Poderia a tecnologia de pianos digitais e teclados ultrapassar o som dos Pianos acústicos?

Autor Mensagem
Juruna_Tecladista
Veterano
# dez/09


Todos nós estamos vendo, a cada ano, mês e dia surgem novos teclados e pianos digitais. Com uma tecnologia que nunca imaginávamos que existiria. Será que nossos filhos e netos vão ver essa tecnologia ganhar cada dia mais e mais e mais vida e ficar com um som melhor que os Pianos acústicos?
Agradeço a todos que opinarem.

fábio_soul
Veterano
# dez/09
· votar


Até lá os oceanos já vão ter subido o suficiente para matar toda a humanidade afogada...

Juruna_Tecladista
Veterano
# dez/09
· votar


fábio_soul
uahsuahsuahsuahsuahsuahsuah
Boa.
Vou aceitar isso como um não.

Lord fafe
Veterano
# dez/09
· votar


Juruna_Tecladista
Ultrapassar ñ'... talvez igualar'...

Artref
Veterano
# dez/09 · Editado por: Artref
· votar


Na minha opinião, em alguns casos já ultrapassou. Pegue um Clavinova da vida aí e compare com um vertical basicão...eu fico com o Clavinova! rs.

Mas comparando o digital e o acústico ambos tops de linha, aí não tem comparação, falta bastante pro digital.

Marcos Martini
Veterano
# dez/09
· votar


Na minha opinião, em alguns casos já ultrapassou.(2)

Compare um piano Fritz Dobbert Armario a um Kruzweil

outro ex: um violão acústico Giannini (de estudo) ao timbre de violão de um korg ou roland. (no meu caso RS-50)

Juruna_Tecladista
Veterano
# dez/09
· votar


Marcos Martini
Artref
Entendi. Concordo com vcs.

DuduXP
Veterano
# dez/09
· votar


Cara isso é subjetivo na minha opnião, pois pra mim nem todo piano acustico tem o som bonito, e os digitais são baseados nos acusticos, o que faz diferença é se o digital pode emular todas as nuaces do acustico, incluindo as imperfeições, discuti-se muito aqui o som de piano tal, ou o outro som de piano, eu busco aquele que é mais belo aos meus ouvidos e que se for digital, me dá a resposta mais agradável nas téclas. Abs!

Juruna_Tecladista
Veterano
# dez/09
· votar


DuduXP
Interessante.

rodolfo1982
Veterano
# dez/09
· votar


Pessoal, isso é uma discussão sem resposta certa. Depende única e exclusivamente do gosto pessoal de cada um.
Assim como para o som do piano acústico depende do ambiente, da sala, da acustica do local onde o mesmo está, para os digitais a mesma coisa... tecnologias, forma de amostragem, forma de geração do sinal, amplificadores, caixas, acústica de ambiente, etc.

Acho que depende do que cada um gosta ou espera do "som de piano". Como citaram acima, eu particularmente prefiro o piano acústico, apesar de ter um digital. Mas tem muito piano acústico por aí bem ruinzinho.

A pergunta é para sí mesmo: que tipo de som você mais gosta ? Creio que a resposta para esse tópico é pessoal e depende da preferência de cada um.

apaixonados por teclado
Veterano
# dez/09
· votar


é complicado esta questão porque na minha opinião pegar um piano acustico e por junto ao um digital não dar pra se comparar
mas se a tecnologia chegar lá se ficar igual, fica até legal mas acho meio difícil ficar melhor porque, se melhorar estraga rsrsrs.

Juruna_Tecladista
Veterano
# dez/09
· votar


apaixonados por teclado
porque, se melhorar estraga rsrsrs.
Concordo. rsrsrsrsrs

Juruna_Tecladista
Veterano
# dez/09
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=SxpvDjDOgsQ
Que Piano Digital é esse??

Rhodes
Veterano
# dez/09
· votar


Como assim "ultrapassar"?

Os pianos digitais foram criados com o objeitvo de "imitar" o som dos pianos acúticos, criando assim um "piano portátil".

Quanto mais a tecnologia avança e os instrumentos digitais ficam melhores mais eles se aproximam dos acústicos.

Um piano digital "perfeito" seria aquele que conseguisse reproduzir EXATAMENTE o som de um acústico.
Mas creio que isso seja impraticável.

Não tem como "ultrapassar" já que o objetivo é ser igual.

