Tópico 2 em 1! (OT dos tecladistas!)

Autor Mensagem
silvG8
Veterano
# dez/08
· votar


yurikatexpressão à que me refiro é diferente... é em relação à força aplicada na hora de tocar...
tenta escutar algum pianista dos que falei...

fiquei com preguiça de responder outros posts, mas ivan lins é pianista (popular mas é) e pedro mariano acho um bostão.

AGCC
Veterano
# dez/08
· votar


!DESCULPA AÊ GENTE PELA DEMORA!

klesiometal
Falou muito bem... acho que é isso mesmo!

Mauro Lacerda
O link não funciona. =/

silvG8
tecladista não conhece uma coisa chamada expressão!! já viu alguma gravação do jordan rudess no piano?? alguma música de piano, estilo chopin, liszt... já ouviu??
fica terrível!! completamente mecânico!

Pura verdade, quando comecei a tocar piano eu entendi essa diferença, tem coisa que é quase impossível fazer no teclado. Piano tem muito mais "feeling".

ThyagoAmaral
Pianista toca PIANO... Tecladista toca TECLADO!!! =]
BOOA! =] Sem complicações né???!!!

AGCC
Veterano
# dez/08
· votar


Quanto a expressão, acho que tem gente que tá confundido "feeling" e técnica. Só quem já tocou piano sabe a diferença, sabe como é difícil tocar PIANÍSSIMO com fusas... é tenso hehehe... Pra tentar explicar, ex: é como se um baterista tocasse muito rápido sem fazer muito barulho, fazendo o som mínimo da bateria e acreditem... isso é possível até na batera!

Faop
Veterano
# dez/08
· votar


caio_albertassi
Cara, eu só consegui fazer isso com o abafador hehe

AGCC
Veterano
# dez/08
· votar


Faop
Cara, eu só consegui fazer isso com o abafador hehe
É muito complicado mesmo!

silvG8
Veterano
# dez/08
· votar


Faop
caio_albertassi
finalmente alguém entendeu!!
tá doido... tem uns caras que acham que estão sempre corretos!!

eu estou conseguindo tocar rapidinho e pianissimo!! uhul! exige bastante treino, de fato.

AGCC
Veterano
# dez/08
· votar


silvG8
Tu és um monstro!
<o>
OMG!

Artref
Veterano
# dez/08
· votar


tá doido... tem uns caras que acham que estão sempre corretos!!

eu estou conseguindo tocar rapidinho e pianissimo!! uhul! exige bastante treino, de fato.


Manda um vídeo aí pra gente ver ;)

Aproveita e manda outro daquela música que você falou em algum tópico aqui que toca, a Fantasie Impromptu opus 66, de Chopin. =)

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# dez/08
· votar


caio_albertassi

"Quanto a expressão, acho que tem gente que tá confundido "feeling" e técnica. Só quem já tocou piano sabe a diferença, sabe como é difícil tocar PIANÍSSIMO com fusas"

Posso até estar enganado, mas 90% do pessoal daqui do fórum de teclados já tocou piano... E sabe dessas dificuldades...Por isso disse e volto a dizer...Pianista é quem toca piano bem ou mal e tecladista quem toca teclado bem ou mal, independente de conseguir tocar "PIANÍSSIMO com fusas", ou então, é esse o critério que classifica um pianista. Se for, o silvG8 é um exemplo de pianista e vc não porque ainda tem que usar o abafador hehehe

Artref
Veterano
# dez/08
· votar


Vish, se tocar fusa pp é o critério para ser considerado um Pianista com P maiúsculo...hahahaha, não serei nunca!

Aliás, eu toco fusa em pp. É só colocar o andamento beeem lento, haushaushua

AGCC
Veterano
# dez/08
· votar


Artref
Aliás, eu toco fusa em pp. É só colocar o andamento beeem lento, haushaushua
HAUHukhaukHAUKhKUHauKAHuKauhaukHaukHa... =]

Carlos_Souza_Jr
Posso até estar enganado, mas 90% do pessoal daqui do fórum de teclados já tocou piano... E sabe dessas dificuldades...Por isso disse e volto a dizer...Pianista é quem toca piano bem ou mal e tecladista quem toca teclado bem ou mal, independente de conseguir tocar "PIANÍSSIMO com fusas", ou então, é esse o critério que classifica um pianista.
Não estou dizendo que esse é o critério, só dei um exemplo de diferença entre a MAIORIA dos tecladistas para os pianistas.

tmurback
Veterano
# dez/08
· votar


Eu penso que os conceitos de Pianista e Tecladista não se confundem. Pianista é a pessoa que sabe tocar piano. Tecladista é aquele que sabe explorar o teclado pelas mais diferentes óticas: (1) Timbres e Efeitos; (2) Síntese; (3) Programação; (4) Seqüêncer; (5) Sampler; (6) Arranjador; e (7) Outros. Evidentemente o tecladista vai se aperfeiçoar nos tópicos que mais lhe interessam. Exemplo clássico de Pianista / Tecladista é o César Camago Mariano, que, além de ser um mestre no piano, conhece muito de tecnologia.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# dez/08
· votar


tmurback
Pianista é a pessoa que sabe tocar piano.

