estudo de piano

Autor Mensagem
fabianorj
Veterano
# out/08


Ola para todos.
Estou retomando meus estudos de piano que estavam há muito tempo parado.

Gostaria de saber de professores de piano (se houver) ou estudantes adiantados sobre como faço para progredir mais depressa e com qualidade.
Estou tendo aulas e meu interesse é repertório erudito. O problema é que estou em uma cidade pequena sem opções de professores. Sinto que a minha professora deixa "um tanto solto" o trabalho, e as vezes tenho a impressão de que faço quase tudo sozinho. Eu escolho o repertório, ela faz poucas observações quanto ao que precisa melhorar mais, etc.
Por isso to pedindo ajuda aki.
Não tenho sentido muita dificuldade, embora saiba que o que toco esta deficiente em muitos aspectos (principalmente na interpretação, eu acho).
alguem tem sugestões?
OBS: eu percebo nos foruns brasileiros (pelo menos nos que eu conheço), muito pouca informação em relação a estudo de piano (erudito ou popular). Gostaria de saber se existe algo específico nesse aspecto, e se não existir se alguém tem o interesse de criar algo mais voltado para esse objetivo.

Obrigado.

Artref
Veterano
# out/08
· votar


fabianorj, não sou professor de piano, tampouco avançado no mesmo, mas acho que primeiramente você não deve tentar progredir depressa. Tente progredir com qualidade.

Sobre fazer o trabalho sozinho, você vai sentir isso com qualquer professor, hahahaha. É você quem estuda, é você que faz tudo. Os professores só mostram o caminho, mas é você quem anda.

Sugestão fica difícil, não dá pra saber qual é sua dificuldade.

E sobre ser difícil achar material sobre o estudo de piano, concordo com você. Eu já procurei muito, mas muito mesmo, sobre o ato de estudar piano, como fazer melhor, como não fazer, etc, etc. Há muita coisa sobre o piano, muito sobre música, e pouco sobre o estudo de piano. Acabei descobrindo, depois de conversar com gente que sabe muito, que o "como" não é uma verdade universal. Às vezes um jeito funciona bem pra você e pra mim não.

Enfim amigo, não saquei exatamente o que você quer saber. Vamos conversando aí. Abraço!

Faop
Veterano
# out/08
· votar


Bom cara, o segredo de tudo é o treino, num tem outro jeito, a única coisa que você tem à fazer é treinar. Em questão de procurar coisas a parte, a melhor coisa que você faz é procurar coisas a parte e depois qualquer dúvida ir perguntar pro professor.

fabianorj
Veterano
# out/08
· votar


Obrigado pelas respostas. Fico pensando quantos conservatórios, faculdades de música, e estudantes particulares de piano existem no Brasil, e não haver praticamente nada específico sobre o estudo do piano na web. Por isso levantei a questão.
Questões por exemplo: metodo utilizado: um método pode ser superior a outro para o aprendizado? Será que só a característica individual do estudante (aptidão, intensidade do treino), e a qualidade do professor determinam se o progresso será mais ou menos rápido?
Dúvidas em relação a músicas : Nas músicas de Chopin noturno op9 1 no quarto compasso para mão direita tem 22 colcheias e na esquerda 12; no noturno póstumo dó # menor no 15o compassso para mão direita são 6 colcheias e para esquerda 4; na Fantaisie impromptus op66 para a não direita são 16 semicolcheias e na esquerda 12 colcheias. Como coordenar isso?
Em relação a repertório: nesse momento estou tentando tirar valsa n0 15 Chopin, sonata K545 Mozart, 1a variação Goldberg de Bach, Apanhei-te Cavaquinho de Ernesto Nazareth. Qual a opinião de vcs?

São muitas dúvidas, em que muitas vezes não tem resposta certo ou errado, mas discussões. Eu realmente sinto falta de um local onde tudo issso possa ser discutido. Tenho certeza que iria enriquecer bastante os conhecimentos e aprofundar as discussões sobre o estudo do piano.
Qual a opinião de vcs?

Ken Himura
Veterano
# out/08
· votar


Questões por exemplo: metodo utilizado: um método pode ser superior a outro para o aprendizado? Será que só a característica individual do estudante (aptidão, intensidade do treino), e a qualidade do professor determinam se o progresso será mais ou menos rápido?
Basicamente isso, cada um absorve conhecimento em tempo diferente dos demais.

