mais algumas curiosidades sobre o modo COMBI

Autor Mensagem
Henrique Leal
Veterano
# out/08


1) No M3 (que usa 16 partes para o combi), eu poderia dividir o teclado em 8 partes e colocar em cada parte um layer de 2 sons?

2) Nos combis eu posso selecionar samples gravados em microfone para rodar ao pressioar uma tecla ou pad(no caso do M3)?

3) dá pra juntar 16 sons (ou quase isso) diferentes nas mesmas teclas para montar tipo de um "orchestra hit" personalizado?

4) Como funciona exatamente essa história de "sloop"( vi no M3 nõ sei se tem nos outros)?

Não que sejam útil estas coisas, mas e queria saber até onde vai a flexibilidade desse tal Combi da Korg...

5) Quais as funções equivalentes nos tops da Roland e Yamaha e qual a comparação que vocês podem fazer sobre a quantidade e tipos de divisões e layers disponíveis nessas outras marcas?

6) Se alguém quiser emendar mais perguntas, fica a vontade...


Quero dar um up no meu set (só o Roland Em-25. .hehe) e esta questão de divisões e layers me interessa muito para apresentação ao vivo... quero conhecer as possibilidades...

Ps:. sei que tenho mais perguntado que ajudado.. mas é que estou meio novo nessas novidades... mas sempre que surgir uma perguntinha mais simples vou colaborar como puder...

Abraço!

fábio_soul
Veterano
# out/08
· votar


1- Sim
2- Sim
3- Sim

expedifer
Veterano
# out/08
· votar


6) Se alguém quiser emendar mais perguntas, fica a vontade...

Porque ainda não comprou o M3?

Henrique Leal
Veterano
# out/08 · Editado por: Henrique Leal
· votar


expedifer
Porque ainda não comprou o M3?


se é só essa a pergunta:

motivo principal: $$$

o pior é que me matariam aki, se eu comprasse um M3 e não construísse um quarto pra mim. ..hehehe

que adianta uma maquina dessa sem ter onde tocar dentro da própria casa??

EDITADO:

e enquanto eu digitava a resposta, um anúncio no site: "carro Uno sei lá das quantas a partir de 11.900.." o mesmo preço que to vendo atualmente para o M3-73 ...aff

fábio_soul
Veterano
# out/08
· votar


Henrique Leal

e enquanto eu digitava a resposta, um anúncio no site: "carro Uno sei lá das quantas a partir de 11.900.." o mesmo preço que to vendo atualmente para o M3-73 ...aff

Cara, tecladista não pensa que o teclado custa o mesmo preço de um carro, mas sim, que o carro custa o mesmo tanto que um teclado!!! Entendeu?

Faça isso e serás feliz (pelo menos com o teclado que vai ter). Afinal, de que adianta ter um carro e poder carregar o teclado mas ter um teclado ruim? Prefiro ter um teclado bom e um grande amigo para dar carona toda vez (de preferência que não seja o baterista).

Henrique Leal
Veterano
# out/08
· votar


Cara, tecladista não pensa que o teclado custa o mesmo preço de um carro, mas sim, que o carro custa o mesmo tanto que um teclado!!! Entendeu?

cara.. sabia que isso de algum modo me encorajou mais a fazer o investimento...

foi uma sensação estranha... mas acho que é o "medo" de gastar essa grana toda num teclado... heh

Valew!

Leo KB
Veterano
# out/08
· votar


mas acho que é o "medo" de gastar essa grana toda num teclado... heh
Bem vindo ao mundo dos teclados!!!!hehehehehe

Cara... "nunca" pense nesse lance de "essa grana toda"! Teclados são caros mesmos...
É excelente a sensação de chegar a conclusão de qual teclado precisamos, juntarmos a grana e comprarmos... sendo ele caro ou não! Eu adoraria ter teclados tops (Motifs, Fantons, etc.) mas isso para mim não é necessário HOJE para o som que faço!

