Nossas tecnicas "tecladisticas" rsrsrs!

    Autor Mensagem
    NillMaker
    Veterano
    # jan/08


    Ola amigos tecladistas!Bele? A paz!

    Criei esse topico com o intuito de aprimorarmos nossas tecnicas e dividir nossos conhecimentos... Afinal, independente do som que tocamos ( um toca Jazz, Rock, Heavy, Gospel..... )temos nossas tecnicas" que podem nao ser as mais usadas, mas QUEM USA sabe o efeito que dao.. entao seria ate interessante usar uma tecnica ou outra de um estilo diferente e ver no que da.. afinal.. ano novo, experiencias novas pra todos, e creio tambem que ajudarao os mais iniciantes a buscarem seus proprios estilos atraves das nossas dicas! Espero que todos comentem!


    Queria começar dizendo o que costumo usar... sou crentao.. toco apenas na igreja.. minhas tecnicas mais usadas sao:


    Mao esquerda: Tonica, 5ª e 7ª e Mao direita: Acordes com 9ª
    ( Esse da um som bem bonito, muito triste, daqueles tipos melancolicos... uso muito isso com E.pianos, Rhodes ou pianos com Warms


    Mao direita: Acorde simples ( ou com 7ª ou 9ª) e baixo na mao esquerda ( do tipo Dó ---- Dó -- De uma oitava a outra)
    ( Esses eu uso pra dar um peso na musica.. Se usada com Strings, é legal ficar alternando entre Acordes com 9ª e com 4ª no ritmo da musica... fica bem legal tambem.


    E pra aqueles que tocam se baixo ( como no meu caso) em algumas musicas é interessante vc tocar com split ( baixo na mao esquerda e piano na direita.. e quando for musica rapida... baixo na esquerda e aqueles dances ou orgaos ou rhodes na direita.... )

    Uma coisa tambem... se vc for evangelico... em musicas rapidas, enquanto todo mundo tiver batendo palmas sei la, e vc tiver la tocando.. faça uma sequencia ou um solo com a escala da musica sendo que vc tocara a 7ª menor... da um som meio blues bem legal...

    Em questao.. uso muito muito 7ª e 9ª quando estou tocando!




    Acho que é isso! Espero os comentarios.. ( e tecnicas novas pra mim testar tb hehehe!)


    Abraços a todos!

    liliane.coimbra
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Muito legal.
    Eu toco acordes com as duas mãos e procuro a melodia com a mao direita as vezes. Procuro fazer algumas frases.
    Mas noto que esta embolando com o baixo. E isso é uma pena... entao estou tentando fazer o acorde oitavado na esquerda.. que pra mim ainda é muito dificil, devido ao costume de tocar o acorde fechado.

    As musicas mais rápidas eu deixo a guitarra levar e só incremento um pouco... outras vezes tento imitar a batida da guitarra pra nao embolar.

    Não sei bem se estou fazendo certo, mas é o que tenho feito... toda orientaçao é bem vinda.

    dilmerfloyd
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    E ai galera essas "técnicas" são bacanas, mas depende com quem vc está tocando, se estiver tocando com baixista, esqueça as tônicas, tente tocar notas médias com dissonâncias (7ªM, 9ªalt, 5ªaum, 13ª, 9ªb etc) abrir os acordes é muito importante, deêm ao acorde um fino aperfeiçoamento se possível, se a música exigir.
    Gosto muita de aberturas Drops, quartais e 3/7 te darão sonoridade jazzy nas canções mais sofisticados, como MPB, Blues, Fusion...

    SaintFerio
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Isso varia mto do conjunto mesmo...

    Na minha banda toco mais secção, mão esquerda em 80% dos casos é fazendo tônica e e 5ª e a mão esquerda uso muito sus2, sus4, ou tétrades... Enfim... Mas fui montar outra banda e não encaixou, e outra que era o mesmo estilo, mas o baixista fazia coisas diferentes, tive que dar uma mudade de estilo pra encaixar... ainda mais pq só tinha uma guitarra nessa nessa ultima banda e na outra tinha duas... Mas é legal... Uso mtos glissados nos organs, pois tenho simulador hammond no Equinox, os synths costumo solar rápido, pianos procuro dar emoção... Enfim, é mais ou menos isso:P

    Bruh_figura
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Achei MUITOOO interessante o tópico,mas para falar a verdade não entendo nada disso,é claro eu estudo teoria e reconheço os acordes e enfeites,mas não sei como usa-los no teclado pois sempre toquei mais por partitura...existe algum jeito tipo básico de saber o que usar,alguma dica?alguma regra de principiante?


    brigada ;)

    SaintFerio
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Improvisação na escala... Isso pode ser um ponto de partida...

    Lord fafe
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    NillMaker

    da um som meio blues bem legal

    Serio vei?????? eu pensava ki era o unico ki misturava um pouco de blues na igreja.

