Novos Yamaha Motif XF

Autor Mensagem
Rogertronics
Veterano
# jan/11
· votar


Acho que está havendo uma pequena confusão sobre as memórias

A memória 128MB é RAM, apaga quando se desliga o teclado. O XF te "empresta" ela para você gravar e depois salvar em uma "MEMÓRIA FLASH" (no XS pode ser uma pendrive, no JUNO-G é uma compact flash)

Aí sim, você usa as FL. Você só grava "UMA ÚNICA VEZ", que ela estará disponível sempre que se ligar o teclado.




Edson Caetano
Veterano
# jan/11 · Editado por: Edson Caetano
· votar


Rogertronics
Perfeito, me deixou completamente sem dúvidas

Então concordo com você, que o juno G, mesmo não sendo Top, tem 4x mais memória do que o Xf, e em relação ao custo/benefício a Roland detona, pois as memórias SD são bem baratas

luciano.daniel
Veterano
# jan/11
· votar


Edson Caetano
o juno G, mesmo não sendo Top, tem 4x mais memória do que o Xf

Mas a comparação correta, na minha opinião deveria ser:

2128 MB do MotifXF x 512 MB do JunoG

A não ser que o JunoG também tenha memória expansível...ele tem??

Outro fato importante é que a flash do XF não é volátil e dispensa ficar carregando as waves toda hora. Isso não é uma grande vantagem não?

Alguém concorda com meu raciocínio?

Abraços!

Edson Caetano
Veterano
# jan/11
· votar


Entao Luciano

O Gi pode usar um Cartao de Memória SDHC de 32Gb de memória Nao Volatil

Infelizmente para os XF a comparação é esta mesma:

memória volatil - 128 para o Motif e 512 para o Juno
Memoria náo volatil - 2048 para o motif e 32Gb para o Juno

Nao estamos comparando as qualidades e funcionalidades do XF com o Juno Gi que aé é covardia, e o Motif XF certamente arrebenta, mas estou realmente inclinado dar ponto ao Juno no quesito tamanho de memória

luciano.daniel
Veterano
# jan/11
· votar


Edson Caetano
memória volatil - 128 para o Motif e 512 para o Juno
Memoria náo volatil - 2048 para o motif e 32Gb para o Juno


Edson, eu não to querendo ser chato naum cara...provavelmente vc deve conhecer muito mais que eu sobre teclados, pois me considero novato, tanto neste fórum como na vida real....

Mas pelo que eu entendi, os 2GB-flash do Motif não podem ser comparados com a memória externa-USB, pois os 2GB-flash do XF uma vez carregados, seus samples estão lá, prontos para serem acessados diretamente, sem atrasos.......já as memórias externas (tipo HD externo, pendrives, etc) não podem ser acessadas diretamente...elas precisam ser carregadas primeiro e isso leva tempo, entende? Esse é o ponto.

O que estou dizendo é que a comparação justa seria:

MotifXF:
- 2024 MB + 128 MB de memória para sample (acesso direto e imediato)

- "N" MB de memória flash EXTERNA (onde N é o tamanho da pendrive, HD externo, cartão SDHC, etc)

JunoG:

- 512 MB de memória para sample (acesso direto e imediato)

- "N" MB de memória flash EXTERNA (onde N é o tamanho da pendrive, HD externo, cartão SDHC, etc)



Entendeu agora meu raciocínio? (sendo que ainda, de quebra, o motif tem memória de acesso direto não-volátil!)


...talvez eu possa estar completamente enganado...hehe....é pra isso q eu estou aqui :) para aprender com vocês........mas realmente eu estou entendendo a coisa dessa forma que expliquei. Agradeço por sua atenção em estar debatendo comigo. Aguardo suas considerações.

Abraços!

Rogertronics
Veterano
# jan/11
· votar


Ei galera, vamos entender o seguinte:

-Memória volátil: o XF vem com 128MB de fábrica. O Juno-G precisa de um pente DIMM de 512MB, chegando a 516MB. O Motif XS pode chegar a 1Gb. Conclusão: O XF perde.

-Memória Flash (pendrive ou cartão SD): Todos usam, mas o Juno-Gi ganha porque pode chegar a 32Gb. O XF perde novamente.

-Expansão: Tanto o Juno-G, Stage e Fantom-X aceitam as SRX que possuem em média 64MB de Rom e as waves podem ser utilizadas com as waves presets, estão lá mesmo quando se desliga o teclado..................Aiiiiiiiiiii o XF leva uma
imensa vantagem. PODE-SE CHEGAR A 2GB DE EXPANSÃO
Nisso, na minha opinião, ele ganha

Conclusão Final: Se vc precisa de uma biblioteca pequena de samples, eu continuaria com o Juno-G/Fantom-X.

