Tecladista solo, de banda ou de quarto? qual você se encaixa?

Autor Mensagem
Deco_ufrj
Veterano
# mai/09


Galera, eu sou guitarrista.. e queria saber pq a maioria dos tecladistas que eu conheço ou entro em contato só trabalham sozinhos (bares voz e teclado; trabalham com arranjo musical; ou animam festas) ou só tocam em casa... ??

qual o preconceito de voces tocarem em uma banda?? uahuahua

entao, qual desses voces se encaixam??

klesiometal
Veterano
# mai/09
· votar


kra em primeiro lugar eu vou ti dizer q vc é corajozo em entrar aqui tirar com nois!! mas tudo bem... a minha resposta é q eu nao tenho nenhum problema em tocar em bandas, pelo contrario, eu gosto muito mais de tocar em banda com bons musicos q me dêem confiança. Tem tecladistas q preferem tocar sozinhos em bares ou festas por quê assim eles ganham até 50% mais do quê ganhariam em muitas bandas, por quê nòs tecladistas conceguimos no teclado fazer o som de bateria, baixo, violao, violinos, percuçao, GUITARRA e qualquer outro tipo de instrumentos, basta um bom tecladista ter um bom teclado q a banda esta formada entendi? por isso existem muitos tecladistas q preferem tocar so. mas eu posso ti garantir q a maioria prefere a banda, porquê da mais emoçao. agora respondendo a sua pergunta,, eu mi encaixo em banda. falow!!

Deco_ufrj
Veterano
# mai/09
· votar


klesiometal
kra, de maneira alguma eu entrei pra tirar onda com voces, se voce se sentiu ofendido desculpa ok?

é uma mera curiosidade, pois pelo menos comigo a maioria dos tecladistas q eu conheço (não são muitos) preferem tocar sozinho, mesmo q só toque em casa..

realmente por esse lado do "ganhar mais na noite" eu entendo, e realmente da pra fazer um som bem mais completo do que um smiples "voz e violão"... mas o cara q tem um teclado foda, só toca em casa e não quer tocar com banda eu realmente nao entendo... por isso a curiosidade ok?

vlw!

Prada
Veterano
# mai/09
· votar


Bom, eu posso dizer que no momento toco sozinho.
Porém, a expectativa minha e de amigos é tocarmos juntos, por enquanto apenas ensaio, é muito divertido.

Eu honestamente prefiro tocar em banda por diversos motivos, mas vou citar os principais:
1 - Não gosto MAIS de ficar sozinho;
2 - Não gosto de ser o foco;
3 - Não quero fazer tudo;
4 - Quero compartilhar o que tenho;
5 - Quero ouvir o som dos amigos;
6 - Quero praticar noção de composição em outros instrumentos, dos amigos (e sem piadinhas);
7 - Quero conseguir lançar EP com o pessoal;
8 - Quero abrir um show com o pessoal...

Bom, termino por aqui... resumindo, não quero estar sozinho e quero que todos ouçam o NOSSO som... quero ouvir o som produzido por mim em meio a outros de grande destaque, simples assim. E fora que sempre foi um sonho que despertou novamente por causa de um amigo.

Não tenho nada contra os solos, cada um tem seu próprio gosto.. óbvio. Apenas expressei o meu.

Deco_ufrj
Veterano
# mai/09
· votar


Prada
opá! é isso aih, gostei do modo de pensar! eu pessoalmente acho um teclado fundamental na banda, melhora muito os resursos pra um bom arranjo musical!

