Voces dariam aula de teclado pra uma criança que já está tendo aula de piano a 2 anos?

Autor Mensagem
AnaClara
Veterano
# fev/11


Então... Eu comecei ontem a dar aula de teclado a uma menininha que me pediu, só q ontem ela me falou q já faz piano a 2 anos, entao eu falei com ela q tudo o q eu sei, eu aprendi sozinha, entao eu nao tenho técnica nenhuma e tenho medo q ela desaprenda o q ela já sabe, e q o q eu ensine dificulte o aprendizado dela.

O q vcs fariam no meu lugar? Parava de dar aula e falava com ela q era melhor ela esperar pra aprender a técnica certa na hora certa, ou continuava ensinando?

Ismah
Veterano
# fev/11
· votar


vcs juntas só tem a ganhar, pq vc tem a experiência e ela a técnica. continuaria sim, pois mta gente que toca piano naum conhece os acordes maiores

dgsoul
Veterano
# fev/11 · Editado por: dgsoul
· votar


AnaClara


Na verdade vc já sabe nossa resposta, mas só quer nossa opnião pra não ficar com esse fardo na cabeça, certo!?


Realmente vc foi muito justa em sua análise da situação. E a resposta é esta mesmo que vc está pensando: Não dar aula!!!


Reconhecer que ainda não é profissional já é um grande passo para o amadurecimento musical. Jogar limpo com seus alunos também.


Minha opnião é que vc faça aulas de teclado com um profissional, depois de assimilado o conteúdo (teorias, técnicas, exercícios, etc...) vc poderá dar aulas com mais segurança inclusive para alunos de piano.


Agora uma pergunta: Você já ela tocar!? Se ela já faz Piano, porque que ela gostaria de aprender teclado!? Ela lhe explicou o motivo!?


EDIT:

Ismah

pois mta gente que toca piano naum conhece os acordes maiores


hehehe, acho que vamos ter uma briga por aqui....

gustavocp
Veterano
# fev/11 · Editado por: gustavocp
· votar


pois mta gente que toca piano naum conhece os acordes maiores

Na boa... Pra mim quem só sabe ler partitura não é músico.


#lenhanafogueira

dgsoul
Veterano
# fev/11
· votar


gustavocp


Na boa... Pra mim quem só sabe ler partitura não é músico.

hehehehehe, Round 1, Fight!!!

Daniel Orp.
Veterano
# fev/11
· votar


Na boa... Pra mim quem só sabe ler partitura não é músico. +1
 
 
E quando o cara tem que criar uma música, comofas?

Gerson B
Veterano
# fev/11 · Editado por: Gerson B
· votar


Você não poderia falar com a mãe e/ou com o(a) professor(a) dela?

Fica difícil dar palpite sem saber o que vcê e ela sabem, qual a linha de piano que ela segue, etc.

Edson Caetano
Veterano
# fev/11
· votar


Mas quem disse que o Pianista, só sabe ler partituras e executar, seria Eu então, um player analógico hehe, que vejo, interpreto e repito, e nada mais tem significados, somente as bolinhas pretas jogadas nas linhas ???

Quem só le Partituras apenas, sim, é um músico imcompleto, mas não é fato generelizador, e confunde os que sabem mais do que apenas ler, ué será que o cara tá tirando com a minha cara, é isso que eu pensei quando eu li as frases acima

Quem toca piano não conhece acordes maiores?? porque ... eu na minha formação, tive teoria completa, e normalmente quem faz piano tem essa mesma bagagem, como assim não saber algo tão básico, só mesmo se for iniciante e/ou não estiver nem aí para o seu instrumento

Já vimos que vai dar polemica sem fim hehe

Round 2. Fight

Sobre as aulas

Só ensine o que já sabe, e se a aluna se interessar, pelo seu teclado popular, ela que decide se será bom ou não

AnaClara
Veterano
# fev/11
· votar


Ismah
Obrigada!

dgsoul
Agora uma pergunta: Você já ela tocar!? Se ela já faz Piano, porque que ela gostaria de aprender teclado!? Ela lhe explicou o motivo!?

Eu conheço a professora de piano dela, e é uma formação completa msm.. são onze anos pra formação... entao ela ainda nao aprendeu pq está apenas na teoria ainda, mas esse ano ela vai começar a pegar no piano de verdade...