Esse é o problema, se conseguissimos definir o que é saber tocar piano...

nesher
Veterano
# dez/08
· votar


eu creio que há diferenças;

por exemplo, na maneira de tocar... o tecladista (no geral) faz uma base com a mão esquerda com poucos movimentos e a mão direita faz os solos ou complementa os acordes..
já para o pianista, as mãos são independentes e os dedos da mão esquerda se movimentam bastante ...

outra diferença é: tecladista toca as cifras.. às vezes ele lê partituras...

já o pianista, tocam com partituras , duas partituras ao mesmo tempo: uma em sol e outra em fá... é difícil pra caramba
já tentaram?

entre outras diferenças...

CheshireCat
Veterano
# dez/08
· votar


nesher
já o pianista, tocam com partituras , duas partituras ao mesmo tempo: uma em sol e outra em fá... é difícil pra caramba
Não são duas partituras, não. São duas pautas na mesma partitura hehe. E também não é difícil pra caramba, é só praticar um pouco. =)

Mas acho que mesmo quem faz piano erudito deve saber tocar com cifras. Músicas populares normalmente vêm cifradas, e ter a mente muito fechada num só estilo nunca é legal.

Música de Preto
Veterano
# dez/08
· votar


Eu penso que os conceitos de Pianista e Tecladista não se confundem. Pianista é a pessoa que sabe tocar piano. Tecladista é aquele que sabe explorar o teclado pelas mais diferentes óticas: (1) Timbres e Efeitos; (2) Síntese; (3) Programação; (4) Seqüêncer; (5) Sampler; (6) Arranjador; e (7) Outros. Evidentemente o tecladista vai se aperfeiçoar nos tópicos que mais lhe interessam. Exemplo clássico de Pianista / Tecladista é o César Camago Mariano, que, além de ser um mestre no piano, conhece muito de tecnologia.

Eu acho que o que o tmurback disse resume bem, mas acrescento ainda que esse piano não é puramente o piano acústico. Refere-se também a qualquer tipo de piano. São caras que têm técnica do que fazer ao piano - não apenas a questão do peso das teclas. Um exemplo é o solo de Rafael Vernet em Gifts And Sorrows, do CD Poptical de Ed Motta. É tipicamente um solo de piano, mas foi usado um RMI 368 X - um piano eletrônico analógico. O filme Ray mostra Ray Charles chegando com seu Wurlitzer em casa, mas certamente não fazia idéia do que seriam VCOs, VCFs e VCAs. O tecladista toca piano - e tudo mais que precisar - no teclado. Ele dá um jeito de executar fusas pp no teclado se for preciso pra chegar à expressividade requerida por uma determinada música, não importando o efeito que aquela força faria num piano acústico. Um tecladista é - ou deveria ser - acima de tudo um amante da tecnologia. Entrtanto, vale lembrar que só é pianista o cara que consegue tocar bem uma música ao piano. Se ele só conseguir tocar bem usando o timbre de piano do teclado ele ainda é tecladista.

silvG8
Veterano
# dez/08
· votar


Artref
oq mata pra colocar um video no youtube é o tempo que demora...
tah doido!!! eu mandei alguma coisa por msn, eu tinha um video não tão grande aqui em casa de quando eu toquei em um recital a fantasie impromptu de chopin.
add no msn que te mando alguma coisa

igorgcr2@hotmail.com

vlw.

tmurback
Veterano
# dez/08
· votar


tmurback Pianista é a pessoa que sabe tocar piano.
Carlos_souza_Jr Esse é o problema, se conseguissimos definir o que é saber tocar piano...

Cara, é simples... não estou falando de pianista/tecladista profissional. O objetivo é conceituar pianista vs. tecladista. Em outra palavras, pianista é quem toca piano; tecladista é o cara mais ligado em tecnologia, nos recursos do teclado. Assim, uma pessoa comum pode ser um e outro numa boa.

Abraço.

AGCC
Veterano
# dez/08
· votar


Legal as definições dadas!

silvG8
Posta em algum site do tipo RapidShare ou 4Shared.

Falou!

Exaltado Seja o Senhor dos Exércitos.

