Synth Mid Level - Juno Stage x Korg m50 x Yamaha MO6

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fábio_soul
Veterano
# fev/09
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Artref

Mas, eles falam bem no palco, isso é unânime. E o amigo quer algo para palco, por isso tanta recomendação de Korg. Ninguém está puxando o saco.

Tenho algo a dizer sobre isso. Não concordo tanto com dizer que a Korg fala bem no palco, porque isso depende do tipo de timbre usado. Por exemplo, no meu ex-Korg TR, eu gostava muito de EP's, metais, órgãos, entre outros, se sobressaiam legal no meio da banda, mas quando se tratava de piano, bells, e outros timbres nos quais a Korg não manda bem, o som não aparecia nem com bomba. Os pianos não tem o que dizer, mas os bells, não ficavam nítidos, e se eu erguesse o volume, parecia mais um prato de bateria do que uma nota musical.

Concluindo, eu concordo em dizer que top de linha fala bem no palco. Exemplo: cheguei a usar o X50 (um Korg relativamente novo) junto com o meu atual Roland XV-5080 (um top de linha da Roland mais antigo), e o XV-5080 falava infinitamente melhor que o X50 em tudo, mas especialmente em pianos de todos os tipos. Da mesma forma, um TRINITY fala muito mais do que o meu antigo TR.

E comparando marcas, hoje tenho dois tops de linha antigos (um Trinity Rack e um XV-5080), e posso dizer com toda certeza que a Korg fala melhor em órgãos, metais, etc., mas em pianos, bells, e outros, não tenho dúvidas de que o XV-5080 fala bem mais alto e nítido no palco do que o meu Trinity Rack. É por isso que não concordo em dizer que uma marca fala mais alto do que a outra.

Sei que já falamos muito sobre isso, e também sei que você concorda com esse lance de top de linha, mas achei necessário expôr isso novamente neste momento.

ThyagoAmaral
Veterano
# fev/09
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fábio_soul
Dizer que o TR não serve pra palco...

Coitado de nós...

Enfim... deixa o cara escolher...

brunoamaral
Veterano
# fev/09
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fábio_soul
E comparando marcas, hoje tenho dois tops de linha antigos (um Trinity Rack e um XV-5080), e posso dizer com toda certeza que a Korg fala melhor em órgãos, metais, etc., mas em pianos, bells, e outros, não tenho dúvidas de que o XV-5080 fala bem mais alto e nítido no palco do que o meu Trinity Rack. É por isso que não concordo em dizer que uma marca fala mais alto do que a outra.

É exatamente isso que eu quis dizer. Não tem uma melhor ou uma que fala mais que a outra, cada marca tem seus pontos fortes e seus pontos fracos. E como o Artref disse, a Korg, pelos preços exorbitantes, é o pior custo-benefício do mercado, embora com equipamentos fantásticos (aliás, todas as marcas de tradição têm instrumentos excelentes). Em geral, por equipamentos do mesmo nível, na Korg vc vai pagar pelo menos R$1.000 a mais que na Roland ou na Yamaha (em alguns casos bem mais). Agora, se vc curte Korg e não liga pra isso, vá em frente e seja feliz! Aliás, vou lançar uma teoria: se a korg não fosse tão cara por aqui talvez não fosse tão valorizada. O mais inacessível acaba ficando mais desejado. Esse papo de que soa melhor no palco pra mim é balela. Já tive 01/Wfd (que foi top) e Karma (quase top), além de outros mid (X3, X50). Sempre usei eles com algum Roland junto (JV90, XP80, RS9, Juno-G). Nunca gostei de Korg como único teclado, nesse ponto sempre preferi a Roland. Juntos, eles formam uma bela dupla, mas se for pra escolher só um, fico com Roland. E podem atirar as pedras que quiserem!!! rsrs

Artref
Veterano
# fev/09
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fábio_soul, makes sense, man. E prato de bateria foi foda, haushuashuahusa. Mas aqui comigo nunca notei falta de presença de nenhum som dos Korg que tive (Extreme e agora M3). Inclusive os bells, que eu uso bastante, sempre aparecem muito bem. Talvez por serem top de linha, não sei.

O TR tive por pouco tempo e não tive muita vontade de usar vários timbres, portanto não sei opinar com certeza se ele aparece bem em TODO tipo de timbre. Mas no geral, ele ia muito bem nesse quesito, muito melhor que os concorrentes do mesmo segmento.

Pode ter caso bem específico, como você disse, mas acho que dá pra afirmar que um Korg, no geral, tem mais presença de timbre no palco do que o concorrente do mesmo segmento, não?

E putz, alguém falou aí atrás: "Korg tem presença, porque você tá com o volume baixo e o som saindo alto". Volume é uma coisa, presença é ooooutra.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# fev/09
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Artref
E putz, alguém falou aí atrás: "Korg tem presença, porque você tá com o volume baixo e o som saindo alto". Volume é uma coisa, presença é ooooutra.

