É possível aprender sem aula?

Autor Mensagem
joaormrt
Veterano
# abr/12


Gostaria de saber se é possível tocar piano/teclado bem sem fazer aulas..
Minha situação é a seguinte...meu pai e minha irmã compraram um piano digital da Yamaha, e ambos vão fazer aula de piano, eu tenho muita vontade de aprender, porém não tenho tempo para aulas, é claro que algo deles eu vou aprender, mas gostaria de saber se partituras e teoria são essenciais para aprender a tocar.

Já toco guitarra faz tempo e tenho uma certa facilidade com músicas e tenho um ótimo ouvido. Já aprendi a formação de acordes no piano e hoje foi a primeira vez q toquei num piano e já to conseguindo tocar a introdução de Let It Be (não perfeitamente, mas tá saindo legal, não sei o nível dessa música).

Deem suas opiniões.
Abraço!

Edson Caetano
Veterano
# abr/12
· votar


Se nao tem tempo para aulas, quanto mais para estudar e ainda por cima sozinho, dá para aprender sim mas exige muita disciplina, estudo, treino... O bom é o gancho de ter dois em casa que podem te ajudar

Eu acho que tem de tentar, vai que curte mais que a guita até

fernandodi
Veterano
# abr/12
· votar


Pra você vai ser muito mais fácil porque já tem base na música, se fosse do zero sozinho ai ia pegar.... Mas vc consegue sim, é só dedicar..

kiki
Moderador
# abr/12
· votar


joaormrt
introdução de Let It Be (não perfeitamente, mas tá saindo legal, não sei o nível dessa música).
é facinha, até eu toco [/carlaperez]

eu faço um pouco o que voce ta pensando, eu fico brincando no piano esporadicamente, pegando umas musicas pra cantar junto e tal. sem pretensão de estudar ou aprender sério.

mas gostaria de saber se partituras e teoria são essenciais para aprender a tocar.
tanto quanto pra guitarra ou qualquer outro instrumento: voce quer tocar erudito? quer estudar muita teoria? quer saber tocar jazz? ou só quer curtir umas musicas pop, tipo beatles?

acho que dá pra fazer esse paralelo dos beatles e da guitarra: é perfeitamente possivel voce aprender quase tudo dos beatles sem saber partitura e sabendo pouco de teoria. voce vai ser um musico limitado a estilos mais pop, mas isso nao te impede de tocar bem aquilo que voce se propoe.

se voce ver o que eles tocaram no piano, a grande maioria são acordes, algumas poucas musicas tem um pouco mais de arranjo.

agora, pra aprender a tocar piano mesmo, aí é bom saber partitura e tem que estudar bastante, é outra dedicação.

gustavocp
Veterano
# abr/12
· votar


sim, é possível.

manasses.ss
Veterano
# abr/12
· votar


Sim, é possível mais se você tiver o dom para música fica mais fácil ainda, falo por mim que comecei tocando violão e depois comprei um tecladinho e usei a base do violão para passar as notas para o teclado, hoje toco melhor teclado do que violão. Também é muito importante que você procure cifras pela internet, pratique e escute muita musica boa.

Tiago Correia
Veterano
# abr/12
· votar


1. É possível sim. Você tem bagagem musical.
2. Partituras e teoria são essenciais para aqueles que querem EVOLUIR.
3. Let It Be (nível Justin Biba).

Já toco guitarra faz tempo

E ainda não sabe ler partitura!?

Pois bem, será uma excelente oportunidade para aprender e terá ganhos extras se aplicar sobre a guitarra se afastando da maioria (baixistas, violonistas, guitarristas, tecladistas e até bateristas).

Teclado: Aos iniciantes estaca zero 6 meses de aula bem feito para saber montar todos acordes (C, Cm, Calt, Cdim, Caum, Csus2, Csus4), fazer todas escalas, ler todas as notas nas duas claves e muito ouvido no som. Com essa pequena bagagem já dá para se aventurar sozinho. Se não será condenado a comprar revistinhas com cifras e ficar caçando na net/dicionário de acordes como se faz "X" acorde m7(9).

Piano: Dois anos já dá para pegar o andamento da coisa. Ler e executar muita partitura; peças, obras, estudos técnicos etc. Se for tocar para amigos/familiares dá para fazer sem professor. De forma profissional permita sempre ser avaliado por um professor competente.

