Korg Krome - Lançamento Mundial

Autor Mensagem
Gugu tecladista
Veterano
# jul/13
· votar


Então galera tenho umas duvidas, na korg o modo combi é aquele que vc pode combinar até 16 timbres certo? Quantas alocações existem no krome para esse tipo. Na roland existe dentro do modo patch 128 para vc montar seus timbres customizados, tipo memoria do usuario. Ou seja vc pega um timbre no banco, esses bancos são fixos, vc altera o timbres , volume, cutof, tipo de onda etc..., e salva na memoria do usuário. Depois vc pode combinar esses timbres em uma performace de 16 timbres, no meu teclado com 32 alocações. Queria saber como isso funciona no krome. Quantas alocações para cada tipo e tambem como funciona o armazenamento pelo cartão sd, é confiável? E esse cartão é facil de encontrar?

Edson Caetano
Veterano
# jul/13
· votar


Gugu tecladista
Nas Workstations da Korg você pode customizar literalmente 100% do seu equipamento se assim quiser

Então:
temos no modo program 768 "slots", 640 vem no pre-load
temos no modo combi 512 "slots", 288 vem no preload
mais drum kits e os timbres GM

Portanto você literalmente pode ter 512 Combis personalizadas para você, muita coisa de fabrica não serve ou não é de agrado pode ser transformada para você

Mas e se gostar de tudo sem problemas é só manter e ainda sobra 224 "slots" disponíveis

Entendeu??

Gugu tecladista
Veterano
# jul/13
· votar


Poxa 512 combis, pra mim é muito levaria um bom tempo para eu achar isso pouco, ja que estou acostumado com somente os 32 do xp. Estou adquirindo um p105 para fazer par com o xp. Como eu não acho alguem que me pague um valor rasoável pelo xp 80 estou pensando em adquirir um krome também em usar um set com esses tres teclados. Acho que ficaria bem versátil. O p105 vou recebe-lo como uma dívida e eu compraria o krome. Sempre quis e sonhei com um top, mas as circuntancias estão fazendo com que esse sonho seja adiado cada vez mhais. Penso em explorar ao maximo tanto o xp quanto o krome, para que quando eu chegue finalmente à um top possa ter experiencia para programa-lo. O xp não mais minhas nescessidades então com essa possibilidade de pegar o p105 acho que o krome seria bem vindo, mesmo que ele aposente de vez meu xp depois e ai o q acham?

Edson Caetano
Veterano
# jul/13
· votar


Gugu tecladista
O modo combi de ser da Korg abre espaço para possibilidades incríveis, é um work muito bacana, com timbres legais, e agora com o sampler liberado via soft, é uma escolha muito boa

E levar 3 instrumentos é um lenha, certamente vai acabar aposentando alguma coisa, e o p105 nem vai levar (embora ele fique muito legal com os novos pianos do Krome)

Gugu tecladista
Veterano
# jul/13
· votar


O p105 eu usaria maia para tocar na igreja, em barzinho onde rola mpb, casamentos e em casa para estudar piano mesmo. E nos shows em geral eu levaria xp+krome. Tem muita coisa que me agrada no xp, mas pianos, orgão e o kit de bateria deixa a desejar e no krome eu gostei muito desses timbres também além dos eps. Então eles em pares e dificilmente usaria os tres ao mesmo tempo. Tenho pensado muito nisso e a unica coisa que eu não gostei do krome foram as teclas mas como ele não será meu unico teclado...

Darlan Felix
Veterano
# jul/13
· votar


Edson Caetano

Nem abriu amigo... hehehe

Mas essa história de Sample aí é nova, vou dar uma checada em casa!

Gugu tecladista
Veterano
# jul/13
· votar


Deixa ver se eu entendi, posso ter então 512 combis, salvar no cartão para eu poder carregar depois? Pois atualmente toco em 2 bandas e gostaria de ter uma pasta para cada banda, também gostaria de ter playbacks para fazer umas brincadeiras em casa e em um projeto com mais 2 musicos. Desculpe as perguntas parecerem bobas mas devido o modelo de armazenamento do xp ser em disquete, tive alguns problemas então deixei isso meio de lado. Existe outra coisa, é a questão do metronomo, ele não tem aquela saida de audio específica para metronomo, sera que teria como driblar isso. Tipo mandar para um dos canais de audio separado?