    Eu faço assim ó... na mão esquerda sempre melodia com 7ª...

    Direita as vezes um arpejo ou um solo na escala de blues... fica bem interessante...

    Nasch
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    NillMaker

    Idem.

    Abraços...

    Artref
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Acho que cada trabalho e cada estilo pede uma técnica; o legal é saber um pouquinho de tudo e ter criatividade e bom senso para usar.

    Para tocar com banda não precisa fazer o baixo, por exemplo. E o mais importante é ouvir o que os outros estão fazendo, vejo muita gente de banda que parece estar tocando sozinho.

    Tocando sozinho é legal dar um ritmo com a mão esquerda, com arpejos e baixos. Tudo depende da ocasião mesmo.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Serio vei?????? eu pensava ki era o unico ki misturava um pouco de blues na igreja.

    acho que você não está sozinho neste estilo :P

    Eduardo 336
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    NillMaker

    Gostei desse teu arpejo na esquerda, achei melhor ele com a 7menor.


    Eu toco só órgão mesmo... so viciado em Purple :D
    Algumas coisas que aprendi com o velho Lord:

    Quando for fazer acordes só de tônica e quinta, inverta eles, toque a quinta antes da tônica e antes de tocar os dois juntos toque a nôna bem rápido, como um caimento. Exemplo: quando tocar o acorde de A invertido( E e A) toque bem rapido o D antes e caia pro acorde depois. (ele faz isso no solo da Black Night versão estudio, na hora daqueles acordes com glisados...) é uma coisa difícil de perceber, mas se tu não faz aí tu nota a falta...

    Em escalas cromáticas sempre fazer a escala tônica com a mão esquerda e a mesma escala em uma 5ª na mão direita. (solo de Pictures of Home). Da um contraste muito bonito.

    Outra é quando for fazer um solo de órgão com rottary speaker o legal é segurar uma nota aguda com o mindinho e solar com os restantes, o Velhão faz isso direto, mas ele mesmo admite que aprendeu com o Jimmy Smith. (até rimo :P)

    Em escalas pentatonicas de blues da pra escorregar o dedo naquelas 3 que formam uma "cromática" exemplo:
    em uma escala pentatonica blues de C tem o F, o F# e o G, da pra escorregar o dedo no F# e cair no G, bem rapido. Serve pra piano também. Mas essa já é velha...

    Uma clássica dos rockbilly é tocar a 5ª, 7ªmenor, e a tônica(nessa ordem) bem agudo, varias vezes e rapido. (Jerry Lee usa bastante).

    Outra que o Lord usa é as famosas "tiradas" no meio de uma escala de blues. Tocar notas que não estão na escala bem rapido entre outras notas, desde que você não pare nelas né... Exemplo: em uma escala pentatônica de F tocar algumas vezes o D quando for passar pelo C e Mb. (improviso de Lazy)

    Outra que o Velho também faz bastante é arpejos invertidos, que é bastante comum... começando direto na 1 inversão(que começa com a 3ª), depois desce no arpejo normal(tríade de 1,3 e 5º) e depois faz a 2 inversão (que começa com a 5ª), tocando sempre da nota mais aguda até a mais grave. Exemplo: arpejo de Gm invertido (D, G e Bb). em vez de começar tocando o D ele começa pelo Bb. (solo de Burn).

    Também faz arpejos invertidos na mão esquerda e toca o arpejo em triade(na ordem padrão) na direita. (solo de Highway Star)

    TriTz
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Tb toco apenas na igreja.

    Nas musicas evangelicas eh bastante comum o uso de acordes sus4, 6, 7, 9 e add9 e suas inversoes. Acordes diminutos tb sao comuns.
    97% das musicas sao tocadas "tonalmente", ou seja, nao se usam escalas modais e suas variacoes com frequencia.

    Eu particularmente adoro acordes baseados na sexta e nona. As vezes incluo acordes 7b9, 7#11, 7#9, 13, 7(#5), acordes alt (7 b9 #9 #11 b13) como acordes de 7.

    Progressao II-V-I eh bastante usado nas musicas.


    Quanto a tecnica, o dominio de inversoes eh fundamental. Arpejos tambem sao muito bons, deve-se praticar bastante em ambas as maos.
    E outra coisa importante eh sempre treinar qualquer coisa (frases, escalas, arpejos, bases, patterns, etc.) nas 12 tonalidades.


    Quando o baixista eh bastante presente na musica eu nao uso a regiao grave do teclado. Procuro tocar nas regioes medias e agudas. Mas quando usar regioes graves na mao esquerda, procure tocar intervalos mais abertos I-VIII, I-VII, I-V-VIII, I-III-VII, I-VI, IV-VII (tritono em acorde de 7), III-VII, depende tb do timbre q estiver usando.