Até as "imperfeições" do piano acústico na verdade são características que particularizam o som.

Vale lembrar que existem bons e maus pianos (assim, como violão, cavaquinho, berimbau e qualquer outro instrumento).
Comparar uma Clavinova com um pianinho acústico de fábrica de fundo de quintal é covardia.

Pórem como quase todos os CDs, DVDs MP3s, etc que nós escutamos hoje não são gravados com pianos, mas sim com teclados e pianos digitais (ou VSTs) acho que o nosso ouvido está se acostumando com o "som imitado" e estamos até gostando desse timbre.

Cara, mas quando você toca num piano acústico de verdade (de preferência um bom piano) se percebe a diferença gritante.
Se sente as cordas vibrando nas pontas dos dedos, o som ecoando, as nuances de dinâmica, etc.
É muuuuito melhor. Só tocando pra sentir.

Juruna_Tecladista
Veterano
# dez/09
· votar


É verdade. Na minha aula de teclado eu toco no Piano. E aprendo piano tbm. É super diferente.

El_Cabong
Veterano
# dez/09 · Editado por: El_Cabong
· votar


Não existe essa de ultrapassar.

Como alguns falaram aqui, o objetivo é, e sempre será igualar!!!
Se alguém um dia achar que ultrapassou, é sinal que nem chegou perto, ou tomou outro rumo e se criou outro instrumento.
Por exemplo, quando inventaram o órgão Hammond foi com o objetivo de imitar os órgãos de tubos, mas o Hammond não conseguiu imitar, e sim foi para uma outra direção, criando um novo instrumento. Um novo tipo de órgão.
Ele ultrapassou o órgão de tubos??
Não!!
Só tomou outro rumo, criando algo novo!!

Juruna_Tecladista
Veterano
# dez/09
· votar


El_Cabong
Interessante essa sua colocação. Mas eu não sei. Os pianos digitais estão ficando cada vez mais poderosos. Aí eu não sei qual será o rumo dos Pianos Digitais!

El_Cabong
Veterano
# dez/09
· votar


Juruna_Tecladista

Pois é.
Na minha opinião os teclados e sintetizadores iram pelo menos se igualarem ao som de instrumentos reais como o de um piano acústico ainda num futuro um pouco distante. Talvez quando eles vierem com pelo menos uns 50Gb de waveforms para cada timbre, porque imitar com perfeição todas as nuances, e todos os sons característicos para cada velocidade de toque (tecla por tecla) de um piano de cauda (tipo um Steinway & Sons D, um Bosëndorfer 290, ...) não é mole não!!

Atualmente os sintetizadores vem com uns 500Mb para trocentos timbres!!!!

Juruna_Tecladista
Veterano
# dez/09
· votar


El_Cabong
É sim. Agora eu não duvido mais de nada. Esses Pianos Digitais e sintetizadores estão o bicho.
Mas não a nada como tocar num Grand Piano da Yamaha.

El_Cabong
Veterano
# dez/09 · Editado por: El_Cabong
· votar


Uma coisa que está quase a ponto de se IGUALAR DE FATO com o som real de um piano acústico, são os VST, do tipo Quantum Leap Pianos, Ivory, ...
Não é a toa que eles são gigantes (dezenas de gigabytes para apenas quatro ou cinco timbres)

Ainda falta alguma coisa, mas já estão chegando bem perto!!!

Juruna_Tecladista
Veterano
# dez/09
· votar


El_Cabong
Sobre VST eu não entendo muito. É o que? Isso se compra? Eu posso colocar em qualquer teclado??

bluesmanjf
Veterano
# dez/09 · Editado por: bluesmanjf
· votar


Olha...

acho que até pode acontecer, mas ainda assim, vai ter gente usando os acústicos, tais como até hj tem gente que escuta vinil, usa fita k7, grava programa em vhs e tal.

Vintage ;)

El_Cabong
Veterano
# dez/09
· votar


Juruna_Tecladista
O que eu sei é que basicamente são programas que se compra e se instala no computador (o computador tem que ser potente e com uma boa placa de som) (a maioria são programas muito grandes, com dezenas de GB, que só cabem em alguns DVD Rom).
Se liga um teclado controlador midi no computador para tocar-se o piano ou outro instrumento do VST. (o som sai no computador)

Tem alguns tópicos aqui falando sobre VST.

