Tópico 2 em 1! (OT dos tecladistas!)

Autor Mensagem
AGCC
Veterano
# dez/08


Falaê gente,
Vos trago duas questões...

1ºComo vocês vêem um tecladista e um pianista? Qual seriam as diferenças?

No meu ponto de vista o tecladista se dá bem em tocar com bandas, fazendo bases, riffs, um arranjo aqui outro lá, um solinho... EU me encaixo bem nesse aqui!
Um pianista seria um cara que consegue tocar tudo... você canta e ele começa a fazer uma base, improvisa de qualquer maneira e tals.

É isso?

2ºQuando alguém chega e diz pra você: "Toca alguma coisa aí..." O que é que vocês tocam? Eu toco só em igreja e cansei de ouvir alguém pedindo pra eu tocar alguma coisa e quando eu começo a pessoa não sabe o que é rs.

E aí?rs.

Falou gente!

Mauro Lacerda
Veterano
# dez/08
· votar


2ºQuando alguém chega e diz pra você: "Toca alguma coisa aí..." O que é que vocês tocam?


Um blues básico, no improviso.

AGCC
Veterano
# dez/08 · Editado por: AGCC
· votar


Mauro Lacerda
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk humildade acima de tudo né? =]
Se isso for sério... meu sonho é chegar neste nível.

ThyagoAmaral
Veterano
# dez/08
· votar


Eu ligo o DEMO!!!

ThyagoAmaral
Veterano
# dez/08
· votar


Mauro Lacerda
Eu sei que é sério!!! kkkkkkk tu toca pra carai porra!!! hehehe

klesiometal
Veterano
# dez/08
· votar


kara pra mim tecladista tem q ser versatiu, tem q ter noçao de tudo! ogaos, strings, pianos, sanfonas, clavs, sintys... e nao se prender so nisso. O bom tecladista tem q manjar um basico de outros instrumentos como: guitarra, baixo, violao e bateria... porquê ele precisa saber a parte de cada instrumento na musica, para q ele possa montar sequencer, play-back e outros... tecladista fica com a parte de efeitos, sao enumeros tipos e possibilidades de efeitos q um bom tecladista com um bom teclado pode oferecer a uma musica.

Ja o pianista é mais na dele fazendo sua perte sempre bem elaborada com boas harmonias... nao tem q estar fazendo troca de efeitos, sons, colocando tirando rs... aquela loucura nossa!! hehe... mais também é ralaçao bruta! ser um bom pianista nao é facil! valew...

fábio_soul
Veterano
# dez/08 · Editado por: fábio_soul
· votar


2ºQuando alguém chega e diz pra você: "Toca alguma coisa aí..." O que é que vocês tocam?

Um improviso sempre vai bem... Mesmo que eu não toque muito, uma frasezinha simples de blues, um improviso bem de leve com umas intenções de blues já impressionam muita gente. Mas não precisa ser necessariamente blues, dá para ser qualquer outra coisa, depende do tipo de público que solicita. Se um tiozinho vier pedir alguma coisa, às vezes cai bem um solo de "Banho de lua" também... hahahahahaha

Mas saber improvisar nestas e em outras horas (ou seja, sempre) é fundamental!!!

Victorkeyboard
Veterano
# dez/08
· votar


2ºQuando alguém chega e diz pra você: "Toca alguma coisa aí..." O que é que vocês tocam?

Aconteceu isso comigo mes passado, como o fabio disse mtas vezes quando vc faz algo simples mas com uma idéia legal ja fica interessante, até pq eu tbm manjo só o basico

Eu fiz o seguinte: na mão esquerda Dm7(9) e depois G6 meio ritmado, e ia solando, mas coisa simples, isso é coisa q eu fico treinando em casa e vo praticando e tentando achar novos arpejos que se encaixem certo.

Mauro Lacerda
Veterano
# dez/08
· votar


caio_albertassi


Cara, eu praticamente só toco músicas minhas, e quando alguém pede para tocar alguma coisa eu lanço logo um blues bem básico mesmo, tipo E, A, B, e faço uns improvisos em cima. É o que eu sei fazer , não é questão de falta de humildade, para mim é mais tranquilo do que decorar uma música...

