Quais são os 3 PRÉ-REQUISITOS principais para se tornar um bom tecladista?

Autor Mensagem
Tecladista_2005
Veterano
# mar/05


Pessoal,

sou novo aqui no fórum e gostaria da opinião de vocês a respeito da enquete "Quais são os 3 PRÉ-REQUISITOS principais para se tornar um bom tecladista?". Estou realizando um trabalho de pesquisa onde eu tenho que apresentar dados coletados na nossa "classe", por isso conto com a ajuda de vocês tecladistas.

Tenho ciência de que existem mais de 3 características que podem ser consideradas essenciais, mas para não tornar esse assunto um tanto quanto "chato", resumi em apenas 3. A idéia é eu obter uma média dos 3 mais votados.

Começando por mim:

I) Vontade de Aprender (sempre);
II) Ter boas referências musicais (ouvir boa música);
III) E claro, ter o talento nato pra coisa.

gustavorino
Veterano
# mar/05
· votar


Eu acho que TER boas referencias musicas é muito relativo.. pq pra voce um estilo de musica pode ser um lixo e e pra outro nao .. e vice-versa...

eu acho que dava pra trocar o item II por - Ter persistência

Tecladista_2005
Veterano
# mar/05
· votar


gustavorino

Fala amigo, a idéia é você postar os 3 mesmo que discorde de mim ou dos outros, entende ?

Fique a vontade !

wernegher
Veterano
# mar/05
· votar


Tecladista_2005

I) Vontade de Aprender (sempre)
II) E claro, ter o talento nato pra coisa.

Essas eu concordo !

III) Ter boas referências musicais (ouvir boa música);

Essa eu concordo também. O problema é "o que seria boa música ?" Depende muito né..

MTI_Player
Veterano
# mar/05
· votar


Tecladista_2005

Acho q só mudaria
II) Ter boas referências musicais (ouvir boa música)

para "Ser o mais eclético possível (ouvir os mais variados gêneros musicais)". Não é preciso gostar de todos eles (aliás, isso é impossível...) mas ouvir e conhecer outros estilos pode dar ao músico uma boa bagagem em termos de rítmos, técnicas, criatividade, percepção, conhecimento musical...enfim, o músico seria mais "completo"...

é o q eu penso...

Tecladista_2005
Veterano
# mar/05
· votar


MTI_Player

ok...thanks !!

fathertime
Veterano
# mar/05
· votar


I) Vontade
II) Dedicação
III) Afinidade com o instrumento

fathertime
Veterano
# mar/05
· votar


só um coisa:

A pergunta foi "Quais são os 3 pré-requisitos principais para se tornar um bom tecladista?"

E por isso discordo totalmente do ítem 3 - E claro, ter o talento nato pra coisa.

Como o cara vai se tornar um bom tecladista se ele não nascer com o talento para a coisa??? Então quem não nascer com o dom não conseguirá ser um bom tecladista nunca....

Tecladista_2005
Veterano
# mar/05
· votar


fathertime
Como o cara vai se tornar um bom tecladista se ele não nascer com o talento para a coisa???

A idéia é justamente é essa. É por isso que existem "tecladistas" e "tecladistas". Às vezes, pessoas que não tem o dom\talento, mas que estudam a vida toda, conservatório, escolas, cursos e etc, não apresentam a desenvoltura de quem tem o talento e não estudou nem a metade.

Eu coloquei este item justamente porque eu penso que, uma pessoa ao iniciar seus estudos deve buscar perceber isso em si mesmo, ou seja, "tenho 'jeito' pra coisa ?" Senão vai ficar andando em círculos.
Pelo menos é o que eu penso.

Mas de qq. maneira, obrigado pela sua participação. Foi o que eu disse no primeiro post: se trata de uma pesquisa dentro da nossa "classe", ok ?

Obrigado e abraço !

Tecladista_2005
Veterano
# mar/05 · Editado por: Tecladista_2005
· votar


Editado

Tecladista_2005
Veterano
# mar/05 · Editado por: Tecladista_2005
· votar


Editado. Eu tinha repetido o mesmo texto 2 vezes.

V. Augusto
Veterano
# mar/05
· votar


I) Vontade de Aprender (sempre);
II) Ter boas referências musicais (ouvir boa música);
III) E claro, ter o talento nato pra coisa.



Estudar. Estudo é a melhor coisa...

Tecladista_2005
Veterano
# mar/05
· votar


Vinícius Augusto Castello

Valeu amigo. Obrigado

V. Augusto
Veterano
# mar/05
· votar


Tecladista_2005
E um professor que queira você um bom pianista/tecladista no futuro. Tem alguns que só pensam em $.

