DESABAFO - Falta-me o "faro musical"....

Autor Mensagem
fathertime
Veterano
# fev/04


Pessoal, ultimamente tenho me decepcionado um pouco comigo. Não como tecladista, mas como músico.

Tive um início de aprendizado muito complicado. Meio auto-didata, demorei muuuuuito tempo pra sacar essa coisa de tons, escala.
Que uma música é construída em cima de uma escala, e pirirí, pororó...

Agora que entendo essas coisas ae (ehehe...mais ou menos) sinto que não sei utilizá-las. Achava que, uma vez que eu soubesse algumas coisas como formação de acordes, formação de escalas, sairia acompanhando qualquer música que eu quisesse.

Pessoal, sei que não sou totalmente um zero à esquerda. Eu até tenho uma certa habilidade e velocidade nos dedos, mas falta ainda saber muitos fatores:
-Improvisação;
-Leitura de partituras;
-Tirar uma música difícil de ouvido;
-Criatividade nas composições;
-Acompanhar uma música (dado a tonalidade principal);
-Seqüência correta dos acordes em uma melodia.
Emfim, basicamente tudo o que um bom músico sabe

Sei que é difícil dominar isso tudo acima, mas estou perdendo cada dia mais a vontade antiga de tocar, treinar e melhorar cada vez mais que tinha quando era iniciante.

Sinto que se não começar a aprender isso tudo ae de algum jeito vou vender meu teclado.

Gostaria muito de ouvir uma música, saber identificar o tom e acompanhá-la no teclado!!! É claro que não vou aprender isso de uma hora para outra, mas se tivesse alguma orientação acho que voltaria a me "encarnar" no teclado

Agora com pouco tempo e dinheiro para arranjar algum professor acho que já consigo aprender pro conta própria mesmo (e qualquer dúvida que eu tenha eu conto com vocês!!!).

Queria que vcs me indicassem algo para que eu não estacione no aprendizado do teclado. Sei lá, livros, sites, exercícios...idéias de como me motivar a tocar. Tudo eu tô aceitando.

Só queria começar uma nova caminhada em busca do tal "faro musical".

dan_nsh
Veterano
# fev/04
· votar


Kra, você toca em banda?

fathertime
Veterano
# fev/04
· votar


dan_nsh

sim...

dan_nsh
Veterano
# fev/04
· votar


Então não tem segredo kra...
O negócio é tocar e pronto...
Só tocando é que você vai conseguir "apurar" o seu faro musical, mas não fique sempre no mesmo estilo não, procure tocar outros estilos...

Entendo que você gosta muito de metal melódico, mas comece alternar para outros estilos musicais como o jazz, os ritmos brasileiros, samba, MPB... se você ouvir de tudo e tentar tocar, ou melhor, entrar no espírito da música, você vai conseguir melhorar bastante...

dan_nsh
Veterano
# fev/04
· votar


Eu recomendo você ouvir um pouco de Enya pra relaxar a cabeça! Eu já passei por essa fase tb, e só tem um jeito de sair dela: tocando...

Tente tocar de outras maneiras, aprenda sempre coisas novas, nunca pare de aprender! Se quiser apelar, vá atrás da música clássica, quem sabe você se encontra lá (eu já tentei apelar pra música clássica, mas não consegui sucesso, falta-me acho que um pouco de insistência na hora de tocar as músicas...).

Mas é isso aí kra, não pode desanimar não!

fathertime
Veterano
# fev/04
· votar


dan_nsh

sei lá, tocar numa banda não quer dizer muito coisa não...´sendo que eu "tiro" quase todas as músicas que agente toca pelo método midi. Sei que eu tenho que parrar com isso, mas estou fazendo isso gradualmente.

Sinto que o meu MAIOR problema está relacionado à concatenação dos acordes em uma música. Já sei aqueles negócio de acorde com sétima maior, menor...intervalos justo, maior, menor....só falta estudar com mais afinco, mais entendo isso.

E, apesar de curtir metal, sou bem eclético. Não ouço muti oblues, jazz, MPB...não por não gostar, pois até simpatizo, mas por falta de oportunidade.

Eu queria saber mesmo é até que ponto é necessáro e importante aprender teoria musical? Como despertar o instinto musical?

