Show Elton John

Autor Mensagem
Bclamberti
Veterano
# jan/09 · Editado por: Bclamberti
· votar


fábio_soul
Pra Elton John? Claro que não.
EJ tem o estilo dele próprio. Quem ousaria chegar pra ele e fazer alguma critica construtiva?
Ele é Elton John. Quem somos nós pra fazer criticas construtivas pra ele.
Quando disse criticas construtivas, quis dizer apenas pra nós aqui do fórum. Onde muitos fizeram observações que poderiam ser relevantes no nosso cotidiano como músicos.

Entendeu?

fábio_soul
Veterano
# jan/09
· votar


Entender eu entendi...

riceira
Veterano
# jan/09 · Editado por: riceira
· votar


fábio_soul

Agora, se o Elton John é isso ou aquilo, se já fez isso ou já fez aquilo, particularmente para mim não importa nem um pouco. Como o próprio título do tópico (Show Elton John) sugere, estou avaliando o show como música segundo a minha opinião e conceito musical, e não como história. Eu acho que aqui não é o lugar apropriado para exaltar o artista por toda a história dele, esse é um fórum de teclado... quem sabe no de música em geral?

O que se viu em SP no dia 17 e aqui no Rio nesta segunda-feira passada foi um show de Sir. Elton John que é um dos mais conceituados compositores do pop rock inglês da década de 70! Estou falando de COMPOSITOR de música envolvendo o pop, pop rock, jazz e blues e que, aos onze anos, ganhou uma bolsa escolar para a Royal Academy of Music. A carreira de Elton John atravessa a quarta década de ininterrupto sucesso; portanto, não estamos falando de cantorzinho que faz duas musiquinhas de sucesso e some...
Nos anos 70, foi considerado o segundo artista mais importante dessa década, superado apenas por Paul McCartney. Imagino que este também seja desconhecido por muitos por aqui... Detalhe: Paul também detém o título de Sir.
Elton implacou sucessivos sucessos nos primeiros lugares no ranking da Billboard (considerada a Bíblia da música), sendo o único artista que até hoje conseguiu obter seis lançamentos consecutivos no primeiro lugar desta conceituada revista;
É seu o recorde de single de maior vendagem da história, com a adaptação feita em 1997 da canção "Candle in the Wind" em homenagem à amiga pessoal, Princesa Diana, totalizando quarenta milhões de cópias vendidas;
Elton figura como sexto lugar no ranking de melhores discos do século XX elaborado pela revista Rolling Stone;
Com "O Rei Leão" (1994) Elton ganhou o Oscar de melhor trilha sonora do filme;

Tudo isso se deve a talento e criatividade enquanto artista e enquanto músico COMPOSITOR... por favor, caro amigo, seja humilde e reconheça que cometeu uma gafe histórica ao comparar o piano de Elton com psr...

Eu tenho humildade suficiente para reconhecer que estou por aqui entre vocês como intruso, pois não sou músico, embora apaixonado pela música. Essa paixão me faz hoje querer entender justamente como ocorre esse processo de criação e execução da música, essa magia e essa técnica...
Há poucos dias antes do show do Elton, adquiri um teclado Kurzweil K2661 e para surpresa minha lá estava ele nos palcos com o tecladista (o K2600) do EJ...
Enfim: não há melhor lugar do que este para o que eu tinha a falar, afinal não se pode aqui dissociar "conceito musical", exaltação do artista e a sua história...

Quanto a expressar opiniões a respeito de EJ que cada um se sinta livre para manifestar seu juízo de valor e não pretendo aqui obrigar ninguém a gostar deste ou daquele artista...
Entre os próprios artistas há críticas seja com embasamento técnico, em tom de ironia ou de forma simplesmente gratuita.
Posso até citar algumas críticas do próprio EJ ou em relação a ele:

"Quem dubla no palco, diante de pessoas que pagaram 75 libras (375 reais) por um ingresso, merece levar um tiro."
Elton John, na entrega do Prêmio Q de música em Londres, acusando Madonna de dublar em seus shows e criticando o fato de ela ter ganhado o troféu de melhor apresentação ao vivo.
"A música cantada pela Madonna é o pior tema dos filmes de James Bond de todos os tempos."