Shadad
Veterano
# jul/13 · Editado por: Shadad
· votar


Edson Caetano

Para mim, só há duas razões para a Korg não ter liberado oficialmente o sampler do Krome:

1 - A ferramenta ainda não está aperfeiçoada o suficiente e ainda deve conter muitos bugs.

2 - A Korg deve estar guardando o sample do Krome como uma arma secreta, para ser lançado posteriormente como um upgrade do equipamento junto com um OS futuro. Assim como ocorreu com o XPANDED do M3.

O que eu acho estranho é que o Korgman fez vídeos nos quais ele explorava o sample do Krome e esses videos foram deletados do Youtube no dia seguinte após serem upados. Além disso, o Korgman evita responder perguntas sobre o sample do Krome (tanto nesse tópico quanto na página da Korg-BR do Facebook).

Shadad
Veterano
# jul/13
· votar


Gugu tecladista

Deixa ver se eu entendi, posso ter então 512 combis, salvar no cartão para eu poder carregar depois?

Isso mesmo! O arquivo com as combis, programs e músicas sequenciadas (organizados exatamente da forma como você salvou) é salvo nos formatos da Korg (*.PCG, *.SNG) e você pode salvar quantos PCGs quiser no cartão. Eu, por exemplo, tenho mais de 10 diferentes. Um para a minha banda baile, um para uma banda de reggae na qual eu toco outro para uma banda de samba-rock... e por aí vai.

Existe outra coisa, é a questão do metronomo, ele não tem aquela saida de audio específica para metronomo, sera que teria como driblar isso. Tipo mandar para um dos canais de audio separado?

Sim, existe uma forma de driblar isso. Você deve programar o metrônomo para sair apenas na saída L ou R (no modo SEQUENCER existe essa opção) e depois programar o PAN dos timbres para eles saírem para o canal que o metrônomo não está usando. Ou seja, se o metrônomo está para sair no canal L, você deve mover o panorama do dos timbres para ficarem 100% no canal R, e vice-versa.

Edson Caetano
Veterano
# jul/13
· votar


Shadad
Imaginava a Korg querer vender a parte o programa de sampler, e / ou vender só ela pacotes compatíveis ...

O que o korgman provavelmente fez, foi mostrar ao mundo uma ferramenta que os funcionários da Korg tinham acesso sem autorização japonesa, e teve que apagar os vídeos e comentários

Mas nada que um especialista em computação não conseguisse driblar, os caras lançam jailbreaks do ios toda hora e deve ser muito mais complexo, imagino que o grau de complexidade de um teclado para estes hackers seja amador, por isso gosto dos teclados mais com cara de computador, mais pessoas tem acesso a criação de material, sejam ferramentas, sejam conteúdos

whitewash
Veterano
# jul/13
· votar


Logo logo compro meu Krome *-*

Rick Pac
Veterano
# jul/13
· votar


Gostei da nostalgia . Aí Fernando Tecladista:


Darlan Felix
Veterano
# jul/13
· votar


Aê galera, a guitar do Krome com alguns efeitos:



lukes
Membro Novato
# jul/13
· votar


Olá pessoal..sou novo aqui..desculpa pela pergunta mas é o seguinte: comprei recentemente um krome 61 e to feliz pra caramba kkkkk..só que meu teclado anterior (meu unico na verdade) era um psr 295..então eu sou leigo sobre workstations e sintetizadores..eu procurei no manual mas não encontrei..achei vários timbres de fabrica muito bons (program)..já bem equalizados e com efeitos e tal..se puderem me ajudar..tem como usar esses programs já equalizados no comb? pq qdo vou usar o mesmo timbre no modo comb (por exemplo o 000 krome piano)..ele ta cru..sem graça..parece que sem efeito..

macba
Veterano
# jul/13
· votar


lukes
Não conheço o instrumento, mas tive um m50 e tenho um kronos, imagino que seja parecido, na tela de criar Combi, pega uma Initial combi, vai no menu em cima, deve ter uma opção, copy from program, ele copia o programa com todos os efeitos pra sua nova combi, mas imagino que deva conseguir copiar com efeitos uns dois progs no máximo. Dá uma olhada nisso.

lukes
Membro Novato
# jul/13
· votar


valeu [/b]macba[b]..é isso mesmo..mas to conseguindo copiar um monte rsrs

Berg Varela
Veterano
# jul/13
· votar


Galera semana passada tive um pequeno contato de 1° grau com o KORG KROME 61 que acabou de chegar numa grande loja por aqui,incrível,as lojas daqui descobriram a Korg.

