Novidade: Korg Kronos

Autor Mensagem
expedifer
Veterano
# jul/11 · Editado por: expedifer
· votar

korgman
Parabéns: estreou o 1º Kronos do Br!
(isso vale como "entrar na história"?.....rsrsrsrs)

Então após olheiras.. cansaço.. de muitas noites mal dormidas e muitas edições declaro aposentado meu bom e velho e Korg Triton Studio, e estreei o Korg Kronos 73 sabado ultimo com minha banda "Mustang68 " em um bar aqui em São Paulo.

Pô cara, que pena que aposentou o Triton, vc mandava bem nele:

http://www.youtube.com/watch?v=VQXdobud7dQ

expedifer
Veterano
# jul/11
· votar

Korgman

Se aceitar "encomendas" de testes, aqui vai o 1º pedido:

Daria pra testar ele carregando samples grandes, pesados, de mais de 400Mb? Gostaria de saber como ficam quando gravados, depois se desligar o teclado, ligar e ver se entra imediatamente na memória, como "bala na agulha", ou se demora pra recarregar ou tocar. Aguardo o teste.

Thallyz
Veterano
# jul/11
· votar

Aureo, duas perguntas:

O Kronos substitui POR COMPLETO o SV-1? Ou vc o incluiria ainda em seu set (lembrando que vc toca musicas anos 80)?

Ainda: Ele cria sons a partir do "ZERO" como o V-Synth GT? (digo a partir de formas de onda, claro).

korgman
Veterano
# jul/11 · Editado por: korgman
· votar

Artref - Ahhh, Áureo, some daqui, vai! hahahahhaa. Que inveja! E ainda é o 73, poooooooo. Eu também quero! Grande Artref.

Quando vi a caixa descendo do conteiner, e vi Kronos.. quase tive um ataque..

O pior é que nestas madrugadas.. tardes de sabado e domingo que fiquei programando e testando o Kronos, vira e mexe eu interrompia a programação apenas para curtir o sons que esrava usando, tal era a qualidade de cada som individual do vasto leque que este produto possui. e esta curtição comia tempo véio, Realmente este teclado será um vício "do bem" para todos nós tecladistas ou não.

Qualquer dúvida entre em contato comigo através do meu e-mail korg@pridemusic.com.br estou a inteira disposição para dirimir qualquer duvida que tiver e claro todos os amigos deste forum.

Valeu brother

Áureo Galli - Suporte Korg

korgman
Veterano
· votar

expedifer
korgman Parabéns: estreou o 1º Kronos do Br!
(isso vale como "entrar na história"?.....rsrsrsrs), Pô cara, que pena que aposentou o Triton, vc mandava bem nele:

http://www.youtube.com/watch?v=VQXdobud7dQ

Amigo Expedifer , confesso.. gostava muito do Triton, meu teclado de trabalho por 8 anos , criei combs e samplers incriveis para ele para muitas atividades que tive, Cds que gravei, grupos musicais que toquei inclusive a galera do geração 80

O próprio Steve MacNally sound designer da korg desde a época do M1 certa vêz assistiu um Show de minha banda cover da época a "Alkatraz", quando veio na Expo de 2009, ele curtiu bastante minhas customizações, lembro que disse -"com estes Combs que criou voce não precisa de mais nadagostou tanto que acabou subindo no palco e deu uma canja histórica com a banda nesta noite usando meu Triton Studio... noite igualmente inesquecível para mim com certeza, imagens abaixo:

http://pianissimas.blogspot.com/2009/07/banda-alkatraz-cover-classic-r ock-and.html

Logo tenho um carinho especial com o triton pois este teclado se tornou extensão de meus braços e me ajudou muito a conseguir desempenhar da melhor maneira minhas atividades musicais

Mas amigo.... acho que isso faz parte a partir de hoje do passado, se você soubesse o que eu fiz para chegar a esta dura decisão você nem imagina.. afinal não dá para enganar meu ouvido de maneira alguma.

