O que os tecladistas Pensam sobre a Transposição?

Autor Mensagem
brunoamaral
Veterano
# set/10
· votar


caioscattini

Até que enfim alguém falou bem neste tópico. Concordo com cada palavra dos 2 posts.

Gugu tecladista
Veterano
# set/10
· votar


Sobre vocalistas

Só acho q o deve ser mantido o tom original obscessivamente se for uma banda cover, por que ai sim trocar a tonalidade da música
deixa ela estranha.
No mais por mais q o vocalista alcance tons muito altos, ñ acho justo obriga-lo a tal esforço, tem q ter bom senso pois cantor q ñ cuida da voz aposenta cedo

Gus79
Veterano
# set/10
· votar


caioscattini

A finalidade é a música e não a demonstração de habilidade do músico.

cada vocalista tem uma tessitura, assim como cada instrumento. E cada um pode e deve ajustar a tonalidade de acordo com a tessitura que lhe parece mais confortável.


Falou e disse. Justamente o que tentei expor antes. Concordo 100%.

fernando tecladista
Veterano
# set/10
· votar


eu uso quando:
-em ensaio dos trampos de baile/eventos que faço, geralmente é um cantor que tem que cantar de tudo, então não adianta pensar que vai sair tudo no original, porque o repertório vai de ed motta a xitãozinho e xororó, então parte do ensaio é achar o tom que vai dar certo pro cantor, nessa fico com transpose pra pesquisar o tom correto, depois estudo a música no tom novo

-freelance, tenho uma pastão com umas 500 músicas, com cifras, partituras, solos.... e pra cada banda tem um tom diferente (pelo mesmo motivo do acima) então se a música é complexa, não dá pra ficar dando na trave no show, então pego minha partitura e para o bem do público uso transpose

- não gosto de usar, o fato de ter ouvido absoluto é mais complicado porque você lê uma nota e escuta outra, então sua mão quer procurar a nota que você viu

-------------------------

agora quanto a "honra" de fazer na raça tudo depende
- uma coisa é você fazer a base de um pagode ou sertanejo que fica o tempo inteiro em G -Em Am D7 e ter que tocar isso em qualquer tom
- outra coisa é você ter uma música peçonhenta com modulação varias partes, pontes, onde você tem solo pra fazer e essa música não faz parte do seu repertorio

----------------------------------
a unica sem-vergonhice que vejo em usar é quando o cara resolve tocar tudo em DóM e na folha de repertório tem lá +3 -2 0
+5 -7....
porem não considero gente assim como músico..., passa um tempo e um cara assim some do pedaço. se ele toca assim, então canta assim, a responsa do show é assim.... é dar tempo ao tempo

marcusVinicius
Veterano
# set/10
· votar


a unica sem-vergonhice que vejo em usar é quando o cara resolve tocar tudo em DóM e na folha de repertório tem lá +3 -2 0 +5 -7....
porem não considero gente assim como músico...


Ha ha ha ... bom demais! Não diria que é a única sem-vergonhice, mas é deslavada!!!!!

Cleber Vaz
Veterano
# set/10
· votar


Confesso que fiquei surpreso com o tópico pois, pelo título, imaginei que o assunto fosse transposição propriamente dita e no entanto o foco do tópico era a função transpose dos teclados... mas já que passei por aqui:

Função transpose é como o popular acompanhamento automático, ou seja, é apenas mais uma função comum em teclados eletrônicos e que nem todo mundo considera necessária e ninguém tem obrigação de usar mas confesso, tenho um PSR e já brinquei muito com o acompanhamento automático e entendo que alguém brinque com o botão transpose ou ainda use em casos de necessidade/praticidade profissional como citou o colega fernando tecladista

Zedosal
Veterano
# set/10
· votar


Marcos Martini

Transpose no teclado É = à vocalista fraco.

Quando critico o transpose critico como qualquer outro procedimento que distorça a musica bem como até mesmo a omição de arranjos ou equalização desagradavel.


Cara... em que mundo vc vive??? toda hora tem banda mudando os arranjos que ela mesmo criou, mundando timbres que ela mesmo consagrou!

E outra, o transpose é recurso do tecladista e não do vocalista! se eletira a musica em tom diferente é sua OBRIGAÇÃO se está acompanhando tocar no tom do cara! Transpose é bom sim, mas em SITUAÇÃO DE EMERGENCIA e casos como ofernando tecladista citou.

Na minha banda o nosso saxsofonista é o compositor, então quando escreve os arranjos faz tudo em D ou A, tom que sua voz se encaixa melhor, mas como temos 3 vocalistas na hora dos ensaios o arranjo é alterado conforme o timbre do solista. teve casos da musica "nascer" em D, na voz de um cara ficou boa em C#, mas quem ia solar era uma mulher e passamos a tocá-la em F#, pq ficou perfeito o tom para a voz dela!