Resumindo: "Deixa esse lance de comparação de preços de carros e teclados e compra seu set novo logo!"

tiago scott
Veterano
# out/08
· votar


fábio_soul
Membro

Henrique Leal
Membro Novato

Leo KB
Membro

Cara acho que gastar uma puta grana com um instrumento e ainda mais quando ele é um desejo de consumo vale cada centavo. Por exemplo quando algumas pessoas leigas perguntam quanto vale esse teclado? depois de muita insistência você diz R$ 7,8 ou 10 mil. Quase todo mundo fala " Você é louco preço de um carro". Eu já chuto o balde " por que ninguem fala nada quando um cara compra uma bosta de TV de Plasma de 5 ou 7 mil, ou uma camera fotográfica de 3 ou 5 mil. Eu ainda digo mais pena eu poder gastar só 7 ou 8 mil.

Fábio tamo junto rsrsrsrsrs, no meu caso não era o batera e sim o guitarra, que me zoava dizendo você têm um teclado que vale mais que meu carro e eu tenho que te servir de chofer kkkkkkkkkk.

A frase mais bela que achei: Televisão: 5 mil, carro novo: 30 mil, casa nova: 40 Mil, Notebook 7 Mil.

Comprar um teclado novo, e se sentir a atração principal da banda numa apresentação, não têm preço . kkkkkkkkkkkkkkk

expedifer
Veterano
# out/08
· votar


Mas convenhamos: gastar 11mil num teclado, no Br, é absurda loucura. Lá fora o topo dos top não passa dos 2500 dólares (pouco mais de 5mil). É não ter dó da grana e jogar fora mesmo.

Eu mesmo que tivesse 11mil, preferia NO MÁXIMO gastar a metade, escolhendo um excelente teclado, ate usado.Talvez um Fantom G6 de 6mil (que custa 7mil um novo) ou qualquer Fantom X que não passa dos 6mil (idem qualquer Triton ou Motif), etc, etc.

Mas essa de encher a barriga da Pride com 11mil....NUNCA (nem mesmo o mais barato M3 a 9mil). Certissimo vc: dá pra comprar um bom carro.

ferretti
Veterano
# out/08
· votar


A droga é que qdo queremos um teclado..uqem tira da nossa cabeça isso?

Dia e noite da pra ficar sonhando e qdo chega ..Adeus..kd o sono

tmurback
Veterano
# out/08
· votar


expedifer
Se a culpa fosse da Pride, a gente resolvia. O problema é a combinação: Imposto de Importação + ICMS + IPI + etc + ... Só nessa brincadeira o comerciante tem que praticamente multiplicar por 2 o seu preço de compra. Precisamos urgentemente de uma Reforma Tributária.

expedifer
Veterano
# out/08 · Editado por: expedifer
· votar


tmurback

E como vc explica os preços de um Fantom G8 ou Motif Xs8 serem muito, mais muito mais barato que o menor dos M3 por aqui?? Lá fora os Korg são MAIS BARATOS que os Roland e Yamaha.

Tá certo que o M3 é um verdadeiro mini-Oasys mas pôr a esse preço por aqui é demais!!! Obs: me espantei com as funções de edição timbres e sampleamento que tem: de cair o queixo. Inigualável:

http://img528.imageshack.us/my.php?image=m3funesdc3.jpg

ThyagoAmaral
Veterano
# out/08
· votar


5) Quais as funções equivalentes nos tops da Roland e Yamaha e qual a comparação que vocês podem fazer sobre a quantidade e tipos de divisões e layers disponíveis nessas outras marcas?

ROLAND: PEFORMANCE
YAMAHA: MODO MULTI

Galera não sei que esparro é esse com os COMBI da KORG... eu tinha um S03 da Yamaha que juntava 16 timbres... dividia em 6 partes e bla bla bla bla... tenho um TR76 e só junta 8 timbres... e bla bla bla tb...

Pq isso tudo ??? (lá vem as pedradas!)

Henrique Leal
Veterano
# out/08
· votar


tiago scott

" por que ninguem fala nada quando um cara compra uma bosta de TV de Plasma de 5 ou 7 mil"

gostei da frase... agora tenho uma boa resposta!

ThyagoAmaral

ROLAND: PEFORMANCE
YAMAHA: MODO MULTI


Beleza.. agora com os nomes das funções dá pra dar uma garimpada na net e fazer minhas próprias comparações.


