Montando Home Studio até 10 k

Autor Mensagem
mauropsouza
Veterano
# nov/12


Eu sei que devem ter zilhões de tópicos desses, mas eu quero algo bem específico e quero a opinião dos EXPERTS daqui, tenho só o teclado Motif Xs7, tenho amp Kc 550, tenho guitarra, violão quero gravar em uns 8 canais de audio não simultaneamente, bateria será midi, mesmo.
Preciso de um gravador, que tla um macbook white? ou ipad, ou algo assim, tenho um micro br boss, mas ja deu né??
Preciso de monitor de referencia que sirva também com amp para ensaio...é que o baixista usa meu Kc-550,rsrsrsr .
Claro precisarei de mesa, placa e microfones, será que dá?

mauropsouza
Veterano
# nov/12
· votar


helllooo....help me please, vamo lá....

waltercruz
Veterano
# nov/12
· votar


Opa, já vi aqui e já tenho algumas idéias, mas to de saída pra um ensaio, a noite a gente dialoga um pouco! O Edson provavelmente terá algumas sugestões interessantes tb.

silvG8
Veterano
# nov/12
· votar


mauropsouza
Cara, tenho umas idéias...

MacBook Pro R$3599 (?)
Acho essencial pra quem quer ter um studio sem dor de cabeça. É bem mais caro que qualquer outra coisa, mas vale a pena.

Interface Focusrite 2i2 R$600
Se precisar apenas de gravar instrumentos separadamente.

Yamaha HS-80M R$2200 (par)
Melhor monitor de áudio na minha opinião. Vale cada centavo e vai te permitir tocar tudo com muita qualidade nos ensaios.

Mesa + Microfone + Cabos + etc.
O restante da grana. Não sei muito bem o que indicar. Acho que posso indicar os cabos da PlanetWaves, mas prepara o bolso. Dependendo de quantos precisa, fica caro.


Tendo novas idéias apareço por aqui.

mauropsouza
Veterano
# nov/12
· votar


waltercruz
Membro

ok, fico no aguardo...

mauropsouza
Veterano
# nov/12
· votar


silvG8
Veterano

MacBook Pro R$3599 (?)
MacBook Pro R$3599 (?)
Yamaha HS-80M R$2200 (par)
valew, não achei o mac white mais no site da apple brasil, só vende la fora? ou só tem o pro agora???
esses Yamahas será que dão conta num ensaio, pra eu me ouvir, lembrando que o baixista vai usar a Kc-550 , mais dois guitarristas mandando ver com seus amps meteoro e "pod"e uma bateria acustica, além do vocalista que vai estar plugado em 2 caixas staner ativas??

silvG8
Veterano
# nov/12
· votar


mauropsouza
O MacBook (não Pro) não é mais comercializado em lugar algum. Agora somente a versão Pro e Air. Eu tenho um e prefiro o Pro 100x, pelo simples fato do material ser mais resistente. Meu MacBook está todo riscado - e tomo cuidado!

O HS-80M é uma brutalidade (ao meu ver). Não sei comparar com a sonoridade da KC-550, mas o som é alto pacarai! Não posso garantir que será alto o suficiente... só testando e ouvindo. Dê uma procurado pelo que o pessoal tem a dizer dela...

mauropsouza
Veterano
# nov/12 · Editado por: mauropsouza
· votar


Não sei se fui claro o estudio será usado como midi studio a maior parte do tempo, como home studio....quando os barulhentos da banda vem aqui ensaiar uma vez por semana eu tentarei usar os monitores para eu me ouvir, junto com a banda com seus amps.....rsrsrs. Será um studio de uso misto...como midi studio, eu gravarei alguma coisas, teclado, voz, violão etc....e como studio de ensaio que é o que ja existe hoje.

El_Cabong
Veterano
# nov/12 · Editado por: El_Cabong
· votar


mauropsouza
Eu também tenho um Motif XS7.

No meu home-studio eu faço de tudo, e também as baterias acústicas eu faço no próprio Motif XS7.
O que eu tenho é:

