Tempo de treinamento para ser um Tecladista Bam Bam Bam (profissional)

Autor Mensagem
tmurback
Veterano
# dez/08
· votar


Bob Keyboard
Por último...

9.º HUMILDADE

(Jether Garotti - Zizi Possi)
(Silvia Góes, Eliane Elias, Raphael Vernet, Glauton Campello, Luiz Avelar)

Todos esses caras tocam muito, e nem por isso se acham. Obviamente são exigentes, mas são humildes, não ficam se gabando por aí.

tiago scott
Veterano
# dez/08 · Editado por: tiago scott
· votar


Bob

Só para agregar mais uma boa indicação a lista.

Procure ouvir ou pode ver no You tube mesmo o DVD Ed Motta ao vivo, Ed Motta North Sea Jazz. Em qualquer um desses links que você entrar, vai encontrar um tecladista chamado Rafael Vernet tocando para o Ed Motta. Você não disse que quer ser um mestre das teclas? Chegue ao nível desse cara que aí sim digo que você se tornou " O SENHOR DAS ARMAS , OPS DAS TECLAS" rsrsrs.
Esse cara é muito bom, particularmente me espelho muito nele pois ele consegue criar uma fusão com o melhor do Jazz, Blues americano com todo swing brasileiro de MPB, e o pior COMO AQUELE DESGRAMADO CONSEGUE IMPROVISAR DAQUELE JEITO, NUM MICROKORG COM TECLAS MINÍSCULAS. Nessa lista indico outros grandes espelhos pra mim: Tiago Costa (Maria Rita), Kiko Continentino, Glauton Campello, Diana Krall, Jota Moraes (esse tiozinho é fera), Rafael Castanhol, Renato Fonseca, Herbie Hancock ( mas curto ele mais nas antigas, nos famosos trio de jazz), Thelonyos Monk, Joe Sample, Matt Jonhson (Jamiroquai), Jessy Carmichael (Maroon 5), e o eterno professor e mestre CESAR CAMARGO MARIANO (este já tive o prazer de conhecer pessoalmente no show feito no shopping Anália Franco ( Já posso morrer, que serei um tecladista feliz).

Bob Keyboard
Veterano
# dez/08
· votar


Bem , falaram tudo guys ,boas influencias e muito HÚMUS (humildade) realmente sempre serão requisitos importantíssimos para se tornar um grande 'Mentor das Notas' , e para incrementar algo a mais , deixo aqui uma mensagem de Mario Mascarenhas ( O revisor da obra Hannon ) , em uma das ultimas paginas do livro ,

'Os melhores artistas se vêm obrigados a estudar exercícios durante muitas horas todos os dias, nada mais que para conservar a habilidade que chegaram.'


mikemax2
Veterano
# dez/08
· votar


cara não sou nenhum bam bam bam mas sou profissional porque minha profissão é somente essa, te digo uma coisa, voce quer ganhar dinheiro com a musica tocando que estilo de musica?

Dependendo do que voce quer nem precisa anos e anos de treinamento não afinal estamos no brasil onde o popularzão predomina e não é tão dificil assim, lógico que se voce saber tocar e erudito ou jazz fica muito mais facil tocar as comerciaveis.

Experiência própria, entre em alguma banda e veja qual sua necessidade estude com cuidado os timbres ja vi vários tecladistas bons com timbres horríveis e muitas vezes com teclados ótimos, lembre-se que o tecladista muitas vezes é o saxofonista o pianista, organista, o flautista .... ou seja em muitos casos é o quebra galho de uma banda pobre (ou não tipo uns chiclete com banana que usa metal de teclado) tente escutar os detalhes de cada música.

Amigão se voce ja estuda um tempinho vai logo pra uma banda e tire suas conclusões e veja o que realmente precisa ir consertando, banda que precisa de tecladista tem um monte, esse estudo recomendo muito!

Bob Keyboard
Veterano
# dez/08
· votar


mikemax2


lógico que se voce saber tocar e erudito ou jazz fica muito mais facil tocar as comerciaveis.


