iPad e seus Apps - Dúvidas e Discussões

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# set/14 · Editado por: makumbator
· votar


Edson Caetano

Eu também acho que não se pode dizer nunca sobre nada no ramo de tecnologia. Não tinha aquele especialista em computação e fabricante de mainframes para a IBM que em 1977 disse que nunca haveria razão para uma pessoa comum ter um computador em casa?

Ou um outro que nos anos 60 disse que o mercado de máquinas de copiar (Xerox) seria de no máximo umas mil unidades (para grandes empresas)! E que era bobagem investir nisso...

Ou aquele que disse que o cavalo estava aqui para ficar, e o carro seria uma moda passageira que logo estaria esquecida...e sugeriu que o Ford não investisse nessa indústria que nascia.

Essa semana (pra ser mais preciso ontem). Fiz o pedido de um ipad air com 64 gigas de memória. Vamos ver se vou me adaptar na principal função que planejo para ele: exibir partitura em demonstrações de música de casamento (tenho centenas de músicas em várias pastas pesadas, e quero substituir tudo isso pelo ipad + o app forscore).

Também quero usar o ipad como controlador à distância para o Cubase (há um app da Steinberg dedicado para isso, que consegue acessar muitos comandos do Cubase rodando em um PC ou Mac em rede).

Edson Caetano
Veterano
# set/14
· votar


Mauro Candido
Dúvido que venha grandes novidades para o iPad na nova versão que vai saber quando vira mesmo, fez certinho de comprar agora, este iPad Air atual dá conta bonito do recado

Quando roubaram meu iPad 2 estava nesta de lançarem o novo, esperei mais de um ano está promessa de virar o modelo vigente

Makumbator tenho certeza que vai se dar muito bem com a criança aí, logo vai se pegar bem mais envolvido com este sistema

freitas_silva
Veterano
# set/14
· votar


Edson Caetano
É amigo, realmente você tem razão em dizer que quando se fala de tecnologia o negócio pode mudar de jogo de um dia pro outro. Mas o que me faz tomar essa posição é o fato de os notebooks também estarem evoluindo. Na realidade é um desenvolvimento em conjunto: gadgets ficam mais potentes e menores/mais finos, notebooks ficam mais potentes e menores/mais finos.
Bem, o grande boom disso tudo é que nós, amantes e dependentes de tecnologia, ganhamos (ou não quando se trata de $$) com essa disputa tecnológica. Quando comprei meu iPad a 3 anos atrás ele era apenas um brinquedo com ferramentas musicais. Hoje está em quase todos os eventos que toco ora como controller, ora como módulo, ora como processador de efeitos... Enfim, você nunca vai precisar de um iPad enquanto não comprar um! rs...

makumbator
Cara, não sei qual o seu estilo de trabalho, mas do jeito que essas maquininhas cativam agente talvez você use elas pra muito mais além do que ler partituras...rs

Mauro Candido
Amigo, parabéns pela aquisição. O modelo de 32gb é suficiente para se ter uma boa quantidade/variedade de bons apps musicais (isso se você não for daqueles que entopem o tablet de jogos).
O iOS é muito fluido e intuitivo. Não sei como será o iOS8, mas espero que venha com boas novidades.

VadimVladimir
Veterano
# set/14
· votar


Dizer "impossível reverter", "nem talvez nunca" quando se trata de tecnologia é arriscado, hoje concordo com vocês, amanhã não sei, ano que vem certamente tudo mudou
Chefe, é um exagero da minha parte sim. Mas eu vi coisas no mundo da tecnologia que até hoje estou esperando mudar: O sistema operacional da IBM, o OS/2, dava uma surra no Windows, mas perdeu a batalha do marketing.

Até hoje o Windows é líder nos PCS. E a Apple está anos na frente, mas é claro, se o Google tiver interesse eles resolvem os problemas de hard/soft bem ligeiro.

Mas apostar em Android hoje ou nos próximos anos eu acho complicado. E nem parece ter necessidade, o iPad é excelente !

popeyebiologo
Veterano
# set/14
· votar


freitas_silva
Em algumas gigs que toco em quarteto, faço teclado e guitarra. Processo o audio da guitar no JamUp Pro e controlo o Sampletank, ILektric e Sunrizer tudo ao mesmo tempo e nunca tive problemas (uso um iPad 3 com uma interface Komplete Audio 6 da NI).