E posicionei os dois teclados juntos plugados em meu mixer, coloquei o triton studio em cima do meu suporte Stay e o Korg Kronos embaixo e fui uma por uma recriando cada uma das combs que eu utilizo, me baseando no Triton Studio como base e recriando no Kronos. Não consegui recriar todas porque não daria tempo em uma semana, mas as 50 principais para me apresentar no sabado passado.

E realmente não dá para ter saudade do Triton, a comparação entre meus combs customizados no Triton aos que recriei usando os sons do Kronos, não dá nem para a saida, não tem comparação. Consigo agora criar ambiencias especificas para cada efeito sampler que uso, devido ao grande opção de inserções de efeitos que o Kronos possui e tudo saindo com qualidade personalizada, sampler por sampler na saída aux 1 que utilizo como sempre.. e claro minha guitarra distorção, timbre que uso para dar apoio ao guitarrista naquelas musicas que não tem teclado.. consegui dois timbres muito mais organicos que no triton.

Meu colegas de banda sentiram a diferença também, não dá mais para usar o triton Studio depois de ter utilizado este workstaton "de outro planeta" na banda..

usei dois Hammonds com configurações diferentes no mesmo highway Star como o do vídeo que postou.. o triton "que é muito bom", não dá nem para a saida, .. para nenhum similiar aliás.

Apenas o Hammond original claro rsr

Garanto..

www.youtube.com/korgmann

korgman
Veterano
· votar

expedifer

Questão 1

Daria pra testar ele carregando samples grandes, pesados, de mais de 400Mb? Gostaria de saber como ficam quando gravados, depois se desligar o teclado, ligar e ver se entra imediatamente na memória, como "bala na agulha", ou se demora pra recarregar ou tocar. Aguardo o teste.

Não vejo para que tantos samplers grande amigo, não precisa!!

Como meu proprio exemplo, tirando os samplers de efeitos especiais que utilizo para tocar pink floyd, Yes e minha guitarra distorção sampler, de resto "joguei tudo que usava de samplers para quebrar galhos no triton fora".

não precisa de samplers de apoio no Kronos de piano, piano eletrico, synths, strings, metais, kits de bateria, até efeitos especiais como maquinhas elevadores, moto serras, animais, ele tem.. assustador

Com certeza se precisar será algo específico, e com certeza não irá gastar tanto.

Entretanto já fiz este teste, e reporto que o tempo de leitura de meus samplers.. apenas oe meus demora 1 terço do tempo de carregamento que ocorria no triton Studio.

Questão 2

Se aceitar "encomendas" de testes, aqui vai o 1º pedido:

Pedido aceito, entre em contato comigo.. korg@pridemusic.com.br

korgman
Veterano
· votar

Thallyz

Aureo, duas perguntas:

O Kronos substitui POR COMPLETO o SV-1? Ou vc o incluiria ainda em seu set (lembrando que vc toca musicas anos 80)?

o Korg SV-1 é um piano Stage dedicado para aqueles que não precisam um workstation, ou que já possuam um workstation, e necessitem de um piano stage para realizar o trabalho e que costumam utilizar dois teclados.

Para mim assim como o Kronos, o SV-1 é um instrumento único e revolucionário, não são teclados, são instrumentos musicais de verdade...

Ainda: Ele cria sons a partir do "ZERO" como o V-Synth GT? (digo a partir de formas de onda, claro).

Claro que sim.. muitos dos sons de synth que agreguei em meus combs foram feitos assim usando o Polysyx EX, o Ms20 EX, e o AL1, entretanto, o Kronos já vem com muita coisa básica pronta para voce usar como ponto de partida.. o que aumenta a velocidade na busca do som que deseja, sem esquecer as centenas de controles que voce pode agregar a esta execução.

O mais interessante é a qualidade que você consegue quando agregra este program ao comb usando o comando COPY FROM PROGRAM

www.youtube.com/korgmann

korgman
Veterano
· votar

Artref

Áureo, por favor fala que essa mesinha aí é no mínimo uma Mackie....hahaha.

Sim Artref, é uma Mackie Modelo 802-VLZ3 propria para teclados ou para quem deseja se utilizar um pequeno mixer para locações bem pequenas com PA's pequenos, para voz, violão teclado etc..

