O que os tecladistas Pensam sobre a Transposição?

Autor Mensagem
Gugu tecladista
Veterano
# set/10
· votar


Eu acho o seguinte

ñ é errado usar o transpose
mas um músico profissional ou q está recebendo cachê ñ passa confiança e nem respeito se fica escorando tudo q toca no transpose.
Se um dia vc se deparar com um piano ein? tiver q trocar o tom ñ é melhor está preparado? Quem fica usando recurso demais pra tocar e conhecimento de menos não tem meu respeito como músico.
Os recursos q existem hj nos Key nos da infinitas possibilidades mas também pode nos trazer comodismo. Quantos tecladista existem por aí q se vc desligar o arranjo ele ñ consegue tocar nada? Pra mim isso ñ é ser tecladista.

Marcos Martini
Veterano
# set/10
· votar


Carlos_Souza_Jr
Esse é o tipo de preconceito bobo que atrapalha a agregar conhecimento. Se ñ tá satisfeito com a opnião do cara, ignora, se ficou ofendido, denuncia. Antes de tudo, esse é um fórum de teclado e público, o assunto em pauta é TECLADO.

Preconceito bobo?

Kara ! Vc ñ entendeu a proposta do tópico.

Tópico não se dirige a opinião dos demais tipos de músicos como: guitarristas, baixista e etc...
Mas se fosse esta a proposta, Então teria postado o tópico no fórum de "Música em Geral".
Dai sim seria interessante a opinião dos demais instrumentistas.
Então não é preconceito bobo!
Agora você dizer que isso é preconceito sem pesar que na verdade o tópico está em um fórum especifico por focar a opinião de um publico em especial, Desculpe Isso sim é um pensamento "Bobo de sua parte".

Gugu tecladista
Veterano
# set/10 · Editado por: Gugu tecladista
· votar


O nome do Tópico ñ é :

O que os tecladistas Pensam sobre a Transposição?

problema resolvido
se ñ vira bagunça
desculpa aí Zedosal

dgsoul
Veterano
# set/10
· votar


Marcos Martini

Tópico não se dirige a opinião dos demais tipos de músicos como: guitarristas, baixista e etc...
Mas se fosse esta a proposta, Então teria postado o tópico no fórum de "Música em Geral".


Gugu tecladista

O nome do Tópico ñ é :

O que os tecladistas Pensam sobre a Transposição?

problema resolvido
se ñ vira bagunça
desculpa aí Zedosal


Tá ai, concordo com tudo o que disseram!!!

Carlos_Souza_Jr

Se minha mãe quiser dar opnião sobre o instrumento ela tem o direito de fazer.

brother, na boa...sua mãe não tem o direit, a não ser que ela seja tecladista!!!

Isso já foi especificado lá em cima!!!

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# set/10
· votar


Marcos Martini
dgsoul

Ok. Senhores. Discordo veementemente, até pq acho impossível proibir uma pessoa de se autoploclamar tecladista, assim como, tenho certeza que muitas pessoas que não se consideram "tecladista" tem o que a acrescentar nessa discussão. Mas certo, não é isso que o dono/pai do tópico quer, então, já dei minha opnião.

Marcos Martini
Veterano
# set/10
· votar


dgsoul
brother, na boa...sua mãe não tem o direit, a não ser que ela seja tecladista!!!

Isso já foi especificado lá em cima!!!


Muito BOA !!! Ponto para vc !!!

Carlos_Souza_Jr


Discordo veementemente, até pq acho impossível proibir uma pessoa de se autoploclamar tecladista, assim como, tenho certeza que muitas pessoas que não se consideram "tecladista" tem o que a acrescentar nessa discussão.

Então Cria vc um tópico sobre este assunto no forum de Música em geral.

Daew todo mundo seja tecladista, baterista e até cantor de chuveiro fala o que pensa.

tiago scott
Veterano
# set/10
· votar


O que penso sobre a transposição é que ela em nada ajuda o tecladista, pois o priva e muito de tocar e conhecer bem os campos harmônicos de tons como Db, Eb, Ab, Bb etc. Principalmente na questão da formação do acorde, na música brasileira em geral não é comum tocarmos em tons como Db, na grande maioria das vezes tocamos em C, G, A etc o que de certa forma nos limita a conhecer bem os acordes somente destes campos e suas escalas. Quando temos a possibilidade de tocar uma música em Db e usamos o transpose para toca-la como se fosse C matamos todo esse conhecimento que podemos cada vez mais desenvolver. Eu odeio tocar com tecladista que o cara arrebenta uma música em C, G e quando pega um tom de B você tem que ficar falando: a cadência no campo de B para G#m (6º grau) é Abm7/5- e Db7/13 muitas vezes você tem que montar o acorde nas teclas e mostrar para que esse individuo entenda. da minha parte abaixo ao uso de tranpose rotineiramente.

