DAWs. Qual usar?

Autor Mensagem
Rica Satch
Veterano
# ago/11


Fala pessoal, beleza?

Existe uma grande duvida dentre as pessoas que não são muito experientes no assunto quando se fala de home studio, qual DAW usar?

Atualmente estou usando o Cakewalk Sonar X1 Producer Edition e o acho muito bom mas em alguns aspectos, eu o acho "complicado" sem necessidade.

Ex.: A existência da "barra de funções do cursor", antes de eu migrar para o Sonar X1 eu usava o 6, e nunca tive problema em ter de especificar a ferramenta que eu gostaria que o cursor estivesse usando, alias, era muito mais pratico.

Pelo que dizem, todo bom estúdio usa o Pro Tools no Mac, quanto ao Pro Tools, falam que é um programa excepcional mas não conheço muitas pessoas que o utilizem. Tudo bem que ate a sua ultime versão, ele era restritos a usuários das interfaces de audio da Digidesign e da M-Audio, mas agora após o lançamento do Pro Tools 9, que livre é livre quanto a escolha da placa, não vejo ninguém falar sobre ele. Eu imagino que deva haver um motivo mas eu ainda não sei, se alguém poder me dizer... ajuda. E quanto ao Mac, é realmente necessário ter um para sair uma boa gravação?

Voltando a pergunta inicial, gostaria que vocês levassem em conta na ora de responder, a interface gráfica do programa (que ajuda na ora de editar), na qualidade da gravação, suas ferramentas, na praticidade e por ai vai.

Não é preciso levar em conta se o programa é muito pesado, precisa de um bom pc e essas coisas.

Valeu pessoal.

Abraço

MauricioBahia
Moderador
# ago/11
· votar


Já ouviu falar no Reaper?

sabordetrigo
Veterano
# ago/11 · Editado por: sabordetrigo
· votar


@MauricioBahia já ouvi falar mas nunca procurei me informar, o que é? se for DAW acha que compensa mais que pro tools?

@topic
cara, rodo o pro tools SE, e eu gosto muito, gosto também do nuendo 4, mas to pra passar pra mac com hackintosh se quiser dar uma olhada(http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-196835703-tudo-o-que-voc -precisa-p-ter-um-mac-osx-para-pchackintosh-_JM) pra fazer um som bom não PRECISA de um mac, mas mac roda logic que dizem ser bom, o garage band, e até o pro tools roda melhor(experiencia propria) hackintosh é vantagem porque pode dar dualboot e usar W7 ou macOS

Marcus Cerutti
Veterano
# ago/11 · Editado por: Marcus Cerutti
· votar


Rica Satch - dá uma olhada neste post e na resposta seguinte:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/265593/p2#7728927

É difícil dizer qual DAW você vai gostar mais.

Pelo que dizem, todo bom estúdio usa o Pro Tools no Mac, quanto ao Pro Tools, falam que é um programa excepcional mas não conheço muitas pessoas que o utilizem.

É estúdio ou home?

Apenas recentemente o Pro Tools foi remodelado afim de permitir seu uso com hardware não proprietário. Da penúltima versão pra trás, o potencial usuário tinha que dispor de grana para comprar o software e o hardware - acho que era uma grana preta. Por isso que ele se difundiu mais nos grandes e$túdios.

Para usuários como eu - metido a produtor (hehe) - ou até mesmo para home studios, acho que não compensa. Prefiro uma DAW que use Fast Tracks, AudioGrams ou, até mesmo, a interface de som onboard com o ASIO4ALL.

Voltando a pergunta inicial, gostaria que vocês levassem em conta na ora de responder, a interface gráfica do programa (que ajuda na ora de editar), na qualidade da gravação, suas ferramentas, na praticidade e por ai vai.

Eu conheci um pouco do Cubase e conheço melhor o Reaper. Diria que quase todos oferecem um bom pacote básico e que, no final das contas, tudo vai depender do seu conhecimento, de saber usar as ferramentas e do seu ouvido.

sabordetrigo

(...) já ouvi falar mas nunca procurei me informar, o que é? se for DAW acha que compensa mais que pro tools?