Mackie 802-VLZ3 especificações - http://www.mackie.com.br/padrao/padrao.php?link=produtos&produto=9743& cod_categoria=1&linha=1078

Uso este mixer a um bom tempo, e sua importancia aumentou agora com o Korg Kronos pois o L&R estéreo se tornou muito mais efetivo de se usar, na minha estreia com o Kronos fiz a ligação em estéreo do L&R pois o PA do bar é estéreo e a qualidade obtida com os pianos acusticos, eletricos e leslies estéreo e synths com multitap delays foi absurda.

No mixer eu utilizo o canal 3 para usar conectar a saída L e R do Kronos em estéreo dos instrumentos usuais, o canal 1 para os samplers, e o canal dois para minha guitarra distorção emulada.

Outra vantagem é que a Mackie 802-VLZ3 possui duas saídas estéreo balanceadas, logo ela possui dois DI's embutidos com Switch de ganho o que evita muitas dores de cabeça quando for conectar o teclado em mixers mais fracos de sinal.

Basta o tecnico conectar dois cabos de microfone, ajustar o nivel de sinal de saida pelo botão switch localizado perto das duas saídas balanceadas e tudo rola redondo.

Este mixer também possui as tradicionais saidas L&R P10, e também saídas auxiliares e Control room.

Para mim um mixer muito efetivo e profissional, que transfere a qualidade do teclado que eu uso para o PA sem cortar frequencias.

KORG SV1 SAIDAS

Vale a pena informar que o piano stage Korg SV1 possui duas saídas estéreo diferentes: Duas XLR balanceadas estéreo em resumo ele possui dois DI's estéreo, e também mais duas saidas desbalanceadas estéreo P10 estas ultimas podem ser usadas em conjunto com as balanceadas mas estas podem se conectar em um amplificador de palco, ou sózinhas caso queira enviar o sinal do Korg SV1 para o mixer principal através deste tipo de conexão se a situação assim o exigir

Alem disso o Korg SV1 possui duas entradas estéreo possibilitando a mixagem de um segundo teclado ao som do SV1 para aproveitar o envio do sinal pelas quatro saídas disponiveis
o que dispensa o uso de mixers neste produto.

Valeu,

korg@pridemusic.com.br

danielcatolico
Veterano
# jul/11
· votar

o Brasileiro que pegou neste teclado primeiro pode ter sido o Korgman. Mas aqui está o primeiro vídeo brasileiro.

http://www.youtube.com/watch?v=WWZqgcq2v1s&feature=BFa&list=ULF1HdyxHN V48&index=4

mich29
Veterano
# jul/11
· votar

Olá a todos! Gostaria de saber se o KORG KRONOS SGX-1 Premium Piano de 8 camadas é menhor que o Roland V-piano que tem as 127 camadas midi de piano gerado por Physical Modeling, para tocar peças de Piano classico e produzir soundtracks de piano?

Valeu!!!

Alexandre Prado
Veterano
# jul/11
· votar

Gostaria de saber se o KORG KRONOS SGX-1 Premium Piano de 8 camadas é menhor que o Roland V-piano que tem as 127 camadas midi de piano gerado por Physical Modeling,

É complicado ,,,, pois nem sempre o que é melhor para os outros seria melhor pra voce.
Timbres ,dos chamados "tops", é algo muito pessoal.

mich29
Veterano
# jul/11
· votar

É complicado ,,,, pois nem sempre o que é melhor para os outros seria melhor pra voce.
Timbres ,dos chamados "tops", é algo muito pessoal.

Alexandre Prado

Perguntei isso mas sou fan da KORG desde que eu vi um cantor gospel ( Michael W. Smith ) tocando um KORG 01/W PRO X no show de 1993 ( Chane your world live ) que posteriormente acabei comprando em 1998.
A questão é que eu vi o show do Brian Culbertson (Live From Inside) onde ele usa o ROLAND V-PIANO e cara fiquei muito impressionado ja que sai da roland depois que tive o Roland XP-50 pra virar fan KORG que sou ate hoje.