Haaa com certeza amigo, quando alcançamos um nível elevado de técnica , a ponto de executar profissionalmente um jazz, um blues, uma bossa nova, cara, será muito mais fácil executar estilos mais fáceis (que na maioria das vezes destacam mais , como o pop), mas respondendo a sua pergunta, como profissional ( não sou, mas ainda vou chegar la, não subi nem a metade da ladeira ainda), pretendo formar banda própria e fazer meu próprio som logo de cara ( e não tenho receio em dizer isso), eu não levo muito jeito para cover (digo em matéria de atuações profissionais com musico de baile por exemplo ), mas deve estar se perguntando como vou me manter, bem, digamos que eu também seja um 'Admirador da Pedagogia musical' pode-se dizer assim.

Abraços !!!!!!!!!!

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# dez/08
· votar


Aproveitando o tópico para perguntar:
atualmente estou estudando também alguns métodos para ganhar mais agilidade nas mãos, dedos fracos, mão esquerda e tal... típico estudo de Hanon... mas surgiu uma dúvida: estudando com um teclado de teclas leves posso estar sendo prejudicado?? Obs: tenho um MM6.

Obrigado

DANTEC
Veterano
# dez/08
· votar


Galera, estou estudando a quase dois anos e acho que ainda não encontrei o caminho certo no estudo. Já fiz aula com dois professores que só ficavam me passando partituras de músicas para eu executar a melodia c/ mão direita e acordes c/ a esquerda (não sei se esse é o caminho certo, mais foi bastante desmotivante para mim).
Atualmente estou sem professor e estou estudando pouco (hj por exemplo só estudei meia hora de escalas!!!, que vergonha!)
Alguém pode indicar um bom professor em Brasília?
Obrigado!

DANTEC
Veterano
# dez/08
· votar


Ontem estava fuçando vídeos na net e achei esse:
http://br.youtube.com/watch?v=PF2L9iirBRw&feature=related
Caraca, ainda quero tocar assim um dia :)
Ver esses caras tocando me anima a continuar estudando. Vamos estudar galera.
Falow!

tiago scott
Veterano
# dez/08 · Editado por: tiago scott
· votar


DANTEC

Você achou esse cara cara bom?

então dá uma olhada nesses dois vídeos depois me fala rsrsrsrsr

http://www.youtube.com/watch?v=Sn0P-7niqaU

http://www.youtube.com/watch?v=fuN-NJ2K0Hs&feature=related

Artref
Veterano
# dez/08
· votar



então dá uma olhada nesses dois vídeos depois me fala rsrsrsrsr


Fico pensando...esses dois caras são ótimos, é bem evidente isso. Mas putz, não consigo gostar deste estilo "jazz/improvisador". Sou um ET?

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# dez/08
· votar


Artref

O Castilhol toca muito mesmo(segundo vídeo). E eu simplesmente sei disso e... não tenho a mínima vontade de tocar igual a ele hehehehe
Prefiro uma harmonização bem feita, acordes baseados em detalhes, e vc é um ET sim... Pq jazz é o máximo hehehehe

Artref
Veterano
# dez/08
· votar


O Castilhol toca muito mesmo(segundo vídeo). E eu simplesmente sei disso e... não tenho a mínima vontade de tocar igual a ele hehehehe
Prefiro uma harmonização bem feita, acordes baseados em detalhes, e vc é um ET sim... Pq jazz é o máximo hehehehe


Eu também. Não tenho a mínima vontade de tocar assim. Esse monte de dissonância que o pessoal desse estilo adora usar não me soa muito bem no ouvido. Sou muito mais algo mais simples bem tocado, feito com ótimos timbres e com sentimento, ou então erudito. Deve ser questão de estilo. Mas percebi que o pessoal gosta muito dessa levada aqui, pois só recomendaram tecladistas de MPB, jazz e semelhantes.

Well, tem outras coisas legais pra se ouvir de outros estilos. ;)

tiago scott
Veterano
# dez/08
· votar


Artref

Carlos_Souza_Jr

Brodhers eu postei os dois vídeos, pois quando ví o comentário do
DANTEC sobre um dia tocar como o vídeo postado, de um cara fritando, quis demonstrar que há outros ótimas influências para esse estilo. Eu particularmente sou um Jazzista / MPB nato, mas adoro o ecletismo de novos timbres e formas de se tocar, para sair daquele convencional Jazz feito de Bateria, Baixo acústico e Piano. Eu curto mais a praia de caras que tocam coisas dificeis e sabem utilizar timbres certos e atuais. Eu particularmente curto esse estilo, pois me dá muito mais adrenalina e gosto por estudar tirando uma puta música dificil cheio de dissonâncias, escalas complexas, cadências e tensões hârmonicas. Creio ser mais viável encarar o dificil e tornar o simples cada vez mais óbvio.