A minha primeira impressão foi de espanto,pois ele estava bem embaixo de ROLAND FANTOM G6,um dos teclados mais bonitos em minha opinião.

Espanto por ver um KROME pela primeira vez e ver quer ele é pequeno e que passa despercebido na loja por sua simplicidade no painel em frente a alguns teclado que estavam lá(tinha um NORD STAGE 2 do lado).

A primeira coisa que fiz foi sentir as teclas que muitos aqui no fórum reclamarão,realmente é muito leve e aparenta ser frágil,não gostei.

Os Knobs também não gostei,meio grosseiro,idem as os botões do VR-9.
O Display pensava em ser maior,nos videos e em imagem parece que é maior.
O peso é bastante leve.

Berg Varela
Veterano
# jul/13
· votar


Ontem 18/07/13 tive um segundo contato,mas esse de 3°Grau,ou 4°grau,acho que fui abduzido. kkkk.

O Vendedor que é um amigo meu me fez o favor de ligar e trazer uns fones que não conhecia,a marca estava escrito DL,fiquei meio receoso.

Coloquei os fones e esperei o KROME dar boot com a mesma barra do KRONOS,mas foi rápido,mais ou menos um minuto.

Quando ligou a primeira coisa que me veio aos olhos foi o display,um pouco embaçado,com certeza não é HD feito o KRONOS,muita pouca informação,mas muito bom dividido,com o essencial.

Umas surpresas agradável,os timbres tem um gráfico de volume,tanto nos PROG. quantos nas COMBI e os botões SW1 e SW2 estão na tela com suas respectivas funções,vi um contador,que na hora,pensei ser um relógio,mas era um contador com start e reset,interessante,,uma função simples que ajuda a saber com quantas horas já vai a apresentação.

Eu não acreditei quando vi uma calculadora nos parâmetros,com as funções +,-,x,/,%,CEe etc...,quase não acreditei,kkkkkk.

Primeiro timbre,piano,toquei com os olhos fechados e percebi que os fones que o vendedor me deu era muito bom,o timbre lembra muito o GERMAN D do KRONOS,mas falta alguma coisa,não é ruim,mas também não é bom,um pouco estalado,da pra usar tranquilo,mais os puristas vão achar defeitos.

Em seguida coloquei uma COMBI que de primeira era um PIANO+STRINGS,passei um bom tempo,gostei muito,combinação simples que no KRONOS temos que fazer pois não vem com essa COMBI montada,muito pouco ou quase nada pra fazer neste timbre,um dos meus preferidos.

Falando em COMBI achei uma função que no KRONOS não tem,que seria as COMBI com todas as secções feito os PROGRAM no KRONOS,como uma secção só de piano,uma de organ e etc...legal isso.

Outra coisa que notei que o KROME tem muito pouco timbres em relação ao KRONOS numa relação de 4 para 10 respectivamente.

Nos Eps,nada de novo,todos tocáveis e muito bons,com a excelência da KORG,nos ORGAN Idem.

Fui pra seção de BRASS e encontrei um timbre muito legal OCTAVE BRASS editei um pouquinho e ficou no meu gosto,bem tocável,pensei na hora,nas COMBI deve ter uns BRASS monstruoso em relação a esse aqui,que é um PROG,e veio a minha decepção,as COMBI de BRASS era horrorosas,uma pior que a outra,na hora deu saudade do XP-80.

Acordeon,vamos pular essa parte,definitivamente a KORG e a ROLAND não colocam mais timbres que presta no seus teclados.poucas opções,muito pouca mesmo e ruins,engraçado que nos PA-500 tem uma secção só de acordeon,muito bom e com muitos timbres,todos tocáveis.

Pra não ficar muito grande o texto,o resto dos timbres são muito bons e tocáveis e com um bom peso.

CONCLUSÃO: Pra quem tem um KRONOS não vale a pena o KROME,vai ter mais do mesmo,mas pra quem estar subido de categoria,pode pegar um KROME 73 que vai ser um belo UP.
Perfeito ele não é,mas nos palcos ele não vai fazer feio,aliais é um animal.
Comprem um 73 porque o de 61 vai desaparecer num palco grande.

Vamos torcer pra KORG liberar o sample do KROME,com um ACORDEON e um BRASS em samples,o KROME fica perfeito,piano vai depender da exigência do usuario

Desculpem pelo texto grande,e é porque tinha muita mais coisas pra escrever,mas deixa pra próxima.