Mas valeu pela resposta!!!

silvG8
Veterano
# jul/11
· votar

mich29
Vai de V-Piano, não irá se arrepender!! Não sou defensor da Roland, mas para competir com o V-Piano talvez a série CP da Yamaha, principalmente para o tipo de música que você quer.

Valeu!

Artref
Veterano
# jul/11
· votar

Poxa, se o V-Piano com toda aquela parafernália e sendo um instrumento dedicado não conseguir um som melhor que o Kronos aí sim é o fim do mundo e todo mundo vai comprar kronos, haha.

Mas, sinceramente, apesar de reconhecer a qualidade, eu não gosto dos pianos da Roland, e o V-Piano não foi exceção. Gosto dos Yamaha ;).

viktor 999
Veterano
# jul/11
· votar

era o que faltava. o kronos melhor nos pianos que o V-piano....

expedifer
Veterano
# jul/11
· votar

mich29
O melhor piano digital do mundo ainda é o V-Piano (dizem que o CP1 chega perto), totalmente dedicado a pianos (entre vintages e outros). A finalidade do Kronos é outra, além de ter excelentes pianos sampleados e com modelagem, os mesmos do SV1 (acredito que um pouco mais).

korgman
Vc disse uma vez que chegando o Kronos ao Br, já poderá receber visitas na Pride pra testar ele. E ai? Tem prazo pra isso?

Artref
Veterano
# jul/11
· votar

O melhor piano digital do mundo ainda é o V-Piano (dizem que o CP1 chega perto),

Não concordo. Pra mim a Roland ainda tem muito o que aprender com a Yamaha em termos de piano.

viktor 999
Veterano
# jul/11
· votar

em termos de realidade o V-piano e sim o melhor já inventado até hoje , o Cp1 e muito bom , mas em termos de realidade o V-piano ganha...

ThyagoAmaral
Veterano
# jul/11
· votar

Pq ninguém fecha esse tópico? Quero meu M3 mais não! :(

Troco M3 73 Xpanded com EXB256M por um KRONOS... pode ser o 61...

PS. Vai ter gente que vai me denunicar e dizer que estou fazendo comercialização!

Artref
Veterano
# jul/11
· votar

viktor 999, respeito sua opinião mas pra mim tá longe. Aliás, onde vocês que estão postando tocaram um CP-1 pra dizer? Porque eu acho que nem tem no Brasil, nem no site da yamaha do Brasil tá listado...

Eu toquei no V-Piano, não me impressionou, (tirando as teclas que são ótimas messmo), o som é aquela coisa Roland de sempre: um médio que me incomoda, agudos que me soam artificiais. Toquei no CP-5 e até esse que é de um segmento diferente me empolgou mais que o V-Piano. Imagina o CP-1.

A Yamaha fabrica há muito tempo pianos de cauda consagrados, dentre eles o C7 (já ouvi e toquei, pqp) e o CFIII lá (esse só ouvi em gravação). Nos palcos e até em salas de concertos você vê muito Yamaha. Claro que a maioria usa Steinway, mas o que quero dizer é que a Yamaha tem tradição e know-how em pianos acústicos, enquanto a Roland sequer tem piano acústico em linha pra venda. Quem sabe mais de piano; a fábrica que fabrica piano acústico artesanais de qualidade comprovada há uns 200 anos ou a outra que sequer fabrica acústicos, e se fabrica, ninguém usa e fala bem?

Mas, gosto cada um tem o seu, se vocês acham que o V-Piano é o melhor piano digital do mundo, beleza, só coloquem isso como opinião e não como fato e vamos seguir com as diferenças no fórum ;)

expedifer
Veterano
# jul/11
· votar

Artref
Não concordo. Pra mim a Roland ainda tem muito

viktor 999
em termos de realidade o V-piano e sim o melhor já inventado até hoje

Calma pessoal. Os dois tem razão. E cada um com seu gosto como dissera acima. Só citei isso, não no meu gosto, mas porque o V-Piano, nessa faixa, foi o que mais ganhou prémios. Mas isso não quer dizer que os outros desmereçam também qualidades, fãs ou prémios.