É um DAW: www.cockos.com

Observação pertinente: tanto o Maurício quanto eu usamos o Reaper... sem querer a gente acaba puxando a sardinha para ele... mas nada há ver: a boa ferramenta é aquela que vc conhece bem.

Edit: um tópico semelhante.

gege_correa
Veterano
# ago/11
· votar


Rica Satch
Ex.: A existência da "barra de funções do cursor", antes de eu migrar para o Sonar X1 eu usava o 6, e nunca tive problema em ter de especificar a ferramenta que eu gostaria que o cursor estivesse usando, alias, era muito mais pratico.

Eu também achei estranho de inicio, depois acostumei, nem mudo de ferramenta, só uso a Smart (estrela)... é só pegar as manhas, ela é bem prática, se colocar para baixo no clipe (áudio/midi gravado) ela move, nas extremidades aumenta/diminui o clipe, na parte superior ela seleciona parte do clipe que vc quer e fora do clipe seleciona uma area qualquer (vários clipes, por exemplo). Ai raramente preciso mudar de ferramenta...

Quanto ao assunto do tópico (risos), a melhor DAW é que vc se habituar melhor... eu já tentei usar outras, mas voltei pro sonar, uso ele desde quanto se chamava cakewalk pro audio hehehe

Abraço!

Tulio Estevam
Veterano
# ago/11 · Editado por: Tulio Estevam
· votar


isso é igual a...
qual amp usar? marshall, fender, laney? qual guitarra? gibson, ibanez, fender?
Isso vai com o que você achar melhor, vai totalmente conforme teu gosto. Sabendo dominar a DAW, terá ótimos resultados, com certeza!
Eu prefiro o Nuendo/Cubase pois já usei várias, várias DAWs diferentes e foi o que mais gostei de trabalhar, vai testando e vendo aí qual tu se dar melhor. Recomendo além do Nuendo/Cubase, o Reaper (agora saiu a versão 4), o Presonus Studio One (excelente!), vai explorando o próprio Sonar (que não curto muito), mas tudo vale a pena testar, o que vale é como vai ser sua relação com a DAW, que vai ser a base de todo o projeto fonográfico. Abração.

R Palma
Veterano
# ago/11
· votar


Uma coisa é certa: DAW bom é aquele que atende as suas necessidades, ou seja, depende do uso.

Eu particularmente uso 3, e para coisas totalmente distintas:

Reaper - prá rodar/controlar/gerenciar VSTI, embora ele sirva tbm prá aplicações de áudio (mas eu não uso prá isso)

Sonar - prá aplicações de áudio.

Audacity - uso muito raramente, só prá edições rápidas de áudio.

Abs!

Rica Satch
Veterano
# ago/11
· votar


MauricioBahia
Já ouvi sim, mas nunca procurei saber mais sobre ele apesar de que ousso muitas pessoas falarem bem dele. Vou instalar e ver o que acho.

sabordetrigo
Ou cara, valeu pela dica, bem interessante esse Hackintosh.

Tenho um amigo que usa o nuendo e ele fala muito bem dele, mas ainda também não cheguei a testa-lo.

Marcus Cerutti
É cara, eu to indo longe de mais, o ideal seria ter os equipamentos mais profissionais possível mas, por mais que seja ideal não é tão necessário assim.

Quanto ao Cubase, uma vez comprei um produto, e ele veio com o Cubese LE, que por sinal é muito fraco, ai eu acho que eu peguei birra do Cubase, mas esse é mais softaware que eu tenho que dar uma chance.

Eu nunca tinha ouvido sobre esse softaware que você mencionou mas eu estou afim em algo que eu IMAGINO ser mais superior. Essa empresa não parece ter muita experiência no assunto mas mesmo assim, eu vo procurar saber mais sobre ele e quem sabe eu to falando besteira...

La no search do fórum, eu digitei algumas coisas que poderiam me levar a um tópico que falasse sobre a escolha de um DAW, mas não encontrei esse topico.

gege_correa
Valeu pela dica, acho que vai ajudar bastante, ate vo anotar isso pra depois não esquece na ora que tiver gravando.

