Novos Yamaha Motif XF

Autor Mensagem
RRPRRP
Veterano
# mai/11
· votar


Estou pensando em comprar um Motif XF7 (ou eventualmente esperar pelo Kronos) e, gostaria de saber de quem tem, sobre a memorias flash para samples:

- Ele acessa diretamente a memoria flash ou, deve-se carregar para a RAM primeiro?

Bedin
Veterano
# mai/11
· votar


Olá Galera!

Quem teve o Motif XS e comprou o Motif XF, poderia por favor responder uma questão?

Deixando de lado a questão memória que já sabemos é um diferencial, qual seriam as vantagens do Motif XF em relação ao XS?

felipetec
Veterano
# mai/11
· votar


Cara, eu mudei de teclado. tinha um Roland xp30 e agora estou com o motif xf6. Será que não tem nenhum timbre parecido???

felipetec
Veterano
# mai/11
· votar


Timbre Fantasia.

Bedin
Veterano
# mai/11
· votar


Olá Galera!

Quem teve o Motif XS e comprou o Motif XF, poderia por favor responder uma questão?

Deixando de lado a questão memória que já sabemos é um diferencial, qual seriam as vantagens do Motif XF em relação ao XS?

El_Cabong
Veterano
# mai/11
· votar


Uma dúvida com relação ao "up-grade" do Motif XS para Motif XF.

Quem tem samples no formato (*.x0w) do Motif XS, consegue converter em algum programa, estes arquivos para (*.x3w) que é o formato de samples do motif XF ???

camiloaquino
Veterano
# mai/11
· votar


Bedin
Tenho um Xs7 e pra te falar a verdade não vejo muita diferença entre eles não.....tirando a parte da memória flash (q vc paga a parte0, é lógico que o XF tem mais timbres e mais de uns 1600 arpejos a mais....pra quem usa faz diferença. Olha q só o XS tem mais de 6000 tipos de arpejos (o cara que precisar mais que isso......). Os timbres principais continuam os mesmo nas duas máquinas com igual qualidade e são excelentes né.....a dinamica das teclas não mudou, o visor mudou as cores do fundo (grande coisa) a cor do teclado ficou preta (melhor q a do XS). No mais é isso. Conclusão: pra quem vai comprar um teclado zero, compra logo o XF q pra quem já tem o XS, não compensa fazer o upgrade (na minha opinião). O valor investido vai ser muito e o retorno nem tanto em relação ao XS.

Bedin
Veterano
# jun/11
· votar


Minha pergunta é: Existem diferenças nos timbres deles?

Tiago Teclas
Veterano
# jun/11
· votar


-Melhorou qualidade dos timbres ( o que ja era bom fico melhor ainda);

-Acrescentaram mais 128 novos timbres filés;

-Agora pode-se guardar seus samples na memoria opcional flash, sem mais a necessidade de loads demorados do pendrive do modelo XS, ( depois de guardado na flahs apenas 30 segundos ( aproximadamente) de boot inicial independente da quantidade de samples waves;

- O visor esta mais interativo com o usuário podendo ser reconfigurado;

Alem de novos recursos que so vamos descobrir com o tempo, alias falar em tempo;

Função "Tap tempo";

Acho que é o que sei... rsrsrs

Tiago Teclas
Veterano
# jun/11
· votar


Bedin... Falou Tudo ! :D

expedifer
Veterano
# jun/11 · Editado por: expedifer
· votar


Bedin
Minha pergunta é: Existem diferenças nos timbres deles?

Vou te responder apenas com dados técnicos (especificações)

XS
Wave 355MB (when converted to 16-bit linear format),
2,670 waveforms
Voice Preset: 1,024 Normal Voices + 64 Drum Kits
GM: 128 Normal Voices + 1 Drum Kit
User: 128 x 3 (selected and copied from Preset bank) Normal Voice + 32 Drum Kits

XF
Wave 741 MB (when converted to 16-bit linear format), 3,977 waveforms
Voices Preset: 1,024 Normal Voices + 64 Drum Kits GM: 128 Normal Voices + 1 Drum Kit User: 128 x 4 (Bank 1: original, Bank 2 – 4: selected and copied from Preset bank) + 32 Drum Kits (No. 1 – 8: original, No. 9 – 32: selected and copied from Preset bank)


A capacidade resolutiva (qualidade) DOBROU. Isso pros mesmos 1024 timbres. Um aumento espetacular.

