transposição de partitura ?

    Autor Mensagem
    bilico
    Veterano
    # out/08 · Editado por: bilico


    fala

    como eu faço para mudar qualquer escala para a escala de dó maior numa partitura de piano ???

    é só apagar a armadura da clave e tocar as notas normalmente com o Sol na segunda linha de baixo para cima e o Fa na quarta linha de baixo para cima ????

    só pra confirmar :
    a escala do Do maior é composta somente pelas notas brancas do teclado ????
    se não for , voce poderia me mostrar como é composta a escala do Do maior ???

    obrigado

    harofloww
    Veterano
    # out/08 · Editado por: harofloww
    · votar


    como eu faço para mudar qualquer escala para a escala de dó maior numa partitura de piano ???

    Qualquer escala para a escala de dó maior? Acho que você não quer fazer isso não... o.O

    é só apagar a armadura da clave e tocar as notas normalmente com o Sol na segunda linha de baixo para cima e o Fa na quarta linha de baixo para cima ????

    não... se fizer assim vai ficar na mesma, mas sem os sustenidos/bemóis da escala original... o certo seria tirar a armadura de clave e transpor as notas para a escala de dó... eu acho...

    a escala do Do maior é composta somente pelas notas brancas do teclado ????

    Ahnn... sim...

    se não for , voce poderia me mostrar como é composta a escala do Do maior ???

    Um jeito legal que achei pra decorar a forma das escalas maiores e menores é assim...:

    Maiores: 2 1 3 1 ( T T st T T T st )
    Menores: 1 1 2 1 2 ( T st T T st T T )

    Não sei se deu pra sacar... mas o primeiro número é o número de tons seguidos, o segundo de semitons, o terceiro de tons novamente e assim por diante, alternando....

    Ou então daria pra se basear nas escalas de C e de Am pra compor aquilo ali...

    C = C D E F G A B C
    Am = A B C D E F G A

    Tudo com teclinhas brancas... como o povo gosta... =) ai é só ver onde pula um tom ou semiton...

    flw
    haroflowww

    bilico
    Veterano
    # out/08
    · votar


    harofloww

    na verdade eu queria tocar sempre em Dó maior porque é mais facil,entende ?

    quando eu disse : " como eu faço para mudar qualquer escala para a escala de dó maior numa partitura de piano ??? " eu queria dizer todas as possiveis escalas ...

    veja se eu estou certo : As unicas escalas que da para transformar em Do maior são as escalas maiores e menores , certo ?

    a partir dai voce pode me ensinar a transformar as diversas escalas maiores e menores em Dó maior ???

    valeu

    harofloww
    Veterano
    # out/08 · Editado por: harofloww
    · votar


    é que transformar uma escala menor em outra maior vai ficar estranho... muito estranho... :P

    add ae: haroflow@gmail.com

    flw
    harofloww

    bilico
    Veterano
    # out/08 · Editado por: bilico
    · votar


    harofloww
    é que transformar uma escala menor em outra maior vai ficar estranho... muito estranho... :P

    segue o raciocinio : o CM é igual o Am.

    então se eu zerar a armadura da clave numa escala maior ou menor teriamos sempre CM , certo ?


    valeu

    storrecilha
    Veterano
    # out/08 · Editado por: storrecilha
    · votar


    bilico

    F = 1 bemol, para virar C, tocar 3e1/2 tons abaixo
    Bb = 2 bemois, para virar C, tocar 1 tom acima...
    Eb = 3 bemois, para virar C, tocar 1e1/2 tom abaixo



    então se eu zerar a armadura da clave numa escala maior ou menor teriamos sempre CM , certo ?

    Se vc zerar a escala de uma melodia, vai passar para o C maior, mas, também vai alterar a própria melodia, descaracterizando-a. Note que para cada escala, as distancias entre as notas são iguais, se vc alterar essas proporções a melodia perde sua característica. Isso é o que se estuda em intervalos... as distancias entre as notas.
    Cada escala maior mantém os intervalos iguais, mas cada escala começa em uma nota diferente. Dai um cantor que tem voz grave queira cantar uma musica em D e um outro cantor com voz mais aguda queira cantar em F, ou seja, 1e1/2 tom acima.
    Se vc quer transportar as melodias de uma escala para outra vc precisa manter os intervalos iguais para a melodia soar igual, tal como citei acima. Mas, sinceramente, é mais facil (e muito mais útil para seu aprendizado) conhecer todas escalas do que transpor cada musica.

    bilico
    Veterano
    # out/08
    · votar


    storrecilha
    Se vc zerar a escala de uma melodia, vai passar para o C maior, mas, também vai alterar a própria melodia, descaracterizando-a

    voce quer dizer que zerando a armadura da clave eu tambem teria que mexer na altura das notas da partitura para a altura proporcional da escala do maior ???

    como eu posso fazer isto num arquivo de partitura em .PDF no computador ?

    valeu

    harofloww
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Se vc zerar a escala de uma melodia, vai passar para o C maior, mas, também vai alterar a própria melodia, descaracterizando-a.

    Exatamente... Isso que eu quis dizer :P

    voce quer dizer que zerando a armadura da clave eu tambem teria que mexer na altura das notas da partitura para a altura proporcional da escala do maior ???

