Método de Estudo de Piano

Autor Mensagem
dan_nsh
Veterano
# jan/05


Olá a todos...

Gostaria de saber se alguém aqui conhece o método para piano de A. Schmoll. Estou estudando ele e gostaria de saber a opinião de quem conhece. Se acha que é bom, qual a vantagem, desvantagem, etc.

Gostaria de saber também de outros métodos de piano (sem ser Hanon e Czerny, que eu já conheço) que sejam bons.

Abraços

Ken Himura
Veterano
# jan/05
· votar


Tirando Hanon e Czerny, só conheço um pouco de Beringher...

Siul
Veterano
# mar/05
· votar


Eu tenho o número 1 e o 3.

Tenho que fazer o 2, mas falta tempo.

A vantagem é que é inteiro em Portugues, bom para eu estudar sem professor agora que não tenho tempo de fazer aulas como antes.

me fale o q vc acha..

AndersonJorge
Veterano
# abr/05
· votar


Pode me enviar estes métodos?

andersonnazareno@yahoo.com.br

tecradu
Veterano
# abr/05
· votar


Se puder enviar para mim também -> luisgta@hotmail.com

A_Druida_
Veterano
# abr/05
· votar


mas se tu puder envia pra mim tbm...hehe
pri_pri886@hotmail.com

william jose ferreira
Veterano
# abr/05
· votar


Entrometendo na conversa...manda pra também ok...Agradeço amigos das teclas...

Eklon
Veterano
# abr/05 · Editado por: Eklon
· votar


eu gostaria desses métodos também, por favor...

ted@outloverock.com

Obrigado!

Larisce Lauton
Veterano
# abr/05
· votar


JÁ ESTUDEI E TENHO O 1 E 2. SÃO LEGAIS, MAS O 2 TEM UMAS PEÇAS ESQUISITAS, TIPO VC AXA QUE TÁ TOKNDO ERRADO... ESTA OBRA DE SCHMOLL É COMPOSTA POR 5 PARTES DE 30 PEÇAS CADA. AS Q EU ESTUDEI SÃO PEQUENAS, BONITAS E FÁCEIS. OS 5 VOLUMES CUSTAM 18,00 EM UM SITE DE ACESSÓRIOS MUSICAIS, EU VI ONTEM. É www.freenote.com.br, AXO. NÃO ANOTEI... ESPERO TER AJUDADO. TCHAU!

thiago leonardo albuquerque
Veterano
# abr/05
· votar


f beyer

Jonathas Lacerda
Veterano
# abr/05
· votar


Eu tenho o número 1 e o 3.

Tenho que fazer o 2, mas falta tempo.

A vantagem é que é inteiro em Portugues, bom para eu estudar sem professor agora que não tenho tempo de fazer aulas como antes.

me fale o q vc acha..


cara!!!! eu tenho 2 e o 4!!!!!!!!!!!!!!! tira xerox e transforma em PDF pros caras... dai fica faltando só 1!!!!!!

ricardo augusto
Veterano
# set/05
· votar


qual seria o metodo bom para começar estudando piano? tenho instrumento e preciso estudá-lo, quero tocar bem e ler partituras, alguém me ajude por favor

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# set/05
· votar


ricardo augusto

Primeiro entre em uma escola de música,depois procure os melhores métodos,e depois:estude,estude,estude...

Ken Himura
Veterano
# set/05
· votar


quero tocar bem
Conhece a expressão: "É o sonho de todo mundo!!!" ?

luissm
Veterano
# jun/12
· votar


Boas,

Tive de limpar umas aranhas para aceder a esse tópico lolololol

Mas se alguém ainda é vivo por cá, fica uma questão em relação ao método A. Schmoll.