Bia on the wing
Veterano
# mai/09
· votar


Eu toco com banda. Sinceramente, não vejo muita graça em tocar teclado sozinha.

riceira
Veterano
# mai/09 · Editado por: riceira
· votar


Deco_ufrj

Eu me enquadro no tipo que usa teclados em casa que inclusive já está virando um pequeno estúdio... rsrs. Meus teclados nunca viram um palco, nunca pegaram poeira... e nada de banda para fazer cama e ficar lá atrás como mero figurante. Para mim músico tecladista é aquele que compõe praticamente tudo como se fosse um maestro, sozinho e além de tudo música instrumental no estilo Vangelis, Jean Michel Jarre, Rick Wakeman ou Tangerine Dream que é banda composta basicamente por tecladistas.
Acho esse mundo dos teclados fantástico e hoje desenvolvo esse hobby como um doido e se pudesse voltar no tempo seria um músico com certeza... rsrs
Creio que seja um desperdício de talento esses garotos que dominam as teclas e vivem escondidos em bandas de igreja ou bandas cover... isso sim eu "realmente não entendo..." e "sinceramente, não vejo muita graça" nisso...

tecladoprofusao
Veterano
# mai/09
· votar


Tocar em banda é muito bom! Não é só subir no palco e tocar, mas desenvolver o entrosamento, aprender a escutar os outros e saber a hora certa de tocar, interagir com outros músicos ali, na hora, no palco. Melhor ainda se for improvisando, sem nada ensaiado. Tocar sozinho é legal, mas pra mim perde a graça rápido.

Mas, é claro, é muito bom vc tirar um tempo pra vc, gravar seu próprio som, montar músicas suas. Não é se apresentar sozinho, é só compor, brincar no home studio (nem que seja só um teclado e um gravador de fita k7...). Acho que isso ajuda a prestar atenção no que acontece com baixo, bateria e guitarra, já que vc vai ter que fazer tudo.

Deco_ufrj
Veterano
# mai/09 · Editado por: Deco_ufrj
· votar


riceira
Creio que seja um desperdício de talento esses garotos que dominam as teclas e vivem escondidos em bandas de igreja ou bandas cover...

isso eu concordo cntgo... com tantos recursos, o teclado ficar soh fazendo base de "strings" é um desperdicio mesmo...

expedifer
Veterano
# mai/09
· votar


Tecladista solo, de banda ou de quarto?

Faltou banheiro, cozinha, "quarto da empregada"......etc, etc

klesiometal
Veterano
# mai/09
· votar


Faltou banheiro, cozinha, "quarto da empregada"......etc, etc
hihihi... e o mais importante, GARAGEM!!
Deco_ufrj
desculpe minha expreçao ai a cima mano ;-)

janne warman
Veterano
# mai/09
· votar


quarto...
pelo menos por inquanto
só pra diversão
e tecladista naum eh só fikar fazenu cama no fundo,isso eh ser figurante como jah falaru ai
tem q se virar
trabalhar com samples...
criar efeitos
e mesmo q seja só com strings tem q usar a criatividade
isso eh uma coisa q eu adimirava era o album ritual do shaaman
os arranjos de string desse album me facinam
ateh pq andre matos eh maestro e tem um grande conhecimento de musika classica, contraponto essas coisas
abç

Faop
Veterano
# mai/09
· votar


Deco_ufrj
No meu caso, quando me chamam pra tocar com banda eu não nego nunca, eu amo tocar em banda, esse é um dos principais motivos que eu fui pro piano popular, eu não aguentava mais ver meus amigos criando arranjos para bandas e tudo mais, e eu mal conseguia montar uma sequência simples com 3 acordes. E aonde eu me encaixo? Com certeza de banda.

Prada
Faltou o principal nessa sua lista: É muito mais divertido tocar com uma banda que tocar sozinho

Lord fafe
Veterano
# mai/09
· votar


pq a maioria dos tecladistas que eu conheço ou entro em contato só trabalham sozinhos

Pq dá mais dinheiro...HASUhAS...Mais falando sério agora, tipo, acho que freelance dá mais dinheiro...