Concordo... Mas que acontece, acontece :-)

Fabio L.
Veterano
# fev/09
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Pessoal, a minha intenção não foi criar mais uma discussão do tipo "roland x korg"..Acho que esse tipo de discussão não leva a nada..Interessante é discutir e comparar modelos dessas marcas..Não sei não, mas tive a impressão (olhando especificações, recursos e fotos) que o Juno Stage parece ser superior ao m50 para o uso ao vivo...Digo em recursos, pois o JS tem entrada para microfone, vocoder, entrada para pen drive (para tocar mp3, mid, wav), entrada de audio auxiliar, 2 slots para expansao (lembrando que o JS que vou comprar já vem com a SRX 96 de brinde), além de ter mais knobs para controle em tempo real. Porém o m50 tem 5 insert effects, contra 3 MFX do JS (+ chorus e reverb, o que totalizaria 5 na teoria). Quanto ao preço, aqui no Brasil o m50 iria me custar uns R$ 700,00 a mais, porém nos EUA, o JS é uns 300 dólares mais caro que o m50, curioso né ? Enfim..Semana passada testei o m50 na playtech, por bem pouco tempo...Deu pra sentir que as teclas são razoáveis, porém não tem aftertouch como mencionaram antes..O JS tbm não tem..Quanto a "presença" de som, é questão de regulagem...Cada marca tem uma equalização "flat" diferente entre si..Talvez seja esse o caso..Outra dúvida...A korg tem um recurso bacana no modo combi que é o lance de velocity layers, ou seja, vc pode endereçar patchs ou efeitos de acordo com a força que a tecla é tocada...Isso existe nos roland ? Se não existe, será que tem uma maneira de simular ?

Artref
Veterano
# fev/09
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Porém o m50 tem 5 insert effects, contra 3 MFX do JS (+ chorus e reverb, o que totalizaria 5 na teoria).

Amigo, o M50 tem, além dos 5 inserts, 2 Masters e um Total, totalizando 8, além do equalizador por parte no modo combi e song. Sem mencionar a rota livre dos efeitos, possibilidade de fazer cadeia de inserts, etc. Nessa parte de processador de efeitos não há comparação entre os dois, o m50 é muito superior.

Quanto a "presença" de som, é questão de regulagem

Se fosse, era fácil. Não é. "Presença de som" tem a ver com a quantidade de harmônicos, com a qualidade dos conversores D/A e A/D, com qualidade dos samples, processadores de efeitos, qualidade de todos os componentes de setup, etc. A equalização é apenas um fator, e teclado que não tem peso você pode tentar regular de tudo quanto é jeito que o som não vai chegar.

Cara, você parece estar mais interessado no Juno-Stage. Compre-o e seja feliz, ué. Se esses recursos dele são interessantes pra você, se você acha ele superior, então compre. Desde o primeiro post você já estava decidido a comprá-lo, nem sei porque você pediu nossa opinião...rs...

Fabio L.
Veterano
# fev/09
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Na verdade ainda não decidi..Estou vendo bastante vídeos do m50 no youtube, mas a maioria só demonstra um monte de firula que eu dificilmente irei utilizar...A minha preocupação é pagar a mais pelo m50 e depois descobrir que ele é inferior que o Juno Stage...Vou continuar pesquisando..O que me intriga é que li alguns reviews gringos sobre o JS e a maioria falou mal do teclado...

fábio_soul
Veterano
# fev/09
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ThyagoAmaral

Dizer que o TR não serve pra palco...

O pior não é dizer isso, porque pode ser que o cara não goste mesmo, mas dizer que ele é para estúdio...!!!

brunoamaral

Nunca gostei de Korg como único teclado, nesse ponto sempre preferi a Roland. Juntos, eles formam uma bela dupla, mas se for pra escolher só um, fico com Roland. E podem atirar as pedras que quiserem!!! rsrs

Tenho um amigo que pensa da mesma forma que você, mas acho que pelo fato de o meu primeiro synth ter sido um Korg TR e de eu ter utilizado ele por muito tempo (e ele respondeu bem pra caramba), tenho mais familiaridade com Korg, mesmo que atualmente o principal componente do meu set seja um XV-5080 e eu esteja amando ele (exceto os órgãos medonhos e metais ruins... entre outros timbres que não são legais, mas todo equipamento tem seu ponto forte e ponto fraco). Se fosse para ter um teclado só, entre JUNO Stage e Korg M50 por exemplo, eu iria de M50 sem dúvida alguma.

Artref

Pode ter caso bem específico, como você disse, mas acho que dá pra afirmar que um Korg, no geral, tem mais presença de timbre no palco do que o concorrente do mesmo segmento, não?