    Acordes montados sobre intervalos de quartas tb sao muito bonitos. Escalas pentatonicas tb sao bastante uteis...

    Espero ter contribuido e por enquanto foi o que lembrei...
    vlw

    (desculpem a falta de acentos nas palavras.)

    mazza
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    ah nem sei direito geralmente toco a nota com o dedo que está mais à mão ...

    Lord fafe
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    mazza

    Eu tb num tenhu regra pra isshu num...

    storrecilha
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    mazza
    ah nem sei direito geralmente toco a nota com o dedo que está mais à mão ...

    não seria com o dedo que esta mais "na" mão? hehehe

    Música de Preto
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Usando piano, gosto mais das regiões mais graves, mbora tambem vá aos agudos. Gosto de acordes fechados. Às vezes faço o mesmo acorde com as duas mãos na 2ª e 3ª oitava. Não costumo usar dissonantes "escabrosas". Já comprei uma verdadeira briga por causa disso. Não costumo usar muitas escalas também. Apesar de gostar de acordes cheios de notas, muitas vezes apelo pra acordes de duas notas apenas - acredite - uma nota na mão - ou dedo - direita e outra na esquerda. Às vezes é bem útil num ministério delouvor em que estou 4 meses e que tocam juntos há anos e já tocaram centenas de músicas que algumas vezes não conheço. Dica: quanto menos notas num acorde, menos chances de errar. Antes que me perguntem, não sou simplista, mas no grupo que toco tenho que ser assim - e vcs não imaginam a dificuldade. Eu era acostumado a tocar sozinho. Piano e voz mesmo. Bom, quase tudo que a gente toca é Pop Rock, ou seja, órgão em quase todos os refrões. Às vezes, duas notas num acorde já dão o recado. Combine isso com glissandos bem bagunçados, daqueles que embolam as notas.

    Também gosto - e às vezes precisomesmo - fazer umas performances mais especificas. Em algumas músicas deixo o piano ou órgão do lado esquerdo e metais do lado direito pra reproduzir os aranjos de metais. Em uma performance mais ousada, uso 4 instrumentos juntos. É porque o grupo é pequeno, é só teclado, violão, bateria e baixo e às vezes guitarra. Pra tocar a música Trazendo a Arca programei uma guitarra com distorção lá final do teclado, um órgão no lado esquerdo com warmpad e um trechinho de duas oitavas com um lead pra fazer um solo. Isso tudo num teclado de 61 teclas. É, às vezes a gente tem que se desdobrar mesmo...

    Lord fafe
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Música de Preto
    Às vezes, duas notas num acorde já dão o recado

    programei uma guitarra com distorção lá final do teclado, um órgão no lado esquerdo com warmpad e um trechinho de duas oitavas com um lead pra fazer um solo. Isso tudo num teclado de 61 teclas. É, às vezes a gente tem que se desdobrar mesmo...

    ahhhhh...

    61 teclas?????? como thu consegui???

    Eduardo 336
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Lord fafe

    61 teclas = 5 oitavas
    Provavelmente ele usou só 4.

    jedoteclado
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Falai Galera!!!

    Faz tempo que não posto no forum. Pensei em criar uma outra conta, pq esse "jedoteclado" ta soando aqueles tecladistas estilo Frank Aguiar (me desculpem os que o adoram rs). Mas acho que vou continuar com esse mesmo! rs

    Sou da Igreja do Nazareno aqui em Campinas - SP no Bairro Pe. Anchieta. Toco lá desde 2000. Antes tocava na igreja Bastista maranata no mesmo bairro.

    Vou contar um pouco da minha história:

    Comecei a fazer aula com uma professora que era da Congregação Cristã, tocava muito. Fiz aula dos 6 anos até os 16 anos com ela, e como o pessoal da cristã tem um ensino rigiroso em partituras, eu fiquei "bão" no negócio. Tudo que era partitura eu saia tocando de prima, até aquela partitura (que está errada a divisão) que tem no papel do bombom Sonho de Valsa eu tocava!!! hehehe!!!!

    Porém, cifras, harmonia, acordes e todas essas coisas, eu nao sabia. Quando me apresentaram e me ensinaram a utilizá-las, caí no erro de deixar as partituras de lado. Resumindo, hj manjo um pouco mais de harmonia e tal, mas me enferrujei nas parituras e divisões :-|

    Eu gosto bastante de usar na mão esquerda aberturas T - 5 ou T - 7, e na direita uso as vezes 7 - 9/2 - 3 - 5 , ou 2 - 9 - 5. Um professor que eu fiz aula me ensinou a técnica Voicing, que é basicamente não repetir as notas que vc faz em uma mão, na outra, por exemplo, se eu vou fazer C7M, eu faço na mao esquerda C - B e na direita D - E - G. Não repeti nenhuma nota na mao direita!!! hehee!!!

