iPad e seus Apps - Dúvidas e Discussões

Autor Mensagem
Zebrão
Veterano
# set/13 · Editado por: Zebrão
· votar

Olá pessoal, tenho a felicidade de "exclamar!!!" aos companheiros que sou o mais novo membro do clube do ipad ;). Pensa na alegria, to igual pinto no lixo kkkk, apesar da muié ta de cara feia kkkkkkkkk. 32gb com 4g.

Agora virá uma avalanche de dúvidas e perguntas aos nobres colegas aqui do FCC, mas vcs terão que me engolir pois a culpa é de vcs que ficaram me atiçando com vossos comentários, hehe brincadeira, vou tentar postar minhas dúvidas na maior humildade conforme elas forem aparecendo. Valeu!!!

Pra começar quais seriam os 5 apps essenciais pra quem tem quase um ano de teclado?

Alguém simplifica pra mim o que é audiobus?

*edit, importante falar que não tenho ainda CCK, nem controlador. Nos próximos 2 meses acho que não poderei comprar o controlador, pretendo usar o PSR e423 como controlador por enquanto. Em primeiro lugar pela grana curta, e depois pq acho que o 423 vai quebrar um galho, pois ainda vai demorar um tempo até me acostumar com a nova ferramenta.

freitas_silva
Veterano
# set/13
· votar

EduBluesMan
Perdoe-me a ignorância. Estou no fórum de teclado, mas na verdade toco é guitarra.
Eu gostaria de ter uma bateria eletrônica, para utilizá-la apenas como tal e com ela realizar minhas composições

Já estou utilizando o iPad a um bom tempo em minhas atividades musicais e posso te garantir que as ferramentas são incríveis.
Com o Amplitube for iPad, por exemplo, você além de poder simular pedais e amplis, com alguns reais a mais com compras dentro do app, poderá ter uma daw para gravação multipista e ainda vários loops de bateria, que por sinal são de ótima qualidade.

Para você, que pensa em fazer trilhas com sua guitarra, seria um aplicativo quase que ideal, embora existam uma infinidade de outros sequenciadores para o iPad.

Se você fizesse uma breve pesquisa iria ficar perdido com tanta variedade, mas posso te garantir que o Amplitube pode ser um bom aliado para você pois além de permitir a gravação multipista (apenas com a compra dentro do app) ainda terá ótimos loops de bateria, a maioria voltado pro rock e funk.

Edson Caetano
Veterano
# set/13
· votar

Zebrão
Audiobus possibilita usar app X com app Y, realizando uma ponte entre eles

Imagina usar um synth, um gerador de fx, um gravador? 3 apps com o audiobus todos trabalham juntos

------

Apps essenciais...
1- sampletank
2 - animoog
3 - Sunrizer
4 - Notion
5 - iPiano

E mais uns 20 hehe

Zebrão
Veterano
# set/13
· votar

Edson Caetano

Valeu edson, entendi a teoria do audiobus. Hoje comprei um CCK genérico da CLONE, foi o que achei aqui na cidade, e funcionou com o psr423 direto no USB to host, dado momento apareceu uma mensagem tipo "esse adaptador não funciona com ipad", mas foi só uma vez até agora, usei uns 40 minutos, talvez foi um mal contato.

Os preços dos apps achei meio puxado, estão corretos ou devo aguardar alguma promoção?
1- sampletank USD 19.99
2 - animoog USD 29.99
3 - Sunrizer USD 9.99 SunrizerXS synth USD 2.99
4 - Notion USD 14.99
5 - iPiano USD (não achei esse) Igrand piano?

Senti falta do garage band, vc esqueceu ou ele não é essencial?

Edson Caetano
Veterano
# set/13
· votar

Zebrão
Vive tendo promoção, então se agüentar espere se nao vai ficar pobre mesmo hehe

É o iPiano é o iGrand escrevi errado

O garage band é bacana, mais barato, porém eu nunca usava ele

Cuidado com os apps de iPhone heim, funcionam mas com interface alterada

SkyHawk
Membro
# set/13
· votar

Zebrão
Garageband tem seus fans mas eu nunca usei. Para gravar uso Auria e efeito Amplikit, JamUp Pro e Amplitube, veja tmb o Morphwiz e o Geo Synth.

Outros legais:
Galileo
iMS-20
Magellan
Pro Keys
DM1
Core Synth HD
NLogSynth
Sylo Synth

Divirta-se !!!

mark_valey
Veterano
# set/13 · Editado por: mark_valey
· votar

Zebrão

Tenho o Garageband mas para o que faço acho que o Sampletank atende melhor.

