Poderia a tecnologia de pianos digitais e teclados ultrapassar o som dos Pianos acústicos?

Autor Mensagem
fernando tecladista
Veterano
# dez/09
· votar


Poderia a tecnologia de pianos digitais e teclados ultrapassar o som dos Pianos acústicos?

até que sim de certo modo...

esse tal de V-piano da roland tem lá escolha de martelo, de material da corda, de afinação de cada corda......
nesse caso pode acontecer o que foi comentado

se chegar ao dia em que de tanto aperfeiçoar, o Piano Digital seja considerado um instrumento standalone, quer dizer, um instrumento por si só

Juruna_Tecladista
Veterano
# dez/09
· votar


fernando tecladista
Estão comentando muito sobre essse V-piano. Eu já vi as demos dele e parece ser incrível.
V-Piano VS CVP 409 VS Piano Acústico

ThiagoMafra
Veterano
# dez/09 · Editado por: ThiagoMafra
· votar


Tava lendo umas paradas de acústica aqui aí lembrei desse tópico.

Como os computadores vão ultrapassar um piano se eles não conseguem nem afinar um de verdade ? Aí lembrei de outro tópico onde um guitarrista falou que dava pra afinar piano com um afinador eletrônico... e detalhe: insistiu e teimou que dava mesmo depois de entrarem no tópico e explicarem pq o piano é chamado de temperado.
Pra ser piano os teclados ainda têm que evoluir muuito!

MayckonCouto
Veterano
# dez/09
· votar


Tenho a mesma opinião que a maioria porque é meio loko pensar de outra forma neh, acho que se som se aproxima ou iguala ao acustico o instrumento cumpre o seu papel, se ultrapassar vai virar algo que não existe, teremos apenas novos intrumentos! Na verdade o teclado ou piano digital simula muito alem de um instrumentos, como um ambiente e diferentes tipos de amplificadores, microfones ... o que não os torna melhores mas oferece maior praticidade sem comprometer com a qualidade sonora! abraço

Juruna_Tecladista
Veterano
# jan/10
· votar


ThiagoMafra
Achei interessante a parada do piano ser afinado com afinador eletronico.
Vc sabe me explicar porque não dá??

ThiagoMafra
Veterano
# jan/10 · Editado por: ThiagoMafra
· votar


Juruna_Tecladista

Tu sabe o que é série harmônica ?
Se não: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rie_harm%C3%B4nica_%28m%C3%BAsica% 29

Cara quando li teu post bateu uma preguiça de procurar esse tópico... mas ele era engrçado então taí:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/153824/p1#5840263

Coloquei só um dos posts, mas seria legal ler o tópico inteiro é bastante interassante. Inclusive lembrei de uma pergunta que fiz lá e que ainda não tive resposta... que calha bem aqui:

Como fica essa inarmonia na modelagem física, num V-piano da Vida ou Pianoteq ?

Esse tópico só não supera um outro, onde um indivíduo pergunta como faz pra afinar um piano em lá menor...
ahuahuahauhau

Abraços

Juruna_Tecladista
Veterano
# jan/10
· votar


ThiagoMafra
Poxa muito interessante. Valeu cara.

fernando tecladista
Veterano
# jan/10
· votar


Como os computadores vão ultrapassar um piano se eles não conseguem nem afinar um de verdade ?

não questionando o fato mas

programa de computador é somente um conjunto de
"se sim faço isso e se não faça aquilo"
é tudo questão de achar um doido que consiga "ensinar" o computador

se lá3 = 440
então la4 = 880,9

tempos atras era impossivel de imaginar uma guitarra que afina sozinha.... hoje tem
http://www.youtube.com/watch?v=WetVXbYRfWk

piano pode ser uma questão de tempo

Juruna_Tecladista
Veterano
# jan/10
· votar


fernando tecladista
Essa eu nem imaginava que existiria. Quem sabe vai vim Piano assim tbm.

teclado_mania
Veterano
# jan/10 · Editado por: teclado_mania
· votar


Os pianos de teclado até que não desafinam mais hoje em dia (não tem nem logica), ops esqueci os korg's.

Gostei da ideia da guitarra, daqui a pouco a febre vai até nos violoncelos, meu amigo afina a guitarra dele com um afinador com garra do tipo bico de tucano.

Juruna_Tecladista
Veterano
# jan/10
· votar


Os pianos de teclado até que não desafinam mais hoje em dia (não tem nem logica), ops esqueci os korg's.
Os teclados da Korg desafinam??????????????

teclado_mania
Veterano
# jan/10
· votar


Os teclados da Korg desafinam??????????????

Na verdade teclado o som não desafina e nem muda sobre as condições de temperatura e etc...

Mas os pianos da korg parecem que são gravados desafinados ou com microfone dinamico.

tiago scott
Veterano
# jan/10
· votar


Poderia a tecnologia de pianos digitais e teclados ultrapassar o som dos Pianos acústicos?