"Ele só faz músicas para louras mortas."
Keith Richards, guitarrista do Rolling Stones, sobre o cantor e compositor Elton John.
"Ele é patético, coitadinho. Parece um macaco com artrite tentando subir no palco e parecer jovem."
Elton John, sobre Keith Richards

fábio_soul
Veterano
# jan/09
· votar


riceira

Tudo isso se deve a talento e criatividade enquanto artista e enquanto músico COMPOSITOR... por favor, caro amigo, seja humilde e reconheça que cometeu uma gafe histórica ao comparar o piano de Elton com psr...

Mas tinha hora que parecia, ué! O que você quer que eu faça? Que eu o exalte por tudo o que ele fez só por que ele é o Elton John e faça com que isso camufle o fato de que o som do piano dele na transmissão da Globo estava muito abaixo da média se formos considerar um piano acústico da Yamaha?

afinal não se pode aqui dissociar "conceito musical", exaltação do artista e a sua história...

Por que não? É só você ouvir a música com os ouvidos e não com o coração. Analise o aspecto técnico, isso é muito simples...

riceira
Veterano
# jan/09 · Editado por: riceira
· votar


fábio_soul

não gostei nem um pouco do jeito que o cara toca, realmente, como já foi dito ali em cima, enjoativo.

Talvez você tenha razão e acredito que eu possa aprender muito com você em relação a aspecto técnico, a acordes, a arpejos... ouvir a música com os ouvidos requer estudo, dedicação, envolvimento e há profissionais que ensinam tudo isso...
Mas, infelizmente, muito mais difícil é ouvir com o coração... isso, com absoluta certeza, posso te dizer que isso não se ensina. Sou um profissional da educação e te asseguro com toda a convicção que procuro ensinar com técnica e com sentimento, mas "ouvir" com o coração é uma prática que você terá que conhecer e experimentar sozinho, a partir do seu lado interior e subjetivo e de acordo com o desenvolvimento de seu grau de sensibilidade e emotividade...

fábio_soul
Veterano
# jan/09
· votar


riceira

Não é esse "ouvir com o coração" ao qual eu me referi... Não me refiro a sentir a emoção da música, muito pelo contrário, acho que em toda música isso deve existir, e sempre que ouço algo tento captar esse lado também e isso não atrapalha nem um pouco a avaliação do aspecto técnico, até ajuda.

O "ouvir com o coração" ao qual eu me refiro é ouvir, por exemplo, uma música e deixar se influenciar pela história que essa música construiu na sua vida e deixar isso afetar a sua avaliação técnica da música. É como por exemplo aqueles tecladistas que têm XP-80 há 10 anos e dizem que o piano do XP é o melhor do mundo porque amam o teclado. É mais ou menos isso.

elektrodisco
Veterano
# jan/09
· votar


Caro Riceir

Primeiro, parabéns pelo mea culpa. Acho que aqui o intuito de todos não foi avaliar o EJ, como dito acima e sim a estrutura de show e, como bem dito acima, teclados que foi a origem do topico, ou seja, quais eram os teclados e que o tecladista, no meu entendimento, detonou.
TB não sou fã do EJ como repertorio assim como aprecio King Crimson e tenho certeza que poucos aqui os suportam, não conseguindo escutar uma faixa inteira sequer, assim como Gentle Giantm, Van der Graf GEnerator, Gong, Brand X, Dixie Drags entre outros. Não apreciar o estilo não significar desmerecer o musico ou dizer que não toca nada, muito pelo contrário, e sim não ser a predileção. Tem musicos excepcionais como John Maclauglin, Hermeto Pascoal, Vitor Assis Brasil, Egberto Gismonte, Robert Fripp, Robert Friff, Hiromi, Richard Claiderman, Michael Brecker, grandes trombonistas, Didier Lookwood, Jaco Pastoriusentre outros, de qualidade indiscutível que não passariam no crivo melódico de muitos de nos. Acho que so quisemos colocar isto.