Nessa lista também colocaria o Ilectric.

Se quiser acompanhar possíveis quedas nos preços, dê uma conferida no link abaixo, na parte de música:

http://appshopper.com/

freitas_silva
Veterano
# set/13
· votar

Zebrão

Existem vários aplicativos com ótimos timbres, recursos de gravação e sequenciamento. Na realidade a variedade é tão grande que você iria, sem dúvida, gastar uns 500 reais se fosse comprar os mais tops...rs

Posso te dar umas dicas de por onde começar...

Sampletank - Multi instrumentos e sequenciador
Um dos apps mais completos em termos de variedade e qualidade de timbres). Possui vários recursos de edição e montagem de timbres em camadas. Acho que o único da categoria.
O único ponto negativo é o preço, que além da compra do app, terá que desembolsar uns R$ 80,00 para destravar todos os bancos de timbres disponíveis. Mas desde já posso dizer que vale muito à pena o investimento.

Garage Band - Multi instrumentos, processador de efeitos e gravador multipista
Sem dúvida um dos apps musicais mais baixados e famosos da applestore. É super intuitivo, didático, bons timbres (mas nem todos...rs), simulações de amplis e pedais de qualidade bem satisfatória. É um dos apps mais fáceis para se produzir e gravar música no tablet. Além de tudo é muito barato! (acho que uns R$ 10,00)

Com esses dois você já pode sair tocando e gravando muito por aí. Claro que existem outros apps de timbres mais dedicados como o Sunrize (para synths) e o iLectric Piano (para EPs), além de softwares de gravação muito mais potentes como o Auria e o MultiTrack DAW, mas isso requer tempo, dedicação e $$ para testá-los!

SampleTank, Garage Band e Audio Bus, quando juntos, tornam-se uma ferramenta com muitos recursos. Vale à pena investir no conjunto e, claro, depois estudar novos apps! ;)

O MusicApps é um blog maravilhoso com várias dicas e reviews de equipamentos, apps, gadgets e acessórios para iPad e iPhone. Dê uma conferida! ;)

Edson Caetano
Veterano
# set/13
· votar

10 minutos para o inicio da conferencia da Apple... será que vai sair o novo ipad hoje ???

Ansiosidade mata hehe

Edson Caetano
Veterano
# set/13
· votar

Nada de iPads novos, a apple desta vez só lançou os novos iPhones 5c (carcaça de plástico) e 5s (carcaça de alumínio e chip A7 de 64bits)

Que tristeza

Zebrão
Veterano
# set/13
· votar

Fiquei feliz com o notícia, já que o meu não sofreu uma depreciação grande na mesma semana que comprei, mas acho que esse ano ainda sai o 5.

Eu não sabia que era essa chatice toda pra comprar na appstore, criei uma conta brasileira lógico, tentei comprar com meu cartão de crédito e foi recusado, depois de pesquisar bastante descobri que só aceitam cartão com bandeira internacional. Afobado eu, procurei outros meios já que meus cartões não são internacionais, e cheguei aos giftcard, comprei o tal no mercado livre, e por fim descobri que ao contrário do que pesquisei, pra usar o giftcard terei que criar outra conta, agora uma conta americana com o endereço dos EUA.

Pessoal é assim mesmo?
Eu fiz um monte de coisa com a minha conta atual, sei que os apps podem ser usados em outros dispositivos desde que eu use a conta que o comprei, se eu criar outra vou ter que logar ela em todos outros aplicativos que já tenho?
Posso usar o mesmo e-mail nas 2 contas?
Vocês que já tem experiencia com isso me deem uma força, sou novo user apple e to apanhando desde ontem com isso. Fico grato mais ainda.

Edson Caetano
Veterano
# set/13
· votar

Zebrão
mas acho que esse ano ainda sai o 5.
Eu queria ter certeza, desde que o meu foi roubado estou segurando a onda para pegar o lançamento hehe e a fissura está prestes a explodir

Cara, primeiro de tudo, adquira um cartão internacional, não vale a pena ficar comprando gifts cards, pois são muito, mas muito mais caros, principalmente os comprados com ágio no mercado livre

Sobre as contas, eu tenho 4, mas só uso mesmo a americana e a brasileira, é tranquilo, só para atualizar os apps que precisa logar na conta adequada

pliscki
Membro
# set/13
· votar

Zebrão
Aí foi um pouco descuido seu. Cartão internacional é item básico pra essas funcionalidades. E isso não é só na AppStore não. Google play também é assim.