E ela quer q eu a ensine, pq ela me vê tocando e quer tocar como eu, pq ela está ansiosa por tocar "de verdade", mas eu sei q não é assim... o q ela vai aprender é muito maior, pq a professora dela é pianista, mas tbm é professora de teclado... eu msm pretendo entrar nas aulas...

Gerson B
Então... eu já expliquei a situação pra mae dela, mas ela tbm nao entende muita coisa... acho q é melhor eu conversar com a prof. dela...

Edson Caetano
Mas ela é criança ainda... não entende... tanto q ela acha q eu sei mais q a prof dela...

gustavocp
Veterano
# fev/11
· votar


Só to dizendo que eles existem...
E estão entre nós!


tãn tãn taaaannn!!!

¬¬

Juninho0110
Veterano
# fev/11
· votar


gustavocp
q?

Edson Caetano
Veterano
# fev/11
· votar


Juninho0110
Citação acima do
gustavocp

pois mta gente que toca piano naum conhece os acordes maiores
Na boa... Pra mim quem só sabe ler partitura não é músico.
#lenhanafogueira


Eles existem e estão vivendo no meio de nós hehe
bem ao estilo X Files

AnaClara
Se a sua pretendente a Aluna, não vai largar as aulas dos pianos, não vejo problema algum você passar algumas coisas de teclados, mesmo porque não vai viciar em nada errado, pois a professora de piano vai ensinar o certo

O que pode acontecer, é ela ser um pouco mais preguiçosa, e abandonar o piano, que exige muito mais técnica, e ficar só no esquema Teclado Arranjador, ou seja dependente de acompanhamento e limitada na harmonia (opinião heim )

Ismah
Veterano
# fev/11
· votar


de boa gente eu conheço ualguns pianistas que se vc botar um C na frente dele ele vai ler um c de casa, jás e vc botar isso na partitura ele vai ler agora se isso é por falta de interresse ou seja lá o que for naum sei dizer

Edson Caetano
Veterano
# fev/11
· votar


Mas se o pianista reconhece o acorde de Do Maior com 3 bolinhas, então ele conhece os acordes maiores ué, o que ele não reconhece é a nomemclatura C, o que não tira o merito

Talvez seja por preguiça, talvez por desinteresse, partituras eruditas não tem Letrinhas, então o cara pode ser um púrista, sei lá, mas que ele sabe o que é um acorde maior isso ele sabe

Eu como viajo no popular e no erudito, vivo em bandas em que (80% dos demais não tem teoria e muito menos sabem ler partituras, só cifrão mesmo), me adaptei muito bem a partituras, a cifras, a tablaturas, o que for de nomenclatura, mas não é por não conhecer linguagem A, B ou C, que o cara, novamente, não saiba o que são acordes maiores

Se não souber mesmo, vou com os demais, este cara não é músico

cesio137
Veterano
# fev/11
· votar


AnaClara
Eu conheço a professora de piano dela, e é uma formação completa msm.. são onze anos pra formação... entao ela ainda nao aprendeu pq está apenas na teoria ainda, mas esse ano ela vai começar a pegar no piano de verdade...

Dois anos só de teoria???? Sem pegar no piano de verdade????
Que metodologia é essa?

dgsoul
Veterano
# fev/11
· votar


AnaClara

Eu conheço a professora de piano dela, e é uma formação completa msm.. são onze anos pra formação... entao ela ainda nao aprendeu pq está apenas na teoria ainda, mas esse ano ela vai começar a pegar no piano de verdade...



Agora entendi o porque da ansiedade da criança, ela gosta de ver vc tocar, isso é normal inclusive se tratando de criança... mas vc está no caminho certo mesmo, fazer uma sondagem com a professora, saber quando ela vai pegar o instrumento na prática mesmo, etc.

