Tempo de treinamento para ser um Tecladista Bam Bam Bam (profissional)

Autor Mensagem
Bob Keyboard
Veterano
# dez/08


Gente, eu toco teclado já tem uns 8 meses, treino pesadão ( umas 7 a 8 horas por dia), mas o resultado ainda ta fraco, gostaria de saber quanto tempo leva pra se tornar um Puta tecladista Fodao !!!!

piu-piu-BA
Veterano
# dez/08
· votar


rapaz...isso é uma pergunta muito pessoal....pq vai depender de vc.....depende....numa dianta vc ficar terinando 10 horas por dia se não ta treinando certo...o negoço é oi seguinte...vc tem professor particular ou estuda sozinho, pq se vc tiver um orientador vc poderia pedir alguns exercicios a ele para ficar treinando, agora se vc estuda sozinho o negoço eh estudar bastante escala....um bom treinamento é tirar musicas de ouvido sem ficar olhando aki no cifraclub pq ai vc treina sua perçepção musical,outro treinamento basico e escala....se vc estuda sozinho pesquise sobre escalas e reproduza-as em todos os tons....é isso....só vai depender de vc meu caro!


abraços

Lord fafe
Veterano
# dez/08
· votar


Bom é o seguinte... cada um tem um "QI" musical diferente... uma das coisas que eu percebi depois que eu comecei a dar aula é que nenhum aluno é igual ao outro... eu tenho alunos que estão comigo já tem 3 anos e ainda são péssimos, e há outro que em menos de 1 ano já tiram um som legal... isso é muito relativo, mais digo uma coisa, menos que 1 hora não serve...

Artref
Veterano
# dez/08
· votar


Eu queria estudar umas 7 ou 8 horas por dia. Como você faz? Como é seu estudo? Como são divididas essas horas? Falo na boa mesmo porque admiro muito quem consegue estudar assim. Me ensina, tio?

johnny_floripa
Veterano
# dez/08
· votar


Bob Keyboard

Em que consiste essas 7 ou 8 horas por dia? O que você treina?

mazza
Veterano
# dez/08
· votar


uns seis anos vc começa a ficar legal.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# dez/08
· votar


Pelo que vejo, pra ser um tecladista Bam Bam Bam, tem que:

- Ter muito talento natural;
- Gostar muito de música;

Agora a curva de evolução depende do talento nato, e da idade tbm, crianças e pré-adolescentes tem mais facilidade de aprender coisas novas. Eu diria que uns 10 anos pra um cara com talento, é suficiente pra torná-lo um monstro. E quando digo 10 anos, não falo só praticando, mas ouvindo boa música, vendo ou lendo e trocando idéias sobre música...é só respirar música...

pomtwo
Veterano
# dez/08
· votar


cara eu toco teclado ha mais ou menos 12 anos .. por ums 6 anos eu estudei partitura ,depois passei mais 1 anos aprendendo a tirar som de ouvido .. e mesmo assim nao era pessimo , passou se um tempo me deu um estalo e hj ja toco ate que razoavelmente bem .. ainda tenho muito que aprender ,mais pra banda eu ja consigo me virar bem .. ja ate fiz meus proprios arranjos ... uma dica tambem eh tentar se livrar de copias , nao agora , mais pra frente vc tenta criar seus proprios arranjos e dai vc tera um bom crescimento tambem

pedro_tecla
Veterano
# dez/08 · Editado por: pedro_tecla
· votar


acho que ja estou quase la,sei tocar baixo,guitarra,violão,e batera,mais ou menos, tiro um bom mesmo e no teclado ja sei pegar de tudo qualquer jeito partitura,cifra,e de ouvido que eu gosto mais,foi resultado de estudar ate final de semana 7 hs por dia,e aproveitar as ferias escolares para investir em estudo.aprendo teclado desde 2004,2005 fui me entereçar com outros instrumentos.

