Poderia a tecnologia de pianos digitais e teclados ultrapassar o som dos Pianos acústicos?

Autor Mensagem
El_Cabong
Veterano
# jan/10 · Editado por: El_Cabong
· votar


O problema é que na maioria das gravações de CDs que se vê por aí. Os sons de piano acústico não são exatamente amostras (samples) exatos de piano acústico. Tem muitas diferenças do som real.
E além disso alguns tecladistas tem a péssima mania de misturar um pouquinho de Electric Piano, ou DX Piano, ... Aí as pessoas de tanto escutarem estes sons acabam achando que aquilo alí é som de piano acústico. E quando ouvem realmente um piano acústico notam diferenças que a primeira vista parece um som inferior ao digital.
Na verdade o digital é que é inferior e ainda mais por estar muitas vezes com misturas de outros timbres.

Eu sempre procuro usar o piano acústico puro (geralmente o timbre 001 do banco 01 da maioria dos teclados) e uma vez um tecladista tocou em minha igreja com um timbre de mistura (não sei se era Acoustic Midi Piano ou Acoustic DX Piano) aí todo mundo comentou "Que piano lindo" mas não passava de uma mistura, com som bem longe de um piano de verdade!!
Fazê o quê !!

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/10
· votar


El_Cabong
aí todo mundo comentou "Que piano lindo" mas não passava de uma mistura, com som bem longe de um piano de verdade!!

Tá... podia não ser um piano de verdade... Mas o povo não achou lindo? Pra mim é o que vale.

Mas não sou de usar muito esses DX não... Só uso qdo está no arranjo original do CD... Nas músicas próprias dos meus ministério/banda, eu evito usar ao máximo sons derivados de FM. Nada como a santíssima tecladicidade piano/rhodes/hammond.

JV-90
Veterano
# jan/10
· votar


Cleber Vaz
A "desafinação" não foi o caso, até porque o piano da loja é novo, e além de afinado, estava todo "protegido"
o que me deixou meio desapontado foi a qualidade do som em geral pois esse me pareceu meio "xoxo", porém à menos de um mês, toquei num piano armário antigo (e levemente desafinado) que tem um som incrivelmente bom
mesmo que os digitais chegem à uma "perfeição digital" ainda assim os acústicos sempre serão uma "caixinha de surpresas".

Concordo contigo, apesar que o piano fosse novo e tivesse bem afinado, em algumas notas sempre terá aquela desafinação fantasma, quase imperceptivel, além do mesmo ser novo e ficar todo protegido.
Como você havia tocado em um mais antigo e sentiu o som mais incrivel, vibrante, achou o novo meio "xôxo", pois assim como o vinho o som de um piano vem de sua madeira, que neste caso estava mais "velha", como havia falado mais acima, quando o som reverbera pela madeira ele dá aquele calor ao som, essa acaba sendo a "caixinha de surpresas".

Além da acustica do local... rsrsrs o chato do instrumento acustico é isso... se o local não for propricio para o mesmo, o som fica tão estranho... reverb, eco, estridente etc...

Cleber Vaz
Veterano
# jan/10
· votar


JV-90

Além da acustica do local... rsrsrs o chato do instrumento acustico é isso... se o local não for propricio para o mesmo, o som fica tão estranho... reverb, eco, estridente etc...

De fato, dentro de uma loja não é o melhor lugar para experimentar um piano rsrsrs mas o que mais me chamou a atenção naquele instrumento foi a resposta do som às teclas, mesmo tocando fraco ou forte a resposta sonora não foi muito diferente...muito estranho mesmo... mas quanto à madeira, imagino que um Steinway novo deve ter um som muito bom, mesmo que a madeira seja nova...

El_Cabong
Veterano
# jan/10
· votar


Jonathas Lacerda
Mas não sou de usar muito esses DX não... Só uso qdo está no arranjo original do CD...