Cara, eu sinceramente não sei responder isso com certeza. Tenho minhas experiências atuais com o TR-Rack e o XV-5080, que já citei anteriormente, que me fazem pensar que isso depende do tipo de timbre e do tipo de som que o cara faz, mas eu só responderia isso com plena certeza se já tivesse tido por algum tempo um mid level da Roland para usar como único teclado (JUNO-G ou Fantom-Xa). Como não tive, não posso afirmar com tanta certeza.

o M50 tem, além dos 5 inserts, 2 Masters e um Total, totalizando 8, além do equalizador por parte no modo combi e song. Sem mencionar a rota livre dos efeitos, possibilidade de fazer cadeia de inserts, etc. Nessa parte de processador de efeitos não há comparação entre os dois, o m50 é muito superior.

Isso conta muuuuuito para quem toca ao vivo, o equalizador por part na combinação é fantástico, são 16 equalizadores (com grave, médio, agudo, fator Q para os médios e frequências ajustáveis para graves, médios e agudos) na Combinação e um master ainda por cima, fora os 5 inserts, 2 master e 1 total. Digo uma coisa: se os processadores de efeito tiverem uma qualidade legal (nem precisa ser a mesma qualidade do M3, com a qualidade dos efeitos do TR já serve), isso muda a cara do som completamente!!!

Fabio L.

A minha preocupação é pagar a mais pelo m50 e depois descobrir que ele é inferior que o Juno Stage

Tenho certeza de que não é, a menos que, como o Artef disse, você faça questão desse monte de firula do JUNO-Stage (para mim não são necessárias). Você pode descobrir que prefere a sonoridade Roland, mas não que o JS é melhor que o M50.

Fabio L.
Veterano
# fev/09
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Hummm entendi...A verdade é que esse será o meu primeiro synth/workstation, por isso tantas dúvidas...Provavelmente eu devo pegar o m50 então...Acho que no quesito "timbres" eles são parecidos, mas o m50 deve estar uns passos a frente por conta do processador de efeitos e recursos de modificação de som...Estou lendo os manuais desses 2 produtos, e pelo que eu vi, realmente o sistema de EQ do m50 é bem superior..No JS ele entra como efeito, ou seja, já come 1 dos 3 efeitos disponiveis...Devo comprar o teclado na próxima sexta..Caso eu pegue o m50 mesmo, faço um review e posto aqui...

Valeu pela ajuda...

Abraços

fábio_soul
Veterano
# fev/09
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Fabio L.

Acho que no quesito "timbres" eles são parecidos,

Isso definitivamente não são!!! Korg e Roland nunca foram parecidas em timbres. O que tem de bom em uma tem de ruim em outra, e vice-versa.

Vou citar alguns tipos de timbre que são melhores em cada marca (segundo a experiência que vivo atualmente com um equipamento de cada marca):

Pianos: Roland (é claro!)
Órgãos: Korg (os da Roland, como não canso de dizer, são medonhos... os pianos da Korg não são tão ruins quanto os órgãos da Roland)
Seção de cordas (strings): Roland
Solos de cordas (violinos, etc.): Korg
Metais: Korg (mas há quem prefira Roland... a única parte de metais que gosto da Roland são alguns timbres solo: alguns trombones e trompetes, mas não gosto de seções de brass da Roland).
E.P.: Rhodes eu prefiro Korg, mas estilo DX7 acho que os da Roland são mais legais, o que não quer dizer que os da Korg sejam ruins.
Pad: Roland, são mais envolventes, mas os da Korg funcionam bem também.
Lead: Não uso muito e nem sou especialista nisso, mas pelo que uso, acho os da Korg melhores, com mais presença.

Observação importante: fiz esta análise avaliando os dois equipamentos que tenho aqui (Korg TR-Rack e Roland XV-5080). Estes equipamentos são um pouco antigos, o que implica que ambas as marcas possam ter melhorado algum tipo de timbre que não soa legal nos meus equipamentos. Por exemplo, tenho um amigo que já tocou no JUNO Stage e disse que os rhodes dele estão ótimos, então não dá para generalizar tanto, pois as coisas evoluem (exceto o piano da Kurzweil, que é sempre o mesmo som... hahahahaha).

Em resumo, se fosse eu no seu lugar, eu iria de Korg M50 independentemente do estilo que fosse tocar, pelo que conheço da Korg. Tenho confiança na marca e sei que posso fazer o som que preciso com a qualidade mínima aceitável somente em um Korg (é claro que se tivesse um Roland junto seria melhor). Já o JUNO-Stage eu não conheço, não conheço bem a Roland, então não tenho tanta confiança. Só sei que o que tenho visto do JUNO-Stage na internet (demos) não tem me agradado a ponto de preferir ele a um Korg M50. Por isso, eu ficaria com o M50 (sem contar as vantagens que já comentamos do M50 no modo Combi, mas não precisamos falar denovo). Só não compraria o M50 se precisasse muito, mas muito mesmo de piano acústico, pois, neste caso, se comprasse um JS, colocaria uma SRX-11 e teria pianos infinitamente melhores do que os do M50 (mas sem a SRX-11 também não boto fé nos pianos do JS sozinhos não, só compraria ele pela possibilidade expandir com a SRX-11).