    Desculpem pela carta!!!! abrassss a todos!!!!

    Lord fafe
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu geralmente num fixo com nenhuma tecnica num...

    Eu gosto sempre de estár variando...

    wenderson
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: wenderson
    · votar


    eu toco mais de ouvido mesmo ,,quase nao uso tecnicas ..e nem sei teorias muito bem ..

    Marcelo R.
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    ai pessoal..tudo bem com todos ai? espero que sim...
    Eu sou guitarrista e estou tendo que tocar teclado na igreja por não ter tecladista e muitos guitarristas.
    Preciso de umas dicas pra tocar bem..hehehe..
    ja to e faço baixo: T 5 e T e na mão direita faço o acorde com 9 7 ou só triade mesmo...
    preciso de tecnicas pra soltar a mão..
    como arpejar e improvisos..
    tenho usado tudo que sei em guitarra...e tem funcionado mas a execução tem sido lenta né por motivo de não praticar o intrumento..
    alguem tem dicas legais do que fazer?
    tenho visto muitos videos de teclados pra ver o baixo ..posição das mãos...
    mas não sei arpejar ou fazer outra coisa legal lgal no teclado..
    agradeço a atençao abraços

    NillMaker
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Opa irmao! Como vai! Viu eu quero aprender a tocar guitarra pelo mesmo motivo que o seu! rsrsr! Me manda um email ae: elazul.nill@gmail.com pra gente troca ideia e umas tecnicas! Abraco! A paz!

    RaphaHoly
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Bom eu ainda estou começando só tenho 1m ano como tecladista na minha igreja no inicio do culto, durante a oração gosto de usar a tecnica "THREE NOTES" na mão esquerda eu uso triades alternadas (maior/menor) e triade 2 (T,5 e 2) Ex T - 5 - 2 - 5 - 3 - 5 = C G D G E G (nota a nota isso é o baixo) só esse som ja fica bonito e na mão direita apenas as principas notas do acorde a 3 (maior/menor) e a 7 (maior/menor) e acrescento melodias mas eu queria saber de voces eu estou começando a aprender escalas, já conheço pentatonica maior e menor, bluesnote quais as melhores escalas para eu improvisar em uma musica evangeliica

    J.Dionatan
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    RaphaHoly
    Valeu por tirar este tópico do limbo. A gente vive reclamando que não se fala de técnica por aqui porém nem se damos ao trabalho de procurar aquele material que fica no meio das dezenas de páginas do fórum. E quanto a dúvida logo logo a galera aparece e lhe darão dicas ótimos. Eu ainda improviso apenas nas escalas maiores e menores.

    WKBorges
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Muito legal esse tópico ....
    Vou começar a acompanhá-lo .........

    LucMcLeite
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Eu gosto de misturar arpejos. Como toco sem baixista, acabo fazendo o trabalho dele...

    Músicas que usam muito piano, gosto de manter um grave pra dar peso. Eu não sou muito bom com esse negócio de nomes de técnicas, mas minha mão esquerda não para de mexer, só no dedilhadão, uma vez, tocando na igreja até misturei uns lances de salsa na música... Eu gosto muito de improvisar e pegar uns solos, às vezes deixo um piano no split, da minha mão esquerda, e na direita coloco um sax, ou uma flauta.

    E nas músicas mais rápidas, acreditem se quiser, uso muitas batidas, estilo drummer. Comecei na música tocando bateria, e tenho bastante influência disso nas teclas, isso tem uma vantagem,eu não me perco no tempo.

    pra leads, gosto muito de usar o pedal sustain, fica muito legal misturar os sons às vezes.

    Resumindo: Gosto de misturar tudo num só e gosto de 9ªs na mão direita.

    Yusuke Urameshi
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Esse tópico tem que ficar fixo !! Faço aula de piano a 2 anos e agooooora que estou engatinhando na harmonia (antes era só técnica). to estudando as tríades e vou começar a cair dentro nas iversões.

    fernandesrc91
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Lendo esse tópico, lembrei de uma situação minha. Exemplo, Quando toco covers (Um clichezão, my immortal por exemplo), não toco igual o piano da musica, a parte do pré-chorus, por exemplo, vou tocando arpejando tônica, quinta e tônica na mão esquerda e usando acordes invertidos na mão direita, de modo a casar com a voz da cantora. Um fá sustenido vira F#/C#, uso alguns acordes de com 4.

    Não sei se isso tá certo. Alguem poderia me informar se, ao tocar um cover tipo esse, tem que tocar os arpejos exatos como na música ou songbook ou pode ser livre pra inventar?

    Tiago Correia
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Desde que sua façanha não agrida a {melodia (voz) vs harmonia (intrumental)} você é livre para criar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Nossas tecnicas "tecladisticas" rsrsrs!