Tulio Estevam
Quanto a comparação com as guitarras e amps, pior que é verdade, depois de um certo ponto, não tem melhor ou pior, vai do gosto de quem usa. Mas tem que ter qualidade, assim como as guitarras e amps.

E pelo que vocês falam, vo experimentar o Nuendo, apesar de que eu passei um bom tempo baixando o Sonar (que é bem pesadinho) e uns plugins, que alias são mais pesados que o Sonar mas eles, eu vo pode usar com outros programas então não tem problema. Mas mesmo assim eu vo baixa o Nuendo ou pegar com esse meu amigo mesmo.

R Palma
Vo começa a fazer isso que nem você, separar certas atividades para certos programas porque senão, o programa fica muito pesadão e ai acaba ficando lento... e atrapalha. Mas, ao invés de 3, eu vo trabalha só com 2 programas porque eu não entendi a necessidade de um 3º.

Os plugins em geral, rodam legal nesse Reaper?

Uma duvida: vale a pena comprar um programa original, seja plugin, daw ou qualquer coisa?


Então é isso pessoal, valeu pelas dicas e conselhos


Abraços

R Palma
Veterano
# ago/11
· votar


Rica Satch

Os plugins em geral, rodam legal nesse Reaper?

Rodam perfeitos. Se bem q estou tendo um probleminha (mas muito raramente0 com alguns VSTI´s, tipo, tem a transmissão das mensagens MIDI mas não sai áudio. Talvez seja uma "marra" do Reaper, q não é registrado.


Uma duvida: vale a pena comprar um programa original, seja plugin, daw ou qualquer coisa?

O Reaper, bem como vários VSTI´s, não são gratuitos. Tem VSTI´s gratuitos, aliás tem até um "stick" sobre isso.

Os VSTIs q uso são TODOS, sem exceção, ou grátis, ou pagos (como o M1 e o OPXII). Ainda não paguei o Reaper por pura preguiça. Faço isso pq quero ter certeza de q se um dia o troço travar não vai ser por causa de VSTI pirata.

Finalizando, quem sou eu prá dar lição de moral em alguém, mas DAW ou VSTIs são softwares, portanto rodar programa pirata é crime............

Abs!

MauricioBahia
Moderador
# ago/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


R Palma: Ainda não paguei o Reaper por pura preguiça.

Comprei essa semana. Paguei U$60,00 feliz da vida pq esse programa já me ajudou muito e o pessoal desenvolve praticamente de forma independente num processo colaborativo. É por isso que sempre há atualizações.

O que mais gosto no Reaper é que ele é "inteligente". Algo bobo, mas que ajuda é que quando vc instala uma VST, ao listá-lo está automaticamente na pasta "New". Então são detalhes que só um projeto "código aberto" pode proporcionar. :)

Além disso, é ultra leve, de forma que uso muito pouco a CPU. Parece até programa pra PC das antigas! hehe Aparentemente, é um programa muito bem desenvolvido e enxuto!

Eu apoio o Reaper! hehe

Abs

gege_correa
Veterano
# ago/11
· votar


R Palma
Os VSTIs q uso são TODOS, sem exceção, ou grátis, ou pagos (como o M1

Onde compraste o M1? Abraço!

R Palma
Veterano
# ago/11
· votar


gege_correa

Direto do site da Korg.

1.) Entra no www.korguser.net

2.) No canto superior esquerdo, tem um "link" escrito KORG USER NET SHOP - KORG LEGACY COLLECTION, clica nesse link, ou se preferir, acessa direto: http://www.korguser.net/shop/software/

3.) Depois de entrar nessa outra página, vai descendo e escolhe o VST q vc quer: Legacy Collection ou Legacy Collection Polysix, ou o M1, ou o Wavestation, etc. Clica em BUY, daí vai te direcionar prá página de registro no site. Daí é só seguir as instruções.

Paguei com cartão internacional e recebi a licença na hora.

Qualquer coisa tamos aí!