Zedosal
Veterano
# set/10
· votar


Gugu tecladista
pra mim tá td tranquilo, até escrevi sobre isso... não tem crise, é só um fórum...

caioscattini
Veterano
# set/10
· votar


Certa vez fui tocar a marcha nupcial em um casamento, e o trompetista veio me acompanhar (sem ensaio).
Mas na hora ele apareceu com um trumpete em Si bemol, que era emprestado, e a partitura que eu lhe havia dado era em Dó (logo o solo de trumpete sairia em Sib)
Nunca havia ensaiado ela em Sib, nem ele tinha ensaiado em Ré, porisso....
TRANSPOSE!!!

Alguma coisa contra? Sou um péssimo tecladista?

Algum de vocês que me lêem (se é que sabem tocá-la), conseguiria tocar de prima a Marcha de Mendelsohn em Si bemol??
Se sim, parabéns!!!
Aliás o que você está fazendo aqui no fórum perdendo tempo em ler posts de tecladistas acomodados?

Vai fazer uma entrevista na Phillarmonik de Vienna!!!

Abraços!

tmurback
Veterano
# set/10
· votar


Eu penso que o uso do "transpose", regra geral, empobrece o músico, pois se o ele toca sempre na tonalidade que lhe é mais confortável existe a tendência de que ele sempre repita as mesmas ideias musicais; já se ele toca a mesma música em outras tonalidades, ele tem a oportunidade de se adaptar e de desenvolver novas ideias que podem ser aproveitadas para o tema em questão ou até mesmo para outros temas.

Penso que o uso do "transpose" é desculpável em uma única situação: quando se tem que fazer um solo complicado com exatidão - eu disse solo, não improviso, pois este dá pra fazer sem o "transpose".

Quanto ao relacionamento com o cantor, penso que os extremos são prejudiciais, ou seja, nem dá para transpor tudo, porque aí já é sacanagem com o tecladista, nem se pode negar a transpor, porque aí o cantor arruma outro tecladista. Enfim, nada como uma boa conversa.

Agora, sinceramente, se o tecladista tem que rotineiramente ficar transpondo as músicas em cima da hora, o esquema é furado; isso se chama falta de organização.

caioscattini
Veterano
# set/10 · Editado por: caioscattini
· votar


Agora, sinceramente, se o tecladista tem que rotineiramente ficar transpondo as músicas em cima da hora, o esquema é furado; isso se chama falta de organização.

aH Mas pruns caras aí não tem crise não!
Pode mudar na hora pra qualquer tom a intro de Light my Fire que eles tocam de prima!!

dgsoul
Veterano
# set/10
· votar


Carlos_Souza_Jr


tenho certeza que muitas pessoas que não se consideram "tecladista" tem o que a acrescentar nessa discussão. Mas certo, não é isso que o dono/pai do tópico quer, então, já dei minha opnião.

O grande problema aki é que o Zedosal é um grande conflito com o que vc acabou de dizer nessa frase. Se vc prestar atenção, ele nem sabia o que era transpose (chamava de transporte eletrônico), muito menos o capotraste, depois que ele se tocou e disse uma frase que realmente marcou este fórum:

"Transporte (transpose) eletronico e pestaneira é para usar como recurso e nao como bengala!"

Isso sim foi coerente, de resto nada se aproveita.

Sem ofensas zedosal, não estou te julgando como inferior ou coisa parecida, só acho que como os instrumentos são distintos e pelo que parece você não tem tanta experiência com teclados, fica meio difícil ter credibilidade aki na area.

obs: mas acredito que essa situação poderia ser diferente se o tópico não fosse tão especifico (se tratando de uma caracteristica específica do nosso instrumento).

frankbemol
Veterano
# set/10
· votar


kkkkkkkkkkk

esses dormem em cima da calda do piano.

Marcos Martini
Veterano
# set/10
· votar


tiago scott

O que penso sobre a transposição é que ela em nada ajuda o tecladista, pois o priva e muito de tocar e conhecer bem os campos harmônicos de tons como Db, Eb, Ab, Bb etc.


Falow uma grande verdade !!!

caioscattini
Aliás o que você está fazendo aqui no fórum perdendo tempo em ler posts de tecladistas acomodados?

