Razões técnicas: o tão falado "falta de punch", "som magro", etc. - Processament

Autor Mensagem
Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/10
· votar


sfx7
Até agora so citaram Roland,korg e yamaha...alguém ai ja testou um ketron x1 ou SD1?

Manda ver seus comentários a respeito... É que eu como a galera conhecemos mais estas marcas mais comum... Temos poucas pessoas com um bom conhecimento de Kurzweil, Alesis, Ketron e outras marcas...

fábio_soul
Veterano
# fev/10
· votar


Jeferson Fernandes

Passaram por este mau aí em Maringá também????rs

Nesta época eu estava em lua-de-mel com o meu recém chegado PSR-740, não queria nem saber de "coisas mais decentes", chamadas SYNTHS... Para mim, o PSR era tudo o que eu precisava... hahahaha

teclado_mania

outro quer tocar em um coral com korg e disse que teve peso mais o piano ficou froxo, e por ai coisas sem logica

Onde foi que você leu isto?

teclado_mania
Veterano
# fev/10
· votar


Onde foi que você leu isto?

Sei lá ,mais já vi o cara tocando manancial com um triton le....

fábio_soul
Veterano
# fev/10
· votar


teclado_mania

Do que você está falando? Não estava falando de coisas que leu no tópico? Quero saber onde foi que você leu:

outro quer tocar em um coral com korg e disse que teve peso mais o piano ficou froxo, e por ai coisas sem logica

teclado_mania
Veterano
# fev/10
· votar


Não estava falando de coisas que leu no tópico?

Não tava , só tava falando de tecladistas que compram teclados korgs pra usar piano acustico, fica tragico.....

MAB Keyboard
Veterano
# fev/10
· votar


Está parecendo que ressuscitaram o tópico Fantom G vs Motif XS vs M3? rsrsrsrs

Antes de tudo, minhas considerações iniciais. Não sou Fantifeiro, nem Motifeiro, nem M3zeiro. Gosto do que é bom, e curto a diversidade de teclados. Sinto por não poder testar um M3, pois aqui nas lojas de Recife só vendem Fantom G e Motif XS, não me perguntem por quê.

Agora eu só queria saber quem está usando o Fantom G no pauco para poder falar com autoridade sobre o assunto, pois só vejo o Artref e agora o bandaidigital defender o M3, mas eles podem falar com autoridade, pois possuem um, e o Motif XS não é difícil falar, pois já virou praga, tem em todo lugar. Agora, falar do Fantom G com uma "autoridade" como se tivessem tocando um todo dia. Acho uma incoerência.

Só dou um desconto ao Jeferson Fernandes, pois curar traumas não é uma coisa muito fácil, e ele tem sido querente ao resumir sua crítica ao Fantom X, causa de sua enfermidade.

sfx7
Veterano
# fev/10
· votar


Jeferson Fernandes

então foi como eu disse...durante os 4 anos q tive o ketron,tive tambem outros teclados n264,tritonle,xp80,va-5...e nenhum desses citados chega nem perto do ketron em relaçao ao peso dos timbres e as teclas,a diferença é enorme mesmo...são timbres encorpados e q se destacam muito na banda e isso sem excessão, todos os timbres tem "pegada"e qualidade e praticamente são todos usavéis,exceto o piano... os metais na minha opinião é o ponto forte dele...muito fácil de programar e montar ritmos,possui vocalist,HD mas ai ja é outra história...pena q é arranjador e eles não fabricam synth...

BANDAIDIGITAL

Vc disse q teve um ketron x1 por 10 anos,derrepente vc poderia fazer uma comparação entre ele e o M3 em relação ao punch!

Artref
Veterano
# fev/10
· votar


só vejo o Artref e agora o bandaidigital defender o M3,
Não sou "fan-boy" e defendo o M3 naquilo que ele é realmente bom, que é presença de timbres. Mas, diferente do "Bandaidigital", eu sou mais imparcial ao criticar o piano dele, por exemplo, que não me empolga em nada. Soa bem na pauleira? Sim. Mas tá longe de um timbre de piano de verdade, sem falar que a Yamaha faz timbres que são bem realistas E que soam bem ao vivo. Tanto que tenho um CP-33, que apesar de ser simples, tem um piano ótimo.

Outra: tive MotifXS por uns 6 ou 9 meses (não me lembro). Tive, era meu, toquei com ele, programei, sequenciei e etc. Ótimo teclado.

Já o Fantom G eu nunca tive, realmente minha opinião se baseia em testes em loja e mexidas nos encontros com os amigos, mas posso dizer que testei bastante. E nunca me empolgou muito. Não o levei para o palco, mas pelo que falam, eu é que não arrisco a pagar pra ver, porque "punch de palco" infelizmente é o tipo de teste que você só faz depois de gastar o dinheiro.