Artref
Veterano
# dez/08 · Editado por: Artref
· votar


1ºComo vocês vêem um tecladista e um pianista? Qual seriam as diferenças?

Difícil definir, já que há coisas em comum nos dois. Aliás, esta questão é mais complexa do que parece. Depende do trampo, depende da pessoa, depende da música.

Acho que um pianista "puro" seria o sujeito que estuda piano erudito ou popular, e só usa timbre de piano. Prefere o acústico e se contenta com o digital. É o cara que não gosta de outros timbres e que mesmo que tenha um teclado, só usa som de piano. É o cara que só usa a técnica de piano pra tocar.

O Tecladista já é um cara que explora outros timbres e outras técnicas, como por exemplo a técnica de organ, que é um pouco diferente da do piano, etc. É o cara que explora mais a tecnologia a seu favor, seja nos timbres, ou sequenciando, sintetizando, etc.

É difícil de definir pois nada impede uma pessoa de ser ambos. E às vezes isso fica confuso, dependendo to trampo.

2ºQuando alguém chega e diz pra você: "Toca alguma coisa aí..." O que é que vocês tocam?

Depende da ocasião e do público. Bom-senso é fundamental pra tentar agradar. ;)

Mauro Lacerda
Veterano
# dez/08 · Editado por: Mauro Lacerda
· votar


Só para ter uma idéia: liguei o teclado agora e gravei, nem escutei o que gravei hehehe


http://rapidshare.com/files/175564256/Base.mp3.html


Só um improvisão mal feito, para ter uma idéia do que toco quando pedem e eu não tenho nada na manga hehehe

Mauro Lacerda
Veterano
# dez/08
· votar


Escutei agora hehe

Ficou bem nas coxas mesmo...

silvG8
Veterano
# dez/08
· votar


Artref
devo discordar...
pianista puro é aquele que utiliza um piano acústico e não apenas timbres de piano. quem utiliza mais de 1 timbre no instrumento é tecladista.

o tecladista reproduz o som de outros instrumentos, não necessariamente dominando a técnica do instrumento em si, é alguém que praticou tocar o teclado como se fosse outro instrumento. não existem outras técnicas, a técnica é a mesma.

os pianistas, no meu ponto de vista, são mais técnicos do que tecladista e geralmente possuem melhor dominio de andamento e melodia sendo tocados simultaneamente.

CheshireCat
Veterano
# dez/08
· votar


Artref
Acho que um pianista "puro" seria o sujeito que estuda piano erudito ou popular, e só usa timbre de piano. Prefere o acústico e se contenta com o digital. É o cara que não gosta de outros timbres e que mesmo que tenha um teclado, só usa som de piano. É o cara que só usa a técnica de piano pra tocar.
Essa sou eu. \o/ Infelizmente tenho que me contentar com o digital(por enquanto)... Mas só uso mesmo o timbre de grand piano e, de vez em quando, o harpsichord.


caio_albertassi
2ºQuando alguém chega e diz pra você: "Toca alguma coisa aí..." O que é que vocês tocam? Eu toco só em igreja e cansei de ouvir alguém pedindo pra eu tocar alguma coisa e quando eu começo a pessoa não sabe o que é rs.
Não sei se é pior você tocar e a pessoa não conhecer, ou você tocar e a pessoa falar "ah, é a música do gás!!" =P

yurikat
Veterano
# dez/08
· votar


os pianistas, no meu ponto de vista, são mais técnicos do que tecladista e geralmente possuem melhor dominio de andamento e melodia sendo tocados simultaneamente.
?????
Já vi tecladista com tecnica extremamente apurada de piano, a ponto de deixar muito "pianista" com inveja...