Edson Caetano
Veterano
# jul/13
· votar


Falando em COMBI achei uma função que no KRONOS não tem,que seria as COMBI com todas as secções feito os PROGRAM no KRONOS,como uma secção só de piano,uma de organ e etc...legal isso.

Tem sim, é só entrar na seleção das combis que vai estar dividido por categorias exatamente como é no modo program, ou não entendi o que não tem hehehe

Outra coisa que notei que o KROME tem muito pouco timbres em relação ao KRONOS numa relação de 4 para 10 respectivamente
Não é tão brutal a diferença mas oficialmente temos
no krome
512 combis - 288 preload
768 program - 640 preload
48 drumkits e 1077 multisamples

no kronos
1792 combis - 480 preload
1664 programs - 1536 preload.
152 drumkits e 1505 multisamples

é bem mais carregado, claro

Vamos torcer pra KORG liberar o sample do KROME
Se a korg não liberar azar o dela, já esta disponível o programa de sampler kromatool é só mandar bala e eu não esqueci do seu arquivo logo mando ele

Gugu tecladista
Veterano
# jul/13
· votar


olha eu gostei muito do krome
mas pra quem tem um xp 80 vc sente falta do brass, do after touch. as teclas na minha opnião são horrorosas, e não ter usb para pen driver é uma bola fora e podia ter aquele clik do metronomo em uma saida separada, mas comparado com o mox, que acho que é seu concorrente mais direto, ele da uma lapada na questão de timbres, não pela qualidade mas pela presença, colocados lado a lado o mox perde, na verdade é a qualidade dos timbres que me fizeram olhar para ele e realmente ele é um dos poucos que tem um brass de fabrica aceitável, mas quando olho os classificados e vejo um xs6 por 5000 e um M3 por 4500 acho que um krome não vale a pena.

Edson Caetano
Veterano
# jul/13
· votar


Gugu tecladista
Top é top... Se der para entrar um usadinho, nem dá para descer os níveis

waltercruz
Veterano
# jul/13
· votar


Darlan Felix
bacana a intro do U2!

rodolfo1982
Veterano
# jul/13 · Editado por: rodolfo1982
· votar


Berg Varela
Gugu tecladista
Quando vocês dizem que as teclas são "horríveis", ou não gostaram... comparando com os teclados concorrentes dele, como seriam ?

Até hoje nunca ví um Krome, mas fico sempre pensando como ele seria em relação aos concorrentes, MOX ou Stage, por exemplo. Já tem um ou outro tópico sobre isso, mas quando ví esses comentários sobre as teclas fiquei na dúvida....
Já que vocês testaram ele... as teclas são "horríveis" comparadas a um Kronos, Motif, etc, ou são "horríveis" mesmo se comparadas a seus concorrentes diretos, tipo um Juno Stage ou MOX6 ?

Berg Varela
Veterano
# jul/13 · Editado por: Berg Varela
· votar


rodolfo1982

São mais horríveis que as teclas do JUNO-Di,A-800 Pro,JUNO-Gi.

Igual ou pior a do M-50

O JUNO-STAGE tem um dos melhores Keybed,igual ao usado no JUPITER-80/50.nesse quesito o JUNO-STAGE é imbatível.

Edson Caetano

Dá um desconto ai,pois o me Review foi uma análise quente só pra testar os timbres,nada de analise fria,com manual,comparando especificações.

Tudo com emoção e nada de razão,com fones no talo,por 1:30h.

E o preço do KROME 61 era de R$5,500,00 na loja que eu testei.

Falando em COMBI achei uma função que no KRONOS não tem,que seria as COMBI com todas as secções feito os PROGRAM no KRONOS,como uma secção só de piano,uma de organ e etc...legal isso.

Realmente me expressei mal e deixei a entender isso mesmo que vc entendeu,mas apenas estava falando que no KROME tem as COMBI montadas,varias de uma secção tipo vários ORGAN,todos tocáveis e que de cara agente aproveita muita coisa,coisa que no KRONOS as COMBI são com KARMA,ARP,DRUMS,LAYERS,12 FX,Vários timbres.
são lindas,mas meio ROLAND,onde as PERFORMACE agente não aproveitava quase nada,só servia pra agente ver o poder de fogo do instrumento,muita COMBI voltada pra musica TECNO,HOUSE e etc..

Sei lá talvez porque o KROME não tem o KARMA a KORG voltou as COMBI mas pra esse lado de naipes de instrumentos e eu achei isso muito massa,lembrando o KORG PA 2X PRO com suas PERFORMACES,tinha COMBI de STRINGS,VOZ HUMANA,PIANOS,ORGAN e etc..muito massa e todos aproveitáveis com pouco a fazer de edição.

