Tutorial Reaper Usando Vsti - Ao Vivo

Autor Mensagem
_BLACKMORE_
Veterano
# set/11
· votar


contato via msn com alguem q usa vst e que queira compartilhar conhecimentos

bom ... jah que vc é iniciante ... no forum jah possui muito conhecimento difundido, até para quem não é iniciante.
recomendo que use a ferramenta de busca para seus propósitos.

neto souza
Veterano
# set/11
· votar


BLACMORE

Agradeço ao amigo a intenção de ajudar, porém existes "aquelas" dúvidas que não conseguimos sanar nas buscas, pq é algo mais específico. Abraço.

_BLACKMORE_
Veterano
# set/11
· votar


porém existes "aquelas" dúvidas que não conseguimos sanar

então neste momento é o ideal para se perguntar no forum e compartilhar o conhecimento não apenas com uma pessoa ... mas todos que estiverem interessados em aprender.

neto souza
Veterano
# set/11
· votar


"então neste momento é o ideal para se perguntar no forum ..."


Engraçado, quando perguntei me recomendou usar a busca. Parece que existe um certo preconceito para quem é "membro novato", são sempre podados, (apesar de alguns serem necessários mesmo) sou novato só de registro, mas já acompanho este fórum há alguns anos...

_BLACKMORE_
Veterano
# set/11 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Engraçado, quando perguntei me recomendou usar a busca.

é o mais coerente não?

neto souza
Membro Novato# Enviado: 3/set/11 00:29
Citar Votar Denunciar

Pessoal sou novo no mundo dos vsts, tenho apanhado muito... gostaria de saber se alguem usa o Hipersonic 2 , ou se me indicam um melhor, acho ele pratico pq tem varios timbres, e não precisa ficar fechando e abrindo prog. de vst, porém ele tem travado constantemente, gostaria de manter contato via msn com alguem q usa vst e que queira compartilhar conhecimentos. barbosavenilson@hotmail.com Abraço a todos.

no seu post anterior só diga onde está "aquela" dúvida... faço questão de respondê-la ... e se não souber procuro a resposta junto contigo e posto aqui no fórum.

R Palma
Veterano
# set/11
· votar


Meu povo, ainda está em aberto a questão do consumo da memória quando se abrem várias TAB´s ao mesmo tempo, cada uma delas carregadas com os VSTI´s.

No meu set list atual, uso mais ou menos umas 6 TABs ao mesmo tempo, e HÁ SIM um consumo maior da memória.

As perguntas que não querem calar são:

1.) tem como "direcionar" um VSTI aberto em uma TAB prá outra TAB, deixando apenas um aberto?

2.) tem como ter um único arquivo com várias TABS? Pq isso é um saco! Cada início de show eu tenhoq abrir um projeto em branco, criar as TABS dentro desse projeto (CTRL/ALT/N) e abrir cada projeto (música) dentro de cada TAB...

No mais, aquele abraço!!!!!!!!

_BLACKMORE_
Veterano
# set/11
· votar


R Palma

estou no mesmo ponto ... só que meu caso eram apenas 26 tabs!! hehehe

R Palma
Veterano
# set/11
· votar


_BLACKMORE_

Pois é, lá na comunade Home Studio me sugeriram um tal de PIP (Project in Project) que eu não entendi muito bem. No forum da Cockos tem até alguma coisa sobre isso, mas entendi menos ainda.

Aguardemos!

(caraca..26 tabs??? eu não uso tudo isso...ainda hehehe)

_BLACKMORE_
Veterano
# set/11
· votar


Home Studio me sugeriram um tal de PIP (Project in Project)
vou procurar essa comunidade ...

caraca..26 tabs??? eu não uso tudo isso...ainda hehehe
pois é velho não seriam todas elas utilizadas mas eu não tenho o set do show que seria ainda em novembro ... bom ... de qqer forma preciso aprender para usar isso com minnha banda. :)

Mr RichieSambora
Veterano
# set/11
· votar


ajuda ja procurei em todo o site....

estou usando o Reaper ao vivo porem algumas vsts korg m1, minimoog v entre outros estao me dando uma dor de cabeça....sempre q eu troco de canal midi e volto novamente para qualquer um destes, ele volta ao timbre padrao...ja tentei fazer de tudo...se alguem puder me ajudar...grato..