O Artref definiu de maneira correta... Pianista é o cara que se dedica somente as tecnicas de piano ac e só...
Tecladista é o cara que se dedica as tecnicas de piano ac, eletricos, hammonds, lead's...

silvG8
Veterano
# dez/08
· votar


yurikat
ehehehehh... engraçado ouvir isso...
tecladista não conhece uma coisa chamada expressão!! já viu alguma gravação do jordan rudess no piano?? alguma música de piano, estilo chopin, liszt... já ouviu??
fica terrível!! completamente mecânico!

pomtwo
Veterano
# dez/08
· votar


pianista e o cara que estudou somente piano , geralmente ele toca em pianos acusticos ou digitais (vide ivan lins)
ja o tecladista eh o cara que se dedica as teclas de alguma maneira , nem sempre se prendendo ao um unico ritmo , tem vasta experiencia em todos os instrumentos e ritmos , sabendo a hora de introduzir um instrumento ou outro ...
um tecladista consegue ser um bom pianista , mais na minha opiniao acho que um pianista nao consegue ser um bom tecladista.. por que ele ja esta acostumado ao timbre do piano , e ele talvez nao saiba tocar um hammond , nem um clav .. ja o tecladista sabe tocar esses instrumentos e tambem ter a expressao de um bom pianista ... mais o tecladista consegue ser tudo , ele consegue ser um bom guitarrista , usando o timbre de guitarra do seu teclado , consegue ser um bom saxofonista usando o timbre e os efeitos do seu teclado , se ele tiver um bom teclado com um timbre de piano bom , tambem ele eh tao expressivo quanto um pianista ..

ThyagoAmaral
Veterano
# dez/08
· votar


Pianista toca PIANO... Tecladista toca TECLADO!!! =]

Acertei ???

CheshireCat
Veterano
# dez/08 · Editado por: CheshireCat
· votar


silvG8
Acho que pode ter pianista que toca teclado, no caso da técnica. Meu professor, por exemplo, toca piano, cravo, órgão e teclado. Então quando ele toca teclado, suponho que use técnica pianística. O_o (nunca vi, mas ele fez uns playbacks pra gente usar no coral)


pomtwo
mais o tecladista consegue ser tudo , ele consegue ser um bom guitarrista , usando o timbre de guitarra do seu teclado , consegue ser um bom saxofonista usando o timbre e os efeitos do seu teclado , se ele tiver um bom teclado com um timbre de piano bom , tambem ele eh tao expressivo quanto um pianista ..
Por melhor que seja o teclado ou piano digital e seus timbres, ele jamais será tão expressivo quanto um piano acústico. O mesmo vale para os demais instrumentos. Pelo menos é a minha opinião.

yurikat
Veterano
# dez/08
· votar


silvG8
tecladista não conhece uma coisa chamada expressão!

Cara acho q vc anda esta escutando tecladistas toscos... afinal músicos ruins não servem como comparativo ou parametro.

Falar que este cara não têm expressão... é não conhecer nada sobre musicalidade...


já viu alguma gravação do jordan rudess no piano
Ahh... Jordan é um careca que só sabe subir e descer escalas com muita agilidade... quando o assunto é feeling ele é um completo robô (como disse, um caso especifico não serve como parametro...)

Procure saber mais sobre o Frank Mccomb, Ellis Hall, George Duke (esse é mestre), Jamal Hartwell... aí vc vai ter parametros e vai poder fazer comparativos...

Falou

pomtwo
Veterano
# dez/08
· votar


eh isso ai mano, tem tanto tecladista ferrado ai .. exemplo os caras do amp fiddler .. veja alguns videos deles , gravados so com teclados nord .. ai vc me diz se tecladista eh ou nao expressivo .. vai do cara fazer um som legal ou nao ... o que serve de parametro eh o cara que toca pra caramba , e sinceramente eu procuro escutar os caras que nao aparecem na midia , sei la os famosos como o jordan rudes acabam virando robos ... um exemplo eh o jean carlos do oficina g3 vc vai o cara no show , ele eh bem doidao .. vc vai ver um workshop do cara eh a mesma coisa .. ou seja nao muda , criatividade 0 .. so eh criativo na hora de fazer uma nova musica .. ou seja 1 vez por ano .. fala pro ivan lins que usa os teclados Yamaha (da ultima vez era o s90es .. e pedro mariano que usa o piano acustico da yamaha e tambem um cp 33 ele tocas os dois diga que ele nao eh expressivo ) esse lance nao rola ..dizer que pianista eh expressivo e tecladista nao ..