Carlos Sesti
Veterano
# fev/04
· votar


eu num li tudo mais
cara,
estuda, estuda e estuda....
começa a estuda mais harmonização, ai vc dislancha.

fathertime
Veterano
# fev/04
· votar


Carlos Sesti

harmonização....taí uma coisa que eu preciso estudar mesmo.
Já estudou? Leu algum livro sobre ela? O que ela aborda realmente?

dan_nsh
Veterano
# fev/04
· votar


fathertime

Sugestão: pra desenvolver a harmonia cara, toque por cifras, fazendo os acordes de uma música nas duas mãos, sem solar, apenas fazendo a base com os acordes...

Ah, detalhe, se for tocar como piano, toque os acordes abertos, sem inversão, aí nisso você pode intercalar os dedos, colocar novas notas e dar asas à imaginação. Pegue a cifra de alguma música, coloque-a para tocar e toque junto, é divertido e fica bem bacana!

Eu só toco assim com a banda e me sinto bem, porque não fico em segundo plano! Tente isso que é ótimo para você se familiarizar com os acordes!

MMM
Veterano
# fev/04
· votar


o mais importante pro q vcs querem, almejam ae, eh aprender um pouco sobre "armação de claves","escalas" e "campo harmônico"
eh meio dificil explicar por aki, ao vivo eh melhor, pecam p/ um musico conhecido q passe umas dicas

fathertime
Veterano
# fev/04
· votar


AE pessoal, tão me ajudando mesmo...valeu!

dan_nsh

Pegue a cifra de alguma música, coloque-a para tocar e toque junto
ah, boa idéia...acho que é esse o exercício que eu tô precisando fazer!!!

Carlos Sesti
Veterano
# fev/04
· votar


putz cara, harmonização é tudo, ela é a música, vc aprende a estrutura da música, escalas, campo harmonico, improvisar,
ahh, sabendo campo harmonico, vc vai conseguir tocar musicas apenas coma tonalidade dela, igual vc disse q nao sabia, cara, vai atras, procura algum professor de harmonia, ou um livro pra te ajudar um pouco, tenta esse livro, eu nunca li, mas parace q ele legal, pelo q fala no resumo do conteudo, olha ai
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=&ProdTypeId =1&CatId=11679&PrevCatId=11668&ProdId=26045&ST=BF11679&franq=100464

procura sabe mais, vai atras....

dan_nsh
Veterano
# fev/04
· votar


fathertime

Cara, harmonização é o seguinte...
Você escolhe um Tom, e nesse tom quais acordes soam bem na hora de tocar? É isso, entendeu?

A harmonização depende totalmente da escala...
vou dar um exemplo aqui com a escala de Dó...

Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó...

Qual é o campo harmônico da escala maior então?
Ele segue uma regra, assim como a formação das escalas tb segue uma regra...

A regra é o seguinte...
Divido em Graus

I - Acorde Maior (C)
II - Acorde Menor (Dm)
III - Acorde Menor (Em)
IV - Acorde Maior (F)
V - Acorde Maior (G)
VI - Acorde Menor (Am)
VII - Acorde Diminuto (Bº)
VIII - Acorde Maior (C)

Entendeu como funciona?
Aí, por exemplo, você quer descobrir o campo harmônico de Ré Maior, aí é só você aplicar as notas a essa sequência que eu te passei...

Entendeu?

fathertime
Veterano
# fev/04
· votar


Carlos Sesti

Pode deixar.....vamos ver se lendo um livro bom sobre harmonização eu não desperte novamente o meu interesse na música.

dan_nsh
Veterano
# fev/04
· votar


fathertime

Kra, esqueci de falar, procura na Internet, na parte de guitarra, que tem bastante, sobre harmonia...
Afinal, a teoria é a mesma...

Ah, esqueci de um detalhe: as sétimas...
Se você quiser incrementar um pouco a sonoridade dos seus acordes basta acrescentar as sétimas, aí vai as sétimas segundo os graus:

I - Cmaj7
II - Dm7
III - Em7
IV - Fmaj7
V - G7
VI - Am7
VII - Bº7
VIII - Cmaj7

Eh isso!

fathertime
Veterano
# fev/04
· votar


dan_nsh
sim, entendi...eu até tô ligado nisso. Mas na prática é diferente.
Muitas músicas em dó maior não usam apenas estes acordes...
eu também queria aprender as regras das modulações dos tons.

ah..mas também é impossível eu aprender isto de um dia para o outro.
Eu vou tentar ler algum livro bom pra ver se aplico na prático o que aprenderei na teoria.


e obrigdo novamente pelo apoio de todos

Carlos Sesti
ih cara, não sabe o nome do livro? O link não funcionou muito bem...

dan_nsh
Veterano
# fev/04
· votar


Beleza kra...
Precisar tamos ae!