Dúvidas em relação a músicas : Nas músicas de Chopin noturno op9 1 no quarto compasso para mão direita tem 22 colcheias e na esquerda 12; no noturno póstumo dó # menor no 15o compassso para mão direita são 6 colcheias e para esquerda 4; na Fantaisie impromptus op66 para a não direita são 16 semicolcheias e na esquerda 12 colcheias. Como coordenar isso?
Estudo. Você tem que saber como funciona cada ritmo (uma polirritmia aqui) e ter independência suficiente pra executar os ritmos ao mesmo tempo. Não adianta tentar coordenar uma mão baseando-se na outra, que aí você vai estar tocando por aproximação - tirando que você ainda pode fazer rubatto em alguma voz. O jeito é treinando solfejo e exercício pra independência de dedos e mãos.

fabianorj
Veterano
# out/08
· votar


Ken Himura

Estudo. Você tem que saber como funciona cada ritmo (uma polirritmia aqui) e ter independência suficiente pra executar os ritmos ao mesmo tempo. Não adianta tentar coordenar uma mão baseando-se na outra, que aí você vai estar tocando por aproximação - tirando que você ainda pode fazer rubatto em alguma voz. O jeito é treinando solfejo e exercício pra independência de dedos e mãos.


Nesse caso é melhor tocar cada mão em separado, para depois juntar?
Que exercício para independência das mãos vc recomendaria?

izapop
Veterano
# out/08
· votar


Bom dia pessoal,
Estou querendo começar a estudar o piano, só que já eu já sei ler partituras e tocar musicas de grandes cantores como michael jackson no teclado, mas nunca fui em uma aula de piano.
Gostaria de algumas dicas se deveria entrar num curso de extensão básico em iniciação musical ou poderia tentar uma Universidade, sendo que já tenho 18 anos, será que com aulas particulares seria possivel ou é melhor começa do básico?
O que vcs acham?

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


izapop
Gostaria de algumas dicas se deveria entrar num curso de extensão básico em iniciação musical ou poderia tentar uma Universidade, sendo que já tenho 18 anos, será que com aulas particulares seria possivel ou é melhor começa do básico?
Você tá pensando em prestar piano numa universidade sem nunca ter feito aula de piano? Olha, mesmo você sabendo ler partitura e tocar músicas do Michael Jackson(O_o) no teclado, a prova de aptidão é bem puxada. Eles pedem peças bem fodas, tipo sonata, prelúdio e fuga.

E como você não tá acostumada a tocar em piano, isso também vai te dificultar, porque tem uma grande diferença no peso das teclas e questões como dinâmica, que influenciam bastante na sonoridade.

Como é o seu conhecimento teórico e a sua percepção musical? Porque também cobram bastante isso na prova.

Eu te aconselho a fazer aulas de piano antes de pensar numa universidade. Ao contrário dos outros cursos, pra fazer música na faculdade você já tem que entrar sabendo muito. Eu estudo piano há 2 anos e ainda estou bem longe de ter o "nível" exigido no exame.

izapop
Veterano
# out/08
· votar


É verdade, por isso eu gostaria de fazer aulas preparatórias de piano, mas eu não sei se procuro particular ou se é melhor em um conservatório com o da uemg, lá tem curso de iniciação musical, vc sabe se é bom? As pessoas falam que já sei tocar, mas fauta a tecnica que é exigida no piano, sabe eu estudo naquele o pianista virtuoso , vc conhece algum método bom de estudo?

izapop
Veterano
# out/08
· votar


Cheshirecat
Como é o seu conhecimento teórico e a sua percepção musical?

Meu conhecimento teorico é intermediario, eu gosto de escutar a música e reproduzir depois com o auxilio da partitura o que exige conhecimento teorico.
Quanto a percepção é básica, consigo ouvi e saber as divisões do compasso, mas não passa-las escritas para o papel.[b][/b]

izapop
Veterano
# out/08
· votar


Cheshirecat
Desde já agradeço a atenção!

Kriska
Veterano
# out/08
· votar


Olá pessoal

Estou aqui para levantar a pergunta do fabianorj sobre qual seria a melhor opção de treino para independência das mãos: aprender uma de cada vez???

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


izapop
É verdade, por isso eu gostaria de fazer aulas preparatórias de piano, mas eu não sei se procuro particular ou se é melhor em um conservatório com o da uemg, lá tem curso de iniciação musical, vc sabe se é bom?
Não sei te dizer se esse curso é bom...
Quanto a aulas particulares ou em escola/conservatório, na minha opinião pessoal, eu prefiro escola/conservatório. Normalmente os professores têm uma boa formação e são mais "comprometidos". Já vi casos de gente que tinha aula particular e o professor faltava e nem dava satisfação, mas claro que nem todos são assim! O que acontece é que se numa escola ele ficar faltando, provavelmente vai ser mandado embora, né? E as escolas normalmente oferecem junto com o curso de instrumento, um curso de teoria musical. Isso também é bom.