tiago scott
Veterano
# dez/08 · Editado por: tiago scott
· votar


caio_albertassi

A diferença de Pianista para Tecladista é como foi citado aqui. É lógico que se levarmos para o aspecto mecânica de teclas, martelos etc etc etc um pianista se difere de um tecladista. Mas a questão de estudo, dominio de expressão, é a mesma coisa para ambos. O pianista creio eu, que seja o cara que adora estar na frente de um Fritz Dobbert, do que de um M3 lindo como esse do vídeo acima, e não troca o timbre de piano nem pelo mais lindo Rhodes ou Hammond. Mas isso não significa que o pianista não possa ser um bom tecladista, basta apenas ele obter interesse por diversos timbres para cada tipo de música, se antenar nos timbres utilizados atualmente etc. Assim como o tecladista que usa N timbres, faz diversos solos com leads, pads e efeitos nas músicas pode executar um belo piano, basta ele estudar todo o mecanismo das teclas de madeira, expressões, andamentos etc. Pra mim não há diferença ou dificuldade tanto em tocar teclado como em tocar piano, já passei pelos dois e normal.

O que tocar, quando alguém pede?

eu geralmente misturo todas influências que gosto, faço do Jazz, Fusion, com pitada de MPB, Blues e Soul. Claro, eu me considero TECLADISTA, pois não troco um belo timbre de rhodes, nem pelo mais lindo Stenway.




yurikat

Vídeo perfeito, tem uns caras que vão querer nos matar, mas o dia que Rudess tocar desse jeito, eu paro de tocar teclado rsrsrsrs

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# dez/08
· votar


Pessoal, Eu sinceramente acho que estamos esquecendo de um detalhe... o mundo é feito de bons pianistas, pianistas medianos e péssimos pianistas e dos que não tocam piano...o mesmo vale pro teclado...Ou seja, na minha opnião todo tecladista tem um "que" de pianista e todo pianista tem um "que" tecladista. Sou tecladista, mas me considero um péssimo pianista rsrsrs Mas tem gente que acha que toco piano(oh já até toquei piano em casamento huahuahuahua) e tenho certeza que qualquer pianista desse fórum vai se sair razoavelmente bem em um teclado...No máximo vão dizer que são péssimos tecladistas.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# dez/08
· votar


Opa Esqueci.... O cara do vídeo é bom demais e George Duke é o rei da expressão!

Artref
Veterano
# dez/08
· votar


Pessoal, Eu sinceramente acho que estamos esquecendo de um detalhe... o mundo é feito de bons pianistas, pianistas medianos e péssimos pianistas e dos que não tocam piano...o mesmo vale pro teclado...Ou seja, na minha opnião todo tecladista tem um "que" de pianista e todo pianista tem um "que" tecladista. Sou tecladista, mas me considero um péssimo pianista rsrsrs Mas tem gente que acha que toco piano(oh já até toquei piano em casamento huahuahuahua) e tenho certeza que qualquer pianista desse fórum vai se sair razoavelmente bem em um teclado...No máximo vão dizer que são péssimos tecladistas.