Se vc precisa de uma biblioteca maior de samples, tipo, um bom piano, loops.....etc. o Motif XS/Fantom-G, e uma boa dose de paciência para o carregamento servem.

Agora se a sua biblioteca é gigantesca, e vc não tem paciência para o carregamento..... Vai de Motif XF e compre as FL1024.

Rogertronics
Veterano
# jan/11
· votar


Na verdade, o Motif XF veio pra atender demanda dos usuários do Motifator.com, que queriam um teclado mais bonito (a cor dos XS é de amargar), novos timbres de piano e o fim do carregamento de samples.

Não é uma nova tecnologia. Já o Kronos...............nossa! Aqueles 9 algoritmos....Karacas!
Como a própria Korg diz: Mudamos o jogo! ......Aguardem....

luciano.daniel
Veterano
# jan/11
· votar


Rogertronics
JUNO-G

Agora, independente da questão das memórias, eu tava dando uma olhada nas especificações do Juno G no site da Roland e ele parece ser um teclado bem legal mesmo (eu não o conhecia). Não sei como são os timbres internos, mas parece realmente ser uma boa opção em termos de custoxbenefício.
Abraços!

luciano.daniel
Veterano
# jan/11
· votar


O Motif XS pode chegar a 1Gb. Conclusão: O XF perde.

Eu não concordo com isso não, mas beleza....

Abraços!

luciano.daniel
Veterano
# jan/11
· votar


Eu entendo ate agora da seguinte forma:

XS: 1 GB de samples (acesso imediato) volátil;

XF: 2 GB de samples (acesso imediato) nao-volátil.

Alias, esse é o grande marketing que a Yamaha esta fazendo do XF.

Abraços!

luciano.daniel
Veterano
# jan/11
· votar


Eu entendo ate agora da seguinte forma:

XS: 1 GB de samples (acesso imediato) volátil;

XF: 2 GB de samples (acesso imediato) nao-volátil.

Alias, esse é o grande marketing que a Yamaha esta fazendo do XF.

Abraços!

expedifer
Veterano
# jan/11
· votar


Edson Caetano
memória volatil - 128 para o Motif e 512 para o Juno
Memoria náo volatil - 2048 para o motif e 32Gb para o Juno


Há um grave ERRO nessa comparação (e o luciano.daniel tem razão). Já tive o JG e sei bem desse problema.

Na verdade os dois JGi e XF podem carregar ate 1bilhão de Gb, se existisse, ou não por via de atualização, EXTERNAMENTE tal qual cartão SD, SDHC, etc ou mesmo via pendrive que já passou faz tempo esse "mísero tamanho" de 32Gb........rsrsrsr

O ERRO está, no sofrimento que tive, quase arremesando o JG na parede, em que nessa M........., com m maiúscula, ao se carregar samples pros seus 512Mb de expansão que lhe botei, vindo do cartão de 4Gb que eu tinha conectado, quando desligava se PERDIA TUDO, tudo o que configurei, particionei, editei, etc. Era uma verdadeira M........... com m maiúscula de novo.

Ter um pendrive ou SD de 800Gb num JG, XF G8, etc, é a mesma M.. que ligar o teclado no computador e repassar a ele via Usb dados, samples, etc. Não vale nada pra mim (aí numa dessa meus 500Gb do meu note ligado a um JG ou XF ficam imbatíveis). Pura balela. Cartão SD ou pendrive não conta nada pra samples pois o teclado os precisa carregar na sua memória RAM pra os "rodar", venha de onde vier e nessa o XF dá de 1 bilhão a zero nessa comparação (10^9 X 0), mais ainda sendo memória constante, nunca se apaga ao desligar e o melhor: tudo que for configurado nele, "splitado", particionamento, timbres, edições, perform, combi, etc, fica pra sempre ao se religar o teclado.

Ate hoje, o XF era o único que fazia isso. Mas pelo que vejo, o "Kornos" faz isso e muito mais com seu HD atrelado (e só por isso) a uma memória virtual nele, tal qual os muitos Gb do XF nessa memória constante. É esperar pra ver(e deixem o "pobre" e miserável JGi de fora disso)

expedifer
Veterano
# jan/11
· votar


obs: e o XS não faz nada do que o XF faz em matéria de memória, configuração e edição fixada (permanente) de samples ou VST no teclado. O XS perde tudo isso ao se desligar como o putrefado JG, digno de se jogar os dois na parede (me chame quando for fazer isso).

luciano.daniel
Veterano
# jan/11
· votar


expedifer

Acho que vc conseguiu expressar o que eu queria dizer, só que melhor, com mais clareza e com o principal: conhecimento de causa...rs