- 1 cabine de isolamento acústico de alvenaria C x L x H (300 x 150 x 270) cm, com esquadria de vidro duplo.
- 1 Teclado YAMAHA, modelo Motif XS7
- 1 Violão flat FOX, modelo Rio V3
- 1 guitarra SX modelo, Strato SST62
- 1 baixo ativo de 5 cordas STRINBERG, modelo CLB17A
- 1 Interface de audio USB FOCUSRITE, modelo Scarlett 2i2
- 1 Notebook Core i7 Sandy Brigde, 8 núcleos hyperthreading CCE (muitos torcem o nariz pra esta marca, mas este meu notebook se mostrou um guerreiro, ando com ele em mochila pra tudo quanto é lado, nunca deu problema e é super-hiper-rápido)
- (... Mas por via das dúvidas faço sempre backup de tudo que eu gravo em ...) 1 HD externo HITACHI de 250GB (vá que um dia eu sacuda demais a mochila do note ...) kkkk
- 2 microfones condenser BEHRINGER C2 (pretendo comprar um microfone melhor em seguida)
- 1 microfone dinâmico BEHRINGER XM2000s
- Samples de Steinway & Sons D, Bösendorfer Imperial 290, Yamaha C7, Steingraeber 160 (todos carregáveis para dentro do Motif XS7)
- Headphones PHILIPS, modelo SBCHP250 (está me faltando agora é uns monitores).
________________________

Quando ensaiamos aqui, aí eu improviso a ligação de uma mesinha BEHRINGER, modelo UB802, ligada num Home Theater PHILIPS de 300 Watt RMS. Isto já quebra o galho dos ensaios !!!

mauropsouza
Veterano
# nov/12 · Editado por: mauropsouza
· votar


eu tenho note tb i5 tnfoway 4 gb ram, 320 gb de hd, mas quero deixar algo só pra o studio mesmo...vou tentar postar foto da bagunça...rsrsr

foto da bagunça,kkkk

tenho uma behringer ub 802 tb....tinha uns mics, mas ruinzinhos, leson, tem um mic sonata que é do guitarrista, ele tem uma mesa Yamaha analogica que as vezes trás, tem mais cixas tb. leacs que as vezs trás tb...a guitarra e Menphis modelo strato, violão acho que Menphis tb...o guitarrista as vezes tras a Fender, tem Gibson tb...dele....mas quero trocar a mesa e os mics, meus....

mauropsouza
Veterano
# nov/12
· votar


silvG8
Veterano

onde compro essas coisas com preço legal?

waltercruz
Veterano
# nov/12
· votar


Bom, as minhas sugestões seriam bem semelhantes as do silvG8, exceto o seguinte:

De repente, como é pra ficar só em casa, valha a pena o iMac. Mas se vc quiser ter algo portátil, macbook pro na cabeça. O macbook white foi descontinuado no ano passado.

A minha sugestão ia ser a HS-50 da Yamaha, um pouco menos potente e um pouco mais barata que a sugerida HS-80. Para trabalhar e mixar não é recomendado volumes muito alto - mixar muito tempo em volume elevado causa fadiga sonora e você acaba é perdendo a referência auditiva. Mas, como vc precisa as vezes brigar com outros seres humanos barulhentos, provavelmente a HS-80 seja melhor.

E de resto, mesa de som, cabos. Eu apenas aconselharia a não pegar uma mesa de som behringer, aliás, nada behringer, que é uma recomendação quase padrão que você vai ouvir aqui.

A minha interface atual é uma Native Audio Kontrol 1, pau pra toda obra, mas eu sou bem tendencioso a recomendar as Focusrite.

Tá parecendo que eu to fazendo um eco do SilvG8, mas juro que isso tudo era o que eu tinha pensado antes de ir pro ensaio :)

waltercruz
Veterano
# nov/12
· votar


ops... na verdade eu queria dizer mac mini, e não imac.

El_Cabong
Veterano
# nov/12
· votar


waltercruz
... de resto, mesa de som, cabos ...

A mesa de som seria para os ensaios né ??
Em gravações não se costuma usar mesa de som. quanto menos equipamentos no caminho do som a ser gravado, melhor (menos deterioração).

Gravação:
Instrumento ou mic ---------> interface ---------> computador

waltercruz
Veterano
# nov/12
· votar


El_Cabong
Exato! Em gravações, é muito pouco provável que a mesa de som tenha algum papel importante, isso se tiver algum.

Ah, um link que pode ser útil:
http://br-mac.org/2012/11/mac-mini-vale-a-pena/

Maestron
Veterano
# nov/12
· votar


Hummm... Quero muito participar desse tópico, estou atolado de trabalho e apresentações, assim que sossegar um pouco apresento aqui as minhas considerações no que puder aconselhar...

waltercruz
Veterano
# nov/12
· votar


E conforme a necessidade for aumentando, vc pode incrementar as coisas com um channel strip!

http://www.artsomstudio.com.br/blog/channel-strip

Casper
Veterano
# nov/12
· votar


Eu apenas aconselharia a não pegar uma mesa de som behringer, aliás, nada behringer, que é uma recomendação quase padrão que você vai ouvir aqui.

"A única coisa que você pode pegar da behringer é raiva."

Casperdamus.