otimo topico

_BLACKMORE_
Veterano
# set/11
· votar


velho ... eu tenho um problema semelhante, mas tomando como premissa que vc salva os arquivos no Reaper com todos os presets nos VST.
Algumas vezes os presets são alterados devido o teclado enviar todas as funções MIDI ao escolher outros presets, e devido as limitações do meu teclado eu uso o split em canal diferente do principal e toco a música sem problemas.
Eu abro tabs diferentes para cada música e assim um ajuste não interfere no outro, mas é um pouco chato para mim escolher uma tab devido as limitações de meu teclado.
Uma outra forma de vc não passar pro este problema é ver como atrelar a msg MIDI os control change (MSB LSB) caso seu teclado a possua, então assim vc poderá colocar todos os seus presets no mesmo canal MIDI mas obedecerão ao control change e não deverão mais modificar os presets.

Mr RichieSambora
Veterano
# set/11
· votar


ok vou verificar isto e posto a resposta..
porem devo crer q meu controlador tbm nao tenha esta opção pois e um alesis q49 simples, comprei apenas para testar e como deu certo devo troca-lo por outro, acho q o qx49.

obrigado bela ajuda _BLACKMORE_

_BLACKMORE_
Veterano
# set/11
· votar


controladores normalmente possuem essa função ...

Mr RichieSambora
Veterano
# set/11
· votar


tentei de tudo porem naun consigo configurar esta função q me disse, consegui salvar alguns presents do korg m1 porem com muito sacrificio tenho q endereçar o numero do bank do korg pelo controlador depois salvar...
acredito que tenha algo mais simples.

R Palma
Veterano
# set/11
· votar


Aqui tem como eu faço no XP50, postado lá no "Gravação e Home Studio - http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/267395/


Eu não sei se esse é o jeito "certo", ou o mais prático, enfim, vou dizer como eu faço minhas programações de set list.

1) Para cada música q eu toco eu crio um Projeto, e nele coloco os instrumentos virtuais q vou usar. Se uso sons do teclado junto, deixo os canais q não uso no mute do teclado, daí só passa informação midi pro Reaper. Por exemplo, a música XYZ eu uso 3 timbres diferentes no teclado e dois diferentes no Reaper (um do M1 e um do OPXII). Daí vou endereçando os timbres aos canais respectivos (canal 1 timbre "A" do XP50, canal 2 timbre "B" do OPX, canal 3 timbre C do M1, etc.) O interessante é que o modo performance do XP-50 me oferece uma maneira facílima de criar meus "patch list" prá cada música.

2.) Criado o projeto e escolhidos os timbres, eu salvo o projeto com o nome da música - Ex. The Wall.rpp.

3.) Faço isso com cada música do meu repertório

4.) Quando vou começar um show, eu abro um projeto em branco, e neste projeto em branco eu vou abrindo tantas TABS quantas forem as músicas do repertório daquele show em específico, e em cada TAB eu abro o projeto da música (aquele projeto q eu já criei antes)

Como disse, não sei se esta é a meneira mais prática. Mas o q eu queria era saber se existe uma forma de trabalhar como a Pasta e as "plans" do Excel. Tipo, em uma pasta chamada Orçamento eu posso ter os gastos mensais em cada mês através de 12 plans dentro desta pasta (arquivo Orçamento.xls).

Expliquei ou compliquei mais ainda???rsrsrs

Abs!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


Eu não sei se o controlador tem a função de ir mudando apenas o canal. Pq realmente se vc quiser mudar os patches pelo botão/dial de mudança de patches do controlador, cada hora vai sair um som diferente mesmo.

Se seu teclado/controlador não tiver essa função de mudança apenas de canal, o ideal é vc criar a sequência dos timbres (patches) no VSTI host e ir mudando cada pista pelo controle do notebook (as setinhas, p.e.)

Abs!

Mr RichieSambora
Veterano
# set/11
· votar


R Palma
Estou usando tambem esta forma de TAB para cada selecao para o meu caso ficou mais rapido o acesso.
Pelo que me falou eu vou conseguir resolver meu problema somente com o juno g que tbm tem modo performace, meu controlador e simples...e poucos recursos...

