Como o tecladista deve agir no palco?

Autor Mensagem
fathertime
Veterano
# fev/05


Gostaria de saber como vocês fazer para ter mais presença no palco. O que fazer durante um show para evitar tocar paradão atrás do teclado, sem animação?

valew!

mano_a_mano
Veterano
# fev/05
· votar


Dependendo do que for, às vezes eu fico mais sossegado, só tocando, ou, se for em alguma banda, eu me mexo muito, faço loucuras mesmo...

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/05
· votar


tipo... depende da situação... como eu toco em Igreja, fico mais paradão... mas dou uns pinotes de vez em qdo...qdo tow executando um solo meio rápido, faço como se tivesse pianizando!?!?!, levanto bem a mão e fico atacando as notas, tipo pizzcatto mas esta do pizzcatto soh funciona se vc toca sentado, como piano...

mas qdo tocava com banda, eu pulava, abusava do pitch, tremendo o corpo todo, ao invés de só tremer a rodinh.. tipo... eu ia pro lado esquerdo do teclado e abaixava o corpo quase todo, e ficava olhando a roda do pitch... num sei com vcs, mas comigo, dava uma moral loka!!!! a galera vibrava com isso...

CIRO
Veterano
# fev/05
· votar


Eu me agito de acordo com a música. Se a música for mais calma, eu fecho meus olhos e tento passar toda a emoção que eu sinto ao tocar aquela música. Quando a música é mais agitada, eu balanço minha cabeça que nem um condenado, pulo, foço várias macaquices no placo.ahaha

Bico
Veterano
# fev/05
· votar


Não acho legal forçar presença de palco. Se vc tá tocando músicas q gosta, acaba passando uma espontaneidade de modo natural. E todo mundo percebe isso.
Vejo muito músicos forçando presença e fica ridículo! Vc nota q o cara tá atuando e nos casos q vejo, todos atuam muito mal, por sinal, hehe.

Por exemplo, eu toquei numa banda em q o guitarrista era todo cismado a metaleiro, e mesmo tocando em lugares como no colégio em estudávamos, ele fazia posses, caretas de mau, dava uns pulos(considere tb q o público era na maioria molecada, sentada nos cantos comendo coxinha e bebendo coca-cola)... Era forçadíssimo. Pra ser sincero, dava vergonha. Vergonha alheia. Mas o cara é gente fina, hehe.

Sobre tecladistas, uma vez eu tava mudando de canal e num desses canais europeus tava mostrando um show, lá. Só me lembro de filmarem o tecladista com uma corrêa de guitarra no teclado (do tamanho de um 5 oitavas) e andando pelo palco se achando. Achei muito ridículo, hehe! Tosco demais. Agora, se a idéia do cara era ser feio, mesmo. Aí eu aprovo. Foi legal, então, hehe.

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/05
· votar


AHUAHAUHAU... essa da correia foi ótima,nãoacha????vou usar num VA 76 AHUAHAUAHU pesa muito!!!!!!

Pianist
Veterano
# fev/05
· votar


Bico
Por exemplo, eu toquei numa banda em q o guitarrista era todo cismado a metaleiro, e mesmo tocando em lugares como no colégio em estudávamos, ele fazia posses, caretas de mau, dava uns pulos(considere tb q o público era na maioria molecada, sentada nos cantos comendo coxinha e bebendo coca-cola)... Era forçadíssimo. Pra ser sincero, dava vergonha. Vergonha alheia. Mas o cara é gente fina, hehe.


Sem zou, tipo tem certeza de que vc n é eu? Huahuahua mesma coisa comigo o guitarrista da minha banda se diz METALEIRO e fez isso na escola...

Huahhauha...

Falow,
Caio César.
OPOST

ROTTA
Veterano
# fev/05 · Editado por: ROTTA
· votar


Pianist e Bico.