Galera não sei que esparro é esse com os COMBI da KORG... eu tinha um S03 da Yamaha que juntava 16 timbres... dividia em 6 partes e bla bla bla bla... tenho um TR76 e só junta 8 timbres... e bla bla bla tb...



e quanto à Korg.. outra coisa que "me esbarrei" além dos Combis é a tal história de ter mais peso no som.. e no M3 (ou Oasys) especificamente o fato da Korg "acertar no piano", já que no meu Arranger(da Roland) já acho o som de piano satisfatório.

O máximo que testei da Korg foi um N364 com os sons de fábrica e nesse mesmo momento tive uma enorme decepção com a marca tão falada... mas agora as coisas devem estar diferentes... nessas férias vou ver se vou para São Paulo testar (e porque não
comprar se achar bom?) alguns keys...

aliás.. alguém sabe das lojas que têm o M3 para teste na Teodoro Sampaio?
e alguém indica algumas outras localizações de lojas em SP?
Creio que seja a cidade com os preços "mais em conta" e de fácil acesso pra mim

Alê Sasa
Veterano
# out/08
· votar


Olá Henrique Leal[b][/b]

"aliás.. alguém sabe das lojas que têm o M3 para teste na Teodoro Sampaio?
e alguém indica algumas outras localizações de lojas em SP?
Creio que seja a cidade com os preços "mais em conta" e de fácil acesso pra mim"


Como sugestão, você poderá testar um M3 na Hendrix Music (revenda autorizada da marca).

Contato Clayton Lopes
Depto de Vendas
Hendrix Áudio e Tecnologia
tecnologia@hendrixmusic.com.br
R.Teodoro Sampaio, 782 - Pinheiros - São Paulo - SP
Fone: (11) 3083-2155 Cep: 05405-050

Tem um estacionamento logo mais acima da loja, no mesmo quarteirão e no mesmo lado. Você poderá deixar seu carro sem problemas, ok?!

Foi lá que adquiri o meu M3-88 e a Memória EXB-M256.
Recomendo pelo atendimento in loco, além do mesmo responder a todos os meus e-mails anteriormente.
Apenas verifique, antecipadamente, se há a disponibilidade de teste do aparelho, ok?!
Quando fui lá havia o OASYS e os M3 estavam presos no porto devido à greve da receita (acabei comprando sem testar o teclado. Por sorte não me arrependi...).


Abraços
Alê Sasa

tmurback
Veterano
# out/08
· votar


expedifer
Realmente, você tem razão... Os teclados Korg no Brasil estão bem acima do que deveriam custar. Fiz a comparação entre ZZounds.com e Teclacenter.com.

Artref
Veterano
# out/08 · Editado por: Artref
· votar


Tenho um M3 e o modo Combi da Korg é superior aos modos semelhantes das outras marcas. Já tive MotifXS e já testei Fantom X a fundo. A Roland agora com o live mode do Fantom G parece ter chegado no patamar, inclusive possui algumas coisas que nem a Korg tem, como o som não cortar e etc.

Paguei 10 mil reais no meu M3 e nunca me arrependi. Se você quer qualidade de verdade, vai ter que gastar dinheiro, não tem jeito. Infelizmente Korg custa mais caro do que deveria aqui no Brasil.

Compra lá amigo, realize seu sonho...a vida é curta demais =)

Henrique Leal
Veterano
# out/08 · Editado por: Henrique Leal
· votar


Alê Sasa
Como sugestão, você poderá testar um M3 na Hendrix Music (revenda autorizada da marca).

Valew pela dica.. dei uma olhada no site.. quando estiver masi perto de poder adquirir vou entrar e contato com eles... mas os preços lá tão bem salgados hein.... quero o M3-73 se for comprar... e 13.500... aff... ja vi mais baratos... mas valeu a dica da loja, para pelo menos fazer uns testes..

Artref
Tenho um M3 e o modo Combi da Korg é superior aos modos semelhantes das outras marcas. Já tive MotifXS e já testei Fantom X a fundo. A Roland agora com o live mode do Fantom G parece ter chegado no patamar, inclusive possui algumas coisas que nem a Korg tem, como o som não cortar e etc.

também vi num outro tópico essa história de cortar o som... mas agora fiquei meio "cabrero" com isso... como assim cortar?

é tipo assim? (um exemplo básico). Se você está segurando um som de strings, pisa no pedal para ir para a próxima combi (que altera o som para piano).. o som de strings é cortado??