Agora, se vc for dar aulas pra ela, deixe bem claro mesmo que a base de referencia para ela é, e sempre deve ser um profissional e que vc vai ajudá-la somente com o conteúdo que vc absorveu por pura experiência.

fernando tecladista
Veterano
# fev/11
· votar


pois mta gente que toca piano naum conhece os acordes maiores

hehehe, acho que vamos ter uma briga por aqui....


que é fato isso é
só pra reforçar: muita gente não quer dizer todo mundo
lembro quando eu fazia conservatório, eu tive antes aula de orgão do curso minami (que virou TKT) então eu sabia o que era cifra acorde, escala....

mas lembro de gente que tocava muito no conservatório, sabia muito teoria de leitura, sabia história, mas se você medisse um C7 não sabiam, qual a função dele, porque existe o M, m.... não sabiam nada
não era costume de curso de piano erudito

hoje o mundo mudou e mesmo os que tem mais formação erudita vejo que sabem o que é harmonia

-------------------------------

pra ficar no tópico


entao eu nao tenho técnica nenhuma e tenho medo q ela desaprenda o q ela já sabe

a menininha tem que continuar com as aulas de piano
a aula de teclado seria um complemento para a parte mais popular, usar as frescuras do teclado, explorar timbres, bateria eletronica, acompanhamento automatico.... e junto com isso pegar a parte popular trabalhando com cifra

se for pra tocar teclado, fazendo de conta que é piano, então continua no piano

AnaClara
Veterano
# fev/11
· votar


Edson Caetano
O que pode acontecer, é ela ser um pouco mais preguiçosa, e abandonar o piano, que exige muito mais técnica, e ficar só no esquema Teclado Arranjador, ou seja dependente de acompanhamento e limitada na harmonia (opinião heim )

Acho q ela não vai abandonar o piano não... nem a mãe dela deixaria...

E o q vc quer dizer com Limitada na harmonia? :)

cesio137
Dois anos só de teoria???? Sem pegar no piano de verdade????
Que metodologia é essa?

Ela já pegou no piano, mas pra fazer Do re mi fa

dgsoul
Agora, se vc for dar aulas pra ela, deixe bem claro mesmo que a base de referencia para ela é, e sempre deve ser um profissional e que vc vai ajudá-la somente com o conteúdo que vc absorveu por pura experiência.
Isso eu já deixei claro pra ela... e já até disse q ela já sabe mais q eu e ela q tem q me ensinar! hahaha
Eu adoro elogiar as criancinhas qd dou aula... as fazem ter mais segurança...


fernando tecladista
se for pra tocar teclado, fazendo de conta que é piano, então continua no piano
A única coisa q vou ensinar a ela é fazer as notas com a mão esquerda e ensinar a tirar de ouvido com a mão direita... é assim q eu faço, mas nem sei se está certo...

:D

key_on_boards
Veterano
# fev/11
· votar


Bom, este tópico levanta temas no mínimo interessantes XD

AnaClara

Seria interessante se você pudesse acompanhar a matéria dada pela professora de piano e adaptá-la para o popular.

Exemplificando:

Tenho dois colegas que fizeram o curso de piano, não sei quantos anos (com certeza mais tempo de estudo que eu). Possuem ótima leitura e técnica, no entanto, ao pegarem ma cifra em mãos não conseguem tocá-la. Recohecem muito bem os acordes, entendem o campo harmônico e as possibilidades, mas simplesmente não sai. Isso ao ponto de ficarem de frente a um teclado e não saberem o que fazer.

Estava escutando um DVD básico dos básicos esses dias, e a professora falou: a improvisação é feita somando-se frases, e desconfio que essas frases que façam muita diferença para os players orgânicos. Acho que nessa parte vocÊ poderia fazer a diferença. Mostre maneiras de se tocar, como improvisar, levadas, como tocar com outros timbres, e aquela coisarada toda que nós tecladistas fazemos (ou tentamos) fazer.

E, claro, mantendo contato com a outra professora.

Maestro Mittmann
Veterano
# fev/11
· votar


AnaClara

Vai treinar moça, é necessário. Eu leio partitura, tiro música de ouvido, sei harmonia mas tb a técnica do instrumento, procure equilíbrio entre o que tu faz e o que tu sabe, é importante, mto importante. Se tu n tem como fazer aulas, me procura no orkut ou toma ai meu msn guilherme_mitt@hotmail.com , me adiciona e eu te ajudo a estudar. Partitura é só uma linguagem, um meio de comunicação, ela não faz de ninguém músico mas se atirar num rio sem saber nadar é má idéia então procura preparo, em 2 anos de bom treino tu pode estar tocando mto.