Guitarrista "empolgado demais" de fato pode dar vergonha, especialmente no lugar e na hora errada. Já passei por isso de forma moderada... :-)

Não acho que o tecladista possa inventar muito quando o assunto é presença de palco, a não ser que você use um controlador que permita mobilidade (daqueles que os Menudos usavam na década de 80 e que ainda hoje uns axezeiros ainda usam, sem preconceitos). Particularmente acho estes controladores o fim da picada, mas é apenas a minha opinião. Por outro lado, é possível destacar-se e ter expressividade em uma performance. Penso ser uma questão de criatividade e carisma.

Concordo com o Bico quando diz que "se vc tá tocando músicas q gosta, acaba passando uma espontaneidade de modo natural. E todo mundo percebe isso". Só para citar um exemplo, alguém já viu John Lennon tocando Imagine ao vivo? Se puderem, vejam e a frase acima fará muito sentido.

Abraços.

Pianist
Veterano
# fev/05
· votar


Marco Alan Rotta
Concordo com o dito a cima!
Porém quanto ao teclado controlador tipe aquele do MENUDOS pode ser util na hora do solo! =)

Tipo o um dia o a banda Fruto Sagrado veio aqui e começo um solo de Guitarra e Baixo, o tecladista viu e pego o seu controlador e destruiu, dexando os dois pra tras =)

Mas caso vc não va usalo assim pra fazer solo realmente é o: fim da picada Huahuahua...

Falow,
Caio César.
OPOST

ROTTA
Veterano
# fev/05
· votar


Pianist.

Porém quanto ao teclado controlador tipe aquele do MENUDOS pode ser util na hora do solo! =)

É marcação minha mesmo. Não gosto do "dito". :-)
Lembra-me daqueles programas de auditório com playback direto... Menudos, Yahoo (quem lembra da banda com este nome, muito antes do site?)... enfim... HAHAHA

Abraços.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# fev/05
· votar


Nao tem coisa mais brega que aquilo... rs...

Agora tocar teclado nao eh desculpa pra fciar parado nao. Vide keith Emerson empurrando um Hammond de quase 200kg como um alucinado pelo palco todo.... rs...

Eu faço o que da... rs

wernegher
Veterano
# fev/05
· votar


Acredito que independente do que o músico faça no palco, se for natural, ou característico dele, é sempre interessante. É claro que um mínimo de bom senso faz bem.
Eu por exemplo prefiro tocar sentado e nem sei dizer na verdade o que eu faço no palco quando estou tocando. Nunca me liguei nisso.... Adoro curtir o som, sentir a música. Conta 3 e já foi.....

Tarara_Leo
Veterano
# fev/05
· votar


AE ! eu toco naturalmente
mas meio jeito natural é bem mala,,, tipow....
sem querer eu sofro influencias, quando eu vou tocar uma musica do SONATA, sempre lembro do miko, ele era bem parado no palco, mas mesmo assim, chamava a atenção, entao eu fico parado só solando, quando vou tocar a musica do Night, lembro do tuomas, faço umas caretas,, agacho e só deixo as maos no teclado ausihoahiusahsiu.....

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


Toque mais na frente (tem tecladista que quer ficar a trás do batera, não dá né?!) e solte o Jerry Lee Lewis!

triton
Veterano
# fev/05 · Editado por: triton
· votar


Caro amigo fathertime,

O tecladista já esta estereotipado como aquele cara que saiu de um conservatório...estudou muito...é tímido...e também só fica estático., aproveite este rótulo, e a altere seu comportamento de vez em quando
, mas não exagere se não vira carne de vaca, ou fica forçado, escolha os momentos para agir em cada musica.

Geralmente nos teclados não dá para fazer muita coisa em nível de performance, a não ser dar uns pulinhos, balançar a cabeça, ou tocar de olhos fechados, e mesmo assim será muito complicado ser notado em igualdade com o vocalista, 60% da coisa vai ficar mesmo por conta de suas mãos e o que elas podem fazer.