Como tambem "tiramos" musicas de outros artistas, sempre existe a necessidade de mudar o tom, ou fazer uma melhor busca pelas musicas, para poder adequar ao nosso estilo e nossos vocalistas...

aaaa e o tecladista se vira muito bem, obrigado. Não lembro dele ter usado o transporte eletronico para tais fins... pq é tudo ensaiado da melhor forma para a banda... alem de que sempre tentamos respeitar no máximo os arranjos originais das musicas...

Marcos Martini
Veterano
# set/10
· votar


Zedosal
Cara... em que mundo vc vive???

Digira-se com "RESPEITO" assim como outros fizeram !!!


aaaa e o tecladista se vira muito bem, obrigado. Não lembro dele ter usado

Desculpe ser chato ,Mas pelo que vc falow vc Ñ É O TECLADISTA até olhei em seu post's e só vi 2 post's no forum de teclado.

Realmente VC Ñ É TECLADISTA , Colega quando fiz este tópico ja´o fiz no forurm de teclado para os TECLADISTAS responder.

PROCURE O SEU FORUM PARA FALAR O QUE VC PENSA SOBRE O ASSUNTO.

Se achar por bem convide o TECLADISTA de sua banda para postar aqui, Se ele tem cadastro, Se é uma ótima oprutunidade de se cadastrar

Marcos Martini
Veterano
# set/10 · Editado por: Marcos Martini
· votar


Aew pessoal mais algum "TECLADISTA" gostaria de falar o que pensa sobre o assunto?

Zedosal
Veterano
# set/10
· votar


Sou Guitarrista... e aprendi a tocar varias musicas acompanhando um tecladista, vendo as notas que ele tocava e executando simultaneamente na guitarra.


Marcos Martini
Pelo que vi no seu topico ele é mais direcionado a "queimar" quem tá cantando em tom diferente ao da musica original do que pra falar sobre o uso do transporte eletronico de escala...


Por isso postei aqui, e outra... FCC é forum, e fórum é para expor suas ideias sobre determinado assunto proposto, como tenho opnião formada sobre o mesmo discorri sobre ele de forma crítica, não querendo ofender, porém (pelo que eu entendi) sua abordagem no referido é de forma a menosprezar pessoas que fazem o uso recurso, conforme li nas suas postagens...

Marcos Martini
Veterano
# set/10
· votar


Zedosal
Sou Guitarrista...

Entre aqui e crie seu tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/

Pelo que vi no seu topico ele é mais direcionado a "queimar"...

...

Por isso postei aqui, e outra... FCC é forum, e fórum é para expor suas ideias sobre determinado assunto proposto, como tenho opnião formada sobre o mesmo discorri sobre ele de forma crítica...

Vide Titulo do Tópico !!!

Zedosal
Veterano
# set/10
· votar


Depois dos nossos comentários, que foram de certa forma ríspidos resolvi reler o topico desde o inicio, pois tinha comentado-o apos ler todas as postagens, porém não havia levado em conta tais palavras:

Marcos Martini
Neste tópico Gostaria que cada tecladista aqui do FCC de Teclado expressasse sua opinião Sobre fazer Transposição de escala e ou tom da musica para ficar mais confortável para o vocalista cantar a musica.

Mas ainda considere o que escrevi, pois é mais um ponto de vista.

dgsoul
Veterano
# set/10 · Editado por: dgsoul
· votar


Marcos Martini (1º post).

Neste tópico Gostaria que cada tecladista aqui do FCC de Teclado expressasse sua opinião Sobre fazer Transposição de escala e ou tom da musica para ficar mais confortável para o vocalista cantar a musi



Zedosal


pelo que vi no seu topico ele é mais direcionado a "queimar" quem tá cantando em tom diferente...aaaa e o tecladista se vira muito bem, obrigado. Não lembro dele ter usado o "transporte" eletronico para tais fins... (?)pq é tudo ensaiado da melhor forma para a banda(?)


Well...uma frase vale mais do que mil palavras...




Vamos mudar de assunto! Alguém ai quer aprender sobre o que é calunia e difamação e como as pessoas se ferram por causa disso?!

marcusVinicius
Veterano
# set/10
· votar


dgsoul
Vamos mudar de assunto! Alguém ai quer aprender sobre o que é calunia e difamação e como as pessoas se ferram por causa disso?

Você andou tendo aula sobre isso na faculdade? =)

Zedosal
Respeitando seu ponto de vista, pergunto: o que você acha do pessoal que usa direto aquele acessório de guitarra chamado pestaneira ou capotraste? Assim, a música estava em E e mudou para G... põe o esquema na terceira casa e feito?