As pessoas falam que já sei tocar, mas fauta a tecnica que é exigida no piano, sabe eu estudo naquele o pianista virtuoso , vc conhece algum método bom de estudo?
Pra estudar técnica, eu uso o Le Déliateur. Nunca cheguei a ver o Pianista Virtuoso, mas já ouvi falar que é bom.

Meu conhecimento teorico é intermediario, eu gosto de escutar a música e reproduzir depois com o auxilio da partitura o que exige conhecimento teorico.
Quer dizer que você tira as músicas de ouvido? Isso é bom, eu não consigo ainda hehe. =)


Kriska
qual seria a melhor opção de treino para independência das mãos: aprender uma de cada vez???
Essa é uma boa idéia quando as divisões de tempo são diferentes nas duas mãos... Estudar as mãos separadas e juntá-las quando estiver seguro.
Acho que deve ter exercícios pra treinar isso, mas não vem na cabeça nenhum...
Sei lá, é que eu nunca tive problema com independência das mãos, mas também nunca toquei nada tão complexo quanto o que ele citou.

Kriska
Veterano
# out/08
· votar


CheshireCat

vc é de BH?

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


Kriska
Campinas-SP. Meio longe. =P

Kriska
Veterano
# out/08
· votar


CheshireCat

mas a internet não permiti percebermos essa distância!!!

Há quanto tempo está na estrada musical???

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


Kriska
Estudo piano erudito há dois anos. Antes disso, meu conhecimento musical era nulo. E quando digo nulo, é nulo mesmo. =P Queria ter começado a estudar beeeem mais cedo...

E você?

Kriska
Veterano
# out/08
· votar


CheshireCat

Toco teclado já faz 5 anos no entanto o conhecimento e as técnicas são bem escassas.
Na verdade como vc eu tbm queria ter começado antes porem nao pude.
Sou super afim de estudar piano erudito.
Poderia me dar uma préiva do que são as primeiras aulas???

Artref
Veterano
# out/08
· votar


CheshireCat, Campinas? Sou de Americana, somos vizinhos! \o/

Kriska, manda ver nas aulas, você vai gostar. Primeiras aulas são bobas mas depois melhora.

Kriska
Veterano
# out/08
· votar


Artref

Vlw =)

Ken Himura
Veterano
# out/08
· votar


Nesse caso é melhor tocar cada mão em separado, para depois juntar?
Depende, normalmente é melhor você ler as duas mãos ao mesmo tempo. Mas, pra peças polifônicas, é melhor você estudar cada voz separado pra ter controle total.

Que exercício para independência das mãos vc recomendaria?
Tem vários, as invenções de Bach são uma boa, por exemplo. Tem alguns livros de Czerny específicos pra isso também. Dá uma pesquisada.

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


Kriska
Sou super afim de estudar piano erudito.
Poderia me dar uma préiva do que são as primeiras aulas???

Isso é algo que depende do professor e, principalmente, do aluno hehe.
Como você já toca teclado, as suas primeiras aulas vão ser diferentes das minhas. Na minha primeira aula, o professor mostrou como era um piano por dentro, me ensinou a ler partitura em clave de sol e fa, posição de mão e o ode à alegria. Mas isso tudo você já sabe, então imagino que você aprenderia sobre dinâmica, exercícios pra fortalecer os dedos, alguma coisa técnica... algo assim =)

Artref
CheshireCat, Campinas? Sou de Americana, somos vizinhos! \o/
\o/!

Pseudonimum
Veterano
# out/08
· votar


a minha professora deixa "um tanto solto" o trabalho, e as vezes tenho a impressão de que faço quase tudo sozinho.

Exato. Esse é o melhor método que existe.

fabianorj
Veterano
# out/08
· votar


izapop
As pessoas falam que já sei tocar, mas falta a tecnica que é exigida no piano, sabe eu estudo naquele o pianista virtuoso , vc conhece algum método bom de estudo?

Eu acho o Hanon o pianista virtuoso bom para adquirir agilidade, mas acredito que ele seja incompleto. O seu estudo deve ser complementado com outros métodos como o Czerny, 20 peças fáceis de Bach, peças como As Cirandinhas de Villa Lobos.
Talvez algum professor possa te dar outras dicas de outros métodos, e como vc já tem conhecimento prévio, deve-se avaliar o que vc já sabe para não ficar chovendo no molhado.

Ken Himura
Tem vários, as invenções de Bach são uma boa, por exemplo. Tem alguns livros de Czerny específicos pra isso também. Dá uma pesquisada

Obrigado pelas dicas. Vou iniciar o estudo das invenções de Bach para me auxiliar nessa dificuldade. Quanto ao Czerny, existem muitos volumes. Alguém saberia dizer qual deles teria estudos com o objetivo específico para independência das mãos?