pliscki
Membro
# set/13
· votar

Meu ipad e o adaptador lightning chegaram semana passada.
Por enquanto comprei dois aplicativos.
Cifras+: Achei super bacana. Vai quebrar muito galho pra mim. Especialmente pra tocar aqueles casamentos aonde eu mal conheço as músicas que os noivos pedem.
Galileo: Ainda não mexi muito pra dizer se é bom ou ruim. Gostei de alguns presets, mas ainda estou meio receoso quanto a qualidade do som em geral. Eu tava conseguindo tirar um som mais bacana com o vintage organs.
Aproveito para pedir aos amigos se é uma boa ideia usar Galileo+Amplitube pra reproduzir alguns timbres do Jon Lord ?

Também baixei a versão free do Neo Souls Key e iGrand.
Dos dois, provavelmente comprarei o Neo Souls, pois não vejo muita necessidade do iGrand, já que o timbre de piano do do meu yamaha p 155 é bem bom.

Estou me mordendo para comprar o SampleTank e Amplitube. Mas esses preços da IK são bem salgadinhos. Alias, que caça níquel hein.

Finalizando: Quais opções temos para: Clavi, Brass e pads ?

Ah, queria parabenizar as pessoas que postam neste tópico. Tem sido minha base de conhecimento nas últimas compras que realizei.

perkyba
Veterano
# set/13
· votar

Olá pessoal!
Alguém conhece um bom aplicativo de notação para iPad? Daqueles que vão construindo a partitura a medida em que nós vamos tocando?

mark_valey
Veterano
# set/13
· votar

perkyba

Cara, ontem estava pesquisando sobre isso. Tem um monte de opções e ainda não pude assistir o review de todos. Nesse artigo o autor dá uma pincelada em dois famosos:

http://musicapps.com.br/2013/09/notacao-musical-no-ipad-symphony-pro-n otion-os-dois-lados-da-mesma-moeda/

O Notion me pareceu um tiro de canhão para mim. Um outro que achei interessante mas ainda está em fase de kickstart é esse:

http://www.kickstarter.com/projects/thinkmusictech/thinkmusic-ipad-app -the-ultimate-music-notation-ap

freitas_silva
Veterano
# set/13
· votar

pliscky

Brass sinceramente não existe nada de convincente na minha opinião, a não ser alguns timbres de metais e madeiras do SampleTank, que são usáveis mais bem distante de se igualar a VSTs que vemos por aí.

Quanto a Clavs, existem algumas variações no iLectric e uma boa simulação no Garage Band, com efeitos de phase e wah. O iLectric tem outros timbres de rhodes, wrli, pianos fm e várias variações com o aplicativo completo.

Pads tem aos montes nos apps de synth. De antemão pra arps, leads, pads e seus derivados, o Sunrize é uma compra quase que obrigatória. Varios recursos MIDI e de síntese, além de timbres fantásticos.

O Galieo é simplesmente fantástico! Me arrisco até a dizer que ele é tão bom quanto, ao até superior, aos VSTs mais tops do mercado. Inúmeros recursos, timbre bastante convincente e uma leslie muito boa.

O Cifra+ é legal pra quem é músico de barzinho. Eu não curto muito tocar olhando cifras, mas pra que, quer ter um bom repertório armazenado é uma boa compra. Além de muito barato, acho que uns 3 dólares, tem recursos interessantes como busca, alteração de tom automática nas cifras e rolagem automática.

O Neo-Soul Keys é sem dúvida um dos melhores simuladores de EPs pra iPad. Vc pode ajustar os ruídos do instrumento, possui efeitos internos e o timbre fala bem autêntico.

Atualmente pra efeitos estou utilizando o JamUP e o Turnado. Ótimos processadores!

...E se está em dúvida quanto ao SampleTank, saiba que vale muito à pena. Tem uma grande variedade de timbres e sequencer de 4 pistas.

Prepara o cartão aí meu amigo! hehe

Zebrão
Veterano
· votar

Pois é, falando em cartão ja estou providenciando um internacional, pois esse negócio de giftcard é furada. Além do vendedor ganhar o dele, a store cobrou a mais e o sampletank saiu por USD 22, já teve relatos de promoção nesse tópico que ele saiu a 6 USD. Mas fazer o quê, eu só tinha os free e estava louco pra testar o ipad, já foi. Agora vou ficar ligado nas promoções, pois pelo que estou vendo se sair comprando todos os bons apps a brincadeira começa a ficar muito cara. Olha o que deu as pressas: Paguei 50,00 reais aqui na cidade num CCK "fuleiro" da clone que custa 10 conto no ML, paguei 60 reais no sampletank que já foi vendido a menos de 15, de agora em diante as compras serão bem mais acauteladas. Fica o relato.

mark_valey
Veterano
# set/13
· votar

Paguei 50,00 reais aqui na cidade num CCK "fuleiro" da clone que custa 10 conto no ML

Cara, isso não é nada.