Olá. Bom dia Fretas Silva. Gostaria de esclarecer uma dúvida, caso possa me auxiliar. Tenho um Ipad Mini e uso ele com um controlador Novation Launchkey. Tenho apps como IGrand, ILetric e Garage Band, mas tenho usado somente o SampleTank para apresentações ao vivo, pois é o único que sei como fazer a troca rápida de timbres ao vivo. Sabe como eu poderia fazer para usar os outros apps ao vivo, com troca rápida de timbres? Tem algum app que você consegue montar as "songs" e nelas já deixar programado os timbres que vai usar, como se faz no Brainspawn Forte (com PC) ou no MainStage (MAC)? Obrigado pela atenção. Forte abraço.

freitas_silva
Veterano
# set/14 · Editado por: freitas_silva
· votar


popeyebiologo

Bom dia amigo. Ainda não existe um app específico que faça isso, infelizmente. A forma mais simples (acho que a única) que eu encontrei de fazer mudança de timbres é através da troca de canais MIDI. No próprio SampleTank você pode deixar cada uma das tracks em canais separados e quando se pressiona os 4 de uma vez só todos ficam ativados, assim você não precisa nem mesmo tocar na tela do tablet pra mudar de track, basta apenas selecionar o canal MIDI específico no próprio controlador. Com relação a outros apps o sistema funciona da mesma forma: selecionando um canal MIDI diferente para receber os dados.

Configuro o meu assim: IGrand no canal 1, no SampleTank geralmente uso 2 ou 3 timbres no máximo, daí já configuro cada um nos canais 2 a 4 e ILectrik no canal 16. Deixou todos abertos rodando em BG e troco os canais MIDI nos botões data do controlador.

Esse processo de troca de canais MIDI é uma boa saída pra esse problema, mas dependendo do controlador pode se tornar uma grande dor de cabeça. Não são todos os controladores que permitem trocar o canal MIDI de forma prática.
Possui um M-Audio Pro Keys Sono e era uma maravilha. Bastava apertar o botão Edit Mode e a tecla correspondente ao MIDI Channel e pronto. Já o Nektar Impact, meu controlador atual, permite com que eu personalize os botões Data para manipular o que eu quiser (progs, transp, oitavas, midi chanel), então fiz apenas a configuração em MIDI Channel para passear entre os canais "indo e voltando".
Já em outros equipamentos como o UMX da Behringer, para mudar o canal MIDI é necessário pressionar o Edit Mode, apertar a tecla GlobalChannel em seguida apertar a tecla com o número do canal desejado e apertar a tecla ENTER. Nada prático pra um uso ao vivo! Não li o manual todo para ver se existia a possibilidade de trazer o recurso de troca para os botões Data, mas eu acredito que não dava.

O conselho que te dou é que dê uma olhada no manual do seu controlador, principalmente no KeyMap. É lá onde está os "atalhos" acessados através das teclas.

Em relação ao tablet, o AudioBus em sua versão 2.0 trouxe o recurso de criação de "cenas", onde vc pode salvar um determinado setup, mas creio que não encaixa muito bem nessa necessidade. Ainda preciso estudar um pouco isso.
Acredito que em breve deve surgir algo parecido. É uma necessidade mais do que pertinente de quem já é acostumado a trabalhar com VSTs no computador.

Se precisar estamos aqui! ;)

popeyebiologo
Veterano
# set/14
· votar


freitas_silva
Puxa amigão. Obrigado pela gentileza em explanar tão bem sobre o assunto. Fico muito agradecido. Grande abraço.

Mauro Candido
Veterano
# set/14
· votar


É froidis, paguei R$2.399,00 no ipad air de 32 gigas, 4g, e hoje a submarino está vendendo o mesmo por R$ 1.862,19.

makumbator
Moderador
# set/14 · Editado por: makumbator
· votar


Mauro Candido

É que vão lançar outro na sequencia...aí já viu né?