Eu estava começando a tirar o noturno póstumo dó # menor de Chopin, mas pelo problema que já expus, e por algumas passagens muito rápidas, resolvi dar uma parada nele. Agora estou mais confiante que poderei retomá-lo depois de algum tempo de treino.

izapop
Veterano
# out/08
· votar


Cheshirecat
Eu acho o Hanon o pianista virtuoso bom para adquirir agilidade, mas acredito que ele seja incompleto. O seu estudo deve ser complementado com outros métodos como o Czerny, 20 peças fáceis de Bach, peças como As Cirandinhas de Villa Lobos
Obrigada pelas dicas dos metodos e estudos, estou quase adquirindo eles.
Vc deve tocar muito bem, vai em frente e tudo dará certo!

Artref
Veterano
# out/08
· votar


Bem, eu não gosto do Hanon. Meu professor de piano erudito, que está terminando o doutorado em piano, também não gosta. Muitos pianistas conceituados também não recomendam.

Só pega tecla branca, pô! Como transpor aquilo é muito chato, melhor pegar logo um método melhor. Eu estudei muito por ele, mas comecei a notar que quando havia muita tecla preta, eu perdia agilidade. Culpa daqueles exercícios, do 1 até o 30, serem todos em dó maior. Aí comecei a transpor, mas é impossível tocar em todos os tons tudo aquilo no mesmo dia. Tentei várias coisas, até que conclui que o método não é tudo isso, peguei outro e achei bem melhor.

izapop
Veterano
# out/08
· votar


Artref
Que legal, vc estuda há quanto tempo?
Eu estou procurando um professor, mais está dificil, tudo que eu sei até hoje sobre teclado e piano aprendi sozinha, mas quero uma ajuda profissional!

fabianorj
Veterano
# out/08
· votar


Artref

Só pega tecla branca, pô! Como transpor aquilo é muito chato, melhor pegar logo um método melhor. Eu estudei muito por ele, mas comecei a notar que quando havia muita tecla preta, eu perdia agilidade. Culpa daqueles exercícios, do 1 até o 30, serem todos em dó maior. Aí comecei a transpor, mas é impossível tocar em todos os tons tudo aquilo no mesmo dia. Tentei várias coisas, até que conclui que o método não é tudo isso, peguei outro e achei bem melhor.

O Hanon é um método que algumas pessoas "endeusam", enquanto outras abominam.
Na verdade se vc ler as orientações do autor, verá que ele recomenda que os exercícios sejam feitos em outras tonalidades.
Mas eu tenho visto na minha prática que vc só tem trabalho nos primeiros compassos, e depois vai "no automático", por isso eu acho que o que ele oferece é menos do que se prega.

Estou começando a ler um livro muito interessante do autor Chuan C. Chang, em que ele traz uma série de recomendações, técnicas, que segundo muitas pessoas são muito eficientes. Entre outras coisas, ele é um crítico feroz do Hanon e Czerny. Depois que eu ler mais sobre o livro vou poder falar mais do método deste autor. [

Artref
Veterano
# out/08 · Editado por: Artref
· votar


fabianorj, realmente amigo, essa era a impressão que eu tinha: de estar no automático. É verdade, o autor recomenda transpor, mas o ideal seria exercitar em todos os tons, e quem tem paciência pra fazer isso todo dia no Hanon? Eu comecei a ficar sem vontade com ele e troquei pelo Behringer, que está sendo muuito melhor para mim. Neste os exercícios englobam todas as tonalidades e isso é maravilhoso.

Mas é aquela coisa: tem gente que se adapta muito bem ao Hanon. Eu só falo dele pela minha experiência; acho que as pessoas têm que testar os disponíveis e ver o qual é mais útil. Se é o Hanon, manda ver! (Mas transponha pra não ficar fera só nas teclas brancas =)

izapop, eu toco teclado há 20 anos, mas apenas recentemente eu comecei a levar o estudo à sério. Antes eu tocava por diversão, aí a coisa foi mudando e agora acabou virando profissão. Então é melhor tentar fazer direito, né...he he he.

Ken Himura
Veterano
# out/08
· votar


fabianorj
Não lembro direito, tem que ver os rótulos de cada volume. Acredito eu que o "The Art of Finger Dexterity" (Op. 740) aborde isso. Provável que tenha algo em "24 Exercises for the Five Fingers" (Op. 777) e "Études préparatoires et progressives pour le Piano pour servir au développement du mécanisme et de l'expression Des Pianistes Avancés." (Op. 433).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a estudo de piano