pomtwo
Veterano
# dez/08
· votar


eh dificil essa pergunta .. eu dei um post fui meio que criticado .. mais eu acho que um pianista nada mais eh do que um cara que so ultiliza som de pianos , seja em piano digital ou acustico , mais ele so usa esse timbre , ja o tecladista eh o cara que tenta usar todos os timbres que pode numa musica .. um tecladista pode muito bem ultilizar um piano, pode ter o mesmo felling , tambem ele pode tocar um orgao , com a mesma expressao , ele sabe usar no seu teclado um efeito pra fazer um trumpete soar o mais parecido possivel com um de verdade , se nao der pra sintetizar ele sampleia , ele pinta e borda pra obter o melhor som possivel .. o pianista usa toda sua tecnica pra executar uma musica , seja lendo uma partitura ou tocando de ouvido , mais hj em dia eh meio dificil vc ver um pianista que toque bem um timbre de hammond , ou de clav , ja um tecladista consegue ..
esses dias vi um especial do stivie wonder , o cara era pianista, gaitista, baterista, e eh endorser da yamaha , toca teclado como ninguem , e tambem toca piano com o mesmo felling ...quer dizer tudo o que desse na mao dele ele executava , um outro exemplo eh o ed motta .. toca de tudo ,e ele eh tecladista , cara que explora as tecnologias e toca piano como um pianista .. cesar camargo mariano eh um bom pianista , ultiliza tanto piano acustico como digital , mais so toca piano .. entao temos que ver esses pontos .. dizer que tecladista nao tem expressao eh incorreto .. ate mesmo por que hj em dia , o pessoal ta dando mais espaço a teclados com timbres de piano do que o proprio piano digital ..

silvG8
Veterano
# dez/08
· votar


pomtwo
como grande parte dos usuários deste forum são de fato tecladistas, e não pianistas, acredito que muitas pessoas vão concordar com o que você disse.

eu não concordo. toca em um piano acústico e tente entender o que é a "expressão" a qual me refiro.

acho meio desperdicio de tempo a gente ficar discutindo agora o que é um ou outro (pianista/tecladista) , acho que já foi bastante elucidado.

vlw!

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# dez/08
· votar


silvG8

Passa a régua e fecha a conta!

harofloww
Veterano
# dez/08 · Editado por: harofloww
· votar


que bagunça, :P acho que tecladista toca teclado, e pianista toca piano... deveria ser assim...

agora, falar que um tecladista pode ser um bom pianista, mas um pianista não pode ser um bom tecladista já é meio forçado... acho que é o contrário hein... Sobre o pianista não "saber" usar os diversos timbres que existe no teclado é outra coisa que não concordo, lógico que ele não vai saber colocar um hammond com técnicas de hammond em uma música, mas ele pode colocar um piano e dar um mesmo efeito... :P

Jordan Rudess, o cara mais criticado aqui no fórum... Acho que ele toca piano como ninguém... Já viram aquela gravação dele do Estudo Revolucionário de Chopin? É simplesmente fantástica a interpretação dele, não só nessa música, o album Christmas Sky dele é muito bom também, concordo que com leads ele não é lá muito inspirador, mas ele tem seus momentos...

quem é das antigas sabe do que eu vou falar agora, tinha um papo lá pelo ano 2002 acho: "Eu sou tecladista! tecladista toca de tudo, pianista só sabe tocar partitura, não sabe improvisar, é um zero a esquerda se tratando de música..."

Não concordo... =)

flww
haroflow

pomtwo
Veterano
# dez/08
· votar


Sobre o pianista não "saber" usar os diversos timbres que existe no teclado é outra coisa que não concordo, lógico que ele não vai saber colocar um hammond com técnicas de hammond em uma música, mas ele pode colocar um piano e dar um mesmo efeito... :P
mais ta ai o diferencial entre um tecladista e pianista , o tecladista procura estudar como se toca cada tipo de timbre , pra que na hora que precisar ele saiba usar o timbre ,como por exemplo um hammond , poxa por que eh dificil vc ter aquele solo de hammond numa musica e vc substituir ele por piano ,eh complicado fazer isso , e tambem nao vai dar o mesmo impacto ... mais eu vou ficar por aqui nesse topico por que se nao eu falo mais besteiras e o pessoal cai em cima matando

AGCC
Veterano
# dez/08
· votar


Em meio a toda essa confusão a resposta mais adequada, pra mim, foi:
"Tecladista toca teclado e pianista toca piano."

Essa seria a verdade absoluta?

Ou pianista é o cara que se diz pianista e tecladista o que se diz tecladista? Quantas vezes vemos um guitarrista tocando violão e ele não deixa de ser guitarrista? Então... a minha conclusão é:

Tecladista é quem se diz tecladista e pianista quem se diz pianista. ahukahkahkuahkauha...

Agora eu que serei o alvo das críticas, depois de tanta argumentação vem eu e digo isso ahukahkauhkauh...

pedro_tecla
Veterano
# dez/08
· votar


Caio,se eu pegar um teclado toco,um piano também,e órgão também,acordeon talvez!!!o guitarra de uma banda não vai deixar de tocar guitarra para quebrar um galho no baixo ou no violão,eu sei tocar família das teclas,e algumas cordas(guitarra,baixo,violão),não vou deixar de ser tecladista só porque estou quebrando um galho na igreja porque fulano de tal não veio(furão)e tem um solo de guitarra que tem que fazer na musica!!!minha visão e isso,mais prefiro me empenhar mais na família das teclas!!!estudo 8 horas de musica por dia 1 de violão e o resto de teclado!!

johnny_floripa
Veterano
# dez/08
· votar


Tecladista é quem se diz tecladista e pianista quem se diz pianista

A melhor definição. Gênial!

AGCC
Veterano
# dez/08
· votar


johnny_floripa
=]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico 2 em 1! (OT dos tecladistas!)