Bob Keyboard
Veterano
# dez/08
· votar


Galera, valeu mesmo pelos comentários , bom, vou relatar pra vocês um pouco da minha trajetória no mundo das teclas, pois creio que serei um bom exemplo pra quem começa a tocar teclado tarde ( obs- tenho 24 aninhos hehe), mas toco violão desde os 14 anos( não sou um cabacao na musica também ne gente), comecei a tocar teclado este ano , no inicio de abril, eu simplesmente não sabia 'P' nenhuma de teclado, descobri que tinha aptidão para o teclado simplesmente batendo nas teclas com o dedo indicador apenas para treinar exercícios de canto, quando assustei já estava envolvido, e então eu fiz a coisa mais certa que pra alguém que começa a tocar tarde (pelo menos eu acho que fiz), comprei o livro 'Hannon – o pianista virtuoso) (e pra piano, naum sei se vai dar efeitos colaterais em minha técnica futuramente), e como estou com uma boa parte do tempo livre(estou apenas estudando atualmente), eu simplesmente estou comendo o livro com angu ( obs- aprendi a ler partituras na marra- pois a vontade de aprender era tanta...), bom, ate agora estou indo muito bem, embora as teclas do meu teclado sejam bem moles comparado as de um piano ( E-403) , mas em breve irei adquirir um teclado melhor,

Se alguém tiver algum conselho ou uma critica ( positiva heim rsrsrs) em relação ao que estou fazendo, podem mandar !!!!!!
Abraço a todos !!!!!!

Artref
Veterano
# dez/08
· votar


Bob Keyboard, deixa eu ver se entendi: você está estudando 8 horas por dia de Hanon, num E-403?

E nossa, fiquei até com medo de postar aqui, só deve ter fera nessa tópico...rs...

pedro_tecla
Veterano
# dez/08
· votar


em meses não vai sair resultado infelizmente,no caso se você quiser aprender uma musica que vai tocar toca ela ate depois de você enjoar,tente dormir cedo e acordar na hora que você acorda 8 ou 9 horas hora que todos os músicos acordam.eu vou dormir 11 da noite e acordo as 8,de 8 a 10 horas de sono e o recomendado para não esquecer as coisas do dia-a-dia.eu tenho do seu psr ta se acabando,cuide bem das teclas dele para não ficar amarelas,passe um veja ou desinfetante quando não estiver ligado,obs:tem que passar num pano e passar nas teclas para ficar brancas,depois de cada expediente passe o veja nas teclas e deixe secar.agora parabéns pelo esforço do estudo!!!

ThyagoAmaral
Veterano
# dez/08
· votar


ahuahauhua passar VEJA todo dia ??? Mais uma pérola!!!

Vai furar as teclas de tanto limpar... VEJA ??? de 6 em 6 meses e olhe lá!!!

Limpe apenas com uma flanela macia sempre!!!

johnny_floripa
Veterano
# dez/08
· votar


ThyagoAmaral

Não argumente com o um_tecladista_pedro... ele É o Tecladista Bam Bam Bam (profissional)

tiago scott
Veterano
# dez/08
· votar


Bob Keyboard

Cara acima de tudo horas de estudo, dedicação e esforço acredito que para ser um bom músico ou tecladista, você já deve nascer com esse dom. É a mesma coisa do cara que nasce para jogar futebol, ele nem precisa de escolinha, ou professores que o ensinem a chutar uma bola, isso já nasce com ele. E isso se atribui a todas as atividades médicos, professores e músicos. O que sou muito rigoroso também é que não adinta ter dom e talento se você não estuda os fundamentos, regras e lições você será apenas mais um que fica só tocando de ouvido, e nada de estudar pra valer. Particularmente não conheço nenhum grande músico ou maestro que não tenha estudado mesmo tendo talento. Alguns com maior porção outros com menos.