Comprei na segunda um Ipad air de 64 bits (mas só com Wi-Fi) por 2.024 direto na loja da Apple. Devo receber na semana que vem.

Mauro Candido
Veterano
# set/14
· votar


makumbator
Mas essa promoção é de aniversário da submarino, no resto das lojas não mudou nada. Eu também comprei direto na Apple.

JeffersonX
Veterano
# nov/14
· votar


Aproveitei também uma promoção do iPad Air e garanti o meu rsrsrs

Aproveitando, compartilho com vocês minha primeira criação totalmente feita no GarageBand, que diga-se de passagem é maravilhoso!

https://soundcloud.com/jefferson-h-xavier/overdrive-symphony

Espero que gostem!

OBS: Como foi minha primeira criação, utilizei apenas timbres e loops do próprio GarageBand. Ou seja, não toquei meus teclados juntos. Mas a experiencia foi muito boa, pois me ajudou muito a me familiarizar com o APP. Ainda mais que vi a possibilidade de criar algo, exportar para áudio e importar no meu Korg Kross para tocar junto e gravar a música final, as idéias estão borbulhando na cabeça :)

Casper
Veterano
# nov/14
· votar


http://www.instructables.com/id/Clothespin-Piano-for-iPad/



keyplay
Veterano
# nov/14
· votar


Olá pessoal!

Dei uma lida nos tópicos e não achei essa resposta, me desculpem se já foi respondida...Estou pensando em adquirir um tablet, a princípio seria para utilizar em viagens, com atividades de leitura, videos etc, no entanto, estou pensando em aproveitar e utiliza-lo para tocar, quem sabe até em show...Estive pesquisando os vários modelos, e encontrei acredito que os "tops" do momento, o IPAD e o Galaxy Tab S. O IPAD a maioria já utiliza, mas achei bem interessante o Galaxy principalmente por ter 8 núcleos de processador, USB, capacidade de expansão (até 128GB) e o preço q acaba sendo mais acessível...É possível trabalhar com o Galaxy, como no Ipad? Ele tem aplicativos com instrumentos bons como no Ipad? Roda legal?

Obrigado!

makumbator
Moderador
# nov/14
· votar


keyplay

Só sei que o ipad é ótimo! Peguei um air de 64 gigas recentemente e estou adorando. Serviu perfeitamente para as minhas intençóes iniciais: colocar mais de 400 partituras pra demonstração de música de casamento (aposentando 6 pastas pesadas) e usá-lo para acessar internet, sem contar praticar guitarra e baixo elétrico quando estou com preguiça de ligar tudo.

keyplay
Veterano
# nov/14
· votar


makumbator

Será que no Galaxy é possível ter essas mesmas funções? Leitura de partituras, instrumentos virtuais, etc?

Esse Ipad de 64Gb seria ótimo mesmo, duro é o preço que é vendido aqui no Brasil. Comprou aqui mesmo?

Por curiosidade, como funciona a exibição de partituras, como muda a página, tem que ser manualmente ou tem algum aplicativo que faz isso?

makumbator
Moderador
# nov/14 · Editado por: makumbator
· votar


keyplay
Será que no Galaxy é possível ter essas mesmas funções? Leitura de partituras, instrumentos virtuais, etc?


VST e VSTi tem alguns em android, mas a esmagadora maioria é apenas para IOS.

Leitura de partituras com certeza tem. No meu caso eu uso esse app aqui (que é considerado o melhor pra leitura de partitura), mas é exclusivo para IOS:

http://forscore.co/


Ele é muito fluído. Tem opções de escrever coisas na partitura (dedilhado, fazer círculos, colocar arcada, ligadura, marca texto,etc...) e permite gerenciar o repertório de várias formas (em setlists separados ou não).

Permite rearranjar as páginas de uma música (para permitir uma volta à coda mais fácil, por exemplo) e também pode-se marcar pontos de retorno rápido de várias páginas (como por exemplo um ritornello que fecha na página 5 e o músico precisa voltar para o início dele, na página 3, por exemplo)

Faz buscas de várias maneiras (pelo nome da peça, grupo, artista ou compositor, estilo, tonalidade, grau de dificuldade, etc...desde que você edite todas essas informações nos arquivos).

