Aprender a Tocar Sem Possuir o Instrumento: Missão Impossível?!

Autor Mensagem
.:Anonimato:.
Veterano
# jun/06 · Editado por: .:Anonimato:.


É isso aí pessoal, o abençoado aqui entrou em uma aula de Teclado! \o/ -- aplausos!

Tudo muito bom, muito bonitinho, porém, um detalhe: não tenho um em casa! Ou seja, treinar só mesmo em sala de aula!

Eu até possuía um mas foi vendido para comprar o Eagle BK negro eletro-acústico que constitui meu amigo inseparável. De resto, acho que só tenho mesmo um velho tecladinho de crianças escondido em algum lugar no quartinho da bagunça.

Então, fica aí a dúvida: vale a pena fazer aula sem ter um? Em caso positivo, o que é que eu posso fazer para compensar a falta de um em casa?

A) Teclado Imaginário
B) Teclado Desenhado -- já ouvi alguém aqui do FCC dizer que dá certo!
C) Teclado Virtual
D) Não treinar
E) Nenhuma das Alternativas Anteriores

Fica aí, esta incógnita...

ThyagoAmaral
Veterano
# jun/06
· votar


.:Anonimato:.
Viva a teoria musical... soh te resta isso... kkkkkkk em casa tu estuda teoria... le le le e le...

fernando tecladista
Veterano
# jun/06 · Editado por: fernando tecladista
· votar


B) Teclado Desenhado -- já ouvi alguém aqui do FCC dizer que dá certo
já "vi" casos de pessoas que fizeram um teclado desenhado em uma cartolina com só 2 ou 3 oitavas e procurando manter a mesmo tamanho das teclas do de verdade

C) Teclado Virtual
se a ideia é arrumar um programinha que toque as notas pelo teclado do PC (qwert) assim você tera "som" não tera um teclado mudo, mas o problema e que no PC as teclas são muito apertadas não vai dar pra treinar as duas mãos, treina passagens de dedo, mas dá pra treinar uma melodia simples
é pior do que fazer aula de guitarra em cavaquinho

D) Não treinar - desanima, tente pentelhar o lugar que você faz aula pra ver se tem algum horario com a sala vazia pra você treinar

em ultimo caso de sofrimento e de orçamento, tem teclado casio CA 110 usado na faixa de R$ 150,00.... mas é simples, tem timbres pobres mas tem teclas tamanho mormal (4 oitavas) e ritmo se for o caso de precisar de algo pra marcar o tempo

depois de algum tempo você pode procurar coisa melhor, pelo menos assim não desanima, o que você faz em um mês sem teclado em casa, com teclado é uma semana no maximo

TONY BLANCO
Veterano
# jun/06
· votar


.:Anonimato:.

Eu não faria aulas sem ter o instrumento.

Depois do instrumento, aí sim as aulas

.:Anonimato:.
Veterano
# jun/06
· votar


TONY BLANCO

Mas é a vontade de papai né!

TONY BLANCO
Veterano
# jun/06
· votar


vale a pena fazer aula sem ter um?

NÃO!!!!!!!

alexandrespa
Veterano
# jun/06
· votar


vale a pena fazer aula sem ter um?

NÃO!!!!!!!

Discordo.
Claro q fica mais dificil. Mas se vc nao pode ter um teclado agora, faça aula, sim, e compre depois. Enqto isso, treine em casa de amigos/professor, etc. Nao acho legal adiar aulas pq ainda nao tem o instrumento. Pode perder o ânimo.

Tb acho loucura comprar um tecladi caro se nem sabe onde ficam, as notas ainda.

Minha humilde opinião.

vlw.

TONY BLANCO
Veterano
# jun/06
· votar


Se todo mundo falasse NÃO, o que seria do SIM.

Uns dizem SIM, outros dizem NÃO, e aí vai.

snd
Veterano
# jun/06
· votar


estuda teoria e pegue um programa com um teclado virtual (ateh o guitar pro serve) para voce ir montando melodias baseadas no que voce estudo

.:Anonimato:.
Veterano
# jun/06
· votar


snd

Eu uso um sintetizador simples chamado Presto! Alguém conhece?!

gustavorino
Veterano
# jun/06
· votar


Isso é que nem dirigir sem carro

Minow
Veterano
# jun/06
· votar


Deixa de fazer 1 ou 2 meses de aula e compra o teclado mais vagabundo que tiver =)

ROTTA
Veterano
# jun/06
· votar


É impossível aprender um instrumento de forma adequada sem ter acesso a um. Isto vale para todos, penso eu. É como aprender a dirigir sem um carro, ou a cozinhar sem utensílios.

Abraços.

tiagothr
Veterano
# jun/06
· votar


Começei com as aulas de piano (a alguns anos atrás) sem ter um instrumento. Passei a ter instrumento em casa só depois de um ano de aula. É duro, mas é possível. Não desiste, se conseguir se manter na aula sem o instrumento é por que de fato quer esse troço!

Abraços,

mazza
Veterano
# jun/06
· votar


Isso é que nem dirigir sem carro
dois.