Vai fazer uma entrevista na Phillarmonik de Vienna!!!


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Kara se eu pudesse te pontuava com 10 Pontos , Essa foi muito boa.

Cheguei a imaginar um kara tokando com um PSR-3000 no meio da Phillarmonik de Vienna a Marcha de Mendelsohn em Si bemol

kkkkkkkkkkkkkkk
Muito boa msm ;-)

tmurback
se o tecladista tem que rotineiramente ficar transpondo as músicas em cima da hora, o esquema é furado; isso se chama falta de organização.


Lendo seu post me lembrei de um caso que um colega contou era assim:

Certa vez fui tocar a marcha nupcial em um casamento, e o trompetista veio me acompanhar (sem ensaio).
Mas na hora ele apareceu com um trumpete em Si bemol, que era emprestado, e a partitura que eu lhe havia dado era em Dó...


caioscattini
Veterano
# set/10
· votar


Marcos Martini
Tá bom, vai:

A historinha aí de cima é mentira.
Foi só pra dar pano pra manga.

Marcos Martini
Veterano
# set/10 · Editado por: Marcos Martini
· votar


caioscattini
Tá bom, vai:

A historinha aí de cima é mentira.
Foi só pra dar pano pra manga.



Kapaz !!!

Gugu tecladista
Veterano
# set/10
· votar


ñ sei se era papo furado

mas uma vez eu tive q fazer o casamento quase todo com o transpose pois só tinha uma partitura pra mim e o trompetista.

Vou ser sincero com vcs

Ñ consigo ler a partitura e transpor só de cabeça.
Se for só uma Cifra ai tranquilo

Mas eu acho esquisito por ex tocar dó e sair si bemol, ai dá uma vontade de tocar no lugar certo, ai vc vai mi bemol e ferra tudo
kkkkkkkkkkkk

Dídimo Junior
Veterano
# set/10
· votar


acho que é uma ferramenta que pode ser usada em algumas situações complicadas.
ex: tudo muito bem ensaiado quando, no dia da gravação, a vocalista resolve mudar o tom da música, que tinha riffs e solos muito loucos. mas depois passei a tocar sem transposição, pois este também pode gerar problemas.
ex: o cara tá tocando uma música com o transpose ligado e esquece de tirar pra tocar a música seguinte ao vivo com a banda :)

acho que abusar dos recursos (qualquer que seja) é que não dá... o cara termina escravo dessas coisas. Vê como é um lance filosófico... eu poderia lançar um tópico "o que vocês acham do arpegiator?" e argumentar que o cara tem que se garantir em fazer o dedilhado.

fernando tecladista
Veterano
# set/10
· votar


respeitando todas as amizades que tenho aqui, mas é foda ler frases dessas:

Tópico não se dirige a opinião dos demais tipos de músicos como: guitarristas, baixista e etc...
problema resolvido
O nome do Tópico ñ é :
Se minha mãe quiser dar opnião sobre o instrumento ela tem o direito de fazer.

brother, na boa...sua mãe não tem o direit, a não ser que ela seja tecladista!!!


Transpose no teclado É = à vocalista fraco.
eu fiz aula de canto em conservatorio, sei como funciona classificação de vozes, respiração, voz de peito, voz de cabeça, falsete, anatomia....
e cada "ser" tem uma faixa que ele canta naturalmente outra faixa é daquelas "vai que da" mas é fora do registro vocal, então se sua banda toca coisas de pink floyd ou Elvis... que tem voz mais grave e depois toca LED ou AC/DC que que tem vozes agudas, não tem bendito de banda cover que canta todos os tons originalmente, se faz vai se ferrar daqui 2, 3 anos, cansei de fazer trampo onde as do LED estão um tom abaixo, até o próprio robert plant tá cantando suas coisas um tom abaixo

------------------------------------
gente na boa
depois a gente vê aqui no fórum 500 tópicos de "choradeira"
por que tecladista não aparece nas bandas?
por que tecladista é excluido?
por que tecladista é substituido por um mp3 player?
por que tecladista tem que ficar fazendo fundinho?
por que não deixam eu solar?
por que o repertório não tem coisas com teclado em destaque?

a resposta de tudo isso tá no tipo de resposta que li acima
tem post meu pra tudo que é canto do fórum e tirando o OT (onde todo mundo se odeia mas se ama), nos fóruns de intrumentos, não lembro de ninguem me vir tacando pedra por emitir uma opinião minha sobre outro instrumento

o mais interessante é que falamos para o guitarrista que o lugar dele é no fórum de guitarra e não aqui, o curioso é que qualquer tecladista já pegou o timbre de guitarra do teclado e ficou fritando no minimo em casa... vai entender

Gus79
Veterano
# set/10
· votar


fernando, concordo 100 por cento ao quadrado com voce.

achei uma grosseria sem sentido tirar o cara so por "nao ser tecladista".

alias, acho que ele escreveu coisas mais sensatas do que muitos tecladistas aqui.

