sax... eles todos fazem o solo do sax em lead!
|
V. Augusto Veterano |
# abr/05 · Editado por: V. Augusto
· votar
Zara
Legal galera...
Pelo jeito o feeling manda haha
É isso ae.
A música que tem feeling geralmente é mais gostosa de se ouvir. Tem trocentas músicas que são todas cheias de técnicas, mas que são horríveis. Uma música que eu ouço bastante é a Claudine. Eu tenho a MP3 dela sendo executado pelo Maksim. A música é só um arpejo de C, Am, Dm e G. Não muda, mas é muito bonita.
No mesmo CD do cara (Maksim: The Piano Player) ele toca um monte de músicas que usam técnicas, como: The Flight Of The Bumble-bee, Etude Revolucionária, Wonderland, Cubana Cubana, Cubana e por aí vai.
Não adianta a música ser foda se não tem "um sentimento"...
|
Mr_Mojo_Rising Veterano |
# abr/05
· votar
Theo22,
Tipo o cara que martela as teclas de um teclado tocando piano, além de não passar um sentimento, mostra que não tem tecnica
www.jerryleelewis.com
Não generalizemos... Só pra provar que às vezes martelar o piano pode SER uma técnica e passar sentimento... Sentimentos diferentes, mas não deixam de ser sentimentos, right?? ... ;)
|
Durval Dellê Veterano |
# abr/05
· votar
Qualquer música famosa........ seja de quem for, de qual instrumento for
Ela foi tocada com a alma e não com os dedos...
A música é feita pra sentir e não ouvir!!!
Sempre existe uma mensagem por tras de cada música que fazemos, um compositor sempre expressa algo em suas composições, não é apenas querer mostrar sua técnica, mas sim colocar pra fora, em outra linguagem o que ele está sentindo.......
Se isso não fizer parte de uma música, essa música não será verdadeira.... serão simplesmente notas tocadas!!!
|
Durval Dellê Veterano |
# abr/05
· votar
Só para complementar......... faça um teste......
Sente em frente a um piano, e o toque sem qualquer expressão, totalmente frio, pensando "na morte da bezerra" e use toda a sua tecnica
Agora toque a mesma música concentrado nela, mas esqueça as notas, a tecnica, concentre-se no que vc conhece e lembra da musica atraves do ouvido, ou do que te marcou, em sua melodia, em sua harmonia, caso exista em sua letra, enfim, toque ela sentindo cada passada dos dedos no piano, deixe isso reverberar dentro de ti.....
Com certeza essa hora vai rolar uma improvisação, e aí que vc se destaca! pq vc tb acabou expressando a mensagem, o sentimento da música.
e se estiver alguem ouvindo....... pergunte qual das vezes mais emocionou a pessoa que estava escutando... ;)
|
V. Augusto Veterano |
# abr/05
· votar
Durval Dellê
A maioria das composições minhas são sem técnicas. Mas em cada uma tem um sentimento especial. A composição que eu mais usei técnica se chama Benevictus, parte 3. A música tem pouco mais que 30 minutos. Se você juntar com as outras partes verá que forma uma composição de 1 hora. A primeira é sentimental (meio pop), a segunda é muito triste e a terceira é uma mistura de tudo.
Acho que feeling é comigo. Não sei por que...
|
maggie Veterana |
# abr/05
· votar
Bom, cada um no seu estilo.
E sempre querendo aprender mais.
|
V. Augusto Veterano |
# abr/05
· votar
maggie
Olha quem apareceu...
|
maggie Veterana |
# abr/05
· votar
Opa, estamos por aí...
:)
|
V. Augusto Veterano |
# abr/05
· votar
maggie
Bom saber, estou de olho em vocês! hehe
|
Ken Himura Veterano |
# abr/05
· votar
eu fico no meio termo...
|
Theo22 Veterano |
# abr/05
· votar
Mr_Mojo_Rising
Esse site que me passou está furado, Não entra!
Só pra provar que às vezes martelar o piano...
Às vezes, certo? E isso é claro que faz parte! Eu entendi o que quis me dizer, espero que tenha entendido quando falei em tocar sem sensibilidade, sem leveza nas mãos.
|
Nogn Veterano |
# abr/05
· votar
Olha esse negocio de tecnica e feeling não pode ter respostas tão exatas assim
quem toca tem algum tipo de técnica academica ou autodidata mais tem.
Quem estuda em conservatórios aprende técnica e interpretação (o que eu entendo por feeling).
Quem toca tem que passar expressão, sentimento, balanço não importa se o ritimo é lento ou rápido
não adianta querer ser rápido na hora errada ou ser lento na hora errada por falta de técnica.
Tentar separar músico academico de músico prático é um erro.
