Dúvida sobre estudo de piano

    Autor Mensagem
    patti
    Veterano
    # mai/11


    Ola

    Sou estudante de piano e estava pesquisando uns tópicos aqui sobre piano erudito e popular que me esclareceram algumas dúvidas, gostaria de perguntar se é de todo errado eu tocar as músicas classicas que vieram no caderno de músicas do meu piano (tem umas classificadas como fáceis) e logo após tocar uma música popular, seja por partitura ou não...essa mescla é ruim? Pois quero saber tocar por partituras sim (já leio razoavelmente bem) mas também quero saber tocar minhas músicas populares favoritas...

    Abraços e por favor, se não puder acrescentar, deixe para quem pode!

    Spect
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    E por qual motivo seria? Não vejo absolutamente nada de errado.

    Darlan Felix
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    patti

    Qual o problema nisso ? Isso foi engraçado! hehehe

    AnaClara
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Claro que não tem problema. ¬¬'

    patti
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Engraçado? Talvez eu não tenha sido clara, é que pelo que entendi as técnicas de piano erudito são um pouco diferente das de piano popular, posso ter entendido errado, por exemplo, quando comecei meu curso meu professor me colocava pra tocar Fur Elise no piano com partitura e tudo, versão facilitada, mas me incentivava a tocar as músicas populares que eu gostasse, uma que aprendi assim foi My heart will go on, da Celine Dion...Quando mudei de professor o segundo só queria que eu tocasse músicas populares ..Se eu pegar uma partitura sigo ao pé da letra e a música sai mas não consigo tocar nada de ouvido dai eu queria desenvolver essa intuição de não ficar dependente de partituras e conseguir tocar outras coisas...Acho que devoe studar harmonia.

    Abraços

    patti
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    ó pra esclarecer,

    Quando mudei de professor o segundo só queria que eu tocasse músicas populares ..Se eu pegar uma partitura sigo ao pé da letra e a música sai mas não consigo tocar nada de ouvido dai eu queria desenvolver essa intuição de não ficar dependente de partituras e conseguir tocar outras coisas...

    Com esse segundo professor não deu certo, pois eu queria exatamente saber tocar de ouvi, ter intuição musical mas tambem quero saber ler bem partituras.

    Abraços.

    Bluesruno
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Pati,

    Musica é musica. Distinções como erudita e popular pelo menos pra mim não fazem a menor diferença. Escute seu ouvido. O que um musico tem que tocar o que lhe toca o coração e não um monte de notas escritas num papel.

    Nossa to meio poeta hoje, mas é isso que acho.

    patti
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Blesruno,
    Poeta sim mas falou bonito...vou continuar estudando partituras e adquirindo mais fluência na leitura mas também xeretando nas cifras e etc...abraços.

    TG Aoshi
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Bluesruno
    É até legal o que você falou, mas só na parte interpretativa, que aliás foi onde você tocou, tem bastante diferença.

    patti
    É o que pessoal disse antes, não vai fazer mal algum. Aliás, pelo seu objetivo é até positivo esse tipo de coisa. Tocar tanto erudito quanto popular (e mesmo dentro do popular, não ficar preso a um estilo), ajuda (e muito!) a desenvolver musicalidade, que é o que você chamou de "intuição musical".

    Só que não é fácil de desenvolver isso não. Leva tempo, e experiência conta muito. Treinar ouvido, improviso, estudar teoria e escutar muita música, são coisas que vão te ajudar muito nesse caminho.

    Quanto a técnica pianística, não tem diferença, o que você usa pra tocar erudito vai usar no popular. A questão é que o rigor é muito maior no erudito.

    waltercruz
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Dentro dos cursos de música, ou ao menos dentro de um curso específico que eu estudei dentro da ULM em São Paulo, tem uma aula chamada percepção musical, que lá, especificamente é uma mescla de teoria mais treino de ouvido, e é muito interessante.

    Quanto a questão de técnica, com certeza você irá aproveitar a técnica do Erudito no popular. Por exemplo, quando eu entrei na ULM para fazer piano popular, logo minha professora constatou minha falta de técnica e me enviou para o erudito. Pena que acabei precisando sair e nunca voltei para o piano popular.

    Como o TG Aoshi disse, a técnica é a mesma, embora muitas vezes o pianista popular acabe sendo mais 'livre' que aquele que toca peças clássicas.

    Quanto ao ouvido, vc precisa treiná-lo. Ditado rítimico, melódio. Um exercício simples: quando vc ouve uma melodia qualquer, vc tem dificuldades em reconhecer os intervalos que a compõem e reproduzir tal melodia em seu instrumento.

    Pelo que vc falou, de que precisa estudar harmonia, eu posso pressupor que vc consegue reconhecer e executar as melodias corretamente, mas sua dificuldade seriam com os acordes, é isso?

    TG Aoshi
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    waltercruz
    embora muitas vezes o pianista popular acabe sendo mais 'livre' que aquele que toca peças clássicas.

    Na verdade, quando disse "rigor", estava me referindo a técnica. heuhehe! =p

    Até porque não acho muito legal botar essa idéia da música erudita como uma entidade conservadora.

    waltercruz
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    TG Aoshi
    Bacana, eu estava pensando geralmente no rigor da técnica mesmo e na liberdade e rigor como a relação do pianista com o uisque.. ou vodka.. ou.. whatever :)

    Pão Quente
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    patti
    nao é errado nao lol
    eu fiz isso, quando eu tocava keyboard :D.

    patti
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Obrigada pessoal, esclareceu bastante, sinto que estou no caminho certo desenvolvendo a habilidade de tocar por partituras mas não ficando presa a isso, não quero passar a vida tocando Mozart e sendo incapaz de me acompanhar ao piano ou mesmo acompanhar alguém ou mesmo tocar uma música que eu goste. Lembro de uma estória que meu professor contou de uma colega dele que foi tocar em um casamento e a partitura voou...ela ficou ao piano sem saber o que fazer, nessa hora um pouco de indepêndencia ajudaria. Não sei até aonde a estória é verdadeira mas me fez pensar bastante.
    Continuarei estudando as músicas clássicas e ficando craque em leitura de partituras mas conciliarei minhas musiquinhas do Abba, Queen e por aí vai.
    Abraços.

    TG Aoshi
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Opa, calma lá! Pode até ser que você não queria ter dito isso, mas essa idéia de dependência excessiva da partitura em música erudita é uma falácia. Alguém bem treinando no erudito tem plena capacidade de improvisar de ouvido.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre estudo de piano