ThyagoAmaral
Veterano
# jul/11
· votar

Só pra fazer o mal... também toquei em um V-Piano e não pagaraia mais de 3.000 nele... não vi nada de mais naquilo...

Testei com fones, e monitores de referencia da Roland também... e sei lá... gostei mesmo não...

expedifer
Veterano
# jul/11 · Editado por: expedifer
· votar

Artref
Quem sabe mais de piano; a fábrica que fabrica piano acústico artesanais de qualidade comprovada há uns 200 anos ou a outra que sequer fabrica acústicos, e se fabrica, ninguém usa e fala bem?

Se fosse assim, se a Steinway resolvesse fabricar um SP (ou a Bosendorfer), teriam que obrigatoriamente fazerem os melhores SP do mundo? Um está no mundo digital (tecnologia eletrônica) e outro no mundo acústico, mecânico. Lembre-se que a técnica (o coringa disso) está no sampleamento e escolha dos pianos, pois os dois tem esse forte, assim como os da Korg. Mas "dizem" (assim ouvi), que a forma que o V-Piano introduziu seus samples (de muitíssimas velocidades, posições de pianos, micofonagem, impáctos do martelo, modelagem, tamanho das amostras e quantidades, etc), fez a diferença (a Roland nunca revelou suas verdadeiras especificações e memória, segredo a "8" chaves). O CP1 só peca num único item: sua idade, bem mais velho que o V-Piano (que deu a volta mais ainda e lançou o V-Piano-Grand). Eu sinceramente aceitaria qualquer um das duas marcas e ficaria muito feliz.

Artref
Veterano
# jul/11
· votar

Lembre-se que a técnica (o coringa disso) está no sampleamento e escolha dos pianos

Então, expedifer, exatamente aí que a Yamaha tem vantagem. A Korg pegou amostras de um piano alemão pro Kronos (ninguém sabe qual marca é), e de um japonês (esse acham que é Kawai). A roland eu sei lá, mas pensa na Yamaha: ela vai lá no galpão da parte de pianos e escolhe de qual vai samplear, deve ter uns 400 pianos à disposição, um melhor que o outro. Pega um, não ficou bom, pega outro, etc. A Korg teria que comprar um Steinway, ou um Yamaha ou sei lá, a Roland pode pegar o próprio dela (que não é grande coisa) ou sei lá; o ponto é que não tem como comparar o processo, a Yamaha tem muito mais vantagem por ser uma fábrica de pianos.

Se fosse assim, se a Steinway resolvesse fabricar um SP (ou a Bosendorfer), teriam que obrigatoriamente fazerem os melhores SP do mundo? Um está no mundo digital (tecnologia eletrônica) e outro no mundo acústico, mecânico

Sim, porque o segredo, como você mesmo disse, tá no piano! Se a Steinway fizesse um digital, seria foda, mesmo com menos tecnologia de Roland e etc, porque a matriz de som é foda!

Quer outro exemplo? Já tocou num piano digital da Kawai? Em termos de timbre de piano e teclas botam qualquer Roland, Kurzweil, Korg, Gem e etc no chinelo, porque os pianos Kawai são bons. Eles não tem excelência em tecnologia mas o digital deles é ótimo, inclusive um rapaz aqui do fórum comprou e tá felizaço, eu mesmo só não recomendo mais porque o comércio deles é complicado, mas a qualidade é excepcional.