Mas.. acredite no que nosso amigo Bico falou, voce tem que sentir a musica, e tentar ser o mais natural o possivel, a coisa deve ser espontânea, e isso tal qual um ator leva tempo para aprender, comece a estudar sua performance e bem como postura e atitude em frente a um espelho em casa, ninguem nasce sabendo você vai ter que aprender a fazer isso convincentemente, depois a coisa ficará natural, mais demora....

Tenho algumas dicas interessantes a saber:

1- Brigar com a banda na escolha de musicas para tocar, onde o teclado aparece mais tal como Rush, Deep Purple, Doors, Jerry Lee (como disse o Leandro), Van Halen, Numb, etc..

2- Ficar na frente do palco "a extrema esquerda ou extrema direita", dividindo este espaço amigavelmente com o vocalista o baixista e o guitarrista, mas literalmente na beirada do palco!!!!

3- Possuir um bom amplificador para o pessoal do "gargarejo" possa te ouvir"

4- Abuse da tecnologia que possui, se a musica possui um sampler, um efeito especial, qualquer coisa que só o teclado possa fazer, faça!!!!!, efeitos especiais e de sonoplastia são funções exclusivas para tecladistas, e chamam muito a atenção, além de valorizar o pedigreé da banda.

5- Na hora do solo "fazer a mão sumir...".

6- Aprenda a tocar gaita, aquelas Honner mesmo!!!!, após domina-la toque a gaita e o teclado ao mesmo tempo na musica Road House blues do The Doors na primeira parte, e na segunda parte saia do teclado e fique só na gaita, é batata o show será todo seu neste instante....

Acho esta receita básica, dá para o pessoal reparar em você, "de vêz em quando claro!!!", pelo menos para mim esta receita sempre deu certo...


Reporto a todos os amigos do forum que eu sou um tecladista de Rock e por isso dei minha contribuição, entretanto acho que minhas opiniões acima citadas, não irão valer para todos os estilos e atividades musicais.

Empressei apenas minha opinião em relação ao estilo que trabalho, e peço desculpas antecipadamente caso minhas opinião não agrade qualquer colega tecladista que atue em outro segmento musical..


Um abraço a todos

Áureo Galli
http://www.geocities.com/aureo59/menat.htm

Maurício Luís Pezzi
Veterano
# fev/05
· votar


A espontaneidade é uma grande aliada sua!!
mas porém pode-se usar pontos de partida! vc conhece nightwish?? já viu como o tecladista age!!
se viu eu te diria que se conseguir entrar no seu estilo tocando certo vais ter boa repercução!!
experiência própria!!!
Falow!!!!!!!!

triton
Veterano
# fev/05 · Editado por: triton
· votar


Olá Mauricio,

É um grande prazer falar com você, batalhei por trabalhar em cima da parte de postura, porque eu era bem "encolhido" no palco quando entrei em minha primeira banda em 1977, gostava muito das performances do Jonh Lord, Do Keith Emerson, Rick Wakeman, do tecladista do Journey cujas musicas toco até hoje, do Tony K. do Yes, afinal a gente tem que se espelhar em ídolos não é?, ainda mais se fazia rock progressivo como eu fiz e atuamente rock classico e atual, assimilei um poco de cada um e tentei criar a minha, sem exageros afinal tudo em excesso é nocivo.

Entretanto antes de analisar o visual, eu estudava o trabalho dos caras acima citados, pois naquela época não existia MTV, apenas programas de rock específicos com filmes de shows, mas era muito raro.

Quanto ao Nightwish, , adoro o trabalho do Tuomas acho ele duca..., você tem razão realmente a performance dele é fantástica, pena que perdi o show do credicard Hall em 2000, tocar a noite te obriga a perder grandes eventos as vezes.

Até temos em comum algumas coisas em comum como começar a estudar piano clássico muito cedo, gostar do Raphsody...do papa das trilhas sonoras que é o Hans Zimmer, do Vangelis, entretanto o cara toca SAX e eu não toco, é famoso e eu não sou.