pomtwo
Veterano
# fev/09
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entao quer dizer que o tr nao eh mais voltado pra estudio? entao por que ele eh um workstation (estaçao de trabalho) ? nao entendo mais o pessoal daqui .. qualquer workstation , tanto top quanto mid eh voltado pra estudio .. a gente usa eles em palco por nao ter especificos .. em que vc usa um sequencer numa banda ?

pelo amor de Deus , vao estudar um pouco , vao ler .. isso tambem faz parte do crescimento de um bom musico !!!!

eu ouvi dizer de bandas usando korg .. olha sinceramente to vendo bem pouca gente hj em dia usando korg .. pouquissima mesmo ..

outra coisa tambem nao baseio a minha experiencia com korg apenas por que toco o le .. ja toquei o tr , ja toquei o m3 .. e muitos outros .. podemos se dizer que sou um cara que nao sai das lojas de instrumentos ..

o fabio soul e Artref sao apaixonados por korg ... entao pra eles sempre korg sao melhores .. se vc colocar um rhodes do lado deles , eles vao dizer que o timbre de rhodes do korg eh melhor que o do original .. igual a um amigo meu , ficcionado por korg .. teclado pra ele eh so korg do resto nao presta ..

quem ve pensa que eu nao uso korg .. mais se querem saber eu uso korg no meu dia a dia , entao posso afirmar que korg pra mim eh ultimo plano .. por que nao me dou bem .. so isso!! eu sou fan numero um da yamaha e nem por um minuto defendi o mo6 que tambem esta no topico .. por que eu sei julgar sem puxar sardinha .. sei que os korgs sao feras em orgao e eu uso e abuso desses timbres .. agora piano nem pensar nao uso mesmo ... prefiro meu yamaha iniciante , e falo com a boca cheia isso .. eu uso o meu iniciante pra pianos e nao uso o korg .. strings sao legais tambem , nao sao tao bons mais desses eu nao reclamo .. teclas , eu odeio as de korg , as do tr 76 eu achei ate mais ou menos , mais nao me impressionaram ...

agora vai do Fabio L. escolher qual o melhor pra ele .. vai la testar os dois , em demos nao da pra tirar conclusoes .. se for de Sao Paulo , da uma passadinha na playtech da Teodoro Sampaio e pergunta pro vendedor sobre korg e prepara os ouvidos pro que ele vai te falar .. da ultima vez que estive la .. eu tava tocando um tr 76 e ele me disse ,.. vc acha esse teclado bom ? eu disse ooww legal esse aqui .. e ele me disse esse teclado eh uma merda .. alias korg eh uma merda .. eu fiquei parado olhando pra ele .. ( putz korg tr76 merda ? pensei eu ) ele pegou um juno g ligou do lado e começou a fazer o maior som ... eu fiquei absmado , e sinceramente naquele momento eu pensei caramba o juno g melhor que o tr ? ai ele pegou o tr e fez a mesma coisa que fez no roland e nao saiu nem um terço do que ele tinha feito no outro .. ai ele olhou pra mim e disse o juno vale 3500 e o korg tr 5500 (na epoca) mais eu te aconselho levar o juno e eu perder 2000 barao em vendas do que vc levar uma merda de teclado de 5000 pau igual a esse ? eu que ja tinha opiniao formada sobre a korg apenas conclui realmente o que eu pensava .. agora vc imagine um vendedor falar isso pra vc , alias vendedor nao eu falei foi logo com o dono do bagulho .. que por sorte ele estava la vendendo .. sinceramente , depois do que eu ja sabia e ouvi eu nao me atreveria a comprar o tr dele nem a pau hehehehe ..

o cara ligou tudo que era teclado pra mim testar .. ate um tokai com leslie que tinha la .. e sinceramente ele me aconselhou a nao comprar um korg , nem o m3 que tava la ele nao aconselhou , ele falou no preço daquele vc tem esse e me apresentou o famtom g .. muito lindo por sinal .. eu aconselho a quem quiser ir la bater um papo com ele e ver o que ele tem a dizer sobre korg .. vc sai dela com outro pensamento .. ate mesmo os aficcionados pela marca .. por que ele liga o teclado e mostra defeito por defeito , tambem as qualidades eh claro ... te aconselho Fabio L. a ir la e trocar uma ideia e ver o que ele te recomenda .. so pra vc ter uma noçao do que comprar , pra nao se arrepender

pomtwo
Veterano
# fev/09 · Editado por: pomtwo
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e por ultimo fabio soul larga do meu pe cara !!!!

brincadeira irmao , estamos aki pra contribuir .. cada um com seu pensamento , mais na verdade a gente mesmo ta querendo o melhor pra cada um , expressando nossos pensamentos .. sem recentimentos cara .. vc tem contribuido muito , assim como o artref e outros mais que realmente estao na estrada da musica fazendo o que sabem de melhor um abraço ai pra vcs !!!


continuem mandando as pedras

Artref
Veterano
# fev/09
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pomtwo, a proposta do workstation é ser um faz-tudo, ou seja: servir para o estúdio e também para o palco. Eu uso algumas músicas sequenciadas com a banda sim, e o sampler também. Aliás, o sequencer integrado me parece mais coisa pra palco, onde a praticidade conta muito, do que para estúdio. Porque afinal no estúdio os Pc´s tem sequencers bem melhores.

pelo amor de Deus , vao estudar um pouco , vao ler .. isso tambem faz parte do crescimento de um bom musico !!!!