Estou reiniciando o estudo de piano e estou no volume I, mas para um adulto, até então as musicas me parecem um saco. Será que esse método é indicado para adultos? Estou na casa dos 40 :)

Ou conhecem algum método mais indicado para piano erudito?

fernando tecladista
Veterano
# jun/12
· votar


luissm
músicas de piano para iniciante geralmente são um saco mesmo, o importante é a tecnica que ela te passa e com isso pegar músicas melhores mais a frente

eu nunca fui muito amigo do schmoll porque pelo que lembro o primeiro volume era inteiro em clave de sol e sí só aparecia clave de fá no segundo

desse tipo de método sou mais amigo daqueles que começam no centro do piano e vão abrindo a região primeira lição é : do-redo... na direita e do-si do na esquerda
segunda lição já é do-re-mi na direita e do-si-la na esquerda...
eu gosto do "curso de piano" do mario mascarenhas
depois com um tempo dele, já que as músicas são do autor dá pra ir procurando músicas conhecidas pela internet para complementar

J.Dionatan
Veterano
# jun/12
· votar


eu gosto do "curso de piano" do mario mascarenhas
É o que eu estou fazendo, quase concluindo o livro 1. Realmente as músicas em métodos são para desenvolvimento. Quem estuda música não fica tocando música, parece óbvio mas não é.

The_Hands
Veterano
# jun/12
· votar


músicas de piano para iniciante geralmente são um saco mesmo

Por isso eu não recomendo mario mascarenhas. As musicas são chatas demais. To no volume 2. O método é bom. Mas com ctz tem melhores.

J.Dionatan
Veterano
# jun/12
· votar


The_Hands
Rsrs, minha esposa ontem falou: "Você não se enjooa destas músicas chatas não?""

Eu respondi; O que me enjooa é não conseguir tocá-las corretamente.
Por isto música legal ou chata, o négocio é malhar.

The_Hands
Veterano
# jun/12
· votar


J.Dionatan

rsrsr Pode crer. Meu pai tbm usava esse método. minha mãe passava mal com aquelas musiquinhas kkk

Mas é verdade, chatas ou legais, tnho q admitir q dão resultado.

Dizem que o Suzuki tem musicas "de verdade", pra iniciantes. Só que nunca achei...

J.Dionatan
Veterano
# jun/12
· votar


The_Hands
Bom, paralelo com o Mascarenhas eu estudo outras obras, podemos dizer, "de verdade". Claro versões simplificadas de acordo com meu nível. Eu acho legal usar vários métodos em paralelo ao invés de focar apenas em um. Outros já tem outra opinião claro.

The_Hands
Veterano
# jun/12
· votar


J.Dionatan

ta certo, eu tbm pego coisas por fora. Até pq, se ficar só no método, desanima. Meu antigo prof pegava muito no meu pé com isso. Cobrava muito as musicas do método. Acabeu desanimando e saindo da aula. Hj eu pego, mas no meu ritmo.

luissm
Veterano
# jun/12
· votar


Bem, pelo que eu depreendo das vossa palavras, o método é mesmo um “programa” cuja finalidade é ir avançando de técnica em técnica afim de obter o conhecimento e a prática para poder executar obras mais complexas é isso?

Assim como na escolinha aprendemos o AEIOU, depois o abcdário e só depois fomos juntando as letras construindo palavras, é isso?

Quer então dizer que tem segredo aí no método. E sem darmos conta, quando chegarmos ao fim do método já adquirimos as competências necessárias para poder executar por exemplo a sonata op 27 nº 2, 3º movimento de Beethoven?

Bom assim espero então :)

Eu estou em Portugal e pelo que percebi as publicações do Mascaranhas não chegaram cá, só encontrando na net. E eu apenas encontrei um que se chama “Duas Mãozinhas no Teclado” mas é para crianças desde os 4 anos lolololol e as musicas são mais para jardim de infância :).

Também dei uma olhada em outros métodos, já para adultos como o “Alfreds Basic Adult Piano Course”, “Elementary Instruction Book for the Pianoforte” do Ferdinand Bayer, “Método completo de piano” de Terry Burrows, “Michael Aaron – Adult Piano Course”…. Até no método do Suzuki meti o nariz. Mas o mal é geral, as musiquinhas são sempre um saco mesmo.

Mas se é assim, se tem de ser… lá terei eu de tocar a “Rosa Mazurca”, ou a valsa “A Florista”. Ainda se fosse a Valsa das Flores de Tchaikovsky :)

Quanto aos exercícios preparatórios de Schmitt, ou progressivos de Czemy e Hanon, quando devo começar a devora-los?

Bom, alguns já me divirto com eles, sempre desafiam mais do que as musiquinhas.