Por isso que eu sempre digo: passou da hora de nos unirmos e exigirmos das lojas 1 mês de prazo para devolução em caso de descontentamento. Nos States é assim, porque aqui não pode ser? Comprou? Soou péssimo ao vivo? Se não passaram 30 dias, você pode devolver na loja e trocar por outro, sem perder dinheiro. Todo esse problema seria resolvido e não teríamos coitados que gastaram fortuna reclamando que o teclado dele some no mix.

Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/10
· votar


Bom. Eu não comento nada a respeito do FG pois se quer testei um. Comento do FX pra trás.

MAB Keyboard
Veterano
# fev/10
· votar


Artref

É como eu disse. Você tem um M3 e pode falar dele com autoridade, mas tantos outros aqui falam mal de teclados sem sequer os ter testado com profundidade, e pior ainda, poder passar um tempo tocando e explorando-os.

Ao comprar meu TOP, optei pelo FG7 não só por beleza e nem só por sons, mas também levei em consideração questões tecnológicas. A tempo tenho acompanhado as discussões a respeito dos TOPs, e se fosse levar em consideração tudo o que dizem a respeito do Fantom, já teria arrancado os cabelos, mas como eu disse anteriormente, muito se fala e pouco se comprova por experiência com o Fantom G.

Até eu mesmo ainda estou estudando o bichinho, meio que desconfiado, não sei se por influência do que dizem, mas a medida que estou tocando com ele venho aprimorando minha programação e tenho tirado resultados bem satisfatórios, tenho me surpreendido um pouco com o potencial do equipamento, mas ainda estamos em faze de namoro, eu e o Fantom G7. Espero que dê casamento, mas se não, hummm

É como você disse, terei que ser a cobaia, mas não tem outro jeito de sabermos se o equipamento rende ou não se não testarmos a fundo.

Infelizmente não pude tocar com um M3 ainda, e por isso não ousaria comprar um na cega, ou mesmo fazer comentários sobre ele, mas acredito que minha hora vai chegar.

Sou livre de preconceitos!

Jeferson Fernandes

"Bom. Eu não comento nada a respeito do FG pois se quer testei um. Comento do FX pra trás."

Isso é ser querente e sólido no que se fala. Desta forma sua palavra sempre terá peso frente às demais. Parabéns.

bandaidigital
Veterano
# fev/10
· votar


Até agora so citaram Roland,korg e yamaha...alguém ai ja testou um ketron x1 ou SD1?

SFX7
Eu não só tive um Ketron X1 por 10 anos, como fui demonstrador da Ketron desde o MS-50 (MS-60, MS-100, X1, SD5) até o SD1. A propósito os teclados Ketron (que antes eram Solton) são importados da Itália por um grande amigo meu, dono da Loja de Instrumentos JOG Músic que é a representante exclusiva no Brasil.
O teclado tem sons lindos. Na minha opinião a Ketron fabrica os melhores arranjadores do mundo (pesquise sobre o Audya). Para mim funcionou muito bem enquanto eu tocava sozinho e utilizava sequencer. No entanto quando minha banda começou a tocar 100% ao vivo, ele sumiu tbm. Tomou pau feio do 01/W.
Outro problema do X1 e SD1 é que eles tem um ruído na saída. Todos eles tem. Durante o show é imperceptível, no entanto quando não tem nada tocando, incomoda bastante. Só resolve mutando o canal na mesa.

JV-90
Veterano
# fev/10
· votar


Artref
temos que admitir que a linha JV e XP da Roland foi FODA. Eu mesmo tive JV-30, JV-35, JV-90 e depois um XP-30, com o qual fiquei 10 anos. Foram teclados excelentes, soavam bem pra caramba em todo tipo de contexto e fizeram moda com timbres como "64voice piano", "MIDIed Grand", "FilmOctaves", "Fantasia" e etc.

Concordo pois para cada ocasião e contexto ha um equipamento que se encaixa melhor. Por enquanto meu JV-90 está encaixando muito bem no que eu preciso.

Quando não der mais ai sim troco pelo o que for necessario, seja Korg, Yamaha, Nord etc.

fábio_soul
Veterano
# fev/10
· votar


JV-90

Concordo pois para cada ocasião e contexto ha um equipamento que se encaixa melhor. Por enquanto meu JV-90 está encaixando muito bem no que eu preciso.