Pegou pesado, man, manera aí e liga o botão "humildade" que você só tem a ganhar. =)

eu ouvi dizer de bandas usando korg .. olha sinceramente to vendo bem pouca gente hj em dia usando korg .. pouquissima mesmo ..

Com o preço aqui no Brasil fica difícil mesmo.

podemos se dizer que sou um cara que nao sai das lojas de instrumentos ..

Mas o verdadeiro teste é na pauleira, colega. E na hora do "vamo vê" que o teclado mostra se é ou não é. =)

o fabio soul e Artref sao apaixonados por korg .
Fake, eu também tenho um Yamaha!

E nossa, muito sinistra essa história do dono da loja falar assim. Além de ser anti-ético, claro. Eu gostaria de conversar com esse cara. Mas na questão custo-benefício, como eu falei, ele tá certo.

pomtwo
Veterano
# fev/09
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nao cara em nenhum momento eu nao fui humilde , apenas me defendi de algumas ironias que postaram a respeito do meu post..

agora o que vc falou por ultimo eu tambem achei um pouco demais .. tanto eh que no meu post anterior eu comento que parei e fiquei olhando pra ele .. assustado ate . mais o que aconteceu foi exatamente isso , nao sei , vai ver ele teve problemas com algum cliente que levou algum korg com defeito .. isso pode acontecer ...

quanto a bandas , andei analizando algumas , tanto famosas quanto nao , seja do brasil ou de fora .. e vi que realmente os korg nao aparecem muito nos set .. to vendo muito yamaha e kurzweil .. mais ainda vou pesquisar mais !!!

disse que nao saio das lojas, eh por que to sempre ali perguntando , aprendendo ate mesmo tocando ..Mas o verdadeiro teste é na pauleira, colega. E na hora do "vamo vê" que o teclado mostra se é ou não é. =)... isso contraria nossa famosa dica .. vai na loja e testa .. vc dizendo isso , eh o mesmo que dizer que essa dica nao vale pra nada .. por que na hora do vamo ve , seria um show por exemplo , e qual loja te emprestaria um teclado pra um show , pra vc analizar se presta ou nao .. eu acho que cada um sabe os timbres que usa mais , ou que pretende usar .. dai vc tem que avaliar qual mais te agrada , ou o que o teclado te oferece de melhor , ou sei la , qualquer coisa que te faça escolhe-lo .. e isso so da pra fazer em loja , ou de amigos que tem e te emprestam pra um review .. do contrario.. mais ta ai a questao de um musico.. ele tenta imaginar o timbre no meio daquela musica que ele fez , ou que ele toca ..

um maestro por exemplo , vai compor uma peça .. ele tenta imaginar como seria um violino fazendo tal nota naquele momento .. ai ele organiza e escreve o violino e assim eh o teclado numa banda entende .. vc tenta imaginar o timbre .. po vai sair legal eh esse que eu preciso ... ah esse tem tal efeito , perfeito pra hora do refrao .. ah esse tem orgao gritantes.. imagine o felling na hora do solo e por ai vai .. so assim da pra saber se um teclado vai te suprir ou nao ..

Artref
Veterano
# fev/09
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É, man, mas o problema é que às vezes o timbre é lindo no fone ou até mesmo na loja, com pouco volume, sem PA e etc, e aí você chega na pauleira e o timbre murcha.

Mas eu não disse que o teste da loja é inválido.

Sinceramente, deveria ser como nos Estados Unidos: A guitar center dá 30 dias pra você devolver caso não goste. Por que isso não existe aqui?

ThyagoAmaral
Veterano
# fev/09
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pomtwo
Pergunta pro Schiavon pra que ele usa Sequencer em Banda... =]

Sobre o vendedor que te empurrou um Roland, eu tenho amigos vendedores de teclados... vários por sinal, e a margem de lucro deles com Roland é muito superior... então se ele te vendeu o Juno ele ganhou até mais se tivesse vendido o KORG... reflita...

fábio_soul
Veterano
# fev/09
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pomtwo

entao quer dizer que o tr nao eh mais voltado pra estudio? entao por que ele eh um workstation (estaçao de trabalho) ? nao entendo mais o pessoal daqui .. qualquer workstation , tanto top quanto mid eh voltado pra estudio .. a gente usa eles em palco por nao ter especificos .. em que vc usa um sequencer numa banda ?

