piano digital para estudo

    Autor Mensagem
    luiz1990
    Veterano
    # dez/07


    Olá, estou procurando um piano digital apropriado para estudo de piano clássico e com o preço de até 3 mil reais. Não me importo com grande número de recursos ou timbres, faço questão apenas de um bom som de piano, boas teclas e bom controle de dinâmica, algo que simulasse da melhor maneira possível um piano acústico de verdade. Estive pesquisando aqui no fórum modelos que melhor atendessem aos meus requisitos, mas encontrei apenas modelos acima da faixa de preço pretendida (como o P140 da Yamaha ou o RD 700 SX da Roland).
    Aí conheci o P70 da Yamaha, mas com muita gente reclamando de sua polifonia de 32 vozes. Resta a pergunta: 32 vozes de polifonia são o suficiente pra quem quer estudar piano no "seco", sem mistura de timbres e blá blá blá ou é melhor economizar um pouco e adquirir um P140? E o P70 atenderia às minhas espectativas quanto a boas teclas e bom som de piano?
    Não sou pianista mas pretendo começar a estudar ano que vem, por isso estou meio perdido quanto ao instrumento que devo adquirir. Sugestões de outros modelos também são bem vindas! Obrigado pela atenção.

    CheshireCat
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: CheshireCat
    · votar


    luiz1990
    cara, comprei há pouco mais de um mês o yamaha dgx-520... mais ou menos nessa faixa de preço, consegui um desconto por pagar à vista, dei uma choradinha e levei o pedal de brinde... =P

    eu estudo piano erudito há um ano e meio, e ele tá ótimo pra mim!
    antes dele, tinha que me virar com meu teclado casio-fóssil(comprado pelo meu irmão quando eu era criancinha)... nossa, com o piano, sem comparações!! meu professor que me indicou, o som dele é lindo!! toquei ontem num piano de cauda, e pra falar a verdade, acho o som do digital até mais bonito... o do piano de armário da minha escola ainda é melhor, mas como não tinha lugar em casa e nem dinheiro pra comprar um... mas um dia chego lá =D

    não posso opinar sobre os que você tem em vista... mas deixo minha sugestão, ae você dá uma pesquisada e vê qual é o melhor pra você =)

    luiz1990
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Na verdade eu fico meio em dúvida porque não sei do que se trata a série DGX da Yamaha, e qual sua diferença para com os modelos P. No site oficial os modelos DGX são classificados como teclados arranjadores, e não pianos digitais. Você sabe o motivo da diferenciação? Eu só preciso de algo que funcione como um piano, só que ligado na tomada, nada a mais!

    Eduardo 336
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    luiz1990

    O DGX-520 não tem Hammer Action(efeito martelo), a série P tem.
    O único da linha DGX que possui Hammer Action é o 620.

    luiz1990
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Creio que talvez não seja o que eu esteja procurando então.
    Retomo a pergunta: será que o P70 é apropriado para estudar piano ou deveria economizar mais e adquirir outro instrumento?

    Eduardo 336
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    luiz1990

    É apropriado.
    Se tu deveria economizar mais para pegar outro instrumento aí depende quanto tu vai pagar pelo P70, se tu ta conseguindo ele de barbada vai nele.

    luiz1990
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Nas lojas em que pesquisei o preço dele gira em torno dos 2300 reais, contra 3500-4000 do P140. O P70 parece-me ser uma boa opção, mas pela minha inexperiência fico preocupado se não vou ter notas cortadas ou falta de controle da dinâmica com esse instrumento.

    Eduardo 336
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    luiz1990

    Como assim notas cortadas?
    Quanto a dinâmica com certeza tu não vai ter a mesma de um piano, vai ter algo aproximado, se quiser a dinâmica de um piano o único jeito é comprando o próprio. Toquei algumas vezes no P90 e achei muito boa a dinâmica, ótimas teclas, um bom timbre.
    Valhe tu conferir também outros modelos de outras marcas, os Privia da Casio, RD da Roland(o RD150 se não me engano tem um preço mais acessível), o DGX620 da Yamaha(mesmo não sendo da categoria piano digital ele tem um excelente timbre de piano, quanto a dinâmica eu não sei dizer...), os Prokeys da M-Audio(são da categoria controlador mas possuem um "piano interno" muito bom).

    luiz1990
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Eduardo 336
    Notas cortadas no caso da polifonia não ser suficiente, não sei ao certo como isso funciona.
    Eu estive tocando em um CP33 da Yamaha e achei um instrumento muito bom, no P70 eu devo encontrar teclas e qualidade sonora próximas talvez?
    E obrigado pelas sugestões, vou conferir os modelos que você me recomendou!

