Cartão de memoria em teclados Roland

Autor Mensagem
expedifer
Veterano
# out/07


Abri este tópico (para quem faz busca) para dar uma boa noticia sobre teclados Roland que usam cartões de memória.

Como todos os novos teclados sintetizadores (Juno G, linha Fantom X, etc) e arranjadores (E50/60/80, G70, etc) para usar cartões de memória, precisam de adaptador PCMCIA em que entram os cartões dentro dele, muitos pensam como o manual informa, que SÓ SERVE o tipo de memória CompactFlash.

Mas acabei de comprar dois tipos de adaptadores PCMCIA pra memorias SD, miniSD, SmartMedia, MS, SM (uso multiplo) e TODOS funcionaram. Ou seja, se pode comprar adaptador PCMCIA de memória PRA QUALQUER TIPO de memoria que serve nele. E testei na loja num E50 memoria SD de 1Gb e tb funcionou.

Mas o melhor: nos testes usei memorias de 1GB, 2GB e ate 4GB e serviram no meu Juno G.

Pra quem precisar, taí a informação.

expedifer
Veterano
# out/07 · Editado por: expedifer
· votar


OBS: apenas cuidado no formato de arquivos/pastas que se salva e carega. Poderá dar erro se as pastas que os teclados buscam não existirem e vc poderá pensar que os cartões não estão sendo lidos. O melhor é 1º salvar do teclado pro cartão, qualquer tipo de arquivo (midi, Wav, Sty, etc) nesse cartão e ai o teclado instalará automaticamente estas pastas de leitura, e ai é só gravar dentro delas, cada arquivo na pasta certa.

Jeferson Fernandes
Veterano
# out/07
· votar


Ou ainda ir em Utility e Formatar o Cartão... As pastas são criadas automaticamente, nem necessitar de arquivos....

expedifer
Qual é a versão de Sistema Operacional do seu Juno-G??? Já veio com 1.06?

expedifer
Veterano
# out/07
· votar


Jeferson Fernandes
Esse mesmo.

storrecilha
Veterano
# out/07
· votar


putz...

essa era uma duvida que eu fiquei no fim de semana,

que cartão de memoria serve o JG? nenhum sem adaptador? que adaptador é esse ?

valeu

expedifer
Veterano
# out/07
· votar


O slot de entrada é do tipo PCMCIA de notebook. Na verdade é um cartão PCMCIA que recebe outros cartões de memoria dentro dele e de vários tipos. Eu comprei um multi para 4 tipos de memórias e testei outros tipos.

storrecilha
Veterano
# out/07
· votar


expedifer

então, eu procuro um adaptador e não acho, mas creio que seja pq eu estou procurando a coisa errada...

qual adaptador vc comprou, marca e modelo???

expedifer
Veterano
# out/07
· votar


storrecilha
Procure no ML na seção nformática/notebook/outros ou acessórios, pela palavra PCMCIA ou cartão de memória. Achará muitos tipos e preços. Há de R$ 19 a R$ 60. Depende do tipo de memoria.

Jeferson Fernandes
Veterano
# out/07
· votar


storrecilha

No ML tem... Eu comprei de um vendedor chamado Equipe Niponet... Creio que até já postei os dados deles aqui no FCC em algum lugar...

Pra quem achar as antigas memórias PC CARD também serve... É o cartão PCMCIA que já é memória...

Abraços...

storrecilha
Veterano
# out/07
· votar


Jeferson Fernandes

Vc num vendeu seu JG? Foi o adaptador tb? Se não foi, num quer passar para mim? Podemos ver um valor legal para os dois... qq coisa me manda um mail

Jeferson Fernandes
Veterano
# out/07
· votar


storrecilha

Entaum cara... Infelizmente o Cartão entrou na jogada... Se não tivesse entrado me serviria também por causa que o Fantom XR também aceita o mesmo cartão...
Como trabalho com Telecom e tenho acesso à algumas plataformas estou esperando sobrar alguma Memória PCCARD...

storrecilha
Veterano
# out/07
· votar


Jeferson Fernandes

blz... mesmo assim, obrigado

GLASONG
Veterano
# nov/07
· votar


Storrecilha

Sera que o Juno G aceita PCMCIA --> USB (e usar uma Pendrive) ???

expedifer
Veterano
# nov/07
· votar


GLASONG
Boa pergunta! A princípio deveria funcionar.