Scoth_Pr
Veterano
# jun/06
· votar


Eu comecei a tocar teclado aos seis anos, e quando comecei meus pais não tinham dinheiro pra bancar um teclado. O que fazer?

Minha professora desenhou um teclado com 2 oitavas para que eu pudesse memorizar as posições das notas e acordes e ter um mínimo de idéia de como seria o instrumento.

É claro que depois de algumas aulas eu ganhei meu CASIO (não lembro o modelo), que era uma maravilha pra quem tava acostumado a um som imaginário né.

tiagothr
Veterano
# jun/06
· votar


É... parece que a vontade de aprender por vezes supera até mesmo determinados limites de deficiência material. Obviamente isso tem limites, mas comumente são mais largos do que costumamos achar.

O_Melhor_O_Modesto
Veterano
# jun/06
· votar


.:Anonimato:.
acho que só tenho mesmo um velho tecladinho de crianças escondido em algum lugar no quartinho da bagunça.

Se você tirar som do teclado de criança qualquer outro vai ser moleza.

Comece com as aulas, treine no de brinquedo, as teclas são menores mais é melhor do que qualquer outro meio a não ser um de verdade. Mas pra começa ta bom. Tente conseguir algum horario pra treinar fora da aula no teclado de verdade, só pra já ir se acostumando.

Quando tiver a grana, pegue um de verdade.

O_Melhor_O_Modesto
Veterano
# jun/06
· votar


Tocar em teclado de brinquedo é o mesmo que fazer bateria de panela, da até pra aprender, e se conseguir tirar um som da tramontina, numa de verdade fica bem mais facil.

mazza
Veterano
# jun/06
· votar


se conseguir tirar um som da tramontina, numa de verdade fica bem mais facil.
huáhuáhuahuáhuáhua´muito hilario

storrecilha
Veterano
# jun/06 · Editado por: storrecilha
· votar


eu tb já conheci uma pessoa que iniciou os estudos de orgão com um teclado desenhado em cartolina e no primeiro 1 ano funcionou! mas era uma pessoa que pouco acesso à informação (que como não tinha um orgão, não usou outra coisa a não ser o desenho e depois o orgão)

se vc já tem até computador, vc poderia:
1. comprar um teclado barato / usado com midi e fazer ele de controlador
2. comprar um controlador barato / usado

ligar no computador, liga uns plugins e vc terá timbres legais

um colega do forum disse que vendeu o primeiro teclado dele por $50, não lembro quem foi hehe

afinal, um casio de $50 tem teclas e sai som (ainda que o som seja estranho é melhor que o silencio da cartolina) porque afinal, é importante ouvir o que vc esta tocando para saber se esta acertando tb !!!

boa sorte,

.:Anonimato:.
Veterano
# jun/06 · Editado por: .:Anonimato:.
· votar


Obrigado ao pessoal que postou até agora!!! Gostei muito das sugestões do tecladinho de brinquedo (O_Melhor_O_Modesto) e da do teclado ligado ao pc (storrecilha). Eu, na verdade, não sei o que é controlador ou controlador midi, mas gostei da sugestão assim mesmo!

Já estou ficando mais animado! Deus vos abençoe!

victor m3t4l
Veterano
# jun/06
· votar


vocês acham que vale a pena fazer aula de piano possuindo um teclado com teclas não pesadas ou semi-pesadas.
Ou, teclas não sensitivas?

gustavorino
Veterano
# jun/06
· votar


victor m3t4l

semi ou não pesadas até vai.. mas não-sensitivo .. fala serio.. isso é o basico do basico pra se aprender alguma coisa

.:Anonimato:.
Veterano
# jun/06
· votar


teclas não sensitivas

boiei...

fernando tecladista
Veterano
# jun/06
· votar


teclas não sensitivas

as teclas não tem alteração de volume tocando mais leve ou mais forte

storrecilha
Veterano
# jun/06
· votar


.:Anonimato:.

o maior problema de um teclado fraquinho é que os timbres (os sons) são fraquinhos tb (até aqui, obvio)... o lance de vc usar um teclado como controlador midi é que o teclado vai ser apenas um controlador (ainda no obvio hehe) dos sons que vc pode adquirir baixando programas na internet (os chamados plugins VSTi) que são instrumentos virtuais...

na pratica, vc vai usar um teclado midi para acionar os timbres do programo no seu micro e ouvir o som na caixa do seu computador com toda a qualidade do plugin

ae pessoal, se eu falei bobagem me corrijam !!!

storrecilha
Veterano
# jun/06
· votar


.:Anonimato:.
teclas não sensitivas

teclas sensitivas são aquelas que quando vc tocar de leve o som sai baixo, e se vc tocar com mais força o som sai mais alto, simulando o efeito que vc teria em um instrumento acustico como o piano!

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/06
· votar


storrecilha

é um caso perdido .. e o TX? levou lah?

.:Anonimato:.
Veterano
# jun/06
· votar


storrecilha

O meu antigo teclado então era não-sensitivo!
Deve ser bom tocar em um sensitivo! Quero adquirir um assim! Massa!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aprender a Tocar Sem Possuir o Instrumento: Missão Impossível?!