Exatamente, por isso fica difícil definir quem é o quê.

yurikat, realmente é muito legal essa demo que o Frank fez, inclusive tem ela no meu M3 aqui. Bom gosto, e precisa ver na parte da programação, que beleza que está. Todos os efeitos muito bem configurados, coisa linda. Só não sei se foi ele que programou tudo isso, he he he.

fernando tecladista
Veterano
# dez/08 · Editado por: fernando tecladista
· votar


1ºComo vocês vêem um tecladista e um pianista? Qual seriam as diferenças?

um tecladista toca teclado
e um pianista toca piano

pode haver tecladistas pianeiros e pianistas tecladeiros, onde você toca melhor um e dá umas cassetadas no outro

---------------------------------------------

"Toca alguma coisa aí..."
olho pra cara da pessoa e tento adivinhar o gosto dela
geralmente toco algum tema de algo: tema de filme, alguma música instrumental meio antiga, chorinho, solo alguma coisa pop/rock de agora...
tive época do tal improviso, mas pra todos que tocava isso ficavam com cara de xarope e vinha a clássica
-"que música é essa"....
-é um improviso.....
-como assim?
-eu fiz na hora....
-legal toca de novo!
¬¬

Faop
Veterano
# dez/08
· votar


pomtwo

Na verdade o que tu falo depende muito cara. Todos concordemos que em questão de tecnica, o pianista sempre estará na frente do tecladista. Muitos professores falam: Um pianista sempre poderá tocar teclado, porém um tecladista dificilmente conseguirá tocar em um piano e ter a mesma expressão que um pianista. Se o cara tiver um estudo bom em música, conhecer o ponto de cada compositor, ele tocará teclado tão bem quanto piano. Por exemplo, se você fizer um estudo completo de Bach, ja está pronto para tocar tanto cravo quanto orgão.

Artref
Veterano
# dez/08
· votar


ele tocará teclado tão bem quanto piano.

Eu só penso diferente nessa parte, pois tocar teclado não é só botar um som e mandar ver...Pelo menos naquilo que eu acho que um bom tecladista deve fazer.

Conheço vários pianistas fantásticos, mas que não saberiam sequer programar um piano + strings no teclado. Que não sabem o que é pad. Que não têm idéia da utilidade de um split. Que nunca ouviram falar de hammond. Que nem imaginam que ET é esse chamado "Rotary Speaker". Assim por diante...

Ah! Eu não poderia deixar de citar uma característica que vejo em muitos pianistas: Acham que sons do tipo pad, synth, leads, bells, ou seja, sons de sintetizador, são todos barulhos horríveis. Putz, isso me deixa muito triste.

Claro que não dá para generalizar, mas normalmente um pianista não tem esse tipo de conhecimento do tecladista, e na minha opinião por isso nunca vão tocar igual, por mais técnicos que sejam.

O Teclado tem uma beleza genial e sutil, que depende de outros fatores além da técnica. É um instrumento onde o conhecimento do mesmo, o domínio da tecnologia e experiências com outros timbres fazem a diferença, na minha opinião. Além de outras vivências igualmente importantes, tais como como sequencer, sampler, produção, ciência da tessitura e características dos instrumentos, etc.

Porra, pensando bem, eu amo teclado! hahahah. (Mas estudo piano ;)

tiago scott
Veterano
# dez/08
· votar


Artref

Falou tudo maninho. Eu tive um exemplo vivo desses. Tinha uma menina que eu conhecia que aquela sim poderia ser chamada de pianista, cara tudo o que ela tocava tinha de ser com som de piano, e olha que ela tocava num 364 e não usava outro timbre nop Key a não ser piano. A partir daquilo percebi que sou TECLADISTA, e amo teclado. Por que, com ele toco desde o piano ao Pad de fundo, adoro muito esse lance de uma música usar o timbre de piano, na outra um rhodes, e outra Hammond e assim por diante. Fora a questão de fazer o lance de dois teclados mesmo que seja com um Microkorg (zão) como segundo Key. Cara sempre adorei aquele momento em que o tecladista usa o 2º key para um solo de lead, ou aqueles timbres de metais etc. Particularmente percebi que nasci para os teclados, pois me amarro em conhecer novos timbres, programações, lançamentos etc etc etc. Fora que minha decisão se conçolidou quando ví os tecladistas de ED Motta tocando, e todos foram ótimos tecladistas.

LéoTecla
Veterano
# dez/08
· votar


eu toco uma peça clássica.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico 2 em 1! (OT dos tecladistas!)