El_Cabong
Veterano
# nov/12 · Editado por: El_Cabong
· votar


Eu até uso algumas coisinhas da Behringer, mas isto é só como quebra-galho, por falta de grana mesmo !!!

Aliás !! Se grana não fosse problema, eu só usaria: Fender, Factor by Philip Kubicki, Gibson, Hammond, Steinway & Sons, Apple, Neumann, Beyerdynamic, ...

mauropsouza
Veterano
# nov/12
· votar


El_CabongVeterano
voce os controles do motif para controlar a daw, eu estou pensando em usar pra isso...não só pra isso....mas usa-lo como controlador da daw que eu sei que pode.
outra pergunta...qual o soofter mais indicado e barato?

pirovani_es
Veterano
# nov/12
· votar


Já q os caras são barulhentos pq não comprar fones de ouvidos pra monitoramento (não pra mixar)? Tipo AKG 414p, daí nem precisa de monitores de muita potência. (detalhe: não sou expert nisso kkk)

mauropsouza
Veterano
# nov/12 · Editado por: mauropsouza
· votar


pirovani_esMembro Novato
eu uso fone para dar uma isolada do resto do som, plugo na saida de phone do Motif e uso um power click....isso quando os 2 guitarristas estão muito inspirados...quando é um guitarrista só ai eu ouço tudo legal,rsrsrsrs, pensei em fazer uma câmara - aquario de vidro, ou algo assim - eu ficaria dentro - dai eu usaria no ensaio e usaria como ilha de mixagem, não sei....quando tiver pronto depois que bater a lage e tudo posto aqui....

mauropsouza
Veterano
# nov/12
· votar


Não sei o que voces acham mas nós estamos vivendo a era dos guitarritas na música em geral, no pop, no rock e no gospel....não sei anos atrás houve predomínio do violão e até do teclado nos anos 80, hoje ta um ressurgimento de guitarristas rockeiros...os caras tão brotando aos montes,srsr ....tecladistas tem poucos, baixistas também, um bom violonista as vezs falta, agora guitarrista embola,rsrs...e os caras com essas pedaleiras novas que vem com qualidade de cd, digitais, operam em todas as frequencias dai no ensaio tendem a embolar...terrivel

lusojunior
Veterano
# nov/12 · Editado por: lusojunior
· votar


mauropsouza

Com um notebook + Fast Track Pro já dá pra fazer muita coisa apenas com midi, mas sinceramente, dependendo da sua necessidade recomendo que fuja do Windows.

Eu tenho o seguinte set:

Notebook Dell Vostro I5 2a geração, 6gb RAM, 500gb HD 7200rpm
M Audio Fast Track Pro
Yamaha CP 33

Apenas com isso conheço quem faca trabalhos muito bons (nao é o meu caso, uso apenas pra brincar de vez em quando), mas devo admitir que para configurar o Windows para rodar bem, desabilitando recursos gráficos, economia de energia que desabilita as portas USB e causa estalos e ruídos nas gravações, toma muito tempo e mesmo assim vai dar uns bugs de vez em quando... isso acaba por nao valer a pena se voce for utilizar para trabalho e necessite de um equipamento confiável para tocar ao vivo, por exemplo.

Como no meu caso seria apenas hobby, escolhi o Vostro por ter um HD com rotação de 7200, pois a maioria no mercado nacional fica nos 5400, e por na época ser pelo menos 1000 reais mais barato que um modelo de entrada da Apple.

Sobre os monitores, voce poderia dar uma olhada nos modelos Rokit da KRK. Os Rokit 8 sao um pouco mais potentes que o Hs80 da Yamaha, e eu ja encontrei por R$ 1900,00 por aí.

Um software interessante para utilizar tanto em gravações ou Host para tocar ao vivo é o Reaper. Ele tem uma curva de aprendizado muito pequena, é muito mais intuitivo que o Pro Tools, na minha opiniao. E o melhor, pode ser utilizado gratuitamente. A única restrição é aguardar uns 5 segundos para desativar a mensagem sugerindo a compra.

El_Cabong
Veterano
# nov/12
· votar


mauropsouza
Junto com o Motif XS7 veio um programa, mas eu acabei nem usando, pois eu estou acostumado a usar o programa SONAR para criar e editar meus arquivos MIDI.
E uso o SOUND FORGE para gravações, edições de waves, efeitos, etc, ...

Eu já tentei usar outros programas, mas não adianta. Eu me acostumei mesmo com estes dois.
-----------------------------------------------------
Estamos agora produzindo o 2º CD da nossa banda. Falta ainda algumas coisinhas nos arranjos e falta ainda todos os vocais.