Sempre quando tenho que tirar uma música de um CD que o piano é destes (nenhuma coisa nem outra) (ac. piano misturado com EP), mesmo tendo aquele timbre prontinho no meu teclado, eu acabo usando o piano acústico puro.
Só uso EP, Rhodes, Wurlitzer, ... quando realmente foi usado na música EP puro.
Detesto estes sons que não é uma coisa nem outra.

MayckonCouto
Veterano
# jan/10 · Editado por: MayckonCouto
· votar


Se pensarmos bem esse topico não tem sentido algum! iauhsdiaushdiasiuahsd

Se o som deve ser identico ao acustico, se ultrapassar não vai prestar do mesmo jeito =b

E na verdade "à tecnologia" dos pianos digitais ja ultapassou à anos os pianos acusticos que são feitos de madeira e ferro!rsrs

Mas uma coisa creio que nos devemos concordar, um instrumento eletrico é pratico e possui otima sonoridade (bons instrumentos), mas nada poderá substituir um instrumento acustico, a vibração da madeira, da tecla, da corda... pode ser que um dia eles coloquem um vibrador dentro de um piano digital.... iausiAUHSIUAHSiuHAISh
Ó foi só uma piada não vem com gracinha pra cima de mim não!!!iahdisuhfisaduhfasfa

JV-90
Veterano
# jan/10
· votar


Cleber Vaz

mas quanto à madeira, imagino que um Steinway novo deve ter um som muito bom, mesmo que a madeira seja nova...

É verdade! Estava lendo sobre o Steinway e o som característico dele é devido a madeira nova, neste caso sabe se lá qual é o tipo da madeira utilizada nele, que quando vai envelhecendo o som vai enfraquecendo neste caso ficando mais "xôxo", e por se tratar de um Steinway mesmo velho e "xôxo" ele ainda fica com um som lindo com presença.

Mas no casos dos pianos de armário eu tenho observado o contrario, provavelmente por causa do tipo da madeira utilizada, quando mais velho, parece que o som é mais "encorpado".

Cleber Vaz
Veterano
# jan/10
· votar


JV-90
quando vai envelhecendo o som vai enfraquecendo neste caso ficando mais "xôxo"
Por essa eu não esperava....

Mas no casos dos pianos de armário eu tenho observado o contrario, provavelmente por causa do tipo da madeira utilizada, quando mais velho, parece que o som é mais "encorpado".

Sabes que depois que comentamos sobre isso eu lembrei que testei o tal piano novo mais na região dos graves e justamente nessa região o som do piano de armario é inferior ao de cauda pelo comprimento das cordas dos graves que, por serem mais curtas, requerem mais enrrolamento para "engrossar" e justamente aí que "mora o perigo" pois os digitais, que eu saiba, só tem samples de piano de cauda e depois de 5 anos tocando num piano digital, meu ouvido tá "mal acostumado" ao som dos graves rsrsrs mas meso assim o piano "velho" que citei antes tem graves muito bons.

teclado_mania
Veterano
# jan/10
· votar


pode ser que um dia eles coloquem um vibrador dentro de um piano digital.... iausiAUHSIUAHSiuHAISh

Toda mulher vai querer comprar um piano digital.

Mas vocltando ao assunto normal, nunca ira substituir, claro os instrumentos digitais já estão bem avançados.

JV-90
Veterano
# jan/10
· votar


teclado_mania
pode ser que um dia eles coloquem um vibrador dentro de um piano digital
kkkkkk... pô... o que tem haver? rsrsrs

Cleber Vaz
É... tem estes detalhes entre os pianos de armário e de cauda.

Toquei uma vez em um piano de cauda que nem me lembro o nome (faz tempo...) ele fica ou ficava no Teatro Goiânia, por que tem tempo que não vou lá, um cinza, sei lá que cor, mas com um som quente e muito bonito! E estava acostumado com os de armário, a diferença é claro gritante, em todas as regiões, graves, medios, agudos e isso por que a tampa estava entre-aberta.

Veja este site com algumas informações sobre piano de cauda que até então desconhecia.
http://www.steineresons.com.br/piano-de-cauda.php

tiago scott
Veterano
# jan/10
· votar


JV-90

Toquei uma vez em um piano de cauda que nem me lembro o nome (faz tempo...)