É claro que não vamos entrar em detalhes técnico-eletrônicos de como são inseridos os patchs em forma de waveform nas memórias ROM, etc, etc. Mas a grosso modo, é como se voce passasse de uma gravação de 44Khs-8bits pra 96Khz-16bits, uma nitidez absoluta (ainda que exista muito superiores como 128 e 256Khz). É claro, não são samples, são patches, sons sintéticos (sons dititalizados), mas muito próximos de um sample (de média resolução é claro). Sem dúvida, hoje os timbres do XF (patches) são os maiores, melhores e os mais "reais" que existem no mercado. Ganham em qualidade de muitos samples gravados há 20 ou 10 anos atras (naquela época tinham que comprimir samples em memórias diminutas como no máximo em 32Mb pois não havia maiores e absurdamente caras na casa de milhares de U$, reduzindo nisso a qualidade). Ainda vou ter um XF.

Bedin
Veterano
# jun/11
· votar


Obrigado rapaziada pelo retorno.

Na verdade, tenho um Motif XS7 e um Fantom G6 (com dois meses de uso), e decidi que não quero mais Roland.

Estou pensando em trocar o Fantom G6 em um Motif XF6, e ficar somente na Yamaha. Pegaria um XF6 para facilitar a mobilidade em toque pequenos.

Abraços! E se alguém tiver uma sugestão, eu agradeço.

MAB Keyboard
Veterano
# jun/11 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


Bedin

É interessante mesmo você se desfazer do Fantom G6, pois acho que ele agrega muito pouco pra você que já tem um Motif XS7. Não compensa o investimento.

O mesmo vale para o Motif XF6. Já que você tem o XS7, ter outro Motif no set não compensa o investimento.

Outra, já que tem um teclado de 76 teclas que dá pra carregar com certa dificuldade, mas dá pra carregar, para "Pegaria um XF6 para facilitar a mobilidade em toques pequenos" seria mais interessante um MO6 ou MOX6.

Sugestão:

1. Você fica com o Motif XS7, vende o Fantom G6 e compra um MO6 ou MOX6 para esses toques pequenos, gastando parte do dinheiro, e o restante investe em outro equipamento. De repente um teclado da Korg - com o restante do dinheiro daria para pegar um M50 61.

2. Você vende o Motif XS7 e o Fantom G6 para comprar um Motif XF7 e um MOX6 "para facilitar a mobilidade em toques pequenos".

expedifer
Veterano
# jun/11 · Editado por: expedifer
· votar


Bedin
Estou pensando em trocar o Fantom G6 em um Motif XF6, e ficar somente na Yamaha. Pegaria um XF6 para facilitar a mobilidade em toque pequenos.
Abraços! E se alguém tiver uma sugestão, eu agradeço.


Cara, não sei que tipo de timbres toca, mas depois que toquei PIANOS hoje numa loja num XF6, putz, SUAS TECLAS SÃO UMA M........... com M ou B maiusculo mesmo!

Caiam fora do XF6 E XF7 se quer tocar pianos! Só o XF8 presta pra isso (num Kornos já os 76 e 88 teclas são bons)

Tiago Teclas
Veterano
# jun/11
· votar


expedifer
Gosto é Gosto!

Mas pra quem toca mesmo, ate um Casio o kra tira um Som e uma Onda !

Tanto kra usando XS7 em Bandas Famosas... Eram pra eles viver Reclamando ou nao Comprar os 6/8...

MAB Keyboard
Veterano
# jun/11
· votar


expedifer

Pô cara, nessa tu vacilasse legal.

"Caiam fora do XF6 E XF7 se quer tocar pianos! Só o XF8 presta pra isso (num Kornos já os 76 e 88 teclas são bons)"

O XF6 e XF7 possuem teclas de synth de excelente qualidade. Ótimas para seu uso. Já o Kronus 76 e 88 tem teclas Hammer Action (pesadas) que também são excelentes para seu uso.

Logo, qual é a melhor? Vai depender do gosto e necessidade do tecladista.

MAB Keyboard
Veterano
# jun/11 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


"post duplicado"

silvG8
Veterano
# jun/11
· votar


expedifer
Você não tem um XS6 ou 7?
Eu tenho certeza que não mudou nada nos novos XF... eu acho todas as teclas leves ruins para pianos, não permitem uma dinâmica legal...
Como disse MAB Keyboard, vai depender do gosto e necessidade do tecladista. Eu tinha um 88 teclas com a melhor mecânica que já usei e acabei trocando porque era um monstro gigante!

Valeu!

expedifer
Veterano
# jun/11 · Editado por: expedifer
· votar


eu acho todas as teclas leves ruins para pianos, não permitem uma dinâmica legal...

Pois é: essas teclas do 61 e 76 são as dos PSRs sem tirar nem por. Alguém tentou tocar pianos num PSR? E dizer "gosto é gosto" (e pra justamente PIANO? ou o povo não soube ler o que disse?), seria melhor dizer "bolso é bolso". Aí justificaria.