Felipe Felix
Veterano
# set/10
· votar


Gus79
fernando, concordo 100 por cento ao quadrado com voce.

(100%)² = (100 / 100)² = 1² = 1 = 100%

Só pra descontrair, antes que alguém morra no fórum.

tmurback
Veterano
# set/10
· votar


Gus79

[OFF TOPIC ON]

100% = 100/100 = 1

1 ao quadrado = 1

Logo, 100% ao quadrado = 100%

Por incrível que pareça, sua frase foi um pleonasmo, como, subir a subida, descer a descida, bater palma com a mão etc. Achei muito interessante, pois só o pleonasmo só é percebido se o leitor pára pra fazer a conta.

Coisas de matemático... hehehe

Abraço.

[OFF TOPIC OFF]

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# set/10
· votar


Felipe Felix
tmurback

Nah ... fica patente que ele fez de propósito, pensando na questão do pleonasmo enfático.

dgsoul
Veterano
# set/10
· votar


Nossa véio tópico agora virou discussão sobre quem deve opinar ou não aki no FCC-T!?

Neste caso os moderadores deveriam mudar o título do tópico, hehehe!!!


Bom galera, desculpem se minhas frases soaram meio ignorantes, mas o que está difícil de entender aqui é que:

*Transpose é um recurso exclusivo do teclado, nada mais coerente do que um tecladista expor sobre o assunto.

*o título do tópico é específico "O que os tecladistas pensam sobre a transposição?"

Eu sei, eu sei: direitos iguais, fórum livre pra todos, todos são músicos, visão de fora pode ajudar, preconceitos não tá com nada,etc.


Mas há de convir que o tópico foi criado por alguém que quer opiniões de pessoas específicas e que estudem o mesmo instrumento que ele.


Volto a dizer, nada contra o nosso amigo guitarrista Zedosal, mas o tópico é pra tecladista.


Alguém ai gostaria de ter sua casa invadida por alguém que vcs não conhecem e começassem a opinar sobre seus móveis e sua familia!? Com certeza não.


Também sou flexivel em reconhecer que o zedosal trouxe uma ótima frase pra definir o uso do transpose dizendo que ele é um recurso e não uma bengala.


Sei que muita gente não concorda com isso (ou porque não está familiarizado com esses tipos de tópicos, ou que quer ser o do contra mesmo), mas temos que respeitar também a pessoa que criou o tópico.


fernando tecladista


Concordo com vc em relação a voz, mas nessa última informação:

gente na boa
depois a gente vê aqui no fórum 500 tópicos de "choradeira"
por que tecladista não aparece nas bandas?
por que tecladista é excluido?
por que tecladista é substituido por um mp3 player?
por que tecladista tem que ficar fazendo fundinho?
por que não deixam eu solar?
por que o repertório não tem coisas com teclado em destaque?

a resposta de tudo isso tá no tipo de resposta que li acima



acredito que isso seja mais um problema histórico-musical do que propriamente ego dos tecladistas.

Marcos Martini
Veterano
# set/10
· votar


Gus79
achei uma grosseria sem sentido tirar o cara so por "nao ser tecladista".

Pois é respeito sua opinião, Mas "grosseria" é vc continuar dizendo e achando que o Guitarrista pode e deve responder uma pergunta que ñ foi dirigida para ele , e sim para vc que é tecladista, foi "grosseria" o cara ñ ver q o assunto ñ era com ele , Como já disse a acima.

dgsoul
Nossa véio tópico agora virou discussão sobre quem deve opinar ou não aki no FCC-T!?


Por isso estou fechando este tópico Pq o assunto mudou.

Volto a dizer, nada contra o nosso amigo guitarrista Zedosal, mas o tópico é pra tecladista.


Graças a Deus Pelo vc entendeu a proposta do tópico.
Que é perguntar aos TECLADISTAS o que eles pensam sobre o assunto.

Marcos Martini
Veterano
# set/10
· votar


Obrigado a todos os "Tecladistas" que postaram neste tópico, Respondendo o que pensam sobre o assunto do tópico.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a O que os tecladistas Pensam sobre a Transposição?