Acho que usar a performance na hora certa é importante, especialmente para ganhar a vida tocando Cover rock em barzinhos como eu faço, as pessoas querem te ver se acabar no palco, e eu me acabo e adoro e curto esta adrenalina musical a 28 anos, e isso me mantém jovem até hoje nos meus 46 anos de vida, mas é uma particularidade minha, e como já disse cada um tem e terá a sua, e esta diversidade é que faz nossa atividade ser tão heterogenia, tão visceral, tão pessoal.

Entretanto o conceito harmonico e a tecnica sempre será o mais importante bem que um músico possui, e por isso nunca paro de estudar para jamais perde-las.

Um grande abraço do amigo,

Áureo Galli
bio- http://www.geocities.com/aureo59/menat.htm

Marcos Amarante
Veterano
# fev/05
· votar


Bah, o tal controlador dos Menudos é muito massa. Acho legal justamente porque é brega. Tá na hora de ressucitarmos os anos 80. Anos 80 eram demais.

Se o Chick Corea que é fera usa, porque não usar?

triton
Veterano
# fev/05 · Editado por: triton
· votar


Olá Marcos,

O controlador é um equipamento muito efetivo para performances, pois dá muita libertade ao tecladista, mas não deve ser usado com muita intensidade.

Eu tive dois controladores durante minha vida musical, o primeiro um Korg RK100 em 1984, acho que foi o primeiro a chegar no Brasil, já que meu pai trouxe para mim de uma viagem que fez para o Japão, a minha banda na época era a Banda Overdose veja as fotos:

http://www.geocities.com/aureo59/Banda2.jpg
http://www.geocities.com/aureo59/Foto24.jpg
http://www.geocities.com/aureo59/Foto25.jpg


O segundo controlador adquiri em 2001 era um AX1, e eu o utilizei com a minha banda atual que se chama Banda Áries, veja as fotos nos links:

http://www.aries.com.br/albums/varias2/imagens_grandes/dsc09193.jpg
http://www.aries.com.br/albums/varias3/imagens_grandes/dsc00938.jpg


Como pode ver na foto ele era vermelho parecido com o do grupo polegar, lembra??? Hi!! Hi!! Hi!, geralmente alguem me chamava de Polegar antes de iniciar o Show, depois que eu mandava meu som de guitarra distorção "sampler" de meu triton Estúdio, para fazer guitarra base em musicas que não tinha teclado para fazer, o pessoal não me chamava mais assim.

Ele funcionava muito bem "só para isso", depois comecei a usá-lo para tocar a noite toda, splitando samplers com timbres e ai é eu me dei mal.

Tenho um dos clips de minha banda que usamos a abertura de shows, neste clip do famoso cover "Beds are Burning" do grupo Midnight Oil, eu faço tudo via controlador, SynthBrass, orgão, samplers de carttons que intercalo durante a musica com a intensão de brincar com o público.

veja no vídeo clip abaixo:
http://www.aries.com.br/beds.wmv


Mas voltando ao assunto, "que é sério", precisei vender o controlador exatamente porque ele me causou uma lesão no braço em virtude de usá-lo a noite toda, agora não tenho mais a lesão, mas doia muito!!!.

Por isso siga o meu conselho, se quiser usar um controlador use-o entretanto, você deve usá-lo, mais comedidamente durante a noite, caso contrário poderá lesar seu braço.

Um abraço do amigo,

Áureo Galli - Suporte SAC Korg
bio - http://www.geocities.com/aureo59/menat.htm

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Altas dicas aqui em?
Tbm com as feras:
Aureo_Galli,
Marcos Amarante
LeandroPanucci
Marco Alan Rotta
Pianist
Bico
Jonathas Lacerda
mano_a_mano

Quem não aprende né? até eu rsrsrsrsrs!!!!!

Abraço a todos e boa sorte!!!!!

rogrm
Veterano
# fev/05
· votar


eu fico sossegado. Balanço mais quando estou marcando o tempo, isso já conta. Alguns solos, principalmente com órgãos, eu treinei com o teclado ao contrário (mão esquerda agudos e direita graves) daí os faço pelas costas do teclado, a galera sempre gosta.