Estas aqui abaixo são 2 músicas de nosso 1º CD. Conseguimos tirar leite de pedra, pois na época nós ainda não tinhamos a Focusrite Scarlett 2i2, e acabamos usando uma placa de som onboard Realtek HD.
Os arranjos foram TODOS feitos em MIDI no Motif XS7.
www.4shared.com/file/0gK6yMSI/Bonus1.html

mauropsouza
Veterano
# nov/12 · Editado por: mauropsouza
· votar


El_CabongVeterano
muito legal as músicas mandarei uma mensagem para o seu profile me add como amigo aqui no cifra, ok..o Motif é mesmo muito legal timbres perfeitos..
os violões , guitarra distorcida e flauta são do Motif tb???
dando pitaco na tua gravação eu daria um peso maior na caixa, baixaria o baixo da prmeira musica e colocaria mais efeitos na primeira que é um tecnorock, portanto cabe mais cores nos efeitos, bem mais..abçs eu expliquei melhor no seu profile...

mauropsouza
Veterano
# nov/12
· votar


Ola estou actando algumas dicas e vendo outras coisas por favor opinem sobre a minha CHECK LIST:
Interface: M-audio fastrack c400 usb pois preciso de uma com midi e essa vem com um protools basico, será que presta? mercado livre
Computador: Mac book usado com meu batera, amigo que tem contatos
Monitores: Yamaha Hs80M - foxtrot, o preço ta legal e preciso de algo bom mesmo e o frete vai ser menor pois é aqui na Bahia mesmo.
Microfone Condenser: ....
Headphone:...precisarei para gravar
cabos: qual marca boa e barata, sera que existe? santo angelo é legal?
;

mauropsouza
Veterano
# nov/12
· votar


foto da bagunça agora vaiiiiii

Maestron
Veterano
# nov/12
· votar


mauropsouza

Acabei de construir meu homestudio, então tenho uns conselhos fresquinhos... Diante de tantas dicas interessantes já sugeridas acima, vou me concentrar primeiro na parte estrutural.

Você vai isolar o seu estúdio? Vi que tem bastante espuma, mas isso não isola. Como não isolei o meu e moro em ap., minha festa aqui dentro tem hora pra acabar... Pense nisso, pode valer a pena a depender do seu caso. Em segundo lugar, tenha cuidado com a parte elétrica, entupi meu home de tomadas, para evitar ao máximo filtros de linha ou extensões... É importante também deixar uma central exclusiva para o estúdio para evitar estalos de ar-condicionado e geladeira.

Como o uso principal do seu estúdio é para MIDI, não é? Valorize esse aspecto na construção e adapte-o para os ensaios, ao invés de fazer um estúdio para ensaios adaptado para MIDI, como parece na foto.

Quanto aos equipamentos, os feras já deram dicas excelentes aqui, também não gosto de nada behringer, minha mesa de 12 canais enferrujou, impressionante! Ficaria com uma mesa yamaha, até para combinar com o monitor Yamaha... E aproveite mesmo a dica do Waltercruz, Aos poucos você vai acrescentando equipamentos, é melhor do que se equipar todo de uma vez com coisa barata.

Também sou de Salvador e vivo visitando a Foxtrot (nossa salvação, hehehe) Pena que tem muita coisa boa que não encontramos por lá, como interfaces e placas MIDI (tenho pesquisado muito sobre isso ultimamente).

Interface: M-audio fastrack c400 usb pois preciso de uma com midi e essa vem com um protools basico, será que presta? mercado livre

Cara, vi um artigo numa revista (SOS ou AMT) em que falava dos pontos fortes e fracos de cada DAW. Essa é também uma escolha pessoal, mas no artigo, o sistema Protools não é o mais indicado para trabalhar como MIDI, se você quer MIDI apenas para bateria, ok... Se esse Protools básico que vem na placa, puder garantir um update a preço baixo do protools mais completo, pode até valer bastante a pena a depender do que você quer, outra opção muito cultuada para o mac é o Logic, que me parece que nem funciona no Windows, aí eu nem conheço muito, deixo para os experts, mas só invista nisso se souber exatamente o que está comprando.

waltercruz
Veterano
# nov/12
· votar


Ah, se vc vai usar mac mesmo, o Logic Pro custa, regularizado, na appstore, 200 dólares. Se vc tiver interesse em ter uma DAW dentro dos conformes, eu acho que entre as profissionais, essa é a mais barata. Eu tenho o Jack Sprrow do Logic aqui, já tentei usar algumas vezes, mas não me acostumo com o jeito dele, então prefiro esperar um pouco e vou investir num Ableton mesmo que tou mais acostumado, quando chegar a hora de regularizar isso daí.

O Logic tinha uma versão pra Windows muito tempo atrás, quando era da Emagic.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montando Home Studio até 10 k