Quando você trocar de teclado vai trocar o nick name também? rsrsrs

MAB Keyboard
Veterano
# fev/10
· votar


fábio_soul

Faz sentido. rsrsrs

JV-90
Veterano
# fev/10
· votar


fábio_soul
MAB Keyboard
KKKKK... pior que enquanto escrevia o comentario estava pensando nisso!!! rsrsrs...

teclado_mania
Veterano
# fev/10
· votar


JV-90

Se no dia que comprar um teclado novo pede pra a central mudar seu login......

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# fev/10
· votar


sfx7
e nenhum desses citados chega nem perto do ketron

Tenho um amigo que me pertuba o tempo todo, ele fala que não terei experimentado um piano digital de verdade enquanto não experimentar um ketron. Sei que ele tá exagerando,mas está aí um teclado que sou louco pra testar.

Voltando ao tópico...

Quando comprei meu TR, senti facilmente a diferença de peso em relação ao meu antigo PSR. E hoje, quando toco ele junto com o XP80, é pau-a-pau. Acredito que em qualidade e densidade sonora o XP80 é melhor, mas acho que chega um ponto, em que é praticamente imperceptível pra gente normal essa diferença, imagino que esse seja o caso da maioria dos tops atuais.

Artref
Veterano
# fev/10
· votar


Tenho um amigo que me pertuba o tempo todo, ele fala que não terei experimentado um piano digital de verdade enquanto não experimentar um ketron.

Pode dizer que ele tá viajando, pois eu testei e não vi graça alguma, ficam longe dos Yamahas, rs.

Falando em peso, esses dias fui ver uma banda. Fiquei o tempo todo ouvindo no PA, e os teclados eram: Roland Juno-G, Korg M1, Korg TR e Kurzweil SP-2. Ficou bem clara a diferença de presença e clareza dos instrumentos no PA (onde eu estava ouvindo), e depois tem gente que diz que isso é mito. M1 soando bem pra caramba, TR soando muito bem; Juno-G e SP2 tinham volume mas as notas não tinham "densidade" alguma.

fábio_soul
Veterano
# fev/10
· votar


Juno-G e SP2 tinham volume mas as notas não tinham "densidade" alguma.

Isso é uma coisa que me intrigou muito na primeira vez que presenciei (tocando) esta diferença: volume vs. clareza... No caso, os teclados eram o TR 61 (meu) e o Trinity Rack do meu amigo, que foi meu alguns anos depois. No teclado que não é top eu tentava aumentar o volume para fazer aparecer tão bem quanto o Trinity, mas o meu TR 61 ficava alto e sem clareza, enquanto o Trinity do meu amigo não ficava alto e a sonoridade era nítida... Coisa de maluco isso...

ThiagoMafra
Veterano
# fev/10 · Editado por: ThiagoMafra
· votar


Aí, tenho acompanhado esse tópico desde a primeira página, e depois dessa quarta eu fico me perguntando se um iniciante q tente entrar aqui querendo entender o q é esse tal de "Punch" vai ter a sua pergunta respondida... Na moral eu acho q a discussão acabou centrando um tópico extremamente interessante em: Quem tem mais 'punch', ou qual marca tem mais 'punch', ao invés de explicar o q seria esse "punch". É uma pena o tópico era realmente interessante.

Jeferson Fernandes
Quanto a te chamarem de maluco por causa da sua cinestesia, te digo pra ignorar tudo o q esses caras disseram e tentar fazer algo de interassante com isso. Eu tenho umas analagias parecidas só que com cenas. Por exemplo não consigo ouvir o Introitus do Réquiem de Mozart sem deixar de imaginar o barqueiro (mito grego) remando na sua canoa em direção ao outro lado do rio... Mas isso, como eu disse antes já seria um outro tópico... rsrsrsrs

Abraços!


Ah e 'querente' é a mesma coisa q 'coerente' ? ñ entendi.

Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/10
· votar


ThiagoMafra

Tranquilo Thiago... Com relação a sensibilidade, que é algo essencial na música "feeling", cada pessoa tem uma característica encitrica: cinestesica, visual, puramente auditiva e até mesmo olfativa !!! Não tem como escapar...rs... A galera tirou sarro na brincadeira, tudo na esportiva.. hehehehehe... Tá tudo em casa...

Quanto ao significado de PUNCH! Trata-se de uma palavra em inglês que significa SOCO, PORRADA!!! No meio musical usamos a palavra PUNCH para referencias conceitos semelhantes ao SPL (Sound Pressure Level = Nível de Pressão Sonora) usados na sonorização de automóveis p.ex.

Quando começamos a falar em PUNCH estamos falando da potêncialidade de um teclado reproduzir sons em um sistema de audio com clareza, densidade e volume, sobre tudo mixado com outros instrumentos da banda.

Queremos abordar situações em que um teclado, mesmo com volume e ganho, não consegue acrescentar "peso" em uma convensão com uma banda, ou simplesmente perde a definição de timbre em meio as frequencias dos outros instrumento da banda.