Então me diz que teclados são para palco! Korg X50, JUNO Stage e JUNO-D? Fantom's, TRITON's, M3, MOTIF's, nenhum é para palco??? Para quê o cara vai querer usar um mísero sequencer de teclado (já que essa é a principal diferença entre synth e workstation) no estúdio se ele pode usar o Pro Tools? O sequencer serve, sim, para uso ao vivo, entre outras coisas, mas não para usar no estúdio!!!

o fabio soul e Artref sao apaixonados por korg ... entao pra eles sempre korg sao melhores .. se vc colocar um rhodes do lado deles , eles vao dizer que o timbre de rhodes do korg eh melhor que o do original .. igual a um amigo meu , ficcionado por korg .. teclado pra ele eh so korg do resto nao presta ..

Não vou nem comentar...

ele pegou um juno g ligou do lado e começou a fazer o maior som ... eu fiquei absmado , e sinceramente naquele momento eu pensei caramba o juno g melhor que o tr ? ai ele pegou o tr e fez a mesma coisa que fez no roland e nao saiu nem um terço do que ele tinha feito no outro

Só por curiosidade, o que foi que ele fez? Pense sobre o que o ThyagoAmaral falou também... Não é porque o teclado é mais caro que o vendedor vai ganhar mais, necessariamente, em cima dele.

isso contraria nossa famosa dica .. vai na loja e testa .. vc dizendo isso , eh o mesmo que dizer que essa dica nao vale pra nada

Então vamos mudar a dica: "Vá até a loja e teste. Se gostar, roube, leve para casa, configure o teclado e toque em um show. Se ele te agradar, você volta na loja e paga." Assim acho que a dica vale alguma coisa, não vale?

eu acho que cada um sabe os timbres que usa mais , ou que pretende usar .. dai vc tem que avaliar qual mais te agrada , ou o que o teclado te oferece de melhor , ou sei la , qualquer coisa que te faça escolhe-lo .. e isso so da pra fazer em loja , ou de amigos que tem e te emprestam pra um review ..

Cara, eu já tive um Korg TR, e em seguida tive um X50. Passei todas as configurações do TR para o X50, e só não pude usar o mesmo som no piano, porque era sample. A princípio fiquei maravilhado, porque aqui em casa o X50 soou igualzinho o TR (no fone de ouvido), mas na hora que fui tocar com banda, o X50 sumia, não aparecia nem com bomba, diferentemente do TR.

fábio_soul
Veterano
# fev/09 · Editado por: fábio_soul
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Obs.: Tem certas coisas que, somente lendo, você não é capaz de saber, tem que sentir o teclado em vários tipos de situação.

Tive um TR 61 no estúdio que trabalhei por mais de um ano, quer saber quantas vezes eu usei o sequencer do teclado???

yurikat
Veterano
# fev/09
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hummm... acho que com a grana que o cara vai pagar em um M50 é perfeitamente possivel comprar um Motif Es6 ou Fantom x6... sei que são equipos usados, embora ainda é possivel encontrar estes equipos em ótimas condições de uso...

Sei lá... depois que comprei um top passei a aderir a uma linha de pensamento um tanto comum entre os tecladistas: Prefiro ter um top de ontem do que um mid level de hoje!!!

Não tem jeito... a versão capada do M3, no geral, nunca vai soar melhor do que os excelentes top's da geração passada (Motif ES, Fantom X, Triton Extreme)

Falou

pomtwo
Veterano
# fev/09
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ta certo , entao , vou apenas dar minha opiniao sobre os teclados citados .. e minha opiniao eh o juno stage

ThyagoAmaral
Veterano
# fev/09
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[off topic mode on] Legal vê um tópico dando certo... e todos espondo suas idéias sem ninguém arrumar confusão com ninguém gerando assim uma discursão sadia!!!
[off topic mode off]

pomtwo
Esse negócio de vendedor cara é complicado... aqui em Recife tem um loja onde tem vendedor que odeia KORG e falou exatamente tudo isso que o vendedor falou para você inclusive esse vendedor tem um JunoG e tem pavor de KORG... e na mesma loja tem um vendedor que é alucinado por KORG e não troca por nada e tem um N364 que ele nem vende nem troca por nada... enfim... não cai nesse papo de vendedor...

Feito o fábio_soul também falou... que tipo de "coisa" ele fez com o JunoG e com TR??? Ele pode ter pego um Piano Ac do JunoG e tocado e vc ficou impressionado, depois pegou o Piano Ac do TR e você achou uma merda... e ai o que foi que ele fez??? NADA, pq todo mundo sabe que Pianos Ac sempre foi o calo da KORG... agora pq tu não mandou ele fazer o teste com os organs da KORG e depois fazer o mesmo no JunoG???