Obrigado pelas respostas, parece que não sou só eu nem os meus vizinhos que sofrem com essas músicas lolololol.

Bons estudos e práticas para os que como eu se aventuraram no mundo maravilhoso deste magnífico instrumento.

pernalonga_uftm
Veterano
# jun/12
· votar


Bom, em primeiro lugar acho que um tópico desses deveria ser fixo né! rs
Por que? Porque aproveita e concentra tudo num tópico só, inclusive com Downloads de partituras dos métodos.
Olha, eu fiquei parado por um bom tempo, e voltei agora... a minha mãe começou também os estudos... ela começou por um tal de Bastien. rs
Realmente chato. Quando eu comecei, eu comecei fazendo o Primeiro Mestre de Piano do Czerny. Minha professora era meio surtada.... Não concordava com a "lerdeza" do conservatório... Eu recomendo, não tive problemas... até lá pelo 14/15 do primeiro mestre, são leituras tranquilas... Musicas bem quadradinhas... Depois com o tempo, avançando no Czerny, dá pra pegar as Ana Madalena Bach paralelo ao Czerny, são peças faceis, tranquilas de estudar... E como minha atual professora diz... Hanon... Alguns estudos do próprio Czerny são para estudar mecanismo. Então não deixa de ser interessante... o pessoal no ballet não faz aula de barra para desenvolver a força nos musculos das pernas, dos pés, da coluna, do dorso? Um pianista jamais deve deixar de fazer esses exercícios de mecanismo... por mais avançado que ele o seja. Escalas, acordes, arpejos, exercícios de mecanismo... Diários para todo músico. Não só o pianista.
P.s.: Tem alguns livros que fazem abordagem científica da técnica pianistica. É interessante ler para quem é mais curioso... E são relativamente baratos (Pra quem está acostumado a pagar 350 reais em livro de Fisiologia, Bioquimica, Anatomia cada um... pagar entre 30 - 80/90 reais não é um custo muito alto, e eu não sou rico... ralo bastante na faculdade com projeto bolsista, ou pesquisa bolsista pra conseguir).

luissm
Veterano
# mar/15 · Editado por: luissm
· votar


Boas meus amigos,

Parece que tenho de ser eu de novo a desenterrar este tópico.
Já lá vão quase 3 anos desde a última vez que passei por cá.

Então como vão esses estudos de piano? 

Pois é, espero que bem melhores do que o meu lololol
Iniciei o estudo do A. Schmoll. E cansei das musiquinhas logo no início 
Dai que saltei para a minha livre vontade, gostava de uma certa musica, procurava a partitura e lá tentava tocar, sem olhar ao nível, se era avançado, ou não. E então vem o sofrimento de enfrentar a dificuldade, sem as “skills” necessárias para enfrentar a “empreitada”.

Mas lá fui curtindo e aprendendo umas músicas que me dão prazer tocar e estou evoluindo.

Já vou com um repertório bastante longo, embora muitas das musicas ainda não as toque como gostaria e muitas vezes ainda incompletas, mas vão melhorando.

As peças clássicas parecem mais fáceis do que Blues, Rock, ou mesmo musica Pop, pois o ritmo requer muita independência de mãos e isso à vezes é duro de conseguir.

Estou decidido a fazer talvez o método de Bela Bartock – Mikrokosmos, que parece ser o mais indicado para uma evolução neste campo.

Gostava no entanto de colocar umas questões aos veteranos e são as seguintes:

- Quando estudo uma partitura, à medida que vou aprendendo a musica, nunca mais olho para ela e acabo por memorizar a musica rapidamente ao ponto de quando tento seguir a musica pela partitura a minha leitura impede-me de executar a peça tão bem quanto quando apenas estou concentrado no que estou a tocar (mesmo de olhos fechados) é normal? É certo que sou muito lento a ler (partituras entenda-se ). No início vou memorizando visualmente o que estou a fazer no teclado, depois de algum tempo já o faço sem focalizar essa visualização, apenas partes, o restante sai sem que eu tenha de pensar o que estou a fazer. Julgo que é normal, pois na guitarra é assim que funciono há muitos anos, quando toco não estou a pensar o que estou a fazer apenas o que estou a ouvir. As coisas estão mecanizadas, assim como quando conduzimos, em que não pensamos que temos de mudar de 5º para 4º, quando necessário, apenas fazemos.