Edson Caetano
Veterano
# abr/12
· votar


Tiago Correia
A sua pequena bagagem sugerida é excelente, mas um cara do zero alcançar isso em 6 meses acho extremamente rápido hehhe, coloca alguns meses a mais aí

rocknroll1234
Veterano
# abr/12 · Editado por: rocknroll1234
· votar


um exemplo de guitarrista foda que não fez aula:
-Jimi Hendrix

Tiago Correia
Veterano
# abr/12
· votar


Edson

É só ligar o Nitro rsrs.

- 6 meses (engolindo o instrumento)
- 9 meses (se for meio virado pra lua)
-12 meses (normal)
- mais que isso sem futuro

Edson Caetano
Veterano
# abr/12
· votar


rocknroll1234
E os seres humanos normais??
para tudo tem sua excessão, a gente não pode achar que estamos enquadrados na minoria, e sim supor que estamos com a maioria, que tem suas dificuldades, que precisam estudar e praticar muito mais, e que um bom professor guiando facilita muito mais

Tiago Correia
Só ligando o Nitro mesmo hehe ah se eu tivesse feito isso quando era mais novo, minha única preocupação era meio periodo na escola, tinha muito tempo, hoje já era hehe

Cisdelli
Veterano
# abr/12
· votar


cara toco guitarra tb. e brinco no teclado. "controlador midi na verdade kkkk até q sai algo.. n sei se por causa de já saber um pouco de musica.. mas axo q da sim

J.Dionatan
Veterano
# abr/12
· votar


Na boa, não me encano mais com tempo para aprender, minha meta é tocar piano bem quando tiver uns 40, 50 anos. Ou seja, muito tempo a frente (estou com 28). E no meu ritmo.

Hoje consigo estudar uma hora por dia no piano, tiro meu tempo de estudo apenas para estudo mesmo, escalas, hanon, czerny, blues, leitura de partitura, e tal. Não uso este tempo para brincar ou tocar nada que curta pois o tempo é precioso e serve para evoluir.
Quando pego para brincar e descontrair aí é outra coisa.

Ou seja, como não vou viver de música eu tenho calma e serenidade para tornar da música um prazer e não um fardo, o importante é cada um achar o seu ritmo e nunca para de evoluir. Sei que estudando, mesmo que seja um pouco por dia, a cada mês estou evoluindo e isto já me basta.

rocknroll1234
Veterano
# abr/12
· votar


Edson Caetano
qualquer ser humano com vontade, drogado ou não, pode aprender sem professor.

dgsoul
Veterano
# abr/12 · Editado por: dgsoul
· votar


rocknroll1234


Só a “vontade“ não basta. Todo mundo tem vontade de algo, porém vontade é momentânea, diciplina faz parte do caráter e isso dificilmente muda por tanto é mais durável do que a vontade.

E o que envolve a diciplina?! Estudo, pesquisa, reserva de tempo para aprender, o “querer conhecer“, raciocinio logico, etc.

Reescrevendo sua frase de maneira correta seria: “Qualquer ser humano com disciplina consegue tocar qualquer instrumento sem a intervenção direta de um professor“.

Só lembrando que sou autoditada, mas tenho certeza que se tivesse começado com professor, estaria em um nível bem melhor do que estou hoje.

Cisdelli
Veterano
# abr/12 · Editado por: Cisdelli
· votar


J.Dionatan
Na boa, não me encano mais com tempo para aprender, minha meta é tocar piano bem quando tiver uns 40, 50 anos. Ou seja, muito tempo a frente (estou com 28). E no meu ritmo.

Hoje consigo estudar uma hora por dia no piano, tiro meu tempo de estudo apenas para estudo mesmo, escalas, hanon, czerny, blues, leitura de partitura, e tal. Não uso este tempo para brincar ou tocar nada que curta pois o tempo é precioso e serve para evoluir.


cara na boa, n sei se entendi... se vc nao pretende nd de lucrativo na musica.. e n tocar nd que te agrade, que curta, ficar só vendo partituras e partituras, escalas e + escalas .... tipo???

musica é curtir, criar.. claro o estudo é a coisa mais importante.. mas tem q dau umas pausas =D

J.Dionatan
Veterano
# abr/12
· votar


cara na boa, n sei se entendi... se vc nao pretende nd de lucrativo na musica.. e n tocar nd que te agrade, que curta, ficar só vendo partituras e partituras, escalas e + escalas .... tipo???

Hehe, me expressei mal. Ratificando:
Eu não pretendo VIVER de música, o meu salário me sustenta e sustentará a família, assim eu não ficou louco tendo que me profissionalizar na área rapidamente. Porém quando eu atingir um nível que me possiblilita retorno financeiro aí vou cair dentro claro.