_Rattu_
Veterano
# dez/09
· votar


Juruna_Tecladista
A grosso modo, VSTs são instrumentos virtuais, que você instala no computador onde, via MIDI, vai controlá-los por um controlador MIDI, ou teclado comum com saída MIDI. VSTs são uma tecnologia para computadores, não funciona em teclados, ainda.


Não existe isso de superar o piano mecânico com um piano digital. A função do digital é apenas fazer uma imitação credível de um piano "real", por que afinal de contas os sons dele são gravados (ou modelados) de pianos de verdade, ora bolas. Sem pianos de verdade não existirão pianos digitais por que não vai haver referência e nem de onde samplear! É como você perguntar se há a possibilidade de um hamburger de carne ser substituído por um de soja... O de carne é o modelo para o de soja copiar, o de soja é um quebra galho para a impossibilidade prática de usar o outro. Mesma coisa com os pianos. Só se usa pianos digitais por que é impraticável usar um piano de verdade pra ensaiar e dar shows.

Já citei isso em um tópico meu, fazendo uma analogia com uma boneca inflável. Uma boneca inflável não é uma mulher, é uma imitação de mulher, não importa o quanto um cara queira apresentá-la para os amigos acreditando que é uma mulher, aquilo ali não é uma mulher e nunca vai ser!


Sei que as emulações hoje são bem credíveis, eu mesmo adoro o Pianoteq, mas você não vai TOCAR um piano nessas emulações. Vai tocar uma imitação de piano.

Piano, Hamburger de Carne e Mulher são coisas reais, Piano Digital, Hamburger de Soja e Boneca Inflável são imitações e nunca serão iguais ou superiores por que se propõem na cara dura a imitar e não criar algo novo.

Lord fafe
Veterano
# dez/09
· votar


_Rattu_
kkkkkkkkkk'...Eu riii de mais da boneca inflável'...HASuhs'...

Juruna_Tecladista
Veterano
# dez/09
· votar


_Rattu_
Piano, Hamburger de Carne e Mulher são coisas reais, Piano Digital, Hamburger de Soja e Boneca Inflável são imitações e nunca serão iguais ou superiores
Viajou legal.
To brincando.
Falou tudo agora.
Mas imagina: Um Piano digital identico ao acustico, mas portavel. Um Hamburger de carne de soja com o mesmo sabor do de carne, mas não engorda. Uma boneca inflavel com sentimentos e tudo mais mas vc não precisa escutar ela reclamando no seu ouvido o dia inteiro, porque vc chegou tarde no dia anterior.
As cópias seriam ou não seriam melhores??

_Rattu_
Veterano
# dez/09 · Editado por: _Rattu_
· votar


Juruna_Tecladista


cópias seriam ou não seriam melhores

como diabos você copia e fica melhor? Isso me lembra um concurso de imitações norte-americano nos idos dos anos 40 onde o Charles Chaplin se inscreveu para imitar a si mesmo e ficou em segundo! Quer dizer, tinha um cara mais parecido com ele do que ele mesmo!


entende?

Juruna_Tecladista
Veterano
# dez/09
· votar


_Rattu_
Rachei de rir.
aushuashaushuahsuashua
Mas se a cada dia vc aperfeiçoar mais e mais e mais a cópia. Um dia ela chega aos pés da original??

_Rattu_
Veterano
# dez/09
· votar


Juruna_Tecladista

Só se chegar ao dia em que de tanto aperfeiçoar, o Piano Digital seja considerado um instrumento standalone, quer dizer, um instrumento por si só (como os Pianos Rhodes ou Wurlitzer que se prestavam a imitar um piano clássico mas acabaram virando um outro tipo de piano). Tipo, oferecer algo além do que uma cópia digital de um piano bom. O que ocorre é que a única vantagem/peculiaridade de um instrumento digital em cima de um mecânico ou analógico é o transporte. De resto é uma neutralidade, uma (como dizem os gringos) esterilidade no som, uma falta DAQUELA vida que ainda não tem como comparar.

Juruna_Tecladista
Veterano
# dez/09
· votar


_Rattu_
Entendi. Talvez podem mexer tanto nele e ele pode virar um instrumento separado.
Mas ninguém sabe o futuro. Eu acho que ainda falta muito.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Poderia a tecnologia de pianos digitais e teclados ultrapassar o som dos Pianos acústicos?