Carlos Sesti
Veterano
# fev/04
· votar


o nome do livro é
Escalas para Improvisação LUCIANO ALVES
ou entra aqui
http://www.cifraclub.com.br/teoria/escalas.php
la embaixo vc ve o livro, clica em comprar livro, dai vc ve mais detalhes e tal...

ve se este funciona, esse livro deve se legal tb
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage &ProdTypeId=1&ProdId=180421&ST=CW26045

Syl
Veterano
# fev/04
· votar


Calma filho, com mt tempo e estudo vc consegue desenvolver seu "faro musical" é só treinar bastante seu ouvido, tem q treinar mesmo!!! Mas até lá nao largue do teclado nao... vc mesmo disse q é o melhor instrumento q existe.
Num adianta entrar num fórum e perguntar se alguém pode te ajudar, vc q tem q se ajudar!
Vc pretende seguir a carreira de música profissionalmente?

fathertime
Veterano
# fev/04
· votar


Syl

tudo bem...eu sei que eu é que tenho que me ajudar. Eu só queria conselhos para tentar voltar a ter vontade em me "encarnar" no teclado e estudos na teoria para que eu desenvolva o tão sonhado faro musical.

Não, não vou ser músico. Acabei de passar no vestibular aqui da UFRGS pra Economia. Então, terei menos tempo para tocar teclado a partir deste ano (isso tá me matando por dentro...). Mas vou tentar conciliar tudo isso.

Eu sei que, apesar de tudo o que eu falei, não largarei o teclado, pois É O MELHOR INSTRUMENTO QUE EXISTE!!! (desde que não seja aqueles Casio da vida...)

Só queria saber se vcs já consideram músicos, ou semi-músicos (ah, sei lá...qualquer coisa) e como conseguiram isto.

Syl
Veterano
# fev/04
· votar


fathertime
Tinha uns amigos q prestaram música, mas eles manjam mt de teoria, aí eu percebi q eu realmente nao tenho mta vocaçao p/ música viu... decidi q nunca ia prestar música mesmo!
Tb tinha uma época q eu pensava em desistir, mas num consegui nao... sempre q eu percebia estava eu lá batendo meus dedinhos na mesa, como se tivesse no teclado, aí descobri q num ia conseguir largar da música nao...
Tb me mata a idéia de q vou ficar longe do meu teclado, buáaa!!!
Mas estuda viu!!!

dan_nsh
Veterano
# fev/04
· votar


Eu num vô ficá longe do meu teclado!
Eu vou levar ele pra facul!

ehehehehe

fathertime
Veterano
# fev/04
· votar


Syl

pode deixar...vou comer os livros!!!

ah, se eu não me engano agora tu também passou no vestibular né??? Que cidade é a universidade? É por isso que vai ter de ficar longe do teclado?

fathertime
Veterano
# fev/04
· votar


dan_nsh

ae Danilo! Passou no vestibular este ano também?

Syl
Veterano
# fev/04
· votar


fathertime
É, eu passei sim!!! Na Unifei, fica em Itajubá-MG, moro em interior de Sampa (fica bem longe) e acho q num vai dar p/ levar o teclado nao...

Syl
Veterano
# fev/04
· votar


É engraçado isso... os tópicos acabam virando um bate papo... ehhehe

fathertime
Veterano
# fev/04
· votar


É, eu passei sim!!!

PARABÉNS!!! Que faculdade vai fazer?

Se quiser eu cuido do teu teclado! :D

Syl
Veterano
# fev/04
· votar


fathertime
Brigada!! Parabéns p/ vc tb!!! :)
Vou fazer Eng Mecatronica.
Ah, num se preocupa nao... meu teclado fica em comportadinho aqui em casa.. hehehehe

fathertime
Veterano
# fev/04
· votar


Syl

Como vc quiser...
(valeu a tentativa...)

dan_nsh
Veterano
# fev/04
· votar


uhauhahuhuauha
mas é verdade, vira bate-papo mesmo...

Eu passei esse ano sim, UNESP...
Num fica mto perto da minha cidade mas, tá valendo...
Eu moro na cidade vizinha da Syl...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a DESABAFO - Falta-me o "faro musical"....