_ViniciusAugusto
Veterano
# mar/05
· votar


Tecladista_2005
I) Vontade de Aprender (sempre);
II) Ter boas referências musicais (ouvir boa música);
III) E claro, ter o talento nato pra coisa.


Seguindo a regra de 3 pré-requisitos...

1° Dedicação e esforço
2° Estudar desde o clássico ao regional (Isto desenvolve o músico para bons arranjos em qualquer área que decidir seguir)
3° No caso de ser um bom tecladista e que se dedique à direção ou produção musical, terá que aprender no mínimo mais quatro instrumentos musicais, mesmo que seja apenas base: Guitarra, Bateria, violão e piano.

Sobre o talento, é muito relativo, tendo em vista que muitos que se acham talentosos artistas, não conseguem ir além de um ritmo musical O artista talentoso é aquele que consegue criar ou tocar qualquer estilo, seja de forma improvisada ou apurada, coisa que não acontece com pelo menos 70% dos tecladistas em geral! Aqui mesmo eu sei de uma "porrada" que se resume só ao clássico básico ou ao rockzinho e se acham grandes tecladistas ou até mesmo pianistas, mas não passam de meros estudantes.
Agora se for pra MPB – Forró – Samba – Bossa – Jazz – Blues – Soul – Regionais - etc... Se mordem todos, por que são incapazes de tocar qualquer um desses ritmos. Porém é muito fácil identifica-los, pois quando eles não conseguem tocar ou produzir algum desses ritmos ou qualquer outro que seja sempre surge uma desculpa (Estes ritmos não prestam!) Expressão digna da incapacidade mental de um sem talento que acha que a música de qualidade se resume apenas ao ritmo que ele sabe tocar! Que ato de ignorância este né?

No mais! O tecladista é talentoso se seguir às regras:

*Estudar as diversas formas de se criar arranjos musicais para qualquer que seja o estilo musical, gostando ou não dos mesmos.
*Ter um ouvido bastante apurado.
*Aprender a tocar o máximo de instrumentos possíveis, pois isto desenvolverá as técnicas de direção e arranjo.
*Ter um bom equipamento
*Estudar desde o clássico ao regional ou do pop ao brega. Não importa, estude qualquer ritmo que puder estudar, gostando ou não, pois isto desenvolverá suas técnicas de improvisação e criação.
*Ter uma base de canto e coral, estudando desde operas, jazz, regionais, clássicos, pop, gospel, soul, etc.
*E a ultima que é mais importante... Bastante dedicação, se dedicar bastante e acreditar em você! Assim vc será não só um tecladista talentoso e sim um grande músico!


Um grande abraço!!!!
Vinícius Augusto
www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br

Tecladista_2005
Veterano
# mar/05 · Editado por: Tecladista_2005
· votar


_ViniciusAugusto

Eita !!rs Eram só 3 amigo mas tudo bem. Valeu assim mesmo.

Eu entendi o que você colocou acima, mas só lembrando o seguinte: a questão aqui não é ser bom produtor, arranjador, multi-instrumentista e etc. É ser bom tecladista apenas! Como eu disse no primeiro post: É UMA PESQUISA APENAS. Não vamos criar aqui um debate, ok ?

Sobre o que você disse que, "para ser um bom tecladista é preciso tocar vários estilos ou alguns outros instrumentos" eu concordo parcialmente.
Tudo vai depender do mercado onde você atua. Todo músico tem uma especialidade. Ninguém é bom em tudo. O músico pode até ter uma noção de outras coisas, ritmos, estilos, instrumentos mas ele precisa estudar para dominar o seu próprio instrumento.
Se ele atua na MPB, então domine MPB. Se ele atua no Jazz, então domine o Jazz. Se ele atua em mais de um estilo, então que ele domine estes estilos.
Neste caso já estamos falando de mercado, e não de pré requisito para se tornar um bom tecladista, entendeu? Ser tecladista não significa ser arranjador. Ser tecladista não significa ser produtor e por aí vai.

Digo isso porque, para ser um bom tecladista não requer que você toque qualquer outro instrumento. Você pode até ter ótimas noções de como se fazer arranjos para violino sem ter que necessariamente tocá-lo, e tentar reproduzí-los no próprio teclado. Isso acontece também com os outros instrumentos, embora a reprodução pelo teclado não fique idêntica a execução do instrumento propriamente dito.

Bom, o assunto acabou até desviando ehehe.

Continuem enviando suas opiniões lembrando do que está escrito no 1º post!

Obrigado _ViniciusAugusto!

Urubu Rei
Veterano
# mar/05
· votar


A regra principal é nunca, nunca tocar arrocha.

A segunda regra é nunca, nunca levar a sério o que _ViniciusAugusto escreve.

A terceira... já falei do arrocha?