    Eduardo 336
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    luiz1990

    Se eu não me engano o P70 tem 32 de polifonia, vc não tem 32 dedos né? :P
    Nunca toquei no CP, não sei dizer... só sei dizer que pra mim as teclas do P são perfeitas e tem um bom timbre.

    sralves
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Estive fazendo milhares e milhares de pesquisas já algum tempo e, para o que eu quero (excelentes teclas com ótimo som de piano e capacidades desejáveis de controlador), estou chegando à conclusão que o CP33 é o melhor negócio. O problema que você deve observar é que o CP precisa de caixas externas o que não é o caso do P-70. Claro que sempre é possível usar um bom fone, que é bem mais barato. As teclas do CP33 são um verdadeiro show à parte (eu testei ontem). Caso você precise realmente do instrumento com amplificação própria, sugiro economizar um pouco e considerar um piano de categoria superior (P-140, GEM-PRP800, Privias, etc.) com polifonia e qualidades de timbre melhores. O P-140, por exemplo, à vista sai por volta de 3200, praticamente o mesmo preço do CP33.

    A questão da polifonia não é somente notas executadas ao mesmo tempo. Se você fizer um arpegio muito grande com pedal sustain, por exemplo, pode acontecer que mais de 32 notas soem ao mesmo tempo e isso pode ocasionar cortes nas primeiras (que ainda deveriam soar devido ao sustain). Além disso, os pianos digitais sempre têm a possibilidade de misturar dois sons. Neste caso, o número de notas processadas ao mesmo tempo cairia para 16. Não sei se deu para entender, mas eu recomendo no mínimo 64.

    BlindNode
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Primeiro post...
    Ontem comprei um CP33, aqui em São Paulo, na rua Teodoro Sampaio, saiu à vista R$3100,00, com um cabo midi. Levei um fone koss pra testar, já que é o que vou usar pois moro em apto. É pra estudo de piano, e pelo peso das teclas pareceu o mais realista.
    Os painéis são em ferro e as laterais são encaixes em plástico(fosco e aparenta ter qualidade). Embaixo há um painel de compensado. E é Made in Japan.
    Cabe observar que não tem sequenciador nem alto falantes embutidos(que não considero muito por causa dos graves).
    Percebi que o Grand Piano 2 é bem parecido com o piano do MM6, senão o mesmo.
    Entre outras coisas mais subjetivas, deixei de comprar o P140 por causa do split que fica escondido num menu(no CP33 é um botão direto), e da saída RCA que não tem controle de volume(P10 no CP33 e controlado pelo volume).
    Mas ainda estou aprendendo a mexer nele...
    Abraços e obrigado a todos do fórum, acabei lendo muita coisa aqui antes de comprar.

    luiz1990
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Obrigado a todos pelas sugestões!
    Vou ver o que faço e comunicarei assim que adquirir meu piano.
    Valeu!

    marco (boicatolico)
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: marco (boicatolico)
    · votar


    Fico me perguntando c em peças mais complexas, não seriam necessários mais de 32 notas ao mesmo tempo, apesar de não termos os 32 dedos como o amigo citou acima, mas isso é facilmente possível utilizando o sustain. Vai aqui minha dúvida aos "usuários avançados" de piano.!!!

    abraços

    Eduardo 336
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    marco (boicatolico)

    32 notas pra piano erudito não da mesmo...
    É só tu fazer uma escalinha com o sustain no pé e o som já vai cortando.

    luiz1990
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Bom, se 32 notas não é o suficiente para o piano erudito, acho que vou esperar mais um pouco para ter condições de adquirir um P140, porque a minha única intenção no estudo de piano é o foco erudito mesmo. Obrigado a todos!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a piano digital para estudo