Ja tive essa bela experiência também rapaz, no meu caso foi a uns 2 anos atrás quando toquei num casamento de granfinos, foi piano e um quarteto com 2 violinos, viola e cello. Para minha realização pessoal o piano de cauda era um belo Yamaha, com rodinhas douradas e as cordas todas lindas bem a vista dentro da armação de ferro. Como disse anteriormente a diferença de um acústico para um digital é muuuuuito gritante. Como esse piano era novo nos primeiros ensaios tive de me adaptar pois como citado aqui a potência do som em todas as regiões do piano é muito forte em comparação a um digital.

Depois dessa experiência hoje ficou fácil perceber em quase todos os CD e gravações quando o piano é um original ou digital, pois a ressonância do acústico original é bem diferente do que um digital mesmo ele sendo um Nord, vide alguns CDS do John Legend.

ThiagoMafra
Veterano
# jan/10 · Editado por: ThiagoMafra
· votar


Estão falando de pianos digitais direto desde o início do tópico, mas e os VSTs, alguém por aqui já teve como eu a experiência do acústico e do Ivory ? Pq o German D do Ivory...

Agora quanto à modelagem física e seus descendentes (V-Piano, Pianoteq) acho q questão é a precisão do cálculo... Aí já não é bem a minha praia, mas acredito q chegue bem mais perto do que já se chegou e o som fique 99% igual. A questão q vejo a maioria levantar por aqui, não se refere só ao som, mas à sensação da performance num piano acústico. Acho q a pergunta acabou se tornando: A sensação de tocar num piano digital um dia vai ser a mesma de tocar num acústico ?

JV-90
Veterano
# jan/10
· votar


tiago scott
É isso é verdade, além do mais, sempre que há um piano acústico os microfones por mais que estejam bem posicionados captam "vazamentos" dos demais instrumentos e caixas amplificadas, mesmo que equalizem da melhor maneira e façam aquela enxugada no pós produção, ainda se pode ouvir aqueles sons fantasmas...

dionell
Veterano
# jan/10
· votar


Pra quem ouve pode não ter diferença mas pra que toca a principal diferença é,no acustico, a vibração das cordas sob os dedos. Voce sente um tesão que o digital não transmite. pronto, falei.

rodolfo1982
Veterano
# jan/10
· votar


O ThiagoMafra acho que falou bem...
Será que neste tópico estamos falando do som ao ouvir uma gravação, ou estamos falando de tocar o instrumento ?

Sobre o que o dionell falou, quem sabe se pegarmos uma sala, colocar um puta subwoofer nas paredes para que elas "tremam" um pouco, mais uma mini-vibração nas teclas do piano digital, além de um super sistema de alto-falantes para dar uma acústica boa ao som... talvez assim tenha-se a mesma sensação ao tocar num digital e num acústico...

dionell
Veterano
# jan/10
· votar


Alguem aí reclamou do excesso de peso do V-piano, 38 kg, aliás muita gente, mas isso deve-se a a estrutura da formação do seu som.Não estou querendo defender mas é bom tentar esclarecer: os pianos digitais em geral utilizam samples de pianos acusticos, ou seja o timbre já está pronto, é só apertar a tecla e o som tá lá. no meu humilde entendimento e pelo meu ingles fraquinho, o que entendi do manual é que o V-piano utiliza um sinal digital de um modelo (ou mais ) de piano de cauda acústico e processa-o utilizando um complexo sistema de algoritmo combinando os diversos elementos que compõem um piano acustico, como cordas (comprimento e quantidade), martelos, feltros, tabua harmonica, teclado, etc. isto é o som não está pronto, ele é "construido"no momento em que vc toca como ocorre no acustico. Todos esses elementos do piano estariam lá dentro separados e quando vc toca todos se unem formando o timbre por isso ele permite que voce constrói o seu timbre, alem dos que já existem.Outra coisa Não há 'degraus"da intensidade do som como os sampleados que possui geralmente 4 intensidades. Quando vc. toca, mesmo com fone de ouvido, ponha a mão sobre o mesmo e sente uma vibração como se tivesse cordas dentro dele. O timbre dele também depende de quem esteja tocando, ou seja depende da "pegada" do pianista. É como aqueles super carros que se adequa ao modo de dirigir do motorista. Sem contar que é o único, que eu saiba, que tem quatro saidas de som (os demais tem 2) inclusive XLR. Portanto o porte avantajado e o peso dele não é a toa, só prá causar impacto.