Sou o maior defensor das teclas leves, mas pra OUTROS usos, como fiz ao eu criar este tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/209391/

Mas pra um teclado 2011, em termos de piano é uma vergonha essas teclas leves que nem semi-pesadas são. Ate o Juno Stage dá de pau nessas teclas fracas. Pra um teclado caro desses no mínimo é uma vergonha. Toquei sim piano num XF6 e XF7 e EU achei-as teclas de um PSR, que me desculpem seus defensores. Recomendo que experimentem os dois juntos (XF-PSR) e depois voltem aqui e não só comentar sem ter tocado em ambos, aí fica fácil discordar. Não é por ai, vamos ser honestos e sem fanatismo (nada de psr 3000 por aqui, não?).

DuduXP
Veterano
# jun/11 · Editado por: DuduXP
· votar


expedifer
Olha, eu nunca toquei no XF6 nem no XF7, mas permita-me discordar da frase: "Pois é: essas teclas do 61 e 76 são as dos PSRs sem tirar nem por", discordo totalmente, se voce ja tocou no Motif ES ou XS, voce sabe que as teclas não são como as do PSR, são bem diferentes, concordo que teclas pesadas são melhores pra se tocar piano, mas vamos parar com esse negócio galera, que só teclas pesadas são boas, pois pra galera mortal como nós (acredito que aqui não tenha nenhum astro do rock/pop cheio de $$$), para ter varios equipamentos dedicados para cada situação, e nem todo mundo aqui tem a desenvoltura, agilidade, virtuosidade de um Jordan Rudes por exemplo pra executar qualquer coisa em teclas pesadas sem ter perda significativa de desempenho, teclas pesadas são boas pra pianos, fato, porém são ruins pra outras coisas, dá pra fazer, sim, mas não é tão bom tocar orgão em teclas pesadas, e muita gente aqui, que exalta teclas pesadas e diz que o resto não presta, muitas das vezes, nunca tocou 2 ou 3 horas seguidas em teclas pesadas pra ver como é, e eu não estou me referindo a ninguém especificamente com esta minha declaração, antes que comecem a me debater, só quero dizer com isso que todas tem suas vantagens e desvantagens, aos pianistas natos, teclas de piano, aos faz tudo (e muito mais ou menos, diga-se de passagem) como eu, teclas semi-pesadas e leves. Valeu galera, esta é minha opinião.
Grande Abraço
Eduardo.
Banda Sagrra.

MAB Keyboard
Veterano
# jun/11
· votar


DuduXP

Disse tudo!

Buhbor
Veterano
# jun/11
· votar


DuduXP

Disse tudo![2]

Quanto a perda significativa de desempenho eu acredito que seja questão de pratica.
Se alguém só toca em teclas pesadas, consequentemente vai perder desempenho em teclas leves também. Seja em dinâmica ou em qualquer outro aspecto.

Mas pontuei você.

Abraço

expedifer
Veterano
# jun/11
· votar


DuduXP
Olha, eu nunca toquei no XF6 nem no XF7

POIS EU TENHO UMA COISA A DIZER:

EU TOQUEI NUM XF6 E NUM XF7

DuduXP
Veterano
# jun/11 · Editado por: DuduXP
· votar


expedifer
Então as teclas do Motif XF 6 e 7 ficaram piores em relação as teclas do Motif ES e do Motif XS? Pois eu ja tive o XS e ja toquei no ES.

MAB Keyboard
Veterano
# jun/11
· votar


expedifer

Palavras suas...

Muitos aqui acham e recomendam que só PRESTAM pra teclados as teclas PESADAS!! Grandissimo engano. Achar que teclas desse ou daquele teclado são melhores porque são mais "pesadas", é dos mais absurdos enganos.

É uma "mania" que começou há tempos com "maus" tecladistas, ou seja, "pianistas" que acham que teclados tem a OBRIGAÇÃO de mandarem bem como pianos, instrumentos este ÚNICO, repito, ÚNICO instrumento que exige teclas pesadas (e de qualidade). Isso para pianos sejam digitais (ou elétricos) ou acústicos. Ai as "maria vai com as outras" vem atras disso e acata essa idéia erroneamente.

Ocorre que "teclados" no geral tem CENTENAS de timbres, do contrário seria um mero piano digital ou outra coisa parecida. Uma marca que deve sim obrigatoriamente ter teclas pesadas e a Kurzweil pois seu forte são os Stages (SP). Ou seja, seu forte são justamente os pianos, gostem alguns deles ou não.

Agora, marcas que tem sim qualidade nos pianos (como a Roland) mas não necessariamente serem SP, DEVEM sim ter teclas mais "macias" para timbres que NÃO PODEM ser tocados com teclas pesadas, tal qual sanfonas (acordeon), metais, flautas (sopros), cordas, etc (há de lembrar que no piano acústico o peso das teclas acionam um martelo, isso mesmo, martelar cordas altamente esticadas, coisa que não há o que "martelar" num metal ou sanfona). É dos mais ABURDO se exigir tais teclas sem especificar ao se comprar tal teclado, PARA O QUE será comprado

Ai o povo, sem mais ou menos, aconselha teclas pesadas, sem perguntar, ainda criticando teclados que tem teclas medias ou "macias" (leves). Só tenho a dizer: lametável essa "desinformação". Amém!


http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/209391/

Tu tá viajando agora?

expedifer
Veterano
# jun/11 · Editado por: expedifer
· votar


MAB Keyboard
Tu tá viajando agora?