Qualquer pessoa que tiver a oportunidade de tocar num piano de cauda originals, bem afinado e novo perceberá que nunca um piano digital ou sinthetizador conseguirá imitar perfeitamente o som e ressonância de um piano de verdade com cordas, martelo etc. Tive o prazer de tocar num piano Yamaha de cauda num casamento feito em um residêncial e depois dessa experiência o timbre de piano do meu Motif XS ficou muito aquem do que toquei e pude ouvir. Quando digo NUNCA, me refiro que a tecnologia conseguirá sim daqui alguns anos recriar quase perfeitamente qualquer instrumento acústico, mas o instrumento porsi só é completamente diferente, por isso não acredito que será tão fácil recriar um timbre de piano acústico, piano elétrico (Rhodes, Wurlitzer), Hammond, Clavinet e outros com 100% de perfeição.

El_Cabong
Veterano
# jan/10
· votar


ThiagoMafra
Como os computadores vão ultrapassar um piano se eles não conseguem nem afinar um de verdade ? Aí lembrei de outro tópico onde um guitarrista falou que dava pra afinar piano com um afinador eletrônico... e detalhe: insistiu e teimou que dava mesmo depois de entrarem no tópico e explicarem pq o piano é chamado de temperado.
Pra ser piano os teclados ainda têm que evoluir muuito!


Agora me surgiu uma dúvida.
O piano é realmente afinado na escala temperada para que se possa reproduzir nele qualquer escala, por exemplo, qualquer Escala Diatônica pegando qualquer uma das 12 notas da oitava como tônica, e não se perceba esta microdesafinação em relação as harmônicas.

Mas nas guitarras e violões hoje em dia não acontece o mesmo também ??
Não usamos também a escala temperada nas guitarras ??
Porque se afinarmos uma guitarra pelas harmônicas, a guitarra somente soaria afinada numa escala diatônica, a que usa a 1º harmônica como tônica da escala. Em qualquer outro tom ela soaria desafinada.

Juruna_Tecladista
Veterano
# jan/10
· votar


tiago scott
Valeu pela opinião aqui. Realmente um Piano de Cauda é sensacional.


El_Cabong
Boa pergunta. Será que alguém sabe?

ThiagoMafra
Veterano
# jan/10
· votar


El_Cabong
Juruna_Tecladista
Agora me surgiu uma dúvida.
Boa pergunta. Será que alguém sabe?

Vcs só provaram q não leram o tópico do link q eu postei. Lá tem a resposta. Tem um guitarrista que fez exatamente a mesma pergunta que vcs. E um cara que é ou foi afinador de piano responde.

El_Cabong
Veterano
# jan/10
· votar


ThiagoMafra

Tsc Tsc!!
A dúvida justamenté é porque eu lí.

No link Wikipedia. fala exatamente isso. instrumentos de corda afinados pelas harmônicas tem que ser afinados de acordo com cada tom que a música sera executada.
... Os instrumentos de cordas precisavam ser reafinados para cada tonalidade diferente. Para minimizar esse problema, utilizam-se atualmente escalas temperadas...

No tópico citado, os guitarristas falam que afinam as guitarras, mas depois dão uma ajustadinha em tal corda,... uma reguladinha na outra. Estes ajustes não seriam um "temperamento".
Um cara alí falou isso:
... mas eu sempre afinei a 1a corda (mi) da minha guitarra um pouco mais aguda q dos diapasões digitais. Nunca afino 100% conforme o diapasão. Sempre fui muito chato com a afinação do instrumento. Posso estar errado (ou não), mas pode ser resultado deste mesmo desvio causado nos pianos. Engraçado q nunca comentei isto com ninguém. Vou até perguntar alguns amigos se já perceberam isso. E não foi só na minha guitarra, mas em algumas outras também, q eu me lembre...

El_Cabong
Veterano
# jan/10 · Editado por: El_Cabong
· votar


Resumindo a minha dúvida:

Os afinadores eletrônicos de guitarra e violão, afinam estes instrumentos numa escala temperada ??

Se sim? Então é errado pegar uma guitarra para afinar e ir "batendo" as harmônicas?
Se sim? Então a guitarra é também chamada de temperada como o piano (insistiu e teimou que dava mesmo depois de entrarem no tópico e explicarem pq o piano é chamado de temperado.) ?

MayckonCouto
Veterano
# jan/10 · Editado por: MayckonCouto
· votar


Olha achei essa tabela aqui:http://www.cea.inpe.br/~alex/FisicadaMusica/fismus_escalas.htm
derrepende ajuda a esclarecer alguma coisa. Abraço

El_Cabong
Veterano
# jan/10
· votar


MayckonCouto
Legal o site.
Era isso que eu queria saber.
Então todos os instrumentos contemporâneos (guitarra, violão, piano, baixo) são afinados numa mesma escala (a temperada), e outros instrumentos, como por exemplo, violino, o músico tem que adaptá-lo a esta escala, para soar em harmonia com os outros.