GLASONG
Veterano
# nov/07
· votar


Expedifer

Vc usa qual adaptador/tipo memoria e capacidade de memoria suportada em seu JUNO ?

expedifer
Veterano
# nov/07
· votar


Suporta ate 4Gb qualquer tipo de memoria que entre no cartão PCMCIA. Tenho dois tipos de PMCIA citados aqui no inicio. Olha aqui um Fantom XA com cartão de 4Gb;

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=64604669_6275.jpg&v=O

GLASONG
Veterano
# nov/07
· votar


Pessoal será que alguem tem ou conhece alguem q tem o PCMCIA / USB para poder colocar um pendriver(512, 1G,2G) ?

Seria interessante fazer um teste para ver se os Rolands aceitem e reconhecem esta pendrive como memoria de expansão!!!!

No meu caso uso o Juno G,e infelizmente não conheco ninguem que tem estes periféricos, e tambem eu não seria o cara certo pra realizar os testes da maneira correta (real).

Valeuuu !!!

expedifer
Veterano
# nov/07
· votar


GLASONG

Eu acho que não vai funcionar. Ocorre que no mercado só existe placa PMCIA pra USB 2.0 e o JUNO G deve reconhecer (se o fizer) USB 1.0 pois é assim seu USB existente.

A complicação fica no reconhecimento dessa placa. Tenho um notebook com USB 1.0 e não sabe como sofri pra pra achar alguma marca de placa PMCIA USB 2.0 que esse meu notebook reconheça. Testei 3 marcas e nada de reconhecer. Acabei desistindo dessa placa (devolvi todas). Isso sem falar no CD de instalação pro computador reconhecer a placa. Falhou tudo.

Agora imagine toda essa complicação num Juno G!!! E ainda fiz o teste do seu USB, comprando adaptador macho/femea de USB pra ligar sua saida num pendrive. Nem assim funcionou (sua saida USB só cede informação e não procura, como se seu USB fosse um cartão de memoria sem mais nada, como câmera fotografica).

SE quiser arriscar, uma placa PCMCIA pra USB 2.o no ML custa R$80. Boa sorte.

Carioca_2005
Veterano
# jan/08
· votar


Aproveitando o tópico....

Comprei um Juno G e também foi um parto para achar o adaptador. Tem vendedor que nem conhece o dito cujo.

Recentemente encontrei em Brasília o adaptador 6-in-1 da SanDisk + cartão SD 2GB da Kingston. Coloquei no teclado e ele reconhece o cartão normalmente informando os 2 GB disponíveis....

Entretanto quando eu mando gravar vem uma informação que o cartão está bloqueado. Eu verifiquei a janela do cartão e está aberto.
Perguntando ao vendedor da loja onde comprei o Juno, ele levantou a seguinte questão: Se foi colocado memória pois o cartão trabalha junto com a memória, isto é, como o teclado não possui memória livre suficiente o cartão também não aceita gravação.

Pergunta: Para eu conseguir gravar no cartão será necessário também expandir a memória???

Valeu.

LuizFelipe
Veterano
# jan/08
· votar


Carioca_2005

Então, sou de Brasília e não consigo achar o tal adaptador PCMCIA... onde você encontrou??
Qualquer coisa, mande-me um e-mail.

Quanto à necessidade de memória RAM, não sei se ela impede a gravação dos samples no cartão (não tenho certeza), só sei que para a execução dos samples, se por acaso eles forem maiores que 4 megas (memória interna do Juno), ela é necessária.

Obrigado!

Carioca_2005
Veterano
# jan/08
· votar


LuizFelipe

Feira dos importados....mas foi na sorte que achei. Era a última peça.

danielcatolico
Veterano
# jan/08
· votar


Felipe...

Alberto Teclados, no Taguacenter. Aproveite pra ver os Synths que ele tem escondido no porão...
Tenho um FantomX7 e gravo tudo no Cartão...

Abraço.

expedifer
Veterano
# jan/08 · Editado por: expedifer
· votar


O Juno G aceita cartões ate 4Gb. Pelo menos eu teste um SD desse tamanho. E o formatou nesse tamnho outra vez. Acredito que depende da marca. Eu não arrisco: só compro da marca Kingston com numeração de fabrica pois há muitos falsos e acaba não lendo.

Sobre os achar, basta procurar no ML.