Rica Satch

Mas, ao invés de 3, eu vo trabalha só com 2 programas porque eu não entendi a necessidade de um 3º.

O ideal seria trabalhar com 2 mesmo. O Audacity eu só uso prá uma edição ultrarrápida de áudio (tipo, cortar um pedaço dum MP3 e passar prá wave...).

MauricioBahia

Meu caso com o Reaper foi amor à primeira vista. Eu uso só pra rodar VSTI, e funfa q é uma blz....poderia ter algumas outras funcionalidades, como (uma coisa q faz muuuuuuuita falta pra mim) a possibilidade de salvar um projeto com várias tabs dentro dele. Algo como as "plans" do Excel. Você tem um arquivo e consegue, nesse único arquivo, salvar diversas "plans". Isso me facilitaria muito, pq todo começo de show tenho q abrir um projeto e ficar "pendurando" as TABS nesse projeto.......

Abs!

shoyoninja
Veterano
# ago/11
· votar


R Palma
O PIP não resolve isso pra você?

gege_correa
Veterano
# ago/11
· votar


R Palma
Faleu a info mano! Tou usando o piratão aqui, mas o M1 (na verdade o Legacy Collection) é um que eu pago com gosto, muito bom, fiquei de cara com os timbres, bem "korg" mesmo! Abraço!

R Palma
Veterano
# ago/11
· votar


shoyoninja

O PIP não resolve isso pra você?

O que é PIP? rs

gege_correa

Cara, se eu te falar q faz mais de um mês que baixei o M1 e até hj não ouvi nem metade dos timbres......tem uma pancada...acho q prá mais de 3 mil, entre PROGS e COMBIS...danado o bicho.....

Abs!

shoyoninja
Veterano
# ago/11
· votar


R Palma
project in project no reaper.

Marcus Cerutti
Veterano
# ago/11 · Editado por: Marcus Cerutti
· votar


Rica Satch

Eu nunca tinha ouvido sobre esse softaware que você mencionou mas eu estou afim em algo que eu IMAGINO ser mais superior. Essa empresa não parece ter muita experiência no assunto mas mesmo assim, eu vo procurar saber mais sobre ele e quem sabe eu to falando besteira...

A gente tem mania de achar que o que é desconhecido é inferior.

Realmente se eu fosse ter um estúdio de verdade teria que colocar a plaquinha "trabalhamos com Protools" na porta, senão iria espantar um bando de bandas que imaginam que vão soar melhor porque foram gravadas e mixadas neste ou naquele software.

Por outro lado, eu curto esses projetos colaborativos e tal... um dia vou ter um estúdio todo Linux... assim que tenho que cuidar para não puxar a brasa demais para a sardinha deles.

Três frases que já escutei / li por aí:

1 - "O algoritmo de mixagem do Protools é o mais avançado no mercado" - vendedor de loja;
2 - "Usei três DAW com as mesmas configurações para uma mesma mixagem - o som foi levemente diferente" - produtor francês;
3 - "Já fiz um teste com diferentes DAW e o que muda é a posição dos botões" - acho que li isso numa Sound On Sound (SOS).

Apenas como referência, o Mike Senior (SOS) usa o Reaper.

Duas músicas mixadas no Reaper:

==> Some Kind of Wonderful
==> Crença (in Fusion)

(tem que fazer o comercial, né?)

R Palma
Veterano
# ago/11
· votar


shoyoninja

project in project no reaper.

Meu caro amigo, dei uma fuçada no forum internacional (Cockos Confederated) sobre PiP mas confesso q não entendi patavinas.

Na verdade, eu tenho a cada show q ficar criando inúmeras TAB´s num projeto em branco e em cada TAB abrir o projeto com os VSTIs q uso em cada música. Não sei se esse é o método mais prático de fazer isso, mas foi como eu consegui operacionalizar a performance no palco.

Alguma luz?

Abs!