Estou:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/238783/p10#7586640

(as vezes tenho que repetir um post, repetir, repetir, repetir... ate conseguirem ler, ou entender, talvez)

E como sempre, repetindo (copiado do post de cima):
...mandarem bem como pianos, instrumentos este ÚNICO, repito, ÚNICO instrumento que exige teclas pesadas (e de qualidade...

ou o que escrevi lá em cima:

Caiam fora do XF6 E XF7 se quer tocar pianos


Mas como não leêm.....paciência!

MAB Keyboard
Veterano
# jun/11
· votar


expedifer

Então acho que você deveria mudar seu discurso. Ou melhor, mudar suas palavras, pois se não, não será entendido nunca.

Diga assim então... Pra mim a Yamaha deveria colocar teclas Hammer Action nos teclados de 76 teclas como fez a Korg com o Kronus ... que agora acho será bem entendido.

Agora deixe claro que isso é uma opinião sua.

DuduXP
Veterano
# jun/11
· votar


Mas eu continuo batendo na "tecla", quer dizer, rs, na pergunta, as teclas do Motif XF 6 e 7 ficaram piores em relação as teclas do Motif ES e do Motif XS?, gostaria de saber sua resposta meu querido expedifer.

expedifer
Veterano
# jun/11
· votar


DuduXP

Cara, nunca comentei nada sobre os anteriores ES e XS por um único motivo: no decorrer do tempo, muitos (aqui mesmo neste forum além de outros, inclusive foruns internacionais) sempre reclamaram pelo menos da versão 76 teclas dos Motif, que nem semi-pesadas eram como no G7 (e no 73 do M50. Acredito eu que é o mínimo de "avanço", renovação e incorporação, que deveria a yamaha ter feito, atendido aos seus clientes. Quantas vezes não vi reclamações sobre as 76 teclas dos anteriores. É claro que muitos gostam das teclas macias/leves do Motif, inclusive das 76. Mas o incrível é que o M3 vem com teclas semi-pesadas na versão 61 e 73 teclas e pesadas no 88 como todos os outros.

Convenhamos: com excessão do piano, pra que queremos mais que 61 teclas? Aí tudo bem, nesse caso o teclado não teve como seu principal uso ou alvo justamente o piano, mas sim os demais timbres (falamos de clientela que procura 61 teclas), tal qual eu defendi sim, e muito as teclas leves. Mas a partir da hora que entramos em mais teclas, de inicio se pula pras 88, onde se quer tocar pianos, como sua principal função. E ai DEVEM as teclas serem pesadas e de qualidade. Mas a opção "piano" de 76 teclas surgiu justamente na portabilidade (no tamanho do bicho). Ai no mínimo tem quer ser semi-pesadas. Pensei eu (e outros milhões) que diante dos pedidos pelo mundo (como o exemplo do korgman) pra que a yamaha igualasse as teclas com os outros concorrentes, como a Roland, Korg, Alesis, etc, que em pleno 2011, pelo menos sua versão 76 fosse de semi-pesadas. Fui na loja e tive a maior decepção. Foi isso (comigo e com milhões que o tiverem ou o terão). Fazer o que! Nada com os ES e XS mas com o modelo 2011.

DuduXP
Veterano
# jun/11
· votar


expedifer
Eu entendi sua colocação, mas perguntei porque voce as comparou aos PSR, e eu realmente nunca toquei em um Motif XF, então fiz a pergunta, pois as teclas dos anteriores, são leves sim, e macias, mas são gostosas, tem uma ação agradavel, então queria saber se as teclas do Motif atual ficaram piores, e sobre teclas pesadas, eu gostaria de ter um stage piano com boas teclas (pesadas), porém um workstation, em minha opinião é melhor que tem ação leve/semi-pesada mesmo, de preferencia semi/pesada, mas também não podemos julgar nenhum tipo de tecla, eu como voce sou um pouco radical também quanto a isso, pra mim só existe leve e pesada, pois não temos uma medida exata para teclas semi-pesadas, então ficamos sempre na teoria de que é semi-pesada de forma relativa, pois pra isso temos que relacioná-la a teclas pesadas ou leves para dizer que é mais pesada ou mais leve relativa a X, mas em minha opinião, não existe a tecla semi-pesada, e sim a tecla relativamente leve ou relativamente pesada.
Abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novos Yamaha Motif XF