Pianist
Veterano
# fev/05
· votar


Vinícius_Augusto
Huhuahauhau esse topico rendeu!

Resumindo o principal é:

Seja você! Toque do jeito que se sinta "confortavel"...

Falow,
Caio César.
OPOST

V. Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Acho que sou mais normal, eu toco sem fazer "caras e bocas". Só as vezes pra zuar toco de olhos fechados (que sempre erro mais do que acerto), toco também fingindo que tô chorando... mó zuera... mas tipo, no meio de gente que eu não conheço sou uma estátua... Não sou de quere aparecer nessas horas...

Ken Himura
Veterano
# fev/05
· votar


Por isso siga o meu conselho, se quiser usar um controlador use-o entretanto, você deve usá-lo, mais comedidamente durante a noite, caso contrário poderá lesar seu braço.
As famosas lesões de guitarrista hehehe..Doem muito.

Elas pegam pesado mesmo, mas tem vários exercícios de alongamento pra evitar lesões desse tipo..

triton
Veterano
# fev/05
· votar


Olá amigo Ken

Conforme conversamos em um tópico tempos atrás, devido a minha formação classica, e em função de sempre ser assistido por bons profissionais da área durante minha fase de iniciante, eu aprendi e conheço quase todos os tipos de exercícios de alongamento e relaxamento para evitar lesões nos tendões, e faço sempre, e realmente no que se refere aos tendões nada aconteceu, entretanto os exercicios que faço de nada adiantaram para meu braço.

A dor muscular era horrivel, complicava para guiar, abrir portas, dormir de lado então não existia posição para deixar o braço.

Entretanto o interessante é que não afetava a minha tecnica e não doia quando eu tocava, entretanto vendi a minha "amada guitarrinha", caso contrário ira ter que vender o carro e andar de onibus, e dormir de pé.

Um abraço do Amigo,

Áureo Galli

Ken Himura
Veterano
# fev/05
· votar


triton
Então pegou em algum lugar que esses exercícios não cobriam...hehehe

Eu, quando comecei a tocar guitarra, tava assim. Mas aí, comecei a fazer dezenas de exercícios e usar munhequeira as vezes e as dores pararam.

triton
Veterano
# fev/05 · Editado por: triton
· votar


Ken

O problema é que com eu simulava uma guitarra distorção (do triton Stúdio), e devido a velocidade na troca de acordes e bem como jumps de oitavas, isto forçava muito os movimentos da parte do braço que se encaixa com a clavícula, e não o antebraço, este estava ok!!

Fiquei inclusive com um pequeno calombo atrás da clavícula, e que agora está sumindo, e o mais intreressante é que o controlador era bem leve..

Mas dá uma coceira danada para comprar um outro, acho que daqui um ano vou comprar o branquinho..., e vou usá-lo de maneira mais comedida.

Entretanto me diga quais exercicios você faz já que trabalha com guitarra, com com certeza irão me ajudar bastante, para quando eu adquirir "Flagelo dos tecladistas" novamente...

Áureo Galli

Ken Himura
Veterano
# fev/05
· votar


triton
Eu dobro e seguro muito os pulsos pros dois lados por uns 20 segundos mais ou menos umas 3,4 vezes...

Alongo os dedos, cotovelos e ombros...não sei como explicar...só mesmo mostrando...deixa eu procurar em algum lugar.

thanatos
Veterano
# fev/05
· votar


no palco o tecladista tem q fazer igual o carinha do Oficina G3 com akeel teclado laranja.....uhahuhauhua
ele leva um teclado moh podre (se nao me engano ele msm chama o teclado d Podrão) e pekeno, e levanta ele, joga pra cima, faz um regaço e continua tocando...huahuaha

Zara
Veterano
# fev/05
· votar


ah, na minha banda todo mundo aparece igual, mas eu fico grooveando, e como faço backing, nao fico tao excluida do publico. Mas tb não fico feito uma macaca atras do teclado. O negocio é o groove.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como o tecladista deve agir no palco?