Rica Satch
Veterano
# ago/11
· votar


Realmente, eu tinha a impressão de que o desconhecido era inferior.
Mas para mim, a pouco tempo o Reaper era desconhecido, so que me surpreendi com a sua versão Demo.
O que acaba de mudar esse meu conceito de que o desconhecido é inferior

Abraços!

.omni
Veterano
# ago/11
· votar


Marcus Cerutti
"Usei três DAW com as mesmas configurações para uma mesma mixagem - o som foi levemente diferente"

Isso é verdade, ué. O lance dos "algoritmos de mixagem" é meio infeliz, mas é verdade que existem algoritmos que mudam bastante de DAW pra DAW, como elastic audio, dither, bounce, conversão pra outros sample e bit rates, etc.
E outras coisas muito polêmicas também são verdade.
Players totalmente digitais também tem um som diferente (Winamp, iTunes, etc).
Cabos digitais (coaxial, ADAT, toslink, AES) tem um som diferente.
Os cabos firewire que você usa pra plugar uma interface num computador tem o som diferente uns dos outros.
Cabos de AC tem um som diferente (o cabo de força, o que vai na tomada!)
Se você ficar trocando o arquivo de HD várias vezes o som dele vai se alterando. Como, se é um monte de zero e um? Eu não faço a menor idéia como, ainda mais essas coisas do digital, mas o som muda mesmo, apesar de não fazer sentido na minha cabeça não tem o que discutir, é fazer o teste pra comprovar.
Tem masterizadores que preferem (com ênfase na palavra) receber o projeto no HD original onde foi gravado.

Mas se importa com isso quem quer, eu prefiro me concentrar na música que tou mixando ou gravando. Não vou perder meu tempo experimentando cabos firewire ou HDs diferentes.


Agora sobre o tópico, o DAW é uma ferramenta. O negócio é aprender a usar o que ela te oferece de maneira prática.
Eu uso Pro Tools porque estou mais acostumado com ele, edito mais rápido nele, estou acostumado com os atalhos e o workflow pra mim é melhor nele.
Só alguns exemplos:
A parte de MIDI do Cubase é muito melhor do que a do Pro Tools (mesmo na versão 8/9).
O elastic audio do Logic é melhor que o do Pro Tools também.
No Logic até outro dia não dava pra fazer playlists, e ainda não dá pra agrupar um monte de tracks e fazer um xfade em todas com um atalho como dá no Pro Tools.
O Pro Tools 9 tem delay compensation automático.
Etc.

Nenhum é melhor que o outro, todos tem características, prós e contras. Desses mais avançados é pura questão de se habituar.

ruphert
Veterano
# ago/11
· votar


.omni
A parte de MIDI do Cubase é muito melhor do que a do Pro Tools

Falanda em MIDI, postei uma dúvida na "Tudo sobre instrumentos virtuais"



Se alguém puder dar uma mão eu agradeço!

Abraço.

MauricioBahia
Moderador
# ago/11
· votar


R Palma: Na verdade, eu tenho a cada show q ficar criando inúmeras TAB´s num projeto em branco e em cada TAB abrir o projeto com os VSTIs q uso em cada música.

O Reaper abre projetos em tabs também. Basta ir no menu File e em New Project tab. Seria isso?

Abs

R Palma
Veterano
# ago/11
· votar


MauricioBahia

O tópico praticamente desvirtuou (hehe) mas vamu nóis.

Eu não sei se esse é o jeito "certo", ou o mais prático, enfim, vou dizer como eu faço minhas programações de set list.

1) Para cada música q eu toco eu crio um Projeto, e nele coloco os instrumentos virtuais q vou usar. Se uso sons do teclado junto, deixo os canais q não uso no mute do teclado, daí só passa informação midi pro Reaper. Por exemplo, a música XYZ eu uso 3 timbres diferentes no teclado e dois diferentes no Reaper (um do M1 e um do OPXII). Daí vou endereçando os timbres aos canais respectivos (canal 1 timbre "A" do XP50, canal 2 timbre "B" do OPX, canal 3 timbre C do M1, etc.) O interessante é que o modo performance do XP-50 me oferece uma maneira facílima de criar meus "patch list" prá cada música.