E eu apenas não misturo esta hora de estudo com outras coisas entende. Estudar música não é legal, é chato, massante, mas é fundamental para quem quer evoluir.

E claro que quando eu toco aí sim é para curtir né!!

manasses.ss
Veterano
# abr/12
· votar


rocknroll1234
qualquer ser humano com vontade, drogado ou não, pode aprender sem professor."
Nesse ponto de vista ele tem razão pois como eu disse anteriormente eu aprendi tocar teclado sozinho e não faço feio.
Vai depender até que nível você pretende chegar.

Edson Caetano
Veterano
# abr/12
· votar


rocknroll1234
Concordo com você, só acho que dar o Jimi de exemplo é forçar um pouco, o cara era um gênio, dai o carinha acha que tirando umas musiquinhas sozinho esta arrebentando

Existe tocar e "TOCAR", a arte musical é centenária, ou seja foram desenvolvidas muitas técnicas para o desenvolvimento do aluno, não acredito que alguém descubra isso sozinho, vai ter um desenvolvimento mais lento

E veja bem, o autodidata não pode contar com vídeo aulas, YouTube, amigos, o autodidata aprende sozinho, se recorreu aos universitários já perdeu esta condição

Tiago Correia
Veterano
# abr/12
· votar


Edson

o autodidata não pode contar com vídeo aulas, YouTube, amigos, o autodidata aprende sozinho, se recorreu aos universitários já perdeu esta condição

Aí o cara teria que nascer cego, surdo, mudo, sem tato e terminar sua vida como um gênio musical.

Ou seja, da forma como você colocou, se o cara tira uma música de ouvido ele também tem que perder a condição de autodidata porque só reproduziu e não criou.

E se sem querer querendo o cara ouviu as músicas do michel teló, do tchê, tcha, tchu já perdeu a condição de autodidata.

E se no início Jimi assistiu um show ou viu algum amigo tocando já era também ele perdeu. Foi influenciado pelo youtube da época.

J.Dionatan
Veterano
# abr/12
· votar


Falando no popular, ningúem aprende sozinho, porque só se aprende algo que algúem ensina. Pode ser que quem ensina seja a tv, o rádio, o amigo, a internet, ou seja alguém sempre estará passando conhecimento.

Veja o exemplo da galera das antigas que aprenderam a tocar viola, ou acordeon sendo analfabetos. Eles tinham uma percepção musical apurada sem nem ao menos saber o significado da palavra percepção, e o som de suas gravações nos emocionam até hoje.

Cisdelli
Veterano
# abr/12 · Editado por: Cisdelli
· votar


J.Dionatan
a entendi agora shuashuashuas =D

Cleber Vaz
Veterano
# abr/12
· votar


joaormrt
Também comecei no teclado/piano depois de tocar guitarra por alguns anos. Não fiz aulas, parti do que sabia até então, do estudo da guitarra e hoje o teclado é meu principal instrumento de expressão. Boa sorte!

pianista1minuto
Veterano
# abr/12
· votar


Já aprendi a formação de acordes no piano e hoje foi a primeira vez q toquei num piano e já to conseguindo tocar a introdução de Let It Be (não perfeitamente, mas tá saindo legal, não sei o nível dessa música).

Deem suas opiniões.


Cara essa foi a primeira musica que eu aprendi a tocar, eu nunca fiz curso de musica ou sabia alguma coisa de teoria, hj eu sou pago pra tocar num shopping. Vc ja tem tudo que precisa: Muita fome, um bom ouvido e Alguma teoria. Vai em frente cara que dá sim!

fernandodi
Veterano
# abr/12
· votar


Já aprendi a formação de acordes no piano e hoje foi a primeira vez q toquei num piano e já to conseguindo tocar a introdução de Let It Be (não perfeitamente, mas tá saindo legal, não sei o nível dessa música).

só eu que não sei tocar let it be??

J.Dionatan
Veterano
# abr/12
· votar


só eu que não sei tocar let it be??
também não sei!!!

Edson Caetano
Veterano
# abr/12
· votar


Tiago Correia
Ta certo, generalizei muito...

Mas vamos lá, o mundo hoje, se o cidadão não estiver morando em uma bolha, é muito fácil ter acesso a tudo, quando eu tinha 15 anos não existia nada disso, imagina para os coroas de 40, 50 anos... piada pura

Não tem como ser surdo, mudo, cego, sem tato, realmente, a música esta aí por todos os lados, claro, mas vamos excluir influências, vamos considerar o que é mesmo um auto-didata: um cara que é capaz de aprender sem um professor, óbvio, mas o professor precisa estar presente??