tmurback
Veterano
# dez/08
· votar


Bob Keyboard

"Música é 10% inspiração e 90% transpiração." César Camargo Mariano

Você tem 24 anos e há 8 meses estuda teclado, em torno de 8 horas por dia. Bem, para ganhar tempo no aprendizado e certificar-se de que está no caminho certo, você precisa estudar com um bom professor - alguém experiente que vai te orientar quanto à técnica do instrumento e à teoria musical. Mas, note que esse "ganhar tempo", não significa pular etapas - ex: não estudar tríades e já começar a estudar tétrades. Esse "ganhar tempo" é, fundamentalmente, estudar certo, andar pelo caminho correto, e até pegar alguns "atalhos" (dicas).

Outra coisa importante é definir: "O que é ser Bam Bam Bam?"; "Aonde eu quero chegar?" Existem vários pianistas / tecladistas famosos (Bam Bam Bans) com características completamente diferentes. Uns são muito velozes, outros são de um bom gosto e sensibilidade incríveis, outros são muito rítmicos, etc... vai depender do estilo musical que você mais gosta e do que você escuta.

Por último, a virtude é como uma gestação... Ela leva tempo. Não adianta você engravidar 9 mulheres pra ter um bebê em um mês... Você vai precisar esperar os 9 meses para ter o bebê... Assim, só o tempo vai levá-lo ao amadurecimento necessário. E, CADA UM TEM O SEU TEMPO!!!

Assim, vamos ver quais as principais características dos Bam Bam Bans: (César Camargo Mariano, Jota Moraes, Gilson Peranzzetta, Cristóvão Bastos, Amilton Godoy, Amilson Godoy, Leandro Braga, Rique Pantoja, André Marques, Hermeto Pachoal, entre outros - o Brasil é um vasto celeiro)

1.º Talento
2.º Conhecimento Teórico
3.º Técnica do Instrumento
4.º Muita Experiência

tiago scott
Veterano
# dez/08
· votar


tmurback

Falou tudo brodher ...

Bob Keyboard
Veterano
# dez/08
· votar


tmurback


Concordo plenamente, na musica não se pula degraus da escada do êxito, e já estou percebendo que em breve vou precisar de um professor para me corrigir em alguns detalhes importantes (como passagem do polegar e posição correta dos punhos, por exemplo), são detalhes que precisam ser avaliados 'ao vivo' para obter-se um resultado mais completo. Agora sobre aonde eu quero chegar, bem, eu sou tipo que um 'Admirador de Inovações' (às vezes tem banda ou artista que acaba 'manchando' e 'saturando' o mercado fonográfico com suas tentativas de inovação), mas precisamos tentar superar os pioneiros (embora seja muito árduo supera-los) para não ficarmos na mesmice, no Brasil (e no mundo) atualmente esta pipocando de bandas e artistas, tem banda saindo de todos os poros da terra, e acho uma pena que a minoria consegue realmente fazer um 'Alto e Bom Som'!!!!!!!!!!!

Artref
Veterano
# dez/08 · Editado por: Artref
· votar


Bob Keyboard, como dizem os gringos, "you´re doing it wrong". Aproveite melhor sua força de vontade e estude corretamente.

Estudar somente HANON por oito horas, ainda por cima nas teclas do teclado que você tem, é pura perda de tempo, além de ser perigoso em vários sentidos.

Amigo, sinceramente, e falo com a maior boa vontade do mundo:

-Compre um teclado com teclas decentes, hammer-action. Não adianta economizar, "quem procura só preço não encontra qualidade.". Esse é o primeiro passo. Estudar piano em PSR não vai desenvolver sua técnica. Se bobear, atrapalha. Se continuar assim, quando você pegar um piano, não vai ter "força" pra tocar e não vai conseguir controlar a dinâmica.