Zedosal
Veterano
# set/10
· votar


marcusVinicius

Muitos violeiros usam isso e tem arranjo que nasce em uma parte do instrumento e fica complicado de transportar, e na hora de passar com a banda e o cantor tem que mudar o tom. Já vi profissionais usando nesses casos, e eu nunca usei tal artificio.

Uma vez na escola, fui tocar violao com um cara que para cada tom de musica que ele tocava tinha que colocar a pestaneira na parte do violao que dava o tom, isso eu nao sou a favor nunca!

transporte eletronico e pestaneira é para usar como recurso e nao como bengala!

Gugu tecladista
Veterano
# set/10
· votar


Zedosal

antes q os kras daki te matem é transpose

Zedosal
Veterano
# set/10
· votar


Gugu tecladista
kkkkkkkkkkkkkkkkkk valeu... transpose entao

nem o nome da pestaneira/capotraste eu sabia!!!!! quanto mais do transpose!

Marcos Martini
Veterano
# set/10
· votar


Zedosal
Mas ainda considere o que escrevi, pois é mais um ponto de vista.


Consideraria se o Tópico estivesse perguntando para você.

mazza
Veterano
# set/10
· votar


eu uso quando o cantor pede e não tô nem aí. Pra mim dá na mesma, melhor tocar uma música com transpose ligado e tocar direito do que ficar "caçando" a harmonia na hora da apresentação. E se tiver um solo no meio, nem fale.... não vejo motivo pra tanta polêmica. É mais um recurso eletrônico, só isso.

ThiagoMafra
Veterano
# set/10
· votar


Marcos Martini

Concordo um pouco com as suas idéias mas o
Zedosal falou uma coisa interessante: recurso e nao como bengala!

Se o cara vai criar ou editar, ou sintetizar alguma coisa com aquilo, show!! agora se escorar é f***

E mantenho minha opinião. Falaram de tessitura, de capacidade do cantor, de um monte de coisas. Deram a entender que eu sou o bonzão que toco em todas as escalas... Já cansei de chegar e dizer: não sei tocar tal música. Ou: em tal tom não vai rolar não. Pq? simples muitas vezes não era por causa de tessitura ou razões criativas, mas sim pq os cantores não se adequavam a música ou não estavam preparados pra se encaixar nela... E aí qual o mais fácil se vira o instrumentista. Não concordo. E por isso confesso que senti um pouco de raiva quando o Zedosal disse: se eletira a musica em tom diferente é sua OBRIGAÇÃO se está acompanhando tocar no tom do cara!

Muitos vocalistas não sabem escolher repertório. E quando quer mudar de tom a maioria das vezes não quer rearranjar, quer manter o mesmo arranjo em outro tom, não quer mudar pro necessário quer mudar pro cômodo, coisas bem diferentes...

Gus79
Veterano
# set/10
· votar


Pô, se eu tô acostumadaço a tocar uma música cabeluda cheio de escalas doidas e solos num tom e o cara quer mudar o tom para outro completamente diferente de repente no meio do ensaio, eu vou falar: "Não, assim não toco"?

Eu não, pô, vou meter um trasposezão, vamos tocar, o que importa é fazer música, pô!

"Não, não vou tocar assim porque nunca toquei neste tom e sou contra usar o transpose, acho que é coisa de tecladista fraco".

Cara, tecladista tem que usar os recursos do instrumento. De novo, o que importa é fazer a música, e que a música fique boa!

Para mim, se a música soar bem, não importa como ela foi feita. Se for boa de ouvir, está certa.

Marcos Martini
Veterano
# set/10
· votar


ThiagoMafra
Muitos vocalistas não sabem escolher repertório.

Acredito que Esta é q raiz do mal.
O Melhor msm é o vocalista fazer uma lista com musicas q lhe são comfortaveis em sua forma original e destas a banda escolhe.
Também ñ tem nada contrario a musica que ñ seja propria para a voz do cara que outro da banda ñ possar cantar.

Afinal ñ é o vocalista que pode e de ve cantar.

Marcos Martini
Veterano
# set/10
· votar


Gus79
"Não, não vou tocar assim porque nunca toquei neste tom e sou contra usar o transpose, acho que é coisa de tecladista fraco".


Para mim um TECLADISTA BOM vai além de tocar o teclado.

Quando falta agudos (se tenor) ele canta as musicas agudas de mais para o vocalista.
Quando falta graves (se Baritono ou baixo) ele canta os tais graves.

Na verdade acho que na banda todos deve saber cantar.
Pq cantar ,cansa mais que tocar (pelo eu sinto isso).
E Tbm as condições de tempo jornada de trabalho afetam a voz.
Então ñ dá para deixa tudo para um kara só.

Marcos Martini
Veterano
# set/10
· votar


Na verdade acho que na banda todos deve saber cantar.