Enfim... Reflita!!! =]

pomtwo
Veterano
# fev/09
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nao sei se o lance era ele nao gostar de korg , por que ele me mostrou um monte de marca diferente .. e outra eu ja nao gostava de korg mesmo, entao ele nao tentou me iludir ...

o que ele fez foi usar o sequencer de um de outro .. usando guitarra , baixo , bateria e orgao .. fez uma pequena musica no juno g

e fez a mesma no tr , como os mesmos timbres , guitarra , bateria, baixo e orgao..

so que nao saiu a mesma coisa , do juno g sei la parecia que cubria mais o vazio.. e eh exatamente isso que eu vejo um pouco nos korg , ele deixa um pequeno vazio quase imperceptivel .. e eh exatamente isso que me deixa de orelha em pe .. esse pequeno vazio .. talvez seja algo da minha cabeça , nao sei ..

e tambem ja toquei muito sozinho usando teclado korg e nao ficava muito legal, ai eu peguei uma certa birra, porque queria usar um acustico e poxa o timbre nao descia, e usava uns eletricos e tambem nao me sentia comodo .. ai eu resolvi que realmente nao me dou bem com korg .. nao que ela seja ruin , mais eh que meu ouvido tem uma percepçao dos timbres da korg diferente ...

como eu disse eu me dou bem com yamaha.. essa eu vou de olhos fechados ... roland nao tenho muita experiencia , toquei em alguns (rd 300 gx , junog, juno d, e 60, e tal )alguns me agradaram que foi o caso do juno g , o rd tem excelentes pianos tambem , mais prefiro somente o acustico dela .. mais nao digo o que o vendedor me disse , eu nao digo que korg eh uma merda , por que se for assim to no meio da merda a muito tempo , so uso korg o tempo todo ..

eu nao sou do tipo de cara aficcionado por marca .. cada marca tem seu ponto forte, alias a korg eh uma das que tem mais pontos fortes ao meu ver , mais eu nao gosto da marca .. assim como eu nao gosto de ferrari, nao acho bonito , mais um impala me deixa com os olhos brilhando , cada um tem um gosto ..

eu so acho que se a korg apostasse em pianos acusticos e eletricos , sei la talvez mudasse um pouco minha opiniao ou tambem me faria um assiduo consumidor da marca korg .. ate mesmo por preço , eu nao acho que os korgs sejam caros .. se vc fizer uma comparaçao com outras marcas vc vai ver que ele ta ali meio que junto , comparando o mo8 da yamaha e o tr , os dois podem ser comparados como entre os mid level das marcas os mais poderosos .. esquece o m50 ... se vc for ver os dois tem o mesmo preço praticamente , e o tr eh bem superior ao mo8 a nao ser em teclas.. to falando so de timbres e efeitos .. entao se for ver a korg nao eh caro , por que ela tem excelentes teclados e custam o mesmo preço de outras marcas .. ate agora nao vi nenhum mid level de outra marca que bata o tr .. e ele nao custa tao caro assim ..

agora so uma pergunta por que a korg tem menos polifonia do
que as outras marcas ?

pomtwo
Veterano
# fev/09
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[off topic] nao to mijando pra traz [off topic]

antes que alguem possa dizer ou pensar isso hehehehehe

fábio_soul
Veterano
# fev/09
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yurikat

Sei lá... depois que comprei um top passei a aderir a uma linha de pensamento um tanto comum entre os tecladistas: Prefiro ter um top de ontem do que um mid level de hoje!!!

Concordo contigo!!! Só tenho birra do MOTIF ES, por isso não indicaria ele, mas é uma questão de gosto pessoal... Mas a questão de optar por tops de ontem é válida, na minha opinião.

pomtwo

o que ele fez foi usar o sequencer de um de outro .. usando guitarra , baixo , bateria e orgao .. fez uma pequena musica no juno g

e fez a mesma no tr , como os mesmos timbres , guitarra , bateria, baixo e orgao..


Então deixa eu te falar uma coisa que já ouvi um amigo dizer e vi que realmente é verdade: a Korg é muito mais dependente de efeitos do que a Roland. Neste caso, se o cara pegou o TR, simplesmente ligou o sequencer e botou os timbres, sem colocar efeito nenhum, realmente ele ficou sem efeito nenhum, porque o sequenciador do TR, logo que você abre ele, está sem nenhum efeito (nem IFX nem MFX) e com o equalizador master em flat, então, é claro que soaria uma porcaria mesmo. Digo isso por experiência própria, pois já sequenciei muita coisa no TR, e tive que soar a camisa para me virar somente com 1 IFX para um monte de pistas e fazer tudo soar de uma forma legal, não é simplesmente ligar o sequencer e sair gravando. Pode ser por isso que o TR não soou bem. Sinceramente, não sei como funciona o sequencer do JUNO-G, mas mesmo que não tenha nenhum efeito também, em geral soaria melhor, justamente porque a Roland não tem uma dependência tão grande dos efeitos. Mesmo assim, sei que a Roland tem uns esquemas de "chamar" o efeito do patche, mas não tenho certeza quanto ao JUNO-G. Isso tudo sem contar que os sets de bateria presset do TR são uma bosta, e nem editando, não consegui fazer nada que prestasse, e isso conta muito no resultado final. Enfim, você tem que analisar tudo, pois nem sempre as coisas são o que parecem.

