Perdido na escolha de teclado para home studio

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: erico.ascencao


    Bem pessoal, não costumo frequentar o fórum de teclado, mas me deparei com um dilema e preciso da opinião de vocês.

    Desde o ano passado estou começando a montar um pequeno home-studio em casa. Venho comprando o "hardware" da coisa, que basicamente consiste nos instrumentos que uso e pretendo usar: violões, guitarra, baixo, pedaleira/interface de som, etc. Deixei o teclado por último pelo fato de ser o mais caro e por ser o único que eu tenho que aprender da estaca zero, mesmo sabendo o suficiente de teoria musical pra me virar sozinho.

    O problema que ocorreu foi uma "restrição financeira". Minha idéia inicial era pegar um Yamaha MM6 ou um S03 e uma daquelas pedaleiras controladoras da Tokai (pra brincar de Geddy Lee). Mesmo eu sendo totalmnte begginer no mundo das teclas, creio eu que seria melhor um synth do que um arranjador pois tocarei já com o playback gravado por mim mesmo, então danem-se os ritmos do teclado. Fora isso, seria interessante ter, no mínimo, o controle dos timbres (regular ataque, sustentação, release, etc). Nessa brincadeira morreria uns R$3000, mas agora só tenho uns R$1800 disponíveis no fim do ano, segundo minhas perspectivas.

    Nesta faixa de preço de até R$1500, não existem synths disponíveis, o que me leva de volta aos arranjadores. Os que eu julgo serem razoáveis são:
    - Yamaha E413 (ou E403, me parece ser o mesmo): +- R$1100
    - Yamaha DGX230: +- R$1300
    - Roland E-09: R$1700

    Destes, o único que tem MIDI IN/OUT é o Roland, então pode ser que ele seja uma boa opção para uma futura aquisição da pedaleira da Tokai. Mas e a opinião de vocês?

    Pra judar, meus objetivos são:
    - Gravar uns covers de Classic Rock em geral (Led Zepelin, Deep Purple, Pink Floyd, etc), com mais ênfase em músicas do Rush.
    - Busco uma boa variedade de timbres em geral.
    - Se o teclado tiver MIDI IN/OUT, é uma vantagem.

    dtplayer
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: dtplayer
    · votar


    Parceiro, um S03 está dentro do teu orçamento, da uma procurada. Eu acho que tu DEVE PEGAR UM SYNTH. Esquece os arranjadores e guarda o quanto precisar pra pegar um synth. Essa dica vale ouro.

    Edit - Esquece o MM6, de boa!

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    dtplayer
    Só analisando as especificações do S03 realmente ele parece ser fodástico.

    Tenho uma dúvida quanto às "partes" do S03. Ele tem 16 partes. Isso significa que eu posso dividir o teclado em 16 segmentos, cada segmento com um timbre diferente?

    Lord fafe
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Se é um homestudio não deveria ser um controlador????

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Se é um homestudio não deveria ser um controlador????[2]

    mais se vc quer mecher nos timbres tem pelo menos alguns sintetizadores dentro do seu orçamento:

    alesis qs6
    yamaha s03
    korg x5d
    korg x3
    roland gw 7
    roland xp10

    sei la e se vc procurar mesmo encontra até outros.
    abraço

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    Lord fafe
    Gonzalez_keyboard
    Na verdade a ênfase é mesmo em tocar ao vivo, principalmente tendo o máximo de controle sobre vários timbres (possibilidade de trocar de timbres facilmente). Coloquei a referência "home-studio" pois também pretendo gravar, e para isso geralmente necessita-se ter uma pequena variedade timbrística para escolher.

    Não curto a idéia de usar controladores pois já uso VSTs de bateria. Se eu usasse de teclado (e tenho certeza que não seria um ou dois apenas), eu ia acabar com o desempenho do PC.

    Lord fafe
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Lord fafe
    · votar


    hUm... então cara... tein que ser um bom teclado...

    fábio_soul
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: fábio_soul
    · votar


    Teclado para estúdio tem que ser top, entry level não rola. Eu trabalhei em um estúdio que tinha um TR 61 e um MOTIF ES Rack. Teoricamente os órgãos do TR seriam melhores do que os do MOTIF ES, e em termos de timbre, realmente eram, mas não tinham peso nenhum na gravação, se comparado com o peso dos timbres do MOTIF ES, e olha que estamos falando de TR, que é um baita synth... E resumindo, praticamente tudo que saía do TR para gravar não tinha peso, já do MOTIF ES, era um peso lascado (embora eu não gostasse muito dos timbres do MOTIF Rack ES).

    Resumindo, acho que não vale a pena trabalhar com entry/mid levels em estúdio, tem que ser top mesmo, ou VST. Não sei se sua condição financeira permite, ou se seu computador iria aguentar, mas se não for assim, não fica com cara de profissional nunca na vida.