-Não estude oito horas de técnica, isso é desnecessário, além de perigoso (pode causar lesões ou LER nos seus dedos, e aí, adeus teclado). Outra: música não é só técnica. Há muuuitas outras coisas que você tem que (ou pode) estudar, tais como: dinâmica, interpretação, teoria, ouvido, controle, programação, síntese, sequenciamento, harmonia, improvisação, etc, etc, etc. Você quer ser um músico, e não um repetidor de exercício técnico.

Você tem que usar essa força de vontade para estudar MÚSICA. Aliás, novamente, parabéns, 8 horas é para poucos. Estudando corretamente, em pouco tempo você tá detonando. Mas se continuar assim, logo você vai se machucar.

pedro_tecla
Veterano
# dez/08
· votar


sabe aquele produto de limpeza,segue o link http://www.matrizdesenho.com.br/media/22/Veja04.jpg,como uso muito o teclado em estudo passo todo dia antes de guarda o teclado no case.

pedro_tecla
Veterano
# dez/08
· votar


e eu não me acho profissional,me acho intermediario,o tiago scott,tmurback, o bob,artref.falaram tudo!!!!!!

tmurback
Veterano
# dez/08
· votar


Bob Keyboard

Ampliando um pouco minha listinha... hehehe (Fábio Torres, Tiago Costa, Paulo Calasans...)

5.º Tempo disponível
6.º Bons equipamentos - não precisa ser "top" mas precisa ser bom
7.º Contatos
8.º Sabem se COMPORTAR dentro de um contexto, literalmente, TOCAM CONFORME A MÚSICA

Essa última característica eu considero o ápice do amadurecimento; é a diferença entre o "Bam bam bam" e os demais. É o cara que sabe encontrar seu espaço na música - ele faz a diferença, mostra que sabe/toca muito, mas não atrapalha os demais músicos, muito pelo contrário, ele colabora com todos e sabe qual é o seu lugar. Isso é difícil pra caramba!!! Ex: Paulo Calasans - DVD Djavan ao Vivo.

Quanto a inovações, sinceramente, acho que você precisa adquirir mais conhecimento, pra depois pensar em inovar. Precisa aprender primeiro a tocar o que outros já tocam, e aí começar a imprimir naturalmente as suas características pessoais.

Outra: música não é só técnica. Há muuuitas outras coisas que você tem que (ou pode) estudar, tais como: dinâmica, interpretação, teoria, ouvido, controle, programação, síntese, sequenciamento, harmonia, improvisação, etc, etc, etc. Você quer ser um músico, e não um repetidor de exercício técnico. (2)

Pela lista acima, vc vê quanta coisa é preciso aprender, dominar... O piano/teclado é um instrumento cujo amadurecimento demora muito. É muito raro ver GRANDES pianistas/tecladistas jovens. Geralmente o cara é 40tão, 50tão.

Bem, é isso aí... Espero ter sido claro, e não quero desanimá-lo, muito pelo contrário, quero incentivá-lo!!! O nível de pianista / tecladista de que eu gosto é muito alto. São esses que citei aí... É um que leva um show da Maria Rita nas costas (Tiago Costa/Jota Moraes), é outro que fez os arranjos mais famosos do Ivan Lins (Gilson Peranzzetta), é outro que produz as coisas mais belas da MPB (César Camargo e Paulo Calasans)... etc. etc. etc. .. Esses caras pra mim são Bam Bam Bans e me espelho neles.