PeterBull
Veterano
# set/11
· votar


Iae Galera,

Fiquei um tempo sumido e quando volto o R Palma ja usa mais de 20 tabs...kkkk

Fico muito feliz que o topico deu certo e ajudou a galera a utilizar vsti ao vivo de uma maneira simples e funcional.

Bom Mr RichieSambora, ja tive problemas com vsti e perca do timbres quando se troca de tracks, hoje tenho menos pq uso mais samples então a maioria das minhas tracks são do kontakt, mas uso o minimoog e ele tinha um problema de toda vez que trocava a track pelo botão do meu controlador ele tipo reconhecia como se fosse uma nota, a solução foi criar um control map p/ ele e endereçar os canais midi e tal, Deu trabalho mas ajudou...

Acho q seu controlador tbm não ajuda né?
Uso o A-800 Pró e acho ele excelente so não fecho o meu Macbook pq não sei configurar p/ fechar sem entrar em repouso...kkk
Pq até os loops que solto estão configurados nos botões multimidias dele e muito bacana ele...

Gente vou da uma fuçada nas tabs, tava tocando numa banda de baile antes e tava usando separado por blocos, tipo tab de axé, tab de forró, so que agora to tocando samba rock ai uso mais Rhodes, Pianos, Strings e Metais acho desnecessário e deixei de lado...

Mais vou voltar a fuçar p/ vê se consigo alguma novidade...

Abração galera...

STR
Veterano
# out/11
· votar


USO VSTs AO VIVO COM MEU SONAR, MAS QUERIA UM PROGRAMA MAIS LEVE, TIPO O REAPER , AINDA ESTOU APRENDENDO A USAR O MESMO , O QUE PRECISO NO MOMENTO É SABER COMO FAÇO PRA MUDAR OS TIMBRES DOS VSTS USANDO AS TECLAS DO TECLADO DO MEU NOTEBOOK, ALGUEM PODERIA ME AJUDAR, gostaria que me enviasse por email esta dica tendo em vista que não posso estar sempre aqui procurando respostas, agradeço antecipadamente.
sabino.washington@yahoo.com.br

PeterBull
Veterano
# out/11 · Editado por: PeterBull
· votar


STR

Ta explicado perfeitamente no tutorial...

Na parte de endereçar ao controlador vc vai endereçar ao teclado do notebook...

Ou seja aonde vc aperta a tecla/pad do controlador vc vai apertar a do seu teclado do notebook.


Abraço....

_BLACKMORE_
Veterano
# out/11 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


pow ... fui comprar a licença do Reaper .. e de 40obamas subiu para 60obamas! pow fiquei até triste :(

PeterBull
Veterano
# out/11
· votar


_BLACKMORE_

Subiu mesmo...hehe

Fodas viu, mas ja tinha comprado a minha antes... \0/
Mas aguarda um pouco que acho q vai abaixar de novo...

Henry Souza
Veterano
# dez/11 · Editado por: Henry Souza
· votar


Ressucitando o tópico... rs


Galera, vejo alguns aqui dizendo que estão tendo problemas ao utilizar o recurso de "Tabs" no Reaper... Realmente fica complicado - além de que fica muito pesado.

Eu uso um SP76-II e um controlador PCR-800 (antecessor do A-800 PRO) e no meu caso, prefiro não usar esse recurso de Tabs e abro cada instrumento VST em um Canal MIDI, por exemplo:

KONTAKT - Canal 1
Hyper Sonic 2 - Canal 2
Purity - Canal 3
...
e por aí vai.

Então pelo PCR-800, eu escolho o canal MIDI que quero usar. A dificuldade desse modo é que tenho que memorizar os Números de Programa (Programa Change) dos timbres que eu mais uso em cada um desses VSTs. Nesse caso, na hora de tocar tal timbre, além de ter que escolher o canal MIDI no PCR, eu também tenho que acessar o comando "Program Change" do PCR e colocar o nº do timbre que eu quero usar. No PCR também tem a possibilidade de você memorizar o "Program Change" em algum dos 16 pads, o que facilita um pouco. No meu caso eu memorizo os timbres que eu mais utilizo nesses 16 pads, e os outros timbres vou acessando "na mão grande" mesmo, através do comando "Program Change" do PCR...