Tem metrônomo, afinador, pode-se conectar um áudio que esteja no ipad a uma partitura específica (para por exemplo ouvir uma gravação de base enquanto se toca o que está escrito).

Esse Ipad de 64Gb seria ótimo mesmo, duro é o preço que é vendido aqui no Brasil. Comprou aqui mesmo?

Pois é, o preço é pesado mesmo. Quase desisti, mas no fim fiz um esforço. Comprei aqui mesmo (teve uma promoção na própria loja brasileira da Apple, e minha irmã é professora estadual, então pedi no nome dela e ainda teve um desconto extra sobre o desconto da promoção e desconto de pagamento por boleto e frete grátis).


Por curiosidade, como funciona a exibição de partituras, como muda a página, tem que ser manualmente ou tem algum aplicativo que faz isso?

Você pode mudar manualmente (tocando a tela) ou através de periféricos (pedais ligados via bluetooth ou mesmo anéis de gesto também via bluetooth). No Forscore tem virada tambpem controlada por um ipad "mestre", de um regente por exemplo. Que conectada aos demais ipads escravos faz as viradas pra todo mundo via bluetooth.

Aqui alguns:

http://airturn.com/

waltercruz
Veterano
# nov/14
· votar


Só agora, começou a ter um movimento maior de ter softwares de áudio pra Android, todos usando Samsumg. Para tanto, é preciso que o dispositivo suporte a tecnologia Samsung Professional Audio. A primeira coisa mais profissional que vejo sair pra Android é o Amplitube, espero que em breve outras saiam.

http://www.ikmultimedia.com/products/amplitubeandroid/

waltercruz
Veterano
# nov/14
· votar


Hum, legal, o samsung professional audio parecer ser um porte do jack para android.

makumbator
Moderador
# nov/14
· votar


waltercruz

A Steinberg também se inciou nos apps para android (já possui inúmeros para IOS). No momento ela tem um controlador do Cubase que serve para android:

http://www.steinberg.net/en/products/mobile_apps/cubase_ic_pro.html

waltercruz
Veterano
# nov/14
· votar


Ah sim! Essas coisas que não geram o áudio no dispositivo são bem mais de boa. Eu até comprei o touch osc pra android, pra ajudar a fomentar a coisa.

fernando tecladista
Veterano
# nov/14
· votar


falando em comprar estou sériamente pensando em comprar um

ai pesquisando nos EUA já tem o Air 2... mas por aqui ainda não, vou ver por quanto chega a belezinha

JJJ
Veterano
# nov/14
· votar


waltercruz
Só agora, começou a ter um movimento maior de ter softwares de áudio pra Android, todos usando Samsumg.

Até que enfim o Android (um deles, pelo menos...) consegue fazer algo que o iPad já fazia desde o primeiro... u.u

hehehe

Edson Caetano
Veterano
# nov/14
· votar


Eu torço por todas as plataformas, quanto mais concorrência melhor o preço para a gente claro... Mas ainda hoje, o iOS está muitos anos na frente, o Android precisa correr atrás do tempo perdido

E não se animem usuários de telefones xing ling de qualidade duvidosa, os apps vem rodando em brinquedos tão caros quantos os da maçã

keyplay
Veterano
# nov/14
· votar


Vendo alguns vídeos surgiu uma dúvida quanto as possíveis conexões de um controlador com o tablet com android...Será que possuem dispositivos como os que são feitos para Ipad? Fiquei pensando também como ficaria o problema da latência, tive a impressão que teria latência (perceptível) com o android...o que acham?

Obrigado!

makumbator Obrigado pelos esclarecimentos!

JeffersonX
Veterano
# nov/14
· votar


Um dica para quem usa Garage Band. A Apple está fazendo uma campanha beneficente para arrecadar dinheiro para ajudar na luta contra a AIDS, Malária e outras doenças. Então até dia 7 de dezembro de 2014 alguns APPs terão o valor arrecado doado para estudos contra essas doenças.