2.) Criado o projeto e escolhidos os timbres, eu salvo o projeto com o nome da música - Ex. The Wall.rpp.

3.) Faço isso com cada música do meu repertório

4.) Quando vou começar um show, eu abro um projeto em branco, e neste projeto em branco eu vou abrindo tantas TABS quantas forem as músicas do repertório daquele show em específico, e em cada TAB eu abro o projeto da música (aquele projeto q eu já criei antes)

Como disse, não sei se esta é a meneira mais prática. Mas o q eu queria era saber se existe uma forma de trabalhar como a Pasta e as "plans" do Excel. Tipo, em uma pasta chamada Orçamento eu posso ter os gastos mensais em cada mês através de 12 plans dentro desta pasta (arquivo Orçamento.xls).

Expliquei ou compliquei mais ainda???rsrsrs

Abs!

R Palma
Veterano
# set/11
· votar


UP!

R Palma
Veterano
# set/11
· votar


UP again......

Pow, ninguém q usao Reaper prá dar uma luz?????????

Marcus Cerutti
Veterano
# set/11
· votar


R Palma - raras vezes usei VST para shows e, nessas poucas vezes, usei especificamente o NIB4 somente, de forma que usei ele no modo stand-alone.

Eu acho que esse seu método é interessante e funciona, então meio que encerra a questão.

Imagino que vc já tenha tentado usar softwares como o Brainspawn Forte ou EaReckon BloXpander (esse acho sensacional). Se não tentou ainda, vale tentar, pois são softwares específicos para esse fim - live performance.

R Palma
Veterano
# set/11
· votar


Marcus Cerutti

Então, na verdade esse "meu" método pode até funcionar, mas tem dois inconvenientes:

a.) eu tenho que criar o set list minutos antes do show, pq não dá prá deixar salvo.

b.) consome muita memória deixar todos os Projetos abertos de uma vez, com todos os VSTIs carregados.

Por isso a ideia de poder "pendurar" diversas TABS num projeto, e ir abrindo conforme a necessidade.

Eu cheguei a baixar o Forte, mas não sei porque, não me adaptei. Mas confesso q não fucei nem 15 minutos...hehe

Abs!

Marcus Cerutti
Veterano
# set/11
· votar


R Palma

Dá um boa olhada no BloXpander - certeza que vc vai gostar. Não lembro exatamente quanto, mas não é caro.

AlanGarcia
Veterano
# set/11
· votar


Comparar Daws eh complicado, cada um tem seu ponto positivo e negativo.

Cada usuário vai defender com "unhas e dentes" o seu Daw.

Minha Dica: Procure Conhecer a maioria, pois se você tiver noção do que está fazendo vai conseguir trabalhar com todos, é só questão de encontrar as ferramentas e avaliar oque tem de "novo ou diferente".

E também com esses "milhares" de softwares, vai saber oque alguem esta usando por ai e te pede pra terminar o trabalho dele, ai você não terá nenhuma surpresa.

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


AlanGarcia: Cada usuário vai defender com "unhas e dentes" o seu Daw.

Verdade. Quem saber usar, acha fácil e talvez por isso não tenham testado outras opções.

Sou "rato" de softwares de gravação há muitos anos e o Reaper foi uma surpresa. Antes dele usava o Sony Acid e antes deste, muito outros. Isso vai desde quando tinha um Comodore Amiga 2000, na década de 90. O que acho do Reaper, e que me conquistou, é o fato de ele ser de arquitetura aberta e, por isso, há muitos contribuidores com idéias de melhorias o tempo todo. O Reaper ficou inteligente, digamos. Ele é muito mais leve que a maioria dos programas que conheci até hoje.

É claro que o Cubase, por exemplo é muito bom e quase um padrão pros profissionais que usam PC. Porém, pra amadores e curiosos, acho que o Reaper atende bem.

Concordo com sua dica!

Abs

ps. usar o padrão também é uma boa. Aqui no FCC, talvez o Reaper seja o mais usado aqui no FCC e por isso mais fácil de obter suporte.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a DAWs. Qual usar?