eu so acho que se a korg apostasse em pianos acusticos e eletricos , sei la talvez mudasse um pouco minha opiniao ou tambem me faria um assiduo consumidor da marca korg .. ate mesmo por preço , eu nao acho que os korgs sejam caros .. se vc fizer uma comparaçao com outras marcas vc vai ver que ele ta ali meio que junto , comparando o mo8 da yamaha e o tr , os dois podem ser comparados como entre os mid level das marcas os mais poderosos .. esquece o m50 ... se vc for ver os dois tem o mesmo preço praticamente , e o tr eh bem superior ao mo8 a nao ser em teclas.. to falando so de timbres e efeitos .. entao se for ver a korg nao eh caro , por que ela tem excelentes teclados e custam o mesmo preço de outras marcas .. ate agora nao vi nenhum mid level de outra marca que bata o tr .. e ele nao custa tao caro assim ..

Agora eu não te entendi...

Pedrão kurzweil
Veterano
# fev/09
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vai de roland meu velho

Artref
Veterano
# fev/09 · Editado por: Artref
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o que ele fez foi usar o sequencer de um de outro .. usando guitarra , baixo , bateria e orgao .. fez uma pequena musica no juno g

e fez a mesma no tr , como os mesmos timbres , guitarra , bateria, baixo e orgao..


Exatamente o que o fábio falou. O vendedor não configurou efeitos no TR e aí soou ruim. Os Korgs demandam um pouco mais de conhecimento na hora de sequenciar, pois você tem que configurar os efeitos (e saber o que está fazendo).

A Roland e a Yamaha têm um sistema mais "à prova de iniciantes".

Deve "manjar muito" mesmo esse vendedor...putz...

Pergunta: pontwo, qual teclado você tem?

tiago scott
Veterano
# fev/09
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só para deixar minha opnião.

Cara acho que escolha de key é muito simples, ao meu ver. Tudo depende do que o cara usa com mais frequência, e o que mais ele busca num teclado. Por exemplo sobre a compra que está sendo mencionada acima, se o cara quer bons timbres de piano e Eps, o que ele vai achar num M50 nada, a Korg do M1 ao Oasys, não aprendeu a elaborar bons timbres de piano e Eps puros (rhodes, Wurly, CP 80). Em compensação em orgãos e metais é imbativel. Já a Roland, pelo amor de Deus ouvi uma blasfêmia aqui no tópico dizendo que não vê graça em Roland. Cara nunca ví Korg, Yamaha e afins, criarem uma maravilha dos deuses como um V-Sinthy GT, ou um Fantom G para trabalhar com strings, pads, effeitos. Ou alguém vai dizer que um M3 ou Motif é melhor que fantom G nesse quesito. Já a yamaha pra mim, a partir da linha Motif ES acertou no ajuste e qualidade de timbres de pianos e Eps. Coisa que Roland e Korg tiveram anos e anos a frente e não conseguiram desenvolver algo surpriendente.

Pra mim é simples, se você quer ótimos timbres de pianos e Eps (Motifs ou MO) Orgãos e metais (M3, extreme, M50) Strings, Pads (Fantom G,X,Juno stage,Juno G). Acho que dessa forma fica mais óbio, claro que todas as marcas possuem um ou outro timbre que soam bem mesmo não sendo o forte da marca. Agora quanto a ficaram destacando a marca Korg, a Korg sempre será a linha da tecnologia, lança coisas com muito touch, loops que vc ativa passando a mão na tela, etc. Agora cabe a cada um conhecer a qualidade e vantagem de cada máquina, senão acabamos vendo esse monte de idiotas que têm tops na mão, e nem sabem qual é o ponto forte e fraco do teclado, por que os fracos editamos e sequenciamos e não encontramos coisas que nos desagradem.

Agora se quiser som 100% real, compra um piano acústico, rhodes, hammond, clavinet, RMI, CP80. Ou fica com 80% de realismo com os Nords.

fábio_soul
Veterano
# fev/09
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tiago scott

a yamaha pra mim, a partir da linha Motif ES acertou no ajuste e qualidade de timbres de pianos e Eps

Isso que você falou é questão de gosto, pois eu acho os pianos acústicos e elétricos do MOTIF ES bem ruins também (e não sou o único... tem muita gente que acha eles artificiais).

yurikat
Veterano
# fev/09
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fábio_soul
Depende... se colocar aquela famosa placa de expansão o Motif ES fica com um piano Ac maravilhoso...

Agora... os pianos elétricos do Motif Es são maravilhosos, bem melhores que os do Fantom X ou Triton Extreme.

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