Eu comprei uma Irig Midi por R$ 250,00 no Ebay e fiquei esperando 4 meses para ele chegar. No dia em que ele chegou eu fui pesquisar e descobri que podia usar um CCK que eu encontro na loja da esquina.

mark_valey
Veterano
# set/13
· votar

Paguei 50,00 reais aqui na cidade num CCK "fuleiro" da clone que custa 10 conto no ML

Cara, isso não é nada.

Eu comprei uma Irig Midi por R$ 250,00 no Ebay e fiquei esperando 4 meses para ele chegar. No dia em que ele chegou eu fui pesquisar e descobri que podia usar um CCK que eu encontro na loja da esquina.

Zebrão
Veterano
# set/13
· votar

u comprei uma Irig Midi por R$ 250,00 no Ebay e fiquei esperando 4 meses para ele chegar. No dia em que ele chegou eu fui pesquisar e descobri que podia usar um CCK que eu encontro na loja da esquina.

Hehehe a gente acaba pagando o preço do aprendizado, uns mais outros menos, agora já pensou se não tivesse o fórum, o quanto de dinheiro suado nós iriamos jogar fora percorrendo caminhos tortuosos já percorrido por outras pessoas (isso dá música :c) ).

Zebrão
Veterano
· votar

*duplo

Harva
Veterano
# set/13
· votar

Pessoal,

O som do Igrand Piano é diferente do Sample Tank?

Eu comprei a expansão do Sample Tank e o piano tem uma boa qualidade.

silvG8
Veterano
# set/13
· votar

Harva
Cara, eu honestamente não sei te responder. Eles são parecidos, isso eu tenho certeza, mas acho que o iGrand soa ligeiramente melhor.

Atualmente estou sem o Sample Tank no meu iPad... eu não achei tão bom a ponto de justificar o espaço que ele consumia no meu "HD". O iGrand pra mim foi bom por causa disso...

Harva
Veterano
# set/13
· votar

SilvG8,

Eu achei prático o Sample Tank para ensaiar com amigos. Levo meu Novation X-Station que liga diretamente com o iPad pelo USB e funciona muito bem com um pouco de latência que não incomoda. O som de orgão é ruim, mas de resto da para se virar muito bem e o piano foi o som que mais eu gostei no ensaio.

Ainda bem que vc não sabe responder (rs....) assim não fico curioso em comprar.

silvG8
Veterano
# set/13
· votar

Harva
Prático com toda certeza ele é..... não uso porque toco pouco com os amigos e quando toco, enfio um órgão no Galileo e sou feliz! :)

Mr Madruga
Veterano
# set/13
· votar

O que vocês acham do IPad mini? O processamento é o mesmo do Ipad 2, mas precisa ter outro formato desses plugins?

silvG8
Veterano
# set/13
· votar

Mr Madruga
Meu iPad 2 está segurando as pontas muito bem... por enquanto o unico app que nao roda 100% nele é o Thor. Mesmo assim, acho que ainda vai aguentar um tempinho.

O iPad mini me parece ser uma boa opcao... Ee e ainda mais portatil que o iPad de tamanho normal e pelo que ja vi, funciona muito bem tambem. Roda ate jogos pesados como o Real Racing 3.

pliscki
Membro
# set/13
· votar

Pouco mais de uma semana após ter comprado meu iPad, terei que trocá-lo devido a um defeito na tela.
Já no segundo dia ele apresentou um pequeno problema aonde aconteciam toques automáticos na tela. Como parou de acontecer, não fui mais atrás.
Isso voltou a acontecer uma semana depois, e depois de ter reiniciado o aparelho e limpado a tela, a área que recebia os toques automáticos parou de funcionar. Agora vai mais um mês até esperar a coleta do aparelho e o envio de um novo.

Isso me fez pensar sobre os riscos de usar o ipad no palco. Confesso que perdi um pouco da confiança.

Mr Madruga
Veterano
# set/13 · Editado por: Mr Madruga
· votar

silvG8
Valeu!
Os adaptadores deste padrão novo "midi para Apple" ainda é um mistério?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a iPad e seus Apps - Dúvidas e Discussões