Deco_ufrj
Veterano
# mai/09
· votar


Faop
tecladoprofusao
Bia on the wing
Prada
klesiometal
preciso conhecer mais tecladistas como vcs entao! hahahahah pq aki no rio pelo menos ta foda, ou o kra ja tem trocentas bandas ou nao quer nenhuma... dificil achar um pra minha! hahah

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/09
· votar


Toquei em banda 3 anos e meio, mudei de profissão, agora toco teclado só em casa.

Estou doido para voltar a tocar em shows, essa semana fui chamado para fazer uma Jam de Blues aqui em Sampa, legal demais. Vai ter um pianista fera pra caramba que gosta de fazer bases de blues, me chamou para ficar improvisando em cima, massa demais...

Tecladista tem a vantagem que o instrumento simula outros instrumentos, quebra um galho tocando sozinho, ainda mais que hoje em dia tem VSTs, você monta uma banda tranquilo num PC sozinho.

Mas quem gosta de palco como eu só fica em casa por necessidade mesmo. O grande trunfo de uma banda é fazer com que várias pessoas estejam na mesma onda ao mesmo tempo, isso é fantástico, nada como uma boa conversa musical :)

E-09
Veterano
# mai/09
· votar


Já toquei em banda, toco hoje sozinho, e amanhã estarei em um novo projeto de tocar em trio, voz ,teclado e guitarra/violão, vamos nos aventurar nas noites e casamentos e eventos, então acho que vivemos de momento, a responsa de uma banda é grande, então tem horas que cansa, assim como tocar sozinho, então temos que curtir o momento e tirar o melhor proveito que cada um pode te proporcionar, sozinho ou em banda ou no quarto/banheiro/garagem...

Prada
Veterano
# mai/09
· votar


Faop
Bom, tem razão... não enumerei mas coloquei ali sim ó:
Porém, a expectativa minha e de amigos é tocarmos juntos, por enquanto apenas ensaio, é muito divertido. xD
Realmente, acho que esse é o fator principal, muito bem lembrado!

Deco_ufrj
Sou do Rio, hehehe.. mas necessariamente Niterói.
Honestamente, te digo que por aqui é difícil encontrar sim, viu? Bom, pelo menos o que eu vejo é assim... nem dá pra contar em uma mão.

Mas honestamente (Acho que irão me apedrejar), eu me sinto existindo para implementar a banda... seja usando um Nord para dar "aquele" toque eletrizante, seja usando um som suave e brilhante de piano. É assim que eu me sinto, é claro que eu amo isso, me sinto como "missão cumprida".
Cada um tem o seu papel, cada um está ali para servir como implementação.. é o que penso, é o que pensamos.

Falou!

levyscarv
Veterano
# mai/09
· votar


rapaz ultimamente eu to bem dizer tocando só no quarto!!

ja toquei em banda, mais ultimamente ta cruel, fiquei sem tempo pra ensaiar, por causa da faculdade e do trampo!!

com isso deixei mais as bandas!
Ja toquei pra mais de 20.000 pessoas, e a sensação é de outro mundo!
Amo tocar com grupos, passo uma noite e nem percebo o tempo passar, até os ensaios que normalmente a galera reclama eu acho show!!
me acostumei a chegar no ensaio as 8 e sair as 17 e ainda sair triste por achar que foi pouco!!

hehheh

mais tb naum gosto de tocar com musico iniciante. Com a galera que toco damos o cd e um tempo, quando chegamos no ensaio todo mundo ja sabe sua parte, ai é só passar um pente fino fazer uma sintonia fina!
o legal tb é mudar os arranjos, criar ataques!!

hehehe


muito show


sou de tudo o que é tipo um pouco!!
mais acho que como tecladista solo sou mais fraco!!

;p

tiago scott
Veterano
# mai/09
· votar


Deco_ufrj

Cara posso te dizer que tem tecladistas e TECLADISTAS.

Tem o cara que toca muito, mas pra ele fazer um som dentro de casa trancado no quarto tá bom, ele não tem muita pretensão com a música só gosta de estudar e fazer um som alí particular.