    [EDIT]: Vi que você quer usar ao vivo também, mas, sinceramente, sem uma boa grana para investir em tudo isso, não vejo uma saída satisfatória para ambas as partes (ao vivo e estúdio).

    dtplayer
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    erico.ascencao

    Isso significa que tu tem 16 layers disponíveis, ou seja, pode posicionar 16 timbres da maneira que quiser no teclado.

    Pra trabalhar com home studio tu precisava de uma workstation. Se quer um conselho, compra um controlador e usa VST (caso tu tenha um PC bom)

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    fábio_soul

    Resumindo, acho que não vale a pena trabalhar com entry/mid levels em estúdio, tem que ser top mesmo, ou VST. Não sei se sua condição financeira permite, ou se seu computador iria aguentar, mas se não for assim, não fica com cara de profissional nunca na vida.

    Até concordo muito com isso mais pelo visto é só um home-studio uma coisa mais amadora e com baixo orçamaneto, [ele disse entre 1.500 e 1.800] dai com isso sobram mais aquelas opções mesmo o resto é gosto.

    kara eu to pensando em pegar um modulo do motif, da pra edita bem os timbres no modulo ?? abraço

    erico.ascencao
    Se preferir pode comprar um contrlador baratinho de 49 ou 61 teclas e um modulo tipo jv1010[só exemplo]

    fábio_soul
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Gonzalez_keyboard

    kara eu to pensando em pegar um modulo do motif, da pra edita bem os timbres no modulo ?? abraço

    É o MOTIF Rack, Motif Rack ES, ou o XS? De qualquer forma creio que todos sejam um pouco "semelhantes". O ES, que era o que tinha no estúdio, permitia edição completa dos timbres pela tela do módulo, mas é óbvio que por software é mais fácil. No mais, ele é um synth como outro qualquer. Não cheguei a mecher muito nele, pois o meu patrão queria que eu produzisse muito, independentemente da qualidade (acho que se fosse os timbres de um PSR, e arranjos toscos, mas umas 20 músicas por dia ele ficaria mais feliz do que uma só bem feita...). Mas em geral, o MOTIF Rack ES tem algumas coisas prontas que dá para usar. Eu amava a bateria dele. O resto não me agradava muito (nem os tão famosos pianos, que sempre achei sem graça), mas tinha um peso ótimo na gravação. Se o MOTIF Rack XS não fosse tão mais caro que o ES eu aconselharia ele, acho que é muuuuito melhor do que o ES, principalmente em se tratando de estúdio, acho um módulo ideal (se o cara quer só um equipamento).

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Só pra saber, quanto ficaria mais ou menos um controlador (de umas 61 teclas, por exemplo) e um módulo (tipo o Motif, mais barato)?

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    erico.ascencao
    Respondendo à minha própria pergunta: vai ficar caro pra caralho. Só o módulo é uns R$5000.

    epereirajle
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Erico, acho que nao pode fazer propaganda no forum, mas como vc esta procuramdo um, apenas a titulo de curiosidade, caso opte por um controlador, tenho um M-Audio Oxygen 61 que estou me desfazendo, NOVO e com caixa, tennho a 4 meses colm NF e usado só 3 vezes). Para estudio seria uma boa opcao. com um modulo de som ou entao usando computador (VST). 750 apenas. Sobraria 1100 para um modulo ou placa de som com baixa latencia (M-AUDIO FAST TRACK PRO ja daria para comecar - uns 600 reais vc acha usada) e um micro ou notebook ja rodaria muito bem os VSTs, cons sons profissionais, mesmo pq se vc esta fazendo um home estudio, precisara certamente de um micro para rodar um Cubase, Sonar ou qulquer outro programa para montar as musicas.
    eixo aí minha sugestão já aproveitando o espaço :)
    Comprei pra testar mas gosto mesmo de arranjador e vou pegar um Korg PA500 logo!
    Enfim, se julgarem inadequado meu post ao amigo Erico, podem deletar.

    Valeu.

    Eduardo

    epereirajle
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Teclado controlador + placa de som de baixa latencia + PC = sons VST ilimitados

    tmurback
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: tmurback
    · votar


    erico.ascencao
    Se fosse você, eu testaria o Roland Juno D e o Yamaha S03 - os dois synths que mais se enquadram no seu orçamento -, e compraria o que mais agradasse. Você terá um teclado novo, na garantia, com timbres bons e atuais, leve e fácil de carregar, e muito prático para montar e desmontar. Além disso, eles servirão como controlador de VSTs para seu home studio. É evidente que um S03 ("entry"), por exemplo, nunca soará como um Motif ("top"). Mas, pra você que está começando a tocar teclado, qualquer um desses dois vai sobrar... e muito!