Claro que não, eu sou professor de uma licenciatura a distancia, e não é porque 90% do conteúdo é passado on-line que os alunos são auto-didatas

Chego aqui hoje, falo que vou aprender sozinho guitarra, vou ser "auto-didata", amanhã posto aqui meia duzia de perguntas, no final de semana encontro colegas e ficamos numa rodinha tocando e trocando idéias, chego em casa abro o you tube, torrents, blogs e desço o pau em video-aulas, pdfs, e tudo mais que tenho direito... posso ser considerado auto-didata??

Concordo que todo mundo pode aprender sem um professor físico, com disciplina e dedicação, só não concordo que o cara se considere um auto-didata, com todas estas facilidades da nossa realidade hoje

Hoje o cara quer tirar uma música, entra em uns dois sites, abaixa a tablatura ou partitura completa, pega o midi orquestrado, abre em um guitar pro ou outro programa de notação, ve na cara todas as notas, liga uma back tracking e começa a "tirar" (leia-se tentar executar um trecho musical)

Quer que eu conte como era antes dos anos 2000?? a geração de hoje é muito feliz, por já ter tudo isso que temos a disposição, mas não vem com o papo que Jimi Hendrix (me desculpa só usei o exemplo de um auto-didata) aprendeu sozinho todo mundo pode ser igual a ele...

Mas é isso aí, já estou escrevendo demais

Tiago Correia
Veterano
# abr/12
· votar


Edson

Chego aqui hoje, falo que vou aprender sozinho guitarra, vou ser "auto-didata", amanhã posto aqui meia duzia de perguntas, no final de semana encontro colegas e ficamos numa rodinha tocando e trocando idéias, chego em casa abro o you tube, torrents, blogs e desço o pau em video-aulas, pdfs, e tudo mais que tenho direito... posso ser considerado auto-didata??

Haha Situação Crítica essa hein!?

Acho que real muitos querem o status "sou Autodidata" e excluem a idéia de ter um professor. Se não for o caso de não ter condições, dinheiro, tempo isso é muita ignorância. Nada como um bom MESTRE, ou melhor nada como ser um bom aluno.

Ignorando o status de autodidata vai ser mais facil pensar que o cara que da correria é na realidade um pesquisador tendo como objetivo é evoluir.

Só que um pesquisador busca materiais de conteúdo e cria para si alicerces sólidos.

E só para descontrair: A galera quase saindo nos tapas aqui e o cara que criou o tópico ainda nem deu as caras. ahaha

masterpro
Veterano
# abr/12
· votar


Com certeza amigo! Posso me usar como exemplo, nunca fiz aula, e só adquiri um instrumento uns 5 anos depois que eu já tocava, antes era só pegando emprestado...indo na casa de quem tinha. Hoje agradeço a Deus porque já fiz trabalhos pra grandes bandas e ainda faço, e vivo tranquilamente da música. Fica a dica, com determinação você consegue tudo o que quiser.

Edson Caetano
Veterano
# abr/12
· votar


Tiago Correia
Pois é cara, este tópico do auto-didata já é famoso no cifra, volta e meia aparece alguem que pergunta isso: posso aprender sozinho. E sempre é essa polêmica hehe

Claro que dá para aprender sozinho, mas aprender bem, corretamente, sem vícios, com a técnica adequada, que nem aquele idolo do rádio... é só saber onde se quer chegar

Tenho plena conciência que eu, sem professor, não ia para frente, meu perfil apesar de ser um cara que corre atrás, acaba se acomodando, a aula serve como um grande incentivo a obter as metas estabelecidas e até me manter estudando sobre um cronograma... Tal disciplina é díficil observar em pessoas que estão sozinhas, existe muita interferencia externa, são poucos que seguem isso a risca mesmo

A música em geral, independe do instrumento é extremamente simples ou extremamente complexa, depende apenas se quer brincar, se divertir, ou levar a sério, arrebentar, ser um virtuose

Mas hoje em dia dificilmente alguem sera um auto-didata nato, concordo com a sua colocação de pesquisador, sozinho vai colhendo material para o seu desenvolvimento, bem bacana esta linha de pensamento

Como nunca vai ter uma resposta unanime hehe que fique claro
dá para aprender um instrumento musical sozinho, e que fique por sua conta e risco

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É possível aprender sem aula?