Tem os tecladistas sem tempo - Fazem facul, trampo e o quarto e sua casa acaba sendo o palco de show- (estou um pouco nessa fase por conta da Facul e pq trampo das 08:00 as 17:00) mais ainda encontro tempo para ensaios e cumprimento de agenda com a banda, incluindo madrugadas e noites de 04 horas de sono.

Tem o tecladista que toca sozinho e faz seus corris, toca em bar ou evento quase sempre acompanhado de um arranjador - Na sua grande maioria os caras que tocam forró, tipo o " Zé Rosca Queimada - O cãozinho dos teclados".

O tecladista de Banda, esse quase sempre tem tempo para ensaiar, geralmente são caras profissionais ou que já tocam a muito tempo e tocam pra caramba. Geralmente esses tecladistas tocam com banda completa, ou tocam tipo piano e voz, ou tocam peças e temas sozinhos com muita qualidade e experiência, e quase sempre são caras tipo maestros, que na banda são os únicos que se lembram de arranjos e partes não só do piano ou teclado na música, e sim dos instrumentos de toda banda, incluindo as afinações de vocal.

Tecladista com tempo de sobra - Ou tem de ser vagabundo ou sustentado pelo pai, para estudar desde criança e se tornar um Virtuose, esses caras ou são filinhos de papai, ou nascem em berço de ouro da música.

Abraços.

klesiometal
Veterano
# mai/09
· votar


tiago scott
hehe.. quando vc disse a cima de na banda sao os unicos que lembram de arranjos e partes nao so de teclado, mas de todos os outros instrumentos e voz. realmente isso acontece! na banda q eu toco eu tenho q estar lembrando dos arranjos pro baixista e saxsofonista, e muitas vêzes as paradas e variaçoes da bateria. realmente isso acontesse muito, e na maioria das vêzes somos nòs tecladistas q estamos lembrando!

A. Cordeiro
Veterano
# mai/09 · Editado por: A. Cordeiro
· votar


Creio que seja um desperdício de talento esses garotos que dominam as teclas e vivem escondidos em bandas de igreja ou bandas cover... isso sim eu "realmente não entendo..." e "sinceramente, não vejo muita graça" nisso...

Conheço a fundo o tipo de pessoas que tocam em igrejas pq toco tb. Pelo menos por aqui (PE), existem alguns caras (tecladistas) talentosos, mas como igreja muitos preferem ficar ali por amor a obra (por isso sem qq tipo de remuneração). Essas pessoas que detem de um conhecimento e experiência musical muito grande põem a prioridade nos seus trabalhos fora, uma vez que trabalham com isso (produtores, músicos de estúdio, músicos de palco, professores, etc...), mas tb tocam quando podem na igreja.

Agora a massa são de tecladistas "cover's", como citou, que apenas se contentam em copiar mesmo o que tão tocando. Estes geralmente nem estudam, devido ao tempo por trabalharem com outra coisa na vida ou por preguiça mesmo, pois esperam que o conhecimento caia do céu. Daí nem se importam de melhorarem como músicos ou não.

Tb há aqueles que querem se dedicar, querem trabalhar com musica, querem gravar, tocar em palco, formar banda, estudar, acompanhar grupo ou cantor, mas são impedidos por não terem recursos suficiente pra um bom equipo, e daí torna-se bem mais difícil a turma poder ver o seu trabalho. Por isso, são meio que "obrigados" (não por completo, pois 90% veem com seriedade de se fazer aquele pouco pra Deus) a ficarem a mercê de igrejas pelos equipos que estas possuem, que nem tão bons são, comprar um midi-level pra uma igreja já é o máximo que uma delas poderia fazer pra um "muito bom" da vida.