Bah !!!
Lembrei do ROUPA NOVA.
Onde todos cantam e dois ou três vão de voz solo.
__________________________________________________
Comentário OFF:

Ñ é o meu estilo de música , Mas sou "Obrigado" a respeitar os karas por esta questão e tbm pelo forma simples de fazer musicas simples ,Porem musicas bonitas.

Edson Caetano
Veterano
# set/10
· votar


Zedosal
Na minha banda o nosso saxsofonista é o compositor, então quando escreve os arranjos faz tudo em D ou A, tom que sua voz se encaixa melhor, mas como temos 3 vocalistas na hora dos ensaios o arranjo é alterado conforme o timbre do solista. teve casos da musica "nascer" em D, na voz de um cara ficou boa em C#, mas quem ia solar era uma mulher e passamos a tocá-la em F#, pq ficou perfeito o tom para a voz dela!


Mas porque alterar devido ao timbre do solista e não trocar o cantor que chega na altura da música....seria mais fácil , não

Mas ...

Transpose, para que transpose, para ajudar quem tem dificuldade ou preguiça, se não viciar, pelo menos o cara chega cansado em casa e consegue relaxar, brincar

tem que ver que nem todo mundo leva a musica profi, ou a sério, pode ser que só queira se divertir em C e não em C#

Cada um no seu Quadrado hehe

Eu não uso transpose, e nem cifras, passo todas as cifras que eu toco para partitura, para mim C tem que ter 3 bolinhas entre 5 linhas, e aí, quem não faz assim tá errado

Música é linda, nem todo mundo é um genio, nem virtuoso, nem um dedicado, nem mesmo um mero mortal hehe, mas no final o que interessa é a MUSICA

Zedosal
Veterano
# set/10
· votar


ThiagoMafra

Desculpe se foi mal compreendido, é o caso que vc mesmo citou: Muitos vocalistas não sabem escolher repertório. E quando quer mudar de tom a maioria das vezes não quer rearranjar, quer manter o mesmo arranjo em outro tom.

Daí quem tem que se virar somos nós (a banda), e no caso do tecladista, fica bem melhor na hora do apuro usar o transpose (isso se chama recurso).

Puts, lembro que ano passado no reinicio das aulas teve um evento com todos os professores da cidade e eu fui dar uma de besta a tocar violao (só musicas conhecidas), mas o caso é que quem tava solando era uma mulher (nao teve ensaio) e as musicas nao se encaixavam na tessitura dela, resultado, mudou tudos os tons e dele eu "correr atras" das notas e dos arranjos! Aí não tem boca, é transportar na cabeça... e se eu tivesse uma pestaneira "na cartola" com certeza a usaria (para passar por apuros).

Zedosal
Veterano
# set/10
· votar


Mas porque alterar devido ao timbre do solista e não trocar o cantor que chega na altura da música....seria mais fácil , não?
Edson Caetano

No caso que eu havia citado, a música teve um sabor diferente naquela voz...

Transpose é no apuro, se for na maciota a gnt ensaia antes e sai legal, com arranjo e tudo como deve ser... (concordam?)

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# set/10
· votar


Felipe Felix
Carlos_Souza_Jr
"mas eu sonho com o dia em que teclas pretas e brancas serão utilizadas de maneira igual, sem preconceito, sem necessidade de transpose"

Preconceito contra as teclas pretas? Essa é novidade.



Preciso dizer que foi uma piada com um dos muitos motivos de se usar o transpose? Normalmente se usa o transpose por dificuldade de execução em uma determinada tonalidade, falta de conhecimento de um campo harmônico e tals e tals. Se eu conseguisse executar em todos os tons tudo que eu consigo em Dó, sol e lá com a mesma velocidade, eu daria um salto enorme.

Quanto ao assunto do tópico, o caioscattini matou a cobra e mostrou o pau.

Quanto aos vocalistas fracos, dá no nervo quando o cara quer mudar o tom de tudo, sem ao menos estudar, se esforçar pra cantar no tom. Pq? Pq se ele não for um péssimo cantor, ele no mínimo é um cara que não tem idéia da capacidade vocal e não sabe escolher repertório. Se o cara ñ tem voz pra gutural, pra que cantar gutural?

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# set/10
· votar


Marcos Martini
Aew pessoal mais algum "TECLADISTA" gostaria de falar o que pensa sobre o assunto?

Esse é o tipo de preconceito bobo que atrapalha a agregar conhecimento. Se ñ tá satisfeito com a opnião do cara, ignora, se ficou ofendido, denuncia. Antes de tudo, esse é um fórum de teclado e público, o assunto em pauta é TECLADO. Se minha mãe quiser dar opnião sobre o instrumento ela tem o direito de fazer.

fernando tecladista
Veterano
# set/10
· votar


transporte eletronico e pestaneira é para usar como recurso e nao como bengala!

gostei dessa frase
(dela em si, nada a ver com o bate boca lá de cima)

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a O que os tecladistas Pensam sobre a Transposição?