Acho isso grave para apresentações ao vivo se vc precisa trocar de sons ou fazer alterações muito rápidas (fazer 2 solos consecutivos com combis diferentes e bem pesadas de instrumentos) que talvez só tenha tempo de fazer no pedal e não ficar deslizando slides ou apertando botões...

por favor explique essa história direito...?

Artref
Veterano
# out/08
· votar


Henrique Leal, corta o som de uma combi pra outra sim. Dependendo de como você usa o teclado, isso pode ser um problema.

Para mim nunca foi. Faço meus splits, layers e etc e normalmente uso uma combi por música, ou seja: coloco até 16 sons na mesma combi e não preciso ficar trocando, facilito minha vida. Sabendo programar isso não vai ser problema pra você.

No seu exemplo, você faria um split de piano e strings e não precisaria trocar de combi. Colocar uma combi com som de piano e outra combi só com som de strings não seria a maneira mais inteligente de se trabalhar. Ou você poderia colocar o piano nas teclas graves e o strings nas agudas, ou então programaria o karma pra trocar de som com você apertando apenas um botão, ou usaria as swithes, enfim.

Tem muito jeito, mas alguns requerem experiência e bom conhecimento dos korgs. Se você é daqueles que não gostam de explorar o instrumento, ler manual e etc, melhor pegar um teclado de outra marca, sinceramente.

Os teclados da Korg na minha opinião são os mais poderosos, porém também são os mais difíceis de se dominar. A Yamaha, por exemplo, já faz um teclado mais fácil de mexer, com coisas "pré-feitas". Isso agrada a muitos, eu já não gosto, gosto de ter a maior flexibilidade possível.

Vai de você, amigo.

korgman
Veterano
# out/08 · Editado por: korgman
· votar


Ola Henrique,

Após as explanações excelentes de meus amigos Artref, fabio Thiago, não sobrou muito pra mim falar por aqui.

Entretanto lembro que você pode criar um super comb com 16 programs, realizar os splits desejados editar os efeitos etc..

Para que assim sendo durante a execução da musica com a banda, você poderá utilizar os oito faders para controlar o volume de todas as 16 partes.

Criando assim cenas diferentes dentro do prórprio comb.

Isto porque o M3 possui o botão MIXER, que quando pressionado habilita estes oito Faders para atuarem nos volumes das partes T1 a T8 ou T9 a T16.

Ou se não quiser utilizar os faders, voc~e pode utilziar os oito botões MUTE para ligar ou desligar programs em tempo real,

Com isso aquele problema de mudar de comb já é coisa do passado

expedifer
Veterano
# out/08 · Editado por: expedifer
· votar


korgman
Após as explanações excelentes de meus amigos Artref, fabio Thiago, não sobrou muito pra mim falar por aqui.


Fabio: "Cara, tecladista não pensa que o teclado custa o mesmo preço de um carro"

Artref: "Paguei 10 mil reais no meu M3 e nunca me arrependi."

Thiago: "acho que gastar uma puta grana com um instrumento e ainda mais quando ele é um desejo de consumo vale cada centavo"

Onde é que trabalha mesmo o Korman? Na Pride? Ahhhh...bom. Tá explicado. Nada mais justo que defender o "pão nosso de cada dia". Aceitável.

É isso ai Áureo. Se receber um "aumentinho" de bonificação, divida aqui com a galera.
Abç

(mas o M3 é um belíssimo teclado, não há dúvida:
http://www.korg.com/gear/prod_info.asp?A_PROD_NO=M3&category_id=1)

fábio_soul
Veterano
# out/08
· votar


No seu exemplo, você faria um split de piano e strings e não precisaria trocar de combi.

Ou então, se quiser todas as teclas para um só timbre, utilize um controlador MIDI e coloque piano no M3 e strings no controlador, tudo isso na mesma combinação. Trabalho assim com o X50 e um Oxygen 61, e é realmente fantástico trabalhar assim, dá uma versatilidade incrível... e olha que estamos falando de X50... imagina a facilidade que é fazer isso num M3... Não ter que se preocupar com número de inserts (pois o M3 tem 5, e o X50 só tem um, então tem que ficar escolhendo qual timbre será o ganhador do insert). Eu acho muito bacana trabalhar com controladores ligados a workstation/synth.

korgman

Isto porque o M3 possui o botão MIXER, que quando pressionado habilita estes oito Faders para atuarem nos volumes das partes T1 a T8 ou T9 a T16.