Não vou mais "bater" as harmônicas para afinar meu violão!! He He.

coroa legal
Veterano
# jan/10
· votar


Adorava tocar em meu piano armário acustico. De repente adquiri um P 70 digital da Yamaha. Nunca mais toquei no piano acustico, que é excelente. Fácil transportabilidade, timbre de piano de calda, tocabilidade maravilhosa, praticidade. Tudo me levou a preferir tocar no piano eletrico da Yamaha. E o preço de piano elétrico é muito menor! Fiquei livre do afinador de piano...rs. Pois não desafina. Além de ter outros sons excelentes como pianos eletricos, strings, vibrafone, orgãos.

Juruna_Tecladista
Veterano
# jan/10
· votar


ThiagoMafra
Valeu pelo Link

MayckonCouto
Valeu pelo site

coroa legal
Obrigado pela opinião dos pianos digitais.

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


Juruna_Tecladista

O que o coroa legal falou é exatamente a grande vantagem dos pianos digitais. Se você nunca for tocar piano na Filarmônica de Berlim, prá qualquer outra coisa, um bom piano digital dá conta do recado.

Ken Himura
Veterano
# jan/10
· votar


Se você nunca for tocar piano na Filarmônica de Berlim, prá qualquer outra coisa, um bom piano digital dá conta do recado.

Pô, mas aí pegou pesado também né. Você acabou de falar um número acima de 99% das pessoas que tocam piano no mundo, mesmo profissionais da música clássica.

Só toca com/na Berliner quem é top. E quem também tem um bom agente (no caso de solistas).

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


Ken Himura

Foi só para ilustrar. hem.

JV-90
Veterano
# jan/10
· votar


Após ler os tópicos percebi que um piano digital não ultrapassaria um acústico, mas, ganharia total preferência dos músicos tecladistas pianistas e etc, se conseguisse imitar em total perfeição todas as execuções de um verdadeiro piano, assim como já foi dito nos tópicos anteriores, teria que imitar perfeitamente as imperfeições, o vibrar das teclas, a dinâmica os harmônicos as cordas que ressoam por simpatia o chip teria que ter um calculo matemático perfeito para dar aquele calor que o som tem ao reverberar pela madeira. E no fim de tudo, o melhor, nunca desafinaria, a não ser é claro que o musico queria desafinar a corda digitalmente.

Bom, pode ser até possível ocorrer, mas eu acho que está um pouco longe, posso até estar enganado, mas nem mesmo o V-Piano atingiu a perfeição de um real piano acústico, no entanto como nossos ouvidos querem um som lindo, limpo e principalmente afinado, os digitais ganham a preferência.

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# jan/10
· votar


Como um piano digital vai ser "MELHOR'' que um acústicos se ninguém ainda sabe como é ALGO "MELHOR" que um acústico..

Cleber Vaz
Veterano
# jan/10
· votar


Depois de experimentar varios pianos digitais e dedicar muita atenção à qualidade da organização das camadas e coisas do gênero, acredito que o ouvido fica mais exigente, meses atrás experimentei um piano acústico (de armario) numa loja aqui do RS e confesso que aquele instrumento em particular me deixou meio decepcionado mas mesmo assim eu gostaria de te-lo em casa, porém outros pianos de cauda, meia cauda e até mesmo armarios que tive a oportunidade de tocar dão uma sensação indescritível ao tocar e é muito bom que os digitais corram atrás dessas nuances pois assim a tendência é um aumento na qualidade dos digitais e uma aproximação muito grande no caso de gravações mas quanto à ser melhor que acústico é complicado mas em uma apresentação ao vivo onde o piano precise ser microfonado e ter o som enviado para PA's, nesse caso, o som das caixas pode ficar até pior que o de um piano digital ligado direto, depende muito do trabalho dos técnicos de som, mas comparar um som puramente acústico com som de autofalantes é uma questão bem delicada...

JV-90
Veterano
# jan/10
· votar


Cleber Vaz
Normalmente essa decepção vem por causa da "desafinação" das cordas, estamos muito acostumados com o meio digital já que não desafinam. Mas este é o tempero que havia falado, por mais que o piano esteja afinado, ele terá as suas particularidades, como o proprio reverb.

Cleber Vaz
Veterano
# jan/10
· votar


JV-90
A "desafinação" não foi o caso, até porque o piano da loja é novo, e além de afinado, estava todo "protegido" com plásticos e é só chegar perto do instrumento que já vem os vendedores com os olhos arregalados de medo de algum dano, o que me deixou meio desapontado foi a qualidade do som em geral pois esse me pareceu meio "xoxo", porém à menos de um mês, toquei num piano armário antigo (e levemente desafinado) que tem um som incrivelmente bom, em função desses detalhes particulares que você citou, logo a questão ACÚSTICO X DIGITAL continua sendo polêmica pois mesmo que os digitais chegem à uma "perfeição digital" ainda assim os acústicos sempre serão uma "caixinha de surpresas".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Poderia a tecnologia de pianos digitais e teclados ultrapassar o som dos Pianos acústicos?