E o Garage Band está com pacote de mais de 300 loops no valor de U$0,99 dentre os APPs. Vale a pena comprar e ainda contribuir com a causa. Após a aprovação do pagamento, os loops serão automaticamente baixados para a parte Apple Loops dentro do Garage Band e estarão diferenciados com um ícone vermelho à frente do nome. Para comprar, basta atualizar o Garage Band e abrir o programa. Aparecerá no canto superior direito um ícone vermelho. Basta clicar nele. Também pode aparecer uma tela antes do Garage Band abrir dando a opção de compra.

Fica aí a dica!

DuduXP
Veterano
# nov/14
· votar


JeffersonX
Eu comprei e ja fiz um som somente com os loops, recomendo, muita coisa boa que aguça a criatividade, e por 99 centavos de dólar, uma beleza.

JJJ
Veterano
# nov/14
· votar


JeffersonX

Valeu a dica! Show de bola!

fernando tecladista
Veterano
# nov/14
· votar


por outro lado também penso aqui no Samsung Galaxy Note Pro 12,2
a tela e o fato de pensar nas minhas partituras é o que pesa na decisão da compra

porém a diferença de Apps para música entre os Apple X Android é gritante
outro fato é que sou um cara que ama hardware e fico grilado de gastar uma grana no ipad, baixar uma meia duzia de synths e não achar graça nenhuma

Edson Caetano
Veterano
# nov/14
· votar


keyplay
No momento o Android é um embrião comparado com o IOS que já é uma plataforma consolidada, hoje começaram a aparecer algumas coisas, mas são para aparelhos tops específicos e com escassez total e completa de acessórios e apps... Que, sabe mais uns anos, tudo indica que os desenvolvedores começaram a pelo menos pensar nisso

fernando tecladista
Sempre dá para matar seu amor por hardware colocando alguns controladores no meio, aí os synths touch ficam mais bacanas com a interface física

JeffersonX
Veterano
# nov/14 · Editado por: JeffersonX
· votar


JJJ
DuduXP
Baixei aqui também. Muito legal! Vem muito loop bem feito que realmente aguça a criatividade da gente. E o melhor é saber que estamos contribuindo com uma boa causa.

fernando tecladista
Vou ser bem sincero. Hoje possuo ambos. Tenho um Samsung Galaxy Note 10.1 e um Apple iPad Air. Gosto muito do Android e admiro muito a flexibilidade da plataforma. Porém para tablets o IOS realmente está um passo à frente no que se refere à integração com hardware, estabilidade e principalmente softwares para músicos. O GarageBand é maravilhoso. Fora várias opções como APPs do Jordan Rudess, Korg, Roland, Yamaha e varios outros cachorros grandes. O Guitar Pro roda muito bem no Android. Também existe o Heat Synthesizer que é exclusivo para Android e possui ótimos timbres à disposição para baixar. Você também pode editar seu timbres e compartilhar com a comunidade.

Para ler partituras ambos são bons. Se usar Guitar Pro, ambos fazem bem a função. A diferença de tamanho de tela para ambos é pequena. Galaxy com 10.1 e o iPad com 9.7. Mas apesar da tela maior da Samsung, o iPad aproveita muito melhor a tela, pois só existe uma barra bem fina na parte superior da tela. Já no Galaxy existe uma barra um pouco grossa na parte inferior da tela. A qualidade da tela da Apple é melhor, pois é retina. Não vejo um pixel sequer. Se você for ler partituras em PDF, fica elas por elas.

Se for usar o iPad como criação musical, vai fundo! Muito mais opções, APPs e inclusive pode até ligar uma interface iRing para usar o tablet como módulo e DAW. Se quer o básico, como apenas ler partituras, vai de Galaxy Tab ou Note.

PS: minha raiva da Samsung é que sua filial no Brasil não dá nem 10% da atenção aos tablets no que se refere à atualização do Android. Lá fora o Note 10.1 já está há meses no KitKat. E recebi uma resposta ridícula do suporte de que não há planos para atualizar aqui no Brasil. Já a Apple sempre atualiza os dispositivos por um bom tempo e mundialmente. Meu iPad veio com IOS 7 e já ao ligar atualizou para o IOS 8. No dia seguinte após o anúncio do IOS 8.1.1, a Apple disponilizou a atualização para todos. É outro nível...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a iPad e seus Apps - Dúvidas e Discussões