Ou se não quiser utilizar os faders, voc~e pode utilziar os oito botões MUTE para ligar ou desligar programs em tempo real,


Ter isso sempre foi o meu sonho!!!

Henrique Leal
Veterano
# out/08
· votar


Artref
Tem muito jeito, mas alguns requerem experiência e bom conhecimento dos korgs. Se você é daqueles que não gostam de explorar o instrumento, ler manual e etc, melhor pegar um teclado de outra marca, sinceramente.

Man... costumo dizer que os meus livros favoritos são manuais de instrução e falo mais, uma das coisas que me leva a querer o M3 é a tecnologia e as possibilidades que esta permite (por isso quero um upgrade tão "violento"). To dando uma lida no manual (em inglês) do M3 e cada vez mais me surpreendendo.


korgman
Isto porque o M3 possui o botão MIXER, que quando pressionado habilita estes oito Faders para atuarem nos volumes das partes T1 a T8 ou T9 a T16.

Ou se não quiser utilizar os faders, você pode utilizar os oito botões MUTE para ligar ou desligar programs em tempo real,


E esses os botões mute (refere-se àqueles em cima dos sliders né?) podem ser endereçáveis a outros controles, como os switches e pedal?

Uma outra perguntinha, desvinculando um pouco do assunto das Combis

pelo que entendi você seleciona a função que terá tal controlador (sw, ribbon, joystick, pedais..) através de uns números CC# (control change number) certo?
Como funciona?
Onde há uma lista do que cada número irá alterar?


e outra mais específica:

tem um efeito que acho interessante, mas não faço idéia do que que é alterado no som original, onde instrumentos metais (mais especificamente o que acontece com a Trompa numa orquestra) onde pareceque o som "rasga" (assim como no saxofone tem um efeito parecido). Vi um exemplo no Korg Oasys da aplicação desse efeito usado o controle Ribbon. É algum filtro ou oscilador que deve ser alterado? (não tenho experiência com synths).

tmurback
Veterano
# out/08
· votar


fábio_soul
Trabalho com o conjunto X50/SP88X. Cara, como você disse, a versatilidade é incrível e o resultado (som) é excelente!!! E veja que são equipamentos considerados "entry level" - somando os dois não se compra meio M3 hehehe... Se investir um tempinho para programar o X50, é possível fazer coisas muito interessantes. Particularmente gosto de fazer COMBIs deixando o piano, os EPs, clavs, etc... endereçados para o SP88X, e os órgãos, leads, brass, etc... no próprio X50. Os timbres de piano/EP do X50 tocados em um controlador com teclas pesadas ficam com uma pegada bem legal.

Acho que chegamos numa fase que o tecladista tem que saber "tirar o som" (produzir um resultado final de qualidade) do equipamento, fazer o equipamento falar... O nível dos equipamentos está ficando muito alto, então, não é só ter o equipamento "top", mas saber usá-lo, e, claro, tocar bem, ter boas idéias, conhecer música e tecnologia e usar a tecnologia a favor da música. Em outras palavras, não adianta o cara ter Motif, M3, K2600 se não tira o som... Tem cara mandando ver com um X50 e botando os "top" no bolso.

Artref
Veterano
# nov/08 · Editado por: Artref
· votar


Acho que chegamos numa fase que o tecladista tem que saber "tirar o som" (produzir um resultado final de qualidade) do equipamento, fazer o equipamento falar... O nível dos equipamentos está ficando muito alto, então, não é só ter o equipamento "top", mas saber usá-lo, e, claro, tocar bem, ter boas idéias, conhecer música e tecnologia e usar a tecnologia a favor da música. Em outras palavras, não adianta o cara ter Motif, M3, K2600 se não tira o som... Tem cara mandando ver com um X50 e botando os "top" no bolso.

Assino embaixo.

E henrique, se você gosta de explorar o que tem nas mãos, vá de Korg, sem pensar. Reitero o que eu te falei: pra quem gosta de programar, mexer, fuçar, criar, inventar e etc, a Korg é a marca que oferece mais possibilidades.