Por ser um assunto antigo e muito discutido no fórum, estamos fazendo sondagens técnicas a respeito do tema (principal intuíto do autor), no entanto o tópico naturalmente desencadeou as sondagens práticas. Quando falamos de sondagens práticas toda a referência é em cima de comparações o que acaba não poupando comentários, críticas e até mesmo exageros a respeito de marcas e modelos!!!rs

Abraços...

Abraço!

ThiagoMafra
Veterano
# fev/10
· votar


Jeferson Fernandes

Pô cara, desculpe se o q eu disse soou como um esporro. Não era essa a minha intenção. É q realmente esse assunto me interessa, inclusive lá no início disseram de medir as freqüências pra ver como estaria o espectro sonoro, achei bastante interessante. Na minha igreja tem um XP-80 e sempre acho o som dele meio estridente, meio sem peso... as vezes quando a operação no mixer tá em sei lá q lua, fica com um som de lata horrível... mas quando tudo anda bem ainda sinto que ele tem brilho mas não é aquele brilho com grave, sabe? É diferente daquele brilho de quando vc vai nas oitavas 4 ou 5 (C3 = central) do piano e dá aquela pedrada e sente um agudo forte e estridente, mas pesado ao mesmo tempo. Queria saber se o som do XP-80 é assim mesmo e com essa medição das freqüências daria pra saber aonde atenuar ou reforçar pq uma vez sabendo aonde está essa falta de 'punch' e o que é, daria pra tentar remediar ou aliviar...
Agora quanto a volume, se eu empurrar um pouquinho o fader de volume, alguém sempre reclama q tá alto demais e tal. E quando outro toca e eu vou lá pra trás ouvir o som ele está sempre lá, bem claro e dá pra ver q se encher mais tampa todo mundo...

quanto à brincadeira eu sei q foi zueira... mas q dá pra criar umas paradas interessantes com essas associações dá. Aqui na Letras da UFRJ há um tempo a trás a galera da poesia se juntou com a galera da Belas Artes e fez uma exposição onde para cada quadro um poema, ficou show. Podia ter tido o pessoal da escola de música...

MAB Keyboard
Veterano
# fev/10
· votar


ThiagoMafra

"Ah e 'querente' é a mesma coisa q 'coerente' ? ñ entendi."

Valeu pela correção, passou despercebido e agora não dá mais para editar.

O Jerfeson é coerente mesmo.

dutcl
Veterano
# fev/10
· votar


som magro ..no meu ver é som sem grave

MAB Keyboard
Veterano
# fev/10
· votar


dutcl

Não necessariamente.

Você pode adicionar grave no mix para o canal do teclado, esse grave pode realçar as regiões mais graves do teclado, e ainda assim o som não ficar encorpado, principalmente nas regiões medianas e agudas, sem falar que um acréscimo de graves no mix pode fazer com que o som perca definição, embolando tudo.

Exemplo: experimente pegar um teclado arranjador fraquinho, um PSR E202 e coloque graves no mix no canal dele, e veja o que acontece. O som continuará não sendo encorpado.

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/10
· votar


dutcl
som magro ..no meu ver é som sem grave

Então você tá VENDO demais e OUVINDO de menos.

JV-90
Veterano
# fev/10
· votar


Então você tá VENDO demais e OUVINDO de menos (2)

tecladoprofusao
Veterano
# fev/10
· votar


dutcl
som magro ..no meu ver é som sem grave
Experimente os órgãos do PSR 2100: excesso de graves e falta de peso no PA. ;)

Artref
Veterano
# fev/10
· votar


som magro ..no meu ver é som sem grave

Essa é uma confusão bem comum, muitos pensam assim, porém a realidade é bem diferente. Presença do som tem a ver com a percepção nítida de todas as frequências, com clareza, definição e corpo. Mas é impressionante, MUITA gente acha que é isso, deve ser pelo uso da palavra "peso".

rodolfo1982
Veterano
# fev/10
· votar


Voltando ao assunto inicial, mas agora questionando as experiências... já falamos sobre modelos e Entry, Mid e Tops que tem ou não peso no timbre para PA...

E quando o assunto é VST ? O que pesa mais para que o som apareça no PA com qualidade, o VST em uso ou a placa utilizada para gerar o som ?

Estas placas mais comuns tais como M-Audio Fast Track Pro USB, Fast Track Ultra, Edirol UA-25EX, Behringer UCA-xxx...

Estas placas dão conta do recado quando o assunto é peso no som, ou geralmente todas são boas, depende mais é do VSTi em uso ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Razões técnicas: o tão falado "falta de punch", "som magro", etc. - Processament