teclado_mania
Veterano
# jan/10 · Editado por: teclado_mania
· votar


Lembrando que a yamaha já fez o n3 que tem auto falantes e simulam muito bem uma vibração .

Fui sexta na casa de um amigo onde ele tem um roland rd 700gx e uma sala onde ele ensaia com a banda, ele tem 2 monitores da behringer ao lado do teclado e 2 subs de 12 da sony em baixo(ele conseguiu em um homem vendendo caixas de um home sony muteki).

Simplesmente otimo, ele tem esse piano e o motif, fica tudo otimo a vibração e tal, a sensação.

ThiagoMafra
Veterano
# jan/10 · Editado por: ThiagoMafra
· votar


"Voce sente um tesão que o digital não transmite. pronto, falei."

Tesão comparável apenas com determinadas bu... delic... só assim pros dedos sentirem a mesma coisa.

"talvez assim tenha-se a mesma sensação ao tocar num digital e num acústico..."

boneca inflável tb ajuda...


ahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahauhauhau!!!

Felipasso
Veterano
# jan/10
· votar


Poderia a tecnologia de pianos digitais e teclados ultrapassar o som dos Pianos acústicos?

Depende muito, pois se voce pegar um piano de armario de baixa qualidade e pegar um bom piano digital como o MP 9000 da Kawai vera que o som digital é melhor!!!!! Mas tambem nunca sera um acustico!

Stubborn Oldman
Veterano
# ago/10
· votar


O instrumento Piano é muito mais do que a música tirada dele. É como comparar um livro escrito à mão, um impresso e um e-book. O eletrônico tem muitas vantagens funcionais sobre o impresso (industrializado) que tem como principal vantagem sobre o escrito a mão, poder ser levado a uma maior quantidade de pessoas.
Cada piano acústico tem uma alma única, representada por toda a sua história: isso nunca deixara de existir. O digital tem muitas vantagens como por exemplo de não desafinar quando muda a estação climática e mesmo tratado quimicamente, ainda é feito de madeira e a quantidade de insetos que gosta de madeira é muito maior do que a dos que gostam de semicondutores.
Um acústico é e sempre será representação de uma época, de uma história e mesmo aqueles que gostam dos digitais não podem negar que só chegaram o gostar deles porque "um dia houve um acústico".

Leucocieetus
Veterano
# set/10
· votar


Cara, mas quando você toca num piano acústico de verdade (de preferência um bom piano) se percebe a diferença gritante.
Se sente as cordas vibrando nas pontas dos dedos, o som ecoando, as nuances de dinâmica, etc.
É muuuuito melhor. Só tocando pra sentir.
(2)

Depois de tocar em pianos de cauda eu entendi isso. Realmente, o som além de ser "orgânico" (você sente as vibrações, vê a mecânica da coisa ali na hora) é de qualidade muito superior. É um som muito limpo mesmo, muito bonito. Se estiver afinadinho então...

Acho que quem toca mais o piano acústico mesmo saca mais isso. Mas falaram aí do Fritz Dobbert. Também não é assim, se pega um bicho desses de boa qualidade, teclas bem 'calibradas', dá pra tirar um som bom sim!

frankbemol
Veterano
# set/10
· votar


acho que não , seria praticamente um som novo e não o do piano acustico.

Ken Himura
Veterano
# set/10
· votar


Esse tópico não morre não?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Poderia a tecnologia de pianos digitais e teclados ultrapassar o som dos Pianos acústicos?