Compra lá man, e se precisar de ajuda, eu, o fábio, o Korgman e outros amigos estaremos aqui para lhe auxiliar.

Henrique Leal
Veterano
# nov/08
· votar


Compra lá man, e se precisar de ajuda, eu, o fábio, o Korgman e outros amigos estaremos aqui para lhe auxiliar.

só estou esperando as férias coletivas de final de ano para um passeio em SP e pegar o M3 com minhas próprias mãos e se possível,até lá, comprá-lo. (Vi umas demonstrações na Expomusic, mas não cheguei a pedir para tocar não (...) ....como se eu tocasse muiiito....aeuhaue)

Valeu o apoio, realmente é bom pegar dicas de quem tem a máquina . na mão.

(ainda fiquei com as dúvidas acima e a do sloop.. é algo sobre fazer fade-out/in com os sons de uma Combi dependendo da área que está sendo tocada, queria entender direito, voi no manual, mas não sei se entendi bem "mid-level english")


Abraço!

fábio_soul
Veterano
# nov/08
· votar


Henrique Leal

Você está falando de sloop ou slop? Se for slop é um espécie de fade in/out das parts da combinação sim. Por exemplo: se o som de piano vai até o F3, você pode aumentar o slop, de forma que quanto maior o valor mais teclas ele vai atingir, fazendo com que a partir de determinada tecla o som do piano vá diminuindo gradativamente até chegar a zero. Quanto maior o slop mais teclas ele abrange e mais intenso é o efeito. É meio complicado de explicar, mas na hora você vê que é bem simples.

Henrique Leal
Veterano
# nov/08
· votar


é.. eu não sabia direito como escreve, mas foi mais ou menos isso que entendi mesmo valeu por confirmar fabio

até que um ingleisinho fulero já quebra uns gaio bom...

valew a todos ae que estão me ajudando a conhecer melhor o M3.. agora praticamente só falta pegar ele na real, já sei como operar o básico dele, só vou dar uma olhada melhor no sequencer, mas parece ser o mais fácil de tudo, para ja saber o que testar e ir direto em algumas funções.
Também quero ver os sons dele, tenho interesse em bons sons orquestrais (pelo que sei a Roland meio que comanda essa área... mas dizem que o M3 está surpreendendo em muito aspectos) e também synth (leads, etc..) que parecer ser o forte da Korg, piano é o basico, mas já estou satisfeito com o do Em-25... se virar até uso MIDI nesses casos.
Posso ser raridade, mas não primo muito pelo som de piano não.




(que diabos to fazendo na net todo dia de madruga tendo que trampa às 6???)...

Artref
Veterano
# nov/08
· votar


Henrique Leal, o M3 foi recentemente expandido com sons orquestrais MARAVILHOSOS. Você vai se surpreender com a qualidade das novas expansões, que aliás são gratuitas. Parte de synth nem tem o que falar: os sons são quentes, gordos, pesados e etc. O piano realmente não é excelente, porém, é bom. Bem acima da média do que existe por aí.

E eu sei o que você está fazendo na net todo dia de madrugada: tá babando no teclado. Você se apaixonou por ele, não tem jeito. =) Você usa seu tempo livre pra ler tudo que puder sobre o M3, pra ver fotos, ficar imaginando e etc, hahahaha. Já aconteceu comigo. =)

tmurback
Veterano
# nov/08
· votar


Senhores,

Eu sempre digo que TECLADISTA tem que ter KORG em seu set; é obrigatório. Principalmente, se o cara tem que fazer, na mesma música, por exemplo, o piano, o órgão, o brass, o lead, o "efeitinho" ali e aqui, etc. Ou seja, é pra tecladista que trampa mesmo, que tem que fazer "tudo" e mais um pouco. E outra, cara, o piano acústico da Korg pode não ser um Yamaha, até concordo. Só que é muito bom também. Como eu disse anteriormente, o nível dos equipamentos está muito alto e, na hora H, o que vai fazer a diferença é se você toca bem ou não, se mandou bem ou não, e não se o piano é o Yamaha, Korg, Roland, Kurzweil, etc.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a mais algumas curiosidades sobre o modo COMBI