No KRONOS o poder de fogo é muito maior,mas temos que fazer varias COMBI pessoalmente.

e sobre a razão de 4 para 10 eu quase acertei as da COMBI ficaria 5 para 10,só no olhômetro e a do PROG daria 1 para 2,metade.errei feio kkkkkkkkk.

e aquelas discussões do Clubinho sobre WI-FI interno,porta Ethernet,USB no CANNON, IPAD usando a placa de som do KRONOS ,vc deveria trazer pra cá,pra dar uma esquentadinha,no tópico do KRONOS.

Eu não esqueci do meu arquivo não,aproveita e me arranja mais alguns ai,valeu amigo.

lukes
Membro Novato
# jul/13
· votar


pessoal..coloquei o triton patch e uma reprogramação que o korgman me passou no cartao SD e coloquei no krome e dei o load..blz..gostei dos timbres..mas agora não encontro os 4 ou 5 timbres que montei no COMB..alguem pode me ajudar?

Edson Caetano
Veterano
# jul/13
· votar


lukes
Provavelmente os novos bancos gravaram por cima dos seus, game Over, pode começar a fazer tudo de novo

Sempre mantenha backup de seus arquivos para reutilizaçao em casos de acidentes como esse ou utilize o pcg tools para arrumar os timbres de maneira a nada fica de fora

Mas é bom, vai ficar mais fera na montagem de combis hehe

Gugu tecladista
Veterano
# jul/13
· votar


rodolfo1982

as teclas são ruins comparados ao meu principalmente.
mas acho as teclas do mox melhores
Para mim parece que são feita de plastico super leve e e elas não descem muitos o que não ajuda muito no controle da dinamica.

Darlan Felix
Veterano
# ago/13
· votar


Galera que tem Krome e que já teve oportunidade tocar com Motif XS ou o MOX.

Vocês sentem que o Krome perde feito na área de Synth? Tanto os Leads com os Comp...

To percebendo isso... E também acho que o arpegiador da Korg deixa MUITO a desejar comparado a da Yamaha, para fazer linhas mais eletrônicas... Fiquei meio decepcionado em relação a isso...

srcleber
Membro Novato
# ago/13
· votar


Ola, li os comentários e gostaria de expressar minha opiniao

Nord Piano 1 ou 2 / Stage 1 ou 2 = melhores pianos , variedade e diversidade ( alem dos BabesGrands (de cauda ) tambem tem pianos uprights (de armário ) Tem piano steinway, yamaha , bosendorfer , armario austriaco, bosendorder de armario , petrof de armário entre outros modelos antigos tipo de filme de cauboi rs ).

Yamaha = timbres maravilhosos, tanto quanto do nord ( sem a mesma variedade) . Seus timbres são samles de seus proprios pianos de cauda.

Korg = timbres maravilhosos, com alguma leve variedade no Kronos . ( tem o piano alemão e japones ).


Roland RD700nx = 3 pianos distintos ( o brilliant, lembra muito o piano do V-piano , tive um e pessoalmente adorava este timbre ), o Grand e o Studio ( mais amadeirado e aveludado). Os outros Nxs parecem ter um timbre só .... com variações que possuem em relação a graves, medios e agudos, ou com duetos , digo com strings ou pads. Alguns por placas tem pianos antigos como do XP80 muito legais.


Minha avaliação deve-se apenas aos pianos destes grandes instrumentos.
Se procura pianos , estarás bem servido com qualquer marca destas ( inclusive nao citei a Kawai que tambem e maravilhosa), contudo, se quer variedade e praticidade ( sem usar VSTs ) escolha o Nord.

O krome não possui tanta riqueza em seus timbres de piano quando comparado ao seu irmão mais velho, contudo, no meu ver (ouvir) não decepciona; mas seu foco , no meu entender é mais workstation, com grande poderio sonoro , vasto e com inumeras possibilidades de mistura, edição e manipulação de seus sons ... haja visto todos com excelente qualidade; e com um preço pouco menor que os Stage2 da nord ou que o proprio Kronos.

Afinal para alguns 2 ou 3 mil a menos , faz uma diferenca gigantesca

lukes
Membro Novato
# ago/13
· votar


eu andei procurando no manual mas nada...o krome não possui alguma opção ou tecla de favoritos para mudança rapida de timbres?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Korg Krome - Lançamento Mundial