Sobre não gravar no cartão, me ocorreu isso várias vezes mas é porque a travinha desse cartão corre pra baixo ( ou cima) quando se introduz no PCMCIA. É só ter cuidado ou trocar de marca (tem marca que não trava na posição).

keys_all
Veterano
# fev/08
· votar


Galera olhem o que achei!

PCMCIA CF

PCMCIA 10 X 1

Leo KB
Veterano
# fev/08
· votar


Eu comprei o meu aqui.

Não é propaganda... é somente para direcionar os participantes do FCC!!!!
O meu tá chegando hj!!!!!

keys_all
Veterano
# fev/08
· votar


Leo KB

E por que não comprou o 10 x 1 que le SD??

Alex Feitosa
Veterano
# mar/08
· votar


Dei azar...
Comprei o meu adaptador no ML. Antes perguntei se era compatível com o meu M2 (aquele micro memory stick pro dos celulares so ny ericson).
Comprei até um novinho pra isso e... água.
Testei com 2 adaptadores diferentes, 2 cartoes diferentes e nada. So no celular.
O que mais me intrigou é que ao colocar no JUNO, ele inicia normalmente, e até parece reconhecer que tem um CARD, mas não consigo fazer nada. Nem a info da memoria, nem formata-lo nem copiar nada pra ele.
Ja mandei uma msg pro vendedor, pois o mesmo garantiu que funcionava. Fiquei frustrado, pois tinha tirado oferiadão pra timbrar meu Juno.
Se alguém tiver alguma dica, desde já agradeço.

Por fim,
Nesses adaptadores (um dentro do outro) é natural que o menor suma mesmo dentro do PCMCIA ? Achei estranho pois é muito ruim pra tirar depois.
Abraços,
Alex

expedifer
Veterano
# mar/08
· votar


Pode ser problema dessa memoria e não do adaptador. Eu por exemplo tenho vários tipos de memorias que uso no JG. Algumas pegam de inicio ao ligar o teclado com elas dentro. outras marcas se deve introduzir DEPOIS que o teclado estiver ligado. Mas um problema comum é instalar errado o adaptador (mal colocado). E se deve o deixar fixo no teclado e não ficar removendo. Mas por último, talvez o teclado a tenha detectado e vc não saiba. Me ocorreu isso e só percebi no menu do sistema onde mandei formatar. Dai pegou bem sempre.

lusojunior
Veterano
# mar/08
· votar


Alex Feitosa

Comprei no ML o meu adaptador também, talvez no mesmo vendedor que vc... NIPONET.

O adaptador que eu uso é para cartões Memory Stick Pro, pois já tinha um da camera e também no celular (Sony Ericsson) e para usar o adaptador pcmsia foi preciso ainda um outro adaptador para deixar o cartão do tamanho de um Memory Stick Duo que é o tipo de mídia que esse adaptador pcmsia aceita.

O meu cartão já no adaptador para Stick Duo não some no adptador do teclado, isso aconteceria se eu inserisse o cartão direto, será esse seu caso?

Coloque o link do produto para termos certeza. O meu adaptador PCMSIA é da marca Brücke (eu acho, rsrsrs).

Alex Feitosa
Veterano
# mar/08
· votar


valeu pela dia expedifer,

mas infelizmente não funcionou. Com ele ligado o bicho travou uns 2 minutos... e dpois a mesma msg: "CARD AREA DAMAGED"... ou seja, cartão fu...

lusojunior
]Meu caso é exatamente igual ao seu !!!
Comprei esse mesmo Brücke (que é ponte em alemão !) da mesma NIPONET. O que fiquei p... é que antes de efetuar a compra, eles me reponderam que servia sem problema.
Comprei um outro M2 pro Sony Ericson e não consegui fazer o de 1 GB funcionar.
Se vc puder dar o caminho das pedras, seria muito grato.
Na verdade eu tenho 2 adaptadores, que já vieram com o M2. Enifiei o M2 dentro do adaptador e os dois no Brücke.
Mesmo asim ele sumiu la dentro. Até consegui "encaixar", ou pelo menos acho que consegui... mas nada.
E pra tirar, como ele havia ficado abaixo do nível da reentrancia... foi um parto pra tirar.
Seria o caso de outro adaptador ?

Mais uma vez, muito obrigado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cartão de memoria em teclados Roland