Mas cara, esse negócio de pagar 10500 reais (que paguei no meu XF8) e ainda ter que pagar agora mais de 1000reais para poder comprar estar memórias vermelhinhas tá me deixando com a sensação que a Yamaha me fez de troxa sabia...kkkkk

Agora se realmente for possível codificar os VSTis e jogá-los dentro do XF de modo a ficar independente do notebook e placa de audio,...ai sim acho que compensará cada $ meu investido. Falando nisso, estou tendo dificuldades para instalar o Cubase que veio com ele. Tá dizendo lá que precisa de uma chave de hardware (tipo uma pendrive), mas não veio com isso!..Será que este Dubase é do "Demo"?...putz se for, será minha segunda decepção...rs

Abraços!

luciano.daniel
Veterano
# jan/11
· votar


Mas pelo que vejo, o "Kornos" faz isso e muito mais com seu HD atrelado (e só por isso) a uma memória virtual

Putz, eu acabei de ver o video do J.Rudess apresentando o Kronos e já to me sentindo um kornos por ter comprado o Motif ..kk...nossa a interface gráfica dele é simplesmente humilhante!

http://www.korg.com/kronos

Abç's!

Edson Caetano
Veterano
# jan/11
· votar


O expedifer é bravo, mas pos fim as duvidas, que eu tinha hehe
e quem for atirar o teclado na parede me avisa, que eu quero pular do Di que nem samples le, para algo melhor hehe

Este tópico em que eu mesmo vim especulando sobre as memórias me esclareceu muiita coisa mesmo

Obrigado a todos

Tiago Teclas
Veterano
# jan/11
· votar


Tbm to com um XF6... O Lance é esperar estas Memorias ficarem com um preço melhor... Ta Osso ! Alias Gostei daquele Piano novo nele (Natural Grand S6) kkkkk

rodrigo.ausaad
Veterano
# jan/11
· votar


Tiago Keyboard

Onde consigo comprar as memorias do XF? Pode me passar o nome da loja? Obrigado!

Tiago Teclas
Veterano
# fev/11
· votar


Kra no Brasil por enquanto so conheço a www.dobemol.com

Ta kro ainda 1Gb Mil conto...

luciano.daniel
Veterano
# fev/11
· votar


rodrigo.ausaad
Tiago Teclas

Ta kro ainda 1Gb Mil conto...

No ebay tá U$299, se de repente vc tiver um parente de fora, vale a pena vc comprar daqui e mandar entregar no seu parente. Eu fiz isso...minha prima dos EUA vai trazer pra mim.

http://cgi.ebay.com/Yamaha-FL1024M-Flash-Expansion-Board-1GB-Motif-XF- /230566222486?pt=Keyboards_MIDI&hash=item35aed15a96

Abraços!

Rogertronics
Veterano
# fev/11
· votar


Se for pensar bem, uma placa SRX está na casa dos R$ 700,00 - uma ARX, uns R$ 1.200,00 - lembrando que uma SRX tem em média 64MB de memória.

R$ 1.000,00 para se ter uma placa com 1Gb (1.024) e ainda por cima regravável, eu acho um preço RAZOÁVEL!

MAB Keyboard
Veterano
# fev/11 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


Rogertronics

É amigão, mas as SRX e ARX são XXMB de sons e as Yamaha-FL1024M Flash Expansion Board são apenas memória. É um espaço vazio, encanto que nas da Roland você está pagando pelos sons.

Quanto custa um pen drive de 1GB?

luciano.daniel
Veterano
# fev/11
· votar


MAB Keyboard
Quanto custa um pen drive de 1GB?

Cara, vc leu os posts anteriores deste tópico?...se leu acho que não entendeu ainda...

Não se pode comparar memória flash de pendrive com a FL1024M do XF. Essa comparação é totalmente absurda.

Você acha mesmo que alguém seria idiota o suficiente para pagar 1000 reais em uma FL1024M de 1GB se com 300 reais ele compra um HD USB externo de 1 TERA!!! (afinal, o Motif não tem entrada USB?)

Entende uma coisa, se você colocar um sample maravilhoso de piano de 800MB em uma pendrive e espetar no Motif, isso não te adianta de NADA, pois você simplesmente não vai conseguir tocar ele no teclado.

Agora se você tem 1 GB de memória RAM (acesso IMEDIATO), então você consegue colocar seu timbre de 800MB dentro dela e tocar em tempo real. Deu pra entender agora a enorme diferença?