    Penso que se você já começar por um teclado "top", além de estourar seu orçamento, não vai nem saber tirar tudo o que ele tem pra dar. Assim, pega um "entry", depois um "mid", depois um "top"... como uma evolução natural de orçamento, necessidade e conhecimento. Pegar um "top" agora seria como dar um F1 para quem acabou de sair do kart.

    Abraço.

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    tmurback
    Se eu pegar um instrumento nivel intermediário (nível de um cara que exige uma boa qualidade sonora, porém não pretende ganhar dinheiro com o mesmo), já estaria feliz.

    Vou falar com meu professor de violão (ele manja muito mais de teclado do que de violão) sobre estes dois teclados. Não adianta muito eu testar, vou mais passar vergonha na loja do que efetivamente perceber as diferenças, além de ficar vulnerável às mentiras de vendedores.

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    fábio_soul
    É o ES mesmo o xs ainda ta um pouco fora da minha realidade =/
    mais tb tava pensano em notebook + vsts, tinha essa duvida se dava pra editar, vlw ae abraço


    epereirajle
    Não sei se pode fazer anuncios aqui i tals mais seu controlador me interessa entre em contato pelo meu email/msn

    raphagonzart@hotmail.com

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    tmurback
    erico.ascencao

    Entre o yamaha s03 e o juno-d prefiro o juno d embora não goste dele, e o yamaha s03 tb não tem timbres "tão recentes" visto que é um teclado que ja ta na praça a alguns anos.

    mais um alesis qs6 tb não é uma opção ruin e da pra acha até por uns 1.000 mangos, mais claro que pega um teclado zero é sempre mais gostoso e menos arriscado só não sei se o juno-d se enquadra nesse orçamento, em são paulo o minimo que consegui foi 2000.

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    epereirajle
    Entre em contato raphagonzart@hotmail.com tenho interesse mais isso é pra ontem cara!! flw abraço

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Acho a linha "QS" da alesis muito mais teclado do que o S3 ou o juno-d. Tive um QSR (rack) e até hoje tenho pena de ter me desfeito dele...

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Gonzalez_keyboard
    · votar


    Mauro Lacerda
    Acho a linha "QS" da alesis muito mais teclado do que o S3 ou o juno-d.
    Somos 2, mais o qs6.2 novo ta dificil de acha e na faixa dos 2.500, pra pega um zero com 1.800 só se for s03 mesmo pq eu acho que com esse orçamento nem o juno-d.Eu ainda compraria um qs6 rs.

    JeanCarlo
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: JeanCarlo
    · votar


    Pega um controlado Behringer UMX-61 (é um controlador simples, e é o meu). Acho que vc tem uma placa de som, mas na época em que eu conprei o meu ele veio com uma placa de som de baixa latência. Preço + ou - 1.000 Reais.
    E use VST. Tem uns VSTs violentos hoje em dia, como Colossus, Ivory... Se Vc está querendo gastar uma grana no Rack, compnsa mais comprar uma licença do colossus. Preço aprox. 500 dólares. Isso sem contar que existem muitos plugins gratuitos e de excelente qualidade, timbre e peso grátis. Se você quiser montar um home studio é uma ótima opção, pois com VST A gravação não passa por cabos e, portanto , não tem chiado nenhum.

    Eu não tenho teclado, trabalho com VST's há¨6 meses e não pretendo comprar um teclado.

    JeanCarlo
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Se quiser trocar algumas idéias sobre VST, entre em contato comigo: Flavinhotecladista@hotmail.com

    mum
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: mum
    · votar


    erico.ascencao
    Eu uso um M-audio Ozone, e não tenho do que reclamar. Faz tudo o que preciso com meus vsts, e é super portátil! As vezes até levo pra faculdade junto com meu notebook para matar as aulas de java fazendo umas mixagens hauhauha. Se quiser saber mais sobre ele, me manda MP!

    EDIT: o Ozone é interface de AUDIO e MIDI tb! Se vc encontrar um desses, compra, pq nao é mais fabricado e é um excelente custo x benefício!

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    mum
    O M-Audio Ozone é controlador e interface MIDI num equipamento só?

    A grande questão de usar controlador e VSTs é o computador. Seria bom ter um lap top para esta finalidade, e aí já morrem uns R$2000.

    mum
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    erico.ascencao

    Sim señor

    mum
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Quanto ao laptop, nao precisa ser um ultra foderoso nao. Eu uso um sempron 1.8 com 1 gb de ram e nunca tive problemas.

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    mum
    Se desse pra usar com aqueles laptops da Positivo de R$1000....

    mum
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    erico.ascencao
    O meu é +- isso hehehee, é amazon PC.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Perdido na escolha de teclado para home studio