Maestro Mittmann
Veterano
# fev/11
· votar


AnaClara

Vai treinar moça, é necessário. Eu leio partitura, tiro música de ouvido, sei harmonia mas tb a técnica do instrumento, procure equilíbrio entre o que tu faz e o que tu sabe, é importante, mto importante. Se tu n tem como fazer aulas, me procura no orkut ou toma ai meu msn guilherme_mitt@hotmail.com , me adiciona e eu te ajudo a estudar. Partitura é só uma linguagem, um meio de comunicação, ela não faz de ninguém músico mas se atirar num rio sem saber nadar é má idéia então procura preparo, em 2 anos de bom treino tu pode estar tocando mto.

AnaClara
Veterano
# fev/11
· votar


key_on_boards
Adorei as suas dicas, e acho q é realmente isso q eu vou fazer... Saber nunca é demais, tanto pra mim qt pra ela... e eu realmente nao sabia disso q alguns pianistas nao leem cifra...

AnaClara
Veterano
# fev/11
· votar


Maestro Mittmann
Nossa... muito obrigado, msm... vou te add aki...
Eu comecei a prender a ler partitura, mas pretendo qd puder, contratar um prof de piano pra ter aulas de verdade, pq acho piano a coisa mais linda do mundo...

Gus79
Veterano
# fev/11
· votar


AnaClara

cesio137

Dois anos só de teoria???? Sem pegar no piano de verdade????
Que metodologia é essa?
Ela já pegou no piano, mas pra fazer Do re mi fa


É isso que eu chamo de roubar dinheiro de criancinha.

Quer ser desonesto, rouba quem te rouba (por exemplo, sonega imposto). Mas roubar dinheiro de criança, enganando o trouxa do pai que se esforça pra pagar a aula... enrolando só para roubar por mais tempo... Isso é muito feio por parte da professora de piano da menina.

AnaClara
Veterano
# mar/11 · Editado por: AnaClara
· votar


Gus79
Quer ser desonesto, rouba quem te rouba (por exemplo, sonega imposto). Mas roubar dinheiro de criança, enganando o trouxa do pai que se esforça pra pagar a aula... enrolando só para roubar por mais tempo... Isso é muito feio por parte da professora de piano da menina.

Eu achava q aula de piano fosse assim msm... tres anos só de teoria...

gustavocp
Veterano
# mar/11
· votar


Eu quando era piazinho, tipo 3/4 anos fiz um esquema que se chamava "musicalização infantil".
Pra mim foi tri massa, aprender as notas, ouvir elas, identicar as diferenças.
Hoje eu sinceramente acho que foi um diferencial enorme na minha vida ter feito esses quase dois anos de 'musicalização infantil'.

Gus79
Veterano
# mar/11
· votar


3, 4 anos nao sao iguais a 12 anos.

Gerson B
Veterano
# mar/11 · Editado por: Gerson B
· votar


Tambem acho esquisito tanta teoria sem prática. Tou começando a achar que você pode ensinar sem medo.

AnaClara
Veterano
# mai/11
· votar


Estou upando esse tópico para contar no que deu ou está dando a experiência de dar aula a guriazinha.

Eu não queria dar aula, mas na insistencia dela e da mãe da garota eu acabei aceitando. Eu acabei ensinando pra elas várias coisas, inclusive coisas que nem mesmo eu sabia (eu fazia, mas não sabia como chamava) E tudo o que eu ensinava a ela, ela mostrava a tia dela que era tecladista profissional, e a tia dela dizia que estava tudo certo.

Ela estava aprendendo muito rápido, eu comecei a ensinar baixo oitavado e ela estava pegando, e ela resolveu mostrar à professora de piano dela, que disse que nao era certo ela estar aprendendo aquilo porque ainda era muito nova (ela tem 7 anos) e ensinou uma parada infinitamente sem graça e que eu realmente nao entendi o por que.

Eu expliquei pra ela o motivo pelo qual não poderia continuar dando aula, e parei. Mas sinceramente não sei se isso foi uma experiencia boa ou ruim.

Enfim, só gostaria de contar no que deu essa historia.

Darlan Felix
Veterano
# mai/11
· votar


AnaClara

Nova para aprender Baixo oitavado ? rs

Existem crianças de menos de 7 anos com técnicas pianísticas que eu nunca terei! rs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Voces dariam aula de teclado pra uma criança que já está tendo aula de piano a 2 anos?