Bclamberti
Veterano
# dez/08 · Editado por: Bclamberti
· votar


Bob Keyboard
Concordo com tudo que foi dito, menos com o pedro_tecla é óbvio.
Principalmente com o que o tmurback disse. Apesar que na minha opinião, se mostrou anti-ético por desfazer dos comentários dos outros, em outros tópicos (mas deixa isso pra lá). Mas soube explicar muito bem como se percorre o caminho para ampliar seus conhecimentos.
Complementando tudo que foi dito. Diria a vc pra não se reter demais a teoria. Ela é importante, muito. Mas músico que, digamos assim, abre os olhos demais pro que tá lendo e tapa os ouvidos demais pra o que precisa ouvir, fica como alguns musicos que conheço. Que pra tocar uma música, são escravos de partituras e cifras. Não tocam nada sem elas do lado. Então, procure tbm ouvir, ouvir e ouvir muito. Tente tirar uma música que vc gosta. Tente encaixar um arranjo que vc ouviu um cara tocando num cd ou em tal lugar. Eu particularmente gosto muito de ouvir músicas de Ivan Lins, Cesar Camargo Mariano, Guilherme Arantes, Flávio Venturini, Djavan, etc. São cantores que em suas músicas, privilegiam muito a presença de Piano/Teclado. Vale a pena ouvir, unindo o útil ao agradavél.

Bclamberti
Veterano
# dez/08 · Editado por: Bclamberti
· votar


Bob Keyboard

Complementando:
Ex: Paulo Calasans - DVD Djavan ao Vivo.
Concordo. Muito bom esse DVD.
Dá uma assistida nesse DVD e tbm o Milagreiro ao vivo, com Renato Fonseca nos teclados, o cara simplesmente arrebenta. Muito piano, rhodes, Acordeom, e ele até dá um split no teclado em musica com piano e flauta. Show de versatilidade.

tmurback
Veterano
# dez/08 · Editado por: tmurback
· votar


Principalmente com o que o tmurback disse. Apesar que na minha opinião, se mostrou anti-ético por desfazer dos comentários dos outros, em outros tópicos (mas deixa isso pra lá),

Que que eu fiz? Se eu te fiz alguma coisa, foi mal ae... Mas, nem sei do que vc tá falando.

Bclamberti
Veterano
# dez/08
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/151082/

Não achei legal da sua parte zuar do comentário que fiz, sem ao menos tentar entender o que eu quis dizer.

Mas deixa pra lá.

tmurback
Veterano
# dez/08
· votar


Bclamberti
Pô cara, foi mal ae... Fiz uma brincadeira, não foi minha intenção. Da próxima vez vou tomar mais cuidado.

Bclamberti
Veterano
# dez/08 · Editado por: Bclamberti
· votar


tmurback
Deixa pra lá e bola pra frente.

Bob Keyboard
Veterano
# dez/08
· votar


Galera valeu mesmo pelas dicas, realmente eu tenho muuuuuuuuuuito que estudar ainda pra fazer o teclado 'Chorar' nos palcos e conquistar milhares de 'Tímpanos',

música não é só técnica. Há muuuitas outras coisas que você tem que (ou pode) estudar, tais como: dinâmica, interpretação, teoria, ouvido, controle, programação, síntese, sequenciamento, harmonia, improvisação, etc, etc, etc. Eu não estudo apenas Hannon, eu também estudo teoria , embora seja em menor quantia de tempo (alias, recomendo os livro de teoria do maestro Marcelo Dantas pra quem ta começando também, são muito bons), mas eu pretendo comprar um teclado mais descente muito em breve, de preferência um sintetizador, para me especializar em programação e na criação de timbres. Resumindo – Terei que percorrer uma longa estrada na esfera musical para poder criar um som de tirar o chapéu, por isso mais uma vez, obrigado a todos pelas dicas e espero um dia poder alcançar uma caxanga ao sol, e honradamente ser intitulado 'O Mestre das Teclas' ou 'Bob dos Dedos de Ouro', (esse finalzinho e zuera rsrsrsrs,).

Abraço a todos!!!!!!!!!

lenno-key
Veterano
# dez/08
· votar


"conquistar milhares de 'Tímpanos',"
O primeiro timpano a ser comquistado deve ser o seu, bom gosto é essencial!
Aumentando a lista dos colegas, sugiro que ouça Jorge Vercilo (DVD ao vivo), o tecladista (Hirochi - acho que é assim que se escreve) é "o cara"!
Boa Sorte!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tempo de treinamento para ser um Tecladista Bam Bam Bam (profissional)