Uns são mais rápidos que outros, isso não quer dizer ser melhor músico.
tanto tem músico com pouca técnica bom como ruim
tanto tem músico com muita técnica bom como ruim
Não existe relação direta nem regra geral
a música é um universo complexo, cada caso é um caso.
|
adnz Veterano |
# abr/05
· votar
é, cada um eh cada um
|
osnipso Veterano |
# abr/05
· votar
Posso colocar lenha na fogueira? (risos)
TODOS os músicos tem feeling, mas funciona mais ou menos como o olfato nos seres humanos: massacrado pelo excesso de informações no mundo atual, freqüentemente fica abandonado.
Se a pessoa fica cega depois de adulto, desenvolve o olfato bastante - mas nunca chega a ter um olfato que rivalize com quem nasceu cego. Da mesma forma, se você "tira" a técnica de um músico, ele desenvolve o feeling - sem nunca chegar a rivalizar com quem já nasceu com esse "dom".
Experimentei isso na prática, depois de estudar piano dez anos. A técnica estava à mil, mas o feeling não acompanhava. Daí, inventei de tocar teclado - foi como se eu ficasse "cego" de um dia para o outro, a passagem das 88 teclas pesadas para as 61 estilo synth.
Tive que lançar mão de recursos como arranjos mais elaborados, apesar de mais simples; experimentar timbres que pudessem passar algo e, principalmente, desenvolver muito a noção harmônica, que em última instância é algo que os "feelingzeiros" tem naturalmente.
Vale lembrar que existem pessoas excepcionalmente técnicas, e pessoas com feeling extraordinário - mas elas são exceções num mundo de pessoas comuns. Para nós, pobres mortais, consola saber que com muito estudo e dedicação podemos desenvolver bastante tanto a técnica quanto o feeling.
Quanto a quem eu prefiro? Ninguém. Mas, um músico que não tem técnica e tem feeling vai chegar num ponto da vida em que percebe que, sem a técnica adequada, não conseguirá expressar suas maravilhosas idéias. Já o "tecniqueiro" normalmente acha que é maravilhoso, e só vai perceber que está faltando algo quando alguém chegar e falar na cara... (risos).
Abs,
Osni.
|
Zara Veterano |
# abr/05
· votar
osnipso
Gostei da analogia, embora eu não concorde com 100% do que vc disse ae hehee :)
Mas algo rola em comum com minha opinião:
O negócio é mesmo muito relativo. Acho que é mais agradável aos ouvidos uma musica tocada de forma simples, mas que vem do fundo da alma, que uma música tocada de forma ultra-complexa, mas soa robotizada. E quando a música se torna complexa e além de tudo tem sentimento, fechô. Em alguns casos, não é obrigatório ter tanta técnica (no sentido de estudo) pra se ter determinada complexidade. É o que ocorre com os auto-didatas do Jazz.
Exemplos?
Feeling: Stevie Wonder
Técnica: Jean-Michel Jarre
Feeling + Complexidade: Hermeto Pascoal.
É, repitindo, relativo; mas acho que a maioria prefere o feeling do Stevie à técnica do Jean-Michel. Ou não! hahaha
O lance do Hermeto é coisa de outro mundo. hahe
:D
|
osnipso Veterano |
# abr/05
· votar
Zara
Feeling: Stevie Wonder
Técnica: Jean-Michel Jarre
Feeling + Complexidade: Hermeto Pascoal
Concordo 100%, adoro Steveland Morris... (risos) Mas ele é um dos gênios que eu citei, que tem tanto feeling que acabam se situando acima dos "pobres mortais".
Já Jean-Michel eu acho meio "canastrão" demais. Mas ele tem boas e inspiradas gravações.
E o Hermeto... Desculpe o uso da palavra, mas acho que se justifica: O Hermeto é FODA...
|
mano_a_mano Veterano |
# jun/05 · Editado por: mano_a_mano
· votar
Eu tento conciliar o melhor dos dois mundos: técnica e feeling.
|
ciroweb Veterano |
# jun/05
· votar
Na realidade, qdo o músico tem felling ele se torna preguiçoso, técnica nada mais é do que executar de maneira correta tudo aquilo que se faz com felling. Agora felling, nada te a ver com que se aprende nas aulas de técnica... Logo, se o cara que tem felling deixar de ser preguiçoso e estudar as técnicas do instrumento que toca, vai arrebentar... já o sujeito que só tem técnica... só lamento pra ele...
|
V. Augusto Veterano |
# jun/05
· votar
ciroweb
já o sujeito que só tem técnica
Por isso é bom um equilíbrio.
|
mano_a_mano Veterano |
# jun/05
· votar
ciroweb