Tecladista_2005
Veterano
# mar/05 · Editado por: Tecladista_2005
· votar


Pessoal

Eu só queria por gentileza pedir a vocês que não transformem este tópico numa praça de guerra, por favor!

Thanks!

Pianist
Veterano
# mar/05
· votar


1-Dedicação
2-Humildade
3-Paciência

Eu acho que é isso que se precisa ter...

Falow,
Caio César.

Pianist
Veterano
# mar/05
· votar


Urubu Rei
Ja vai começar outro Fight aqui... Sério mesmo, não to defendendo ninguém mas o cara é novo... E... Não tem nada a ver com as brigas aqui!

Tecladista_2005
Pode levar em contar o que o _ViniciusAugusto diz sim!
O cara entende de musica, apesar das brigas do forum!

Dica: Não entre nessas brigas!

Falow,
Caio César.

Zara
Veterano
# mar/05 · Editado por: Zara
· votar


Na minha (MINHA) opinião:

1 - Talento (dedos firmes, criatividade, ouvido e capacidade de improvisação, o que livra bastante de situações embaraçosas na música q é tocada).
2 - Persistência (se é técnico, tem que insistir. Se é autodidata, idem).
3 - Bom gosto (sem fugir da amplitude musical e rítmica, é claro).

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05 · Editado por: Mr_Mojo_Rising
· votar


hihihihihieueuehe

Zara,

(2)

olkol_
Veterano
# mar/05
· votar


simplesmente feeling

ROTTA
Veterano
# mar/05 · Editado por: ROTTA
· votar


Tecladista_2005
E claro, ter o talento nato pra coisa.

Discordo deste item em particular. Muito embora algumas pessoas possuam uma predisposição para a música, e grande facilidade em aprender, não penso que isto seja um pré-requisito que mereça estar entre os "três mais". Tenho certeza de que existem milhões de exceções a esta "regra".

Enfim, acho que dedicação e amor são palavras-chave, sem medo de parecer piegas. De nada adianta uma criança, por exemplo, ser estimulada (forçada?) pelos pais a aprender piano, se ela não gosta daquilo. Obviamente, isto se estende a qualquer profissão ou atividade, e é uma pena ver esta questão, tão simples, ser por tantas vezes desrespeitada.

A Zara citou a persistência e eu assino embaixo. Nada cai do céu, afinal. :-)

Por fim, o Pianist citou a terceira palavra que, junto com as que estão sublinhadas acima, forma a minha opinião: humildade. Esta dispensa explicações...

Abraços.

Tecladista_2005
Veterano
# mar/05
· votar


Marco Alan Rotta

A discordância faz parte, o importante é a sua opinião estar presente aqui no tópico. Obrigado !

Mario Andre
Veterano
# mar/05
· votar


kakakaka nun sei como um carinha daki ainda nun pelow

kzartdf
Veterano
# mar/05
· votar


1- Vontade de aprender (quanto mais se estudar mais melhorará)

2- Boas referências musicais (de preferencia ouvir e tentar, mesmo que n goste, tocar todos os ritmos)

3- Sempre que po$$ivel tentar melhorar cada vez mais o INSTRUMENTO (ninguem falou mas acho que ter um bom teclado ajuda e muito a se tornar um bom tecladista, isso é relativo! mas imaginem o Jordan Rudess tocando num PSR B20??? ILário!!!)

Sequenciador
Veterano
# mar/05
· votar


concordo plenamente...kzartdf.Um bom intrumento revela mais o feell do artistaimagine um Michel Camilo tocando em um key sem resposta ao toque ou sustain???So martelada, É complicado!

Jonathas Lacerda
Veterano
# mar/05
· votar


eu acho que dah pra ser um bom tecladista mesmo ser ter o "dom"... dah pra desenvolver até certo ponto...

mas com certeza quem tem o dom, tem possibilidades praticamente infinitas...

ai vão meus pontos:

I - Ser dedicado
II - Procurar estudar estilos onde a harmonia é mais predominante que a melodia
III - Procurar ter bons instrumentos (apesar que qdo vi um amigo tocando Jazz em meu pobre PSR 260, quase não acreditei que era a minha merdinha de teclas....)
Mas comigo, por exemplo... qdo eu uso um teclado melhor que o meu, como um PSR 550, DGX 200, VA 76 (jah toquei!!!!!!!!) e qualquer outro pra cima, eu fico inspirado... faço coisas q nem imagino fazer no meu... ateh minha pegada e feell mudam... ´parece mágica!!!!!

_ViniciusAugusto
Veterano
# mar/05
· votar


Sequenciador
Este nick ficou estilo!!!!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Quais são os 3 PRÉ-REQUISITOS principais para se tornar um bom tecladista?