Só não entendi o comentário:
Prefiro uma harmonização bem feita, acordes baseados em detalhes. o que é harmonização bem feita ?

Pra mim é uma hârmonia que seja bem resolvida, com utilização de dissonâncias e graus. Ou seja o que o Rafael Castilhol faz e muito bem, fora a fritação. A não ser que queiramos levar para algo mais clássico tipo: http://www.youtube.com/watch?v=a-_D__vULXQ&feature=related ou http://www.youtube.com/watch?v=Nkqu5Bkd4f4.

Pelo menos pra mim isso é uma harmonização bem feita.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# dez/08
· votar


tiago scott
Tem razão! Vou melhorar a frase:

Prefiro harmonizações à velocidade (sem fritação), quando o cara usa eficientemente a mão direita para complementar os acordes da mão esquerda, abusa de cadências harmônicas, usa aqueles acordes com 12 dedos hehehehe

Ah...E tbm gosto do uso eficiente dos graves... me amarro!

Lógico que isso não quer dizer que o Castilhol não é bom em harmonia, só não sou fã do estilo dele de notas por segundo, que mesmo que eu não goste, é um talento fantástico.

tmurback
Veterano
# dez/08
· votar


Galera,

A despeito do gosto pessoal de cada um, penso que a boa música - desde o erudito até o jazz mais maluco - deve ser sempre aplaudida. E digo mais: nós, que somos músicos, temos que aprender a ouvir, gostar e tocar até mesmo o que não gostamos. Não é fácil, mas faz parte do processo de crescimento.

tiago scott
Veterano
# dez/08
· votar


tmurback

Assino em baixo. Eu mesmo nunca curti muito sertanejo, mas esses dias me vi sem saida num stúdio. Um cara que canta sertanejo e tá gravando um CD pediu para que eu fizesse o arranjo de duas músicas, pedi a ele uma semana e harmonizei e arranjei as duas músicas. Coloquei introdução de guitarra, umas partes de sanfona etc. No final da gravação o Nivaldo (cantor) me disse nossa cara já faz muito tempo que você toca sertanejo? Eu disse faz mais ou menos uma semana. Os caras disseram não acredito, e como você conseguiu fazer esse arranjo, eu disse cara antes de gostar de Jazz, MPB, Fusio, Bossa Nova eu sou músico. Se for para gravar Metal demorô, Sertanejo tô dentro, Samba agora mesmo, Hip-Hop Tamo junto e etc etc etc. Acho que o grande músico é aquele que consegue ouvir de Victor e Léo a Thelonyos Monk e consegue absorver algo. Ou seja pagando bem que mal tem gravar N estilos, só descarto desses (Funk Carioca, Moda de Viola e Calypso rsrsrsrsrs)

pedro_tecla
Veterano
# dez/08
· votar


tiago scott
eu conheço o Rafael vernet(claro não foi pessoalmente)mais foi vendo ele tocar,se não me engano ele fez um cd para o Kleber Lucas,não sei se alguém conhece esse cantor,o cd foi ano passado!!!segue o link:http://www.youtube.com/watch?v=gEaFBQoFKf8

levyscarv
Veterano
# jun/09
· votar


show esse topico!

tecladista_belinha
Veterano
# jun/09
· votar


pedro_tecla
sério mesmo... o que tem haver produtos de limpeza com o tópico?????

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# jun/09
· votar


tecladista_belinha

sério mesmo... o que tem haver produtos de limpeza com o tópico?????

Cuidado nobre colega de fórum... Não desperte o monstro adormecido... Não faça isso...

ThyagoAmaral
Veterano
# jun/09
· votar


tecladista_belinha
Pedro_Tecla ou um Mentirista_Thiago não existe mais!!! =/

Lord fafe
Veterano
# jun/09
· votar


ThyagoAmaral

Eu acho que o pedro_tecla morreu pq até hj eu nunk mais o vi... nem aqui e nem no msn...(ainda bem:) )...AHuHAUShu'...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tempo de treinamento para ser um Tecladista Bam Bam Bam (profissional)