    Sim...

    segue o raciocinio : o CM é igual o Am.

    Sim... Am é a relativa menor de C (Com a mesma armadura)... Mas em uma música dá pra ver se a escala predominante (Vou chamar assim...) é a de Am ou a de C... Dá pra perceber que não sei explicar direito... :P mas acho que é isso...

    como eu posso fazer isto num arquivo de partitura em .PDF no computador ?

    Acho que não tem como não... a menos que faça no braço... ou então que encontre essa partitura para algum programa de notação musical que tenha transpose... Tem um jeito mais facil eu acho: Tira a armadura de clave, e transpôe a(s) clave(s) pra cima ou pra baixo, dependendo da escala que tu quer chegar... Mas vai ficar confuso depois pra tocar com as claves certas...

    Mas, sinceramente, é mais facil (e muito mais útil para seu aprendizado) conhecer todas escalas do que transpor cada musica.

    Concordo... Fica aí a dica.. =)

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/08
    · votar


    na verdade eu queria tocar sempre em Dó maior porque é mais facil,entende ?

    é mais facil porque suas primeiras músicas foram em Dó
    comece a procurar musicas em SOl (1#) e Fá (1b) que estas também ficaram fácieis depois passe para 2# e 2b

    mas se você quer sair de suas músiquinhas em Dó e pular pra Mi maior direto não dá não
    ----------------------

    sem contar que dá no saco ouvir 3 4 músicas seguidas no mesmo tom
    por exemplo já vi muito bluzeiro bom, mas uns caras que ouvi só tocavam em SOl/Mim por mais profissa que era o cara, chega uma hora que da no saco

    storrecilha
    Veterano
    # out/08
    · votar


    bilico
    voce quer dizer que zerando a armadura da clave eu tambem teria que mexer na altura das notas da partitura para a altura proporcional da escala do maior ???

    sim, vc precisaria mexer na disposição das notas... se a musica é em D maior ela esta 1 tom acima de C maior certo? então vc precisaria tocar cada nota 1 tom abaixo para a melodia ficar correta e em C. Se for G maior, esta 3 e 1/2 tons acima e assim por diante.


    é mais facil porque suas primeiras músicas foram em Dó
    comece a procurar musicas em SOl (1#) e Fá (1b) que estas também ficaram fácieis depois passe para 2# e 2b

    mas se você quer sair de suas musiquinhas em Dó e pular pra Mi maior direto não dá não
    (2)

    bilico
    Veterano
    # out/08
    · votar


    fernando tecladista
    sem contar que dá no saco ouvir 3 4 músicas seguidas no mesmo tom


    eu usaria o " transpose "do teclado ...

    Ken Himura
    Veterano
    # out/08
    · votar


    bilico
    eu usaria o " transpose "do teclado ...

    E quando aparecesse acidente dobrado ou modulação implícita na partitura? =p

    bilico
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Ken Himura
    bilico
    eu usaria o " transpose "do teclado ...

    E quando aparecesse acidente dobrado ou modulação implícita na partitura? =p


    pra tudo tem um macete neste esquema de MIDI

    bilico
    Veterano
    # out/08
    · votar


    por exemplo uma nota preta não usada faz a modulação transpondo para o DO ,outra nota preta volta para para a escala anterior e assim por diante.fica quase imperceptivel...

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/08
    · votar


    eu usaria o " transpose "do teclado ...


    jesus....

    makumbator
    Moderador
    # out/08
    · votar


    bilico

    Acho que vc ainda não entendeu como funciona o sistema de tonalidades. Esse seu "formato" de transposição não funciona, pois não basta "apagar" a armadura do tom, vc tem que MOVER as notas acima ou abaixo de acordo com a necessidade, caso contrário, com seu método, muitos intervalos serão modificados(em suma, não será mais a mesma música).

    Outro detalhe, é que não é possível transpor música em modo menor para modo maior(e vice-versa). O que se pode fazer, é transpor de um tom maior para outro, e de um menor para outro também menor. Abaixar as terças maiores de uma música em tom maior não é transpor(assim como subir as terças menores de uma tonalidade menor também não), pois assim a melodia não seria preservada e seu caráter estaria totalmente comprometido.

    Procure um livro de harmonia e ou teoria musical. Nele vc encontrará todas essas questões esclarecidas.

    LéoTecla
    Veterano
    # out/08
    · votar


    na verdade eu queria tocar sempre em Dó maior porque é mais facil,entende ?

    Não se prenda a isso pelo amor de Deus, vai lhe prejudicar, pois, vai perder muito tempo, tente aprender todas as escalas, naturais sustenidas, bemóis, diminutas, etc...

    Faça por onde aprender de tudo um pouco para não passar deixando conhecimento impotantissimos para trás. O que é fácil nem sempre é o melhor, é linda a escala de B, de C#m, F#, etc. O som também é agradável, não acostume o seu ouvido apenas com o som da escala de C, pois, são 12 notas maiores e 12 menores sem contar com as variações, dissonancias, alterações no baixo, e tal.

    Por favor tente aprender de tudo um pouco, tenha calma não precisa ter pressa. Os apressados aprendem a tocar (prática) mas não sabem a teoria, ou seja, não sabem nem o que estão fazendo!

    Pense nisso...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a transposição de partitura ?