E, finalmente, aqueles que trabalham com outras coisas mas não abrem mão de serem o melhor tecladista/pianista possível que possam ser. Estudam, se dedicam, ficam no meio dos caras que trabalham com música como do primeiro exemplo que citei, e que ficam meio que de inchiridos lá hehe, só pra aprenderem mais, pegarem contatos e ficar ativo a qq oportunidade boa que surgir, mesmo não podendo trabalhar com música em si.

Bom, tudo isso foi pra dizer que as preciosidades musicais tocam em igrejas por gostarem mesmo, pois sentem necessidade de poderem fazer algo pra Deus! E isso eu concordo!!!


Tecladista solo, de banda ou de quarto? qual você se encaixa?

Na verdade eu me encaixo (ou tento, no possível) nas três hehe, em tecladistas de banda (e estúdio), de quarto (pra estudo e gravações caseiras), e, no possível, sozinho (aprimoramento no piano, apresentações no CPM). Eu tocava em uma banda gospel, e o que eu gostava nela era a oportunidade dos eventos que chegavam, mas só isso. A banda não não me satisfazia como músico, os caras pra mim faltam muito pra serem considerados bons naquilo que fazem, e a comodidade era grande. Por isso, preferi sair dela, e ficar mais ativo na igreja. Por isso fui naquela de "Melhor sozinho do que mal acompanhado". Tenho parceria com outras bandas e/ou cantores no qual faço trabalhos eventuais e gravações, e estou investindo nesse exato momento numa parceria instrumental pelo Conservatório Pernambucano com os caras de lá.

Tenho vontade de ter/participar de uma banda gospel, pois amo tocar em palco as músicas que gosto mais pra banda, o gospel. Quando encontrar uma turma boa pra isso (o que é o mais difícil!!), aí dá pra rolar...
Fui!!

ThiagoMafra
Veterano
# mai/09
· votar


Deco_ufrj

Cara, eu acho q eu te conheço. Tu é de Campo Grande ?

E q curso tu faz na UFRJ ?

Deco_ufrj
Veterano
# mai/09
· votar


MafraTH
Não sou de campo grande não...

faço Engenharia de Bioprocessos!

flw!

Jonathas Lacerda
Veterano
# mai/09
· votar


bom... acho que me encaixo em "tecladista de banda". De vez em quando toco missas apenas teclado, violão e voz, mas toco em dois ministérios de música aqui em meu estado, na formação tipo banda (teclados, violão, baixo, guitarra, bateria).

De vez em qdo toco com outras bandas que são montadas exclusivamente para alguns shows (essa semana mesmo, vou tocar no show de Juliana de Paula, artista católica da Paulinas/COMEP), onde a banda q vou tocar foi montada só para esse show...

gustavocp
Veterano
# mai/09
· votar


Eu sou tecladista de banda e de quarto.
Como toco quase só blues e jazz eu treino em casa uns jazz solo, mas minha paixão é mesmo tocar com a banda toda.
Hoje toco com minha banda que possui bateria, baixo, guitarra, vocal, harmonica e eu no piano.
Também gostaria de tocar coisas no estilo organ jazz trio, mas os basslines ainda me assustam. :\ é muita responsa fazer basslines em uma banda.

tecladoprofusao
Veterano
# mai/09
· votar


Eu nem sei se sou tecladista mesmo... =P

Faop
Veterano
# mai/09
· votar


tecladoprofusao

Será que tudo é uma conspiração feita pelo estado que faz com nós pensemos que toquemos teclado???

Lord fafe
Veterano
# mai/09
· votar


Eu nem sei se sou tecladista mesmo... =P


Vc é brocólóide ou oque???kkkkkkkk'...

sarpa
Veterano
# mai/09
· votar


Trabalho com bandas de baile, duplas sertanejas, black music, pagode ... também tenho um trio de jazz (piano, sax e gt semi-acústica) e também gravo bastante em estúdio.

Resumindo: palco e estúdio.

Abraços,
www.jrestudios.com.br

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tecladista solo, de banda ou de quarto? qual você se encaixa?