É um pouco mais trabalhoso, mas não sobrecarrega o Reaper e deixa vc também mais preparado para improvisos e músicas fora do repertório, rs...

Lembrando que só abro um Kontakt, e utilizando o recurso de "Instrument Bank" (.nkb), abro vários samples em um Kontakt só, o que também ajuda a liberar memória.

Um abraço a todos!


kzartdf
Veterano
# dez/11
· votar


PeterBull
Excelente tópico!!!

Até o momento eu estava indeciso entre o "Cantabile Performer" e o "Brainspawn Forte" para controlar VSTs ao vivo, não conhecia o Reaper...
Dando uma olhada aqui no seu tópico vi que ele vai bem além do que eu pensava... agora vem as dúvidas:
*E se eu quiser usar mais de um timbre do mesmo VST na mesma música, como faço? abro uma nova track? não vai dar conflito?
*O Reaper tem problema de incompatibilidade com Kontakt, korg Legacy, Reanson ou afins?

vlw pelos esclarecimentos....

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/11
· votar


Dando uma olhada aqui no seu tópico vi que ele vai bem além do que eu pensava...

isso pq vc nao viu os "plugins" que ele tem ... eu gostei um bocado dele ... espero comprá-lo no proximo ano.

PeterBull
Veterano
# dez/11 · Editado por: PeterBull
· votar


Henry Souza

É uma Solução tbm...
So quando vou fazer baile eu uso os Project Tabs, pois são varios blocos com muitos timbres e facilita a minha vida...

Na maioria das minhas apresentações tenho meu set list com várias Tracks endereçadas ao meu controlador e não sinto tanta sobrecarga no computador posto de nunca travou e nem sequer clipou ou algo do tipo...

Tbm uso no kontakt mais de um sampler em canais midis diferentes mas tipo: Midi 1 = Piano Midi 2= Pad/String p/ poder usar a função Dual e tocar o Piano+Pad e coisas desse tipo...

kzartdf

Pode abrir mais de uma track com o mesmo vsti com timbres diferentes, não há problema algum...

Uso particulamente varias tracks com o kontakt e mais de uma com o MiniMoog V e não há problema algum...

Kontakt Roda sim e Korg tbm já o Reason tem q configurar com o Rewire.. (Existem Tutoriais na Internet, não sei cofigurar pois não uso o Reason)

Abraço Galera

kzartdf
Veterano
# dez/11
· votar


PeterBull
Novamente vlw pelo tutorial... estou usando o Reaper e estou me amarrando...

Queria que vc desse uma força no que diz respeito ao carregamento e preparação de loops para a presentação ao vivo... tem algum software adicional a ser instalado? um vst? um atalho?

mark_valey
Veterano
# dez/11
· votar


PeterBull

Também quero agradecer. Esse tutorial que vc postou já deu uma esclarecida muito boa no que é necessário para começar a tocar ao vivo. Agora vou começar a fuçar para ver se me aprofundo um pouco mais no Reaper e no Kontakt tb (é outro que uso bastante).

Abçs!

PeterBull
Veterano
# dez/11
· votar


kzartdf

Bom os loop que eu disparo eu faço o seguinte:

Abro uma Track de Audio vou em Midia File e inserto o loop pronto e como meu controlador tem multimidia endereço o canal do play do controlador p/ disparar o loop, como uso mais de um loop coloco tdos em MUTE e quanto vou ativar um eu solo ele e aperto o play no controlador...

mark_valey

Q bom q esta é ajudando o tutorial...
É isso ai tem q fuçar p/ aprender mesmo mais qualquer duvida é so postar ai q a gente tenta ajudar...

Abraço Galera!

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/11
· votar


meu controlador tem multimidia endereço o canal do play do controlador p/ disparar o loop, como uso mais de um loop coloco tdos em MUTE e quanto vou ativar um eu solo ele e aperto o play no controlador...

isso é uma coisa que estou tentando fazer e ainda náo consegui .. poderia me explicar?
valeu!

PeterBull
Veterano
# dez/11
· votar


_BLACKMORE_

Estou no serviço... Quando chegar em cs posto como eu configuro e disparo os loops nas minhas apresentações...

Abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tutorial Reaper Usando Vsti - Ao Vivo