Meu argumento é que não adianta muita tecnologia, amostragem e frescuraiada no caso do piano se o instrumento de referência não é bom. Inclusive esse caso do Kronos: não adianta ter aquela tampa bonitinha, toda a modelagem, controle de martelo e bla bla bla, se a matriz for fraquinha.

mich29
Veterano
# jul/11
· votar

Olá pessoal! Estava pensando, parece que a YAMAHA nunca vai ter tretenção de fabricar um piano digital ou uma workstation onde o som de piano seje tão bom que faça o consumidor desistir de conprar um acustico da marca.
Parece que as marcas tipo KORG e ROLAND, tem mais motivos para lançar teclados com tecnologia de som superior.

camiloaquino
Veterano
# jul/11
· votar

Na verdade a única pessoa, por enquanto que eu conheço, que poderia responder essa pergunta seria o Áureo que já testou ao vivo o piano do Kronos. Mas isso só seria verdade se ele tb já tivesse testado o V-piano. Acredito que poucas pessoas podem ter testado essas duas máquinas. Mas pelo que tenho lido, o V-piano prece ser o melhor simulador de pianos com melhor tecnologia já inventado até hj.

mich29
Veterano
# jul/11
· votar

Alguem ai sabe me dizer, pelo que sei o KORG KRONOS tem seus programas de sample com 8 camadas, e pode construir uma COMBINATION de até 16 programas.
Será que da para construir uma COMB de Piano 128 camadas regulando as velocidades e volumes de cada sample ?

viktor 999
Veterano
# jul/11
· votar

Artref
amostragem e frescuraiada no caso do piano se o instrumento de referência não é bom
cara vc não acha que a roland pegou qualquer piano desafinado ai pra fazer as amostras do V-piano, tanto pra o v piano e para o CP1 não deve ter sido apenas 1 mas sim vários pianos usados no processo...
então porque que o v piano ganha muitos prêmios, o pessoal que premiou não deve saber de nada, mas eu não tenho preferência nenhuma por pianos da Roland nunca disse isso aqui eu apenas reconheço que o V piano tem muita qualidade e realismo.
mas cada um pensa o que quiser não estou tentando fazer ninguém gosta do V-piano nem odiar o cp1 acho que ambos são sensacionais apenas acho que a tecnologia usada nele perece ser superior , bom tecnologia deve contar alguma coisa nisso tudo..
se o Yamaha CP1 for 10 , 20 vezes melhor pra min não faz diferença nenhuma não tenho Um V piano nem dinheiro pra comprar..rsrsrsrs

expedifer
Veterano
# jul/11
· votar

Artref

Primeiro, que todas as marcas (Roland, Yamaha, Korg, Kurzweil, Nord) tem sim samples dos melhores pianos do mundo (Steinway, C7, Bosendorfer, Steinberg, Erard, etc), onde ate eu os tenho com altíssima qualidade, de 400Mb cada e nem pense que essas fábricas não o tem. Algumas compram os samples prontos e outras alugam pianos dessas marcas (todas dão licença sim pra isso, pagando milhões é claro), levam o piano pro seu próprio estúdio (como fazem a Korg-Akai e a Roland-Supernatural) e com a mais alta tecnologia de gravação, com equipamentos 2011, gravam os mais perfeitos samples possíveis, com várias velocidades, frequencias, etc, muito superiores a samples antigos.

Dai que não adianta um CP1 com gravações de há muitos anos atrás, concorrer com um V-Piano-Grand com gravações novíssimas 2011. A cada ano a qualidade de gravação se supera (e também os softwares de gravação, os microfones, as multipistas e equipamentos, os chips que os armazenam, a velocidade de acionamento, a modelagem, etc).

Portanto, de nada adianta um fabricante fabricar pianos acústicos e os gravar, se um outro, que faz apenas SP, alugar vários super-pianos e os gravar com tecnologia muito superior. Lembre-se que eles não põem o nome das marcas dos pianos (Steinway, etc) justamente pra não fazerem propagandas e levar o cliente a comprar eles em vez do teclado, chamando-os na listagem de piano "alemão", "japones", etc.

camiloaquino
Veterano
# jul/11
· votar

expedifer
Portanto, de nada adianta um fabricante fabricar pianos acústicos e os gravar, se um outro, que faz apenas SP, alugar vários super-pianos e os gravar com tecnologia muito superior. Lembre-se que eles não põem o nome das marcas dos pianos (Steinway, etc) justamente pra não fazerem propagandas e levar o cliente a comprar eles em vez do teclado, chamando-os na listagem de piano "alemão", "japones", etc.
....isso aí....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Novidade: Korg Kronos