Abraços!

expedifer
Veterano
# fev/11
· votar


O preço das SRX é baseado pelos samples internos que tem, ou pelo trabalho e lucro na gravação, fora material das placas. Mas não há dúvida que qualquer samples adquiridos em lojas (esses de CDs e DVDs com gravações profissionais como das Akai), tem muito, mas muito mais qualidades que as amostras SRX, pois mesmo sendo digamos, dos mesmos pianos gravados, nessas "míseras" memórias (muito pequenas), só podem ser de forma espremida de qualidade inferior a um sample gravado de forma "natural": ou seja em wave (ate mp3 perde qualidade quando sai do wave). Daí a hoje o"mundo" só querer usar o sampleador do teclado e suas grandes memórias pra justamente guardar e tocar amostras profissionais em wave (ou wav). Eu tenho coisas que nunca se encontraria numa SRX. E claro, se esse teclado puder ter memórias gigantes e fixas que caibam vários samples eternamente e suas configurações, melhor ainda: ou...que maravilha.

MAB Keyboard
Veterano
# fev/11 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


luciano.daniel

Concordo com você, mas a questão que quis levantar é que o Rogertronics acha normal o cara pagar R$ 1.000,00 numa placa de 1GB, quando sabemos a ideia da Yamaha de colocar exclusividade é só uma jogada para faturar mais, como se já não bastasse o preço do teclado.

Agora imagine se a Yamaha colocasse uma conexão padrão para essas placas, assim como acontece com as memórias DIMM, de forma que outras empresas pudessem fabricar e colocar suas placas para concorrer no mercado.

Garanto que com a concorrência não sairiam por R$ 500,00, e quem ganhariam, nós simples mortais.

expedifer
Veterano
# fev/11
· votar


de forma que outras empresas pudessem fabricar e colocar suas placas para concorrer no mercado

Isso NUNCA vai acontecer na estória e o que a yamaha fez foi um "milagre".

Ocorre que não existe nenhum equipamento no mundo que exija memórias grandes e fixas, na faixa dos Gb. Só um teclado mesmo e no caso só o XF.

As memórias DDR voláteis são baratíssimas pois muitas fabricas os fazem e para muitíssimos produtos, entre eles (principalmente) computadores (gravadores também, equipamentos de segurança, teclados "comuns", etc.)

Só de computadores o mercado está em "bilhões" de usuários. Já de teclado, como o XF,seria de quantos interesados no mundo? Uns 5mil ate agora? Qual indústria iria querer investir uns U$ 100 milhões pra vender só U$ 1 milhão nessas memórias? Ou seja, com prejuizo de 99 milhões? Isso porque se investe bilhões numa industria de chips/memórias e não só milhões.

Dai a eu duvidar muito, mas muitíssimo mesmo que essa loucura seja feita também pela Roland ou outras marcas (a Korg numa esperteza escolheu o HD pra salvar sua pátria e criar a memória virtual pra samples).

Acho que as outras vão seguir a Korg e a yamaha ficará sozinha com essas memórias, mas muito melhores que um HD pois não pifam e nem se estraga alguma agulha/leitor num transporte. Mas um HD vale no máximo R$ 100. Portanto, pode estragar!

luciano.daniel
Veterano
# fev/11 · Editado por: luciano.daniel
· votar


MAB Keyboard

Entendi..

Mas a minha esta saindo por 600 reais ( o q ja ameniza um pouco ..rs)
Daí já poderei colocar um piano de 800 MB (fiz 6 layers!) que amostrei do Ivory....nao vai ficar igual o VST, mas acho q vai bem parecido.

A placa firewire tambem é uma boa...estou pensando em comprar uma porque ai posso ligar o Macbook Air diretamente no XF sem precisar de placa de som externa..... e o mac cabe em cima do motif tranquilo, alem de ser mais estavel.... entao eu faria uma programacao direitinho e poderia usar ao vivo tanto os timbres do motif, como os meus queridos VSTs :)

Abraços!

dgsoul
Veterano
# fev/11
· votar


Só pra enriquecer um poukinho mais este tópico.


Briga de Motif X Korg é tipo "Parmera" X "Curíntias". E agora já temos até patrocinadores mudando de time....


Para vc motifeiro que não troca o MOTIF por nada (loko por ti, Yamaha!!!), mas morre de inveja do sistema KARMA dos Korgueiros e não aguenta mais aqueles riff's falseta de guitarra de funk do XS (presente inclusive no MM6), eis aqui uma nova solução:


KARMA FOR MOTIF!!!



waltercruz
Veterano
# fev/11
· votar


o Kronos tem tecnologia para carregar VSTs, ao menos os VSTs da Korg. Ou eu tô muito errado de pensar que as 9 sínteses do Kronos são de certa forma VSTs? (Lembrando que no Oasys, o pai do Motif, teve um update que adicionava uma nova forma de síntese também).

dgsoul
Veterano
# fev/11
· votar


waltercruz


Lembrando que no Oasys, o pai do Motif, teve um update que adicionava uma nova forma de síntese também

WTF!? Eu entendi direito!? Oasys, Pai do Motif!?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novos Yamaha Motif XF