Abraços

tmurback
Veterano
# jan/09
· votar


Pessoal,

São duas óticas diferentes do show: uma analisa apenas música em si mesma; a outra, leva em conta o espetáculo, cujo personagem principal é Sir Elton John. Eu aprecio mais a segunda ótica, pois penso que música não é apenas notas, acordes, timbres, arranjo. Música é, também, a história daquele artista que está se apresentando e o que ele representa para seu público, sua imagem, sua personalidade, sua identidade. Imaginemos um fenômeno: um cover do EJ que toque e cante melhor que o próprio num show perfeito. Ele encheria um estádio com 40.000 pessoas? Evidente que não pois, não obstante a excelente música, não é a mesma história, não é a mesma emoção, não é a mesma personalidade!!! Assim, o EJ conquistou um status tal que, não importa o que ele faça, é bom! ele pode! E, nós, como músicos, temos que ter consciência disso, a gosto ou contra-gosto.

Repito, não sou fã dele (imaginem se eu fosse, rsrsrs); e, pra ser sincero, nem curto muito as músicas. Mas, temos que admitir - Sir. Elton John é como teclado "top" - tem "peso" no palco e, ali, é difícil alguém "falar" mais que ele.

elektrodisco
Veterano
# jan/09
· votar


tmurback

É esta visão mesmo ! Temos que separar.... o que começou a ser comentado foi a primeira e derivou para a segunta. Dentro do que voce disse, fui a um show maravilhoso que teve ha uns anos atras de um cover do Genesis, maravilhoso e perfeito por sinal, da época do Peter Gabriel. A casa de shows, enorme, estava com menos de 1/3 da lotação.

riceira
Veterano
# jan/09 · Editado por: riceira
· votar


Elton John é compositor e todas as suas músicas levam a sua assinatura. Ele só não é letrista. Suas composições são para piano e o piano de Elton leva a sua marca registrada, o seu estilo pessoal que o consagrou.
A banda de apoio vai executar aquilo que for determinado por ele, artista compositor, se ele quer riffzinhos de guitarras em um trecho ou solos esporrentos em outros, cabe ao músico de apoio executar ou então que vá criar a sua própria música ao seu gosto particular... O guitarrista do Elton já está com ele há muitos anos e com certeza ambos já têm entrosamento...
Quem assiste a um show do EJ com certeza estará pouco preocupado com as performances de guitarra e teclados de apoio e sim com suas canções ao piano, o mesmo piano tão criticado aqui pela galera tanto no timbre ("igual psr") quanto nos acordes... (se alguém dissesse ao EJ que seu piano parece com psr, ele com certeza perguntaria o que é um "PSR"...)
Ora se são justamente os acordes que deram a fama ao músico, não entendo como foram capazes de tecer críticas justo neste detalhe que consagrou o compositor...
Nas rádios, bastam alguns poucos acordes para que se perceba que se trata de canção do Elton porque são a sua marca registrada, são aquilo que diferencia o artista talentoso do medíocre...
Aqui no FCC todos estamos sujeitos a errar nas nossas análises e nos nossos julgamentos... o que às vezes falta aqui é um pouco de humildade das pessoas em perceberem que podem não ser nada do que pensam ser...
... e o que sobra é a arrogância de alguns ao comentar sobre o que nem sequer conhece nem viu direito, como este show do inglês.

has4
Veterano
# jan/09 · Editado por: has4
· votar


Sobre o guitarrista e aqueles que esperam ou esperaram solos e solos de guitarras, eu indago:

O que seria da LEGIÃO URBANA se o sucesso de uma banda só existisse se houvesse solos e solos de guitarras, hein?????

Sobre Elton, banda e show:

ELTON JOHN e sua banda = \º/\0/\O/ showzaço!!! (opinião pessoal) - traz-me sempre grandes recordações de um época por mim vivida; realmente talvez para muitos não faça qualquer sentido ou diferença, assim como, para mim, não faz a menor diferença se curtem ou não os sons dos caras!!!

*EDIT

Assisti ao show em Tv, aliás, parte dele, pois era sempre interrompido porque trabalhava durante a transmissão, infelizmente... mas o que pude conferir do show televisionado, em nada me levava a observar questões tão técnicas, pois, conheço várias canções e as ouvia atento simplesmente pela harmonia e melodia, digamos, acho que fiquei atonito apenas por estas citadas canções, e retonava a um passado, bastava pra mim isso mesmo!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Show Elton John