Perdido na escolha de teclado para home studio

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: erico.ascencao


    Bem pessoal, não costumo frequentar o fórum de teclado, mas me deparei com um dilema e preciso da opinião de vocês.

    Desde o ano passado estou começando a montar um pequeno home-studio em casa. Venho comprando o "hardware" da coisa, que basicamente consiste nos instrumentos que uso e pretendo usar: violões, guitarra, baixo, pedaleira/interface de som, etc. Deixei o teclado por último pelo fato de ser o mais caro e por ser o único que eu tenho que aprender da estaca zero, mesmo sabendo o suficiente de teoria musical pra me virar sozinho.

    O problema que ocorreu foi uma "restrição financeira". Minha idéia inicial era pegar um Yamaha MM6 ou um S03 e uma daquelas pedaleiras controladoras da Tokai (pra brincar de Geddy Lee). Mesmo eu sendo totalmnte begginer no mundo das teclas, creio eu que seria melhor um synth do que um arranjador pois tocarei já com o playback gravado por mim mesmo, então danem-se os ritmos do teclado. Fora isso, seria interessante ter, no mínimo, o controle dos timbres (regular ataque, sustentação, release, etc). Nessa brincadeira morreria uns R$3000, mas agora só tenho uns R$1800 disponíveis no fim do ano, segundo minhas perspectivas.

    Nesta faixa de preço de até R$1500, não existem synths disponíveis, o que me leva de volta aos arranjadores. Os que eu julgo serem razoáveis são:
    - Yamaha E413 (ou E403, me parece ser o mesmo): +- R$1100
    - Yamaha DGX230: +- R$1300
    - Roland E-09: R$1700

    Destes, o único que tem MIDI IN/OUT é o Roland, então pode ser que ele seja uma boa opção para uma futura aquisição da pedaleira da Tokai. Mas e a opinião de vocês?

    Pra judar, meus objetivos são:
    - Gravar uns covers de Classic Rock em geral (Led Zepelin, Deep Purple, Pink Floyd, etc), com mais ênfase em músicas do Rush.
    - Busco uma boa variedade de timbres em geral.