-Outra questão prende-se com a forma como devemos praticar. Como já são muitas músicas, (umas 20) se tiver de praticar todas de cada vez que toco, tinha de passar o dia todo e não chegava lololol. Como é que vocês fazem? O que acabo de fazer é tocar a última que estou aprender, pois é a que me dá mais gozo tocar, depois lá vou passando pelas outras por prazer. Mas muitas vezes sinto que nenhuma está nem próximo do que gostaria e grande parte delas ainda só toco parte da música. Acho que estou a saltar demais entre músicas, no lugar de treinar uma de cada vez direitinha até ao fim. Mas sabem como é, ouvimos uma música e dizemos mas que linda, acho que sei tocar isso, toca a procurar a partitura e siga… 

Hoje antes de me deitar estava fazendo um lanche quando passou na rádio a versão acústica de Every Breaking Wave - U2, bem, musica facilíssima, não me deitei sem tocar (essa até de ouvido se tira), mas outras como One Man’s Dream –Yanni, ou River Flows in You – Yruma, Rain - Brian Crain, Prelude in C Major (BWV 846) – Bach, não resisti a avançar e dão muito trabalho mas gozo. É claro que fui, e vou sentindo dificuldades, mas julgo que a prática de músicas que consideramos difíceis também nos ajuda a evoluir. Provavelmente pelo caminho mais difícil 

Mas em mim já é crónico, lembro-me que na universidade fiz análise matemática 2 (2º ano do curso) antes da 1 (1º ano) dai que já estou habituado rsssss.

Mas gostava das vossas opiniões, se deveria mesmo pegar nos métodos, (o do Bela Bartock vou fazer pelo que já ouvi falar bem para independência de mãos).

Contem lá as vossas experiências e evolução nesta aventura.

Há já me esquecia, que também já fiz umas musicas lololol com alguns erros de execução quando gravei mas aceitável para iniciante. E o mais interessante é que foi logo nos inícios, ainda mal sabia tocar a Rosa Marzuca do A. Chemoll rssss

Se descobrir como colocar aqui um dia destes coloco.

Abraço a todos.

luissm
Veterano
# mar/15
· votar


Então? Já desistiram todos?!?!?!?! :(

Artref
Veterano
# mar/15
· votar


Seu português de Portugal dificulta um pouco a compreensão, mas vou tentar:

-É ótimo decorar partituras, pianistas tocam de cor. Só não pode perder os detalhes no processo. E também é preciso estar sempre lendo algo novo, pra leitura não ficar fraca.

-Não dá pra tocar tudo sempre. Eu renovo meu repertório a cada semestre, ou ano. E naquele semestre, só toco aqui, até elas ficarem em nível profissional. No futuro, se precisar tocar novamente o que já tocou é só relembrar, o que é bem mais fácil do que aprender do zero. E com a evolução você certamente tocará melhor aquilo que tocou no passado.

Já vou com um repertório bastante longo, embora muitas das musicas ainda não as toque como gostaria e muitas vezes ainda incompletas, mas vão melhorando.
Sinto em dizer, mas pra mim música incompleta ou mal tocada não conta. Pegue menos músicas, mas as toque, de fato. Senão acaba sendo igual aquele cara que sai com um monte de mulher mas não curte nenhuma e vai acabar sozinho, hahaha. Um arquiteto não constrói só uma parte da casa, um pintor não pinta metade do quadro, uma bailarina não dança metade da música. Pegando muita música você sente que está evoluindo rápido mas na verdade não está saindo do lugar. Pense nisso.

-Pegar música acima do seu nível sem ter a orientação é bastante perigoso. Você pode desenvolver vícios ou se machucar. Se tiver um bom professor orientando, aí tudo bem. Se não tiver, melhor não arriscar tanto.

-Peça clássica mais difícil que rock e blues? Ahh, quando você conhecer Beethoven, Mozart, Chopin....rsrsrs

Enfim, sua mensagem e sua linguagem ficaram um pouco confusas mas espero ter entendido.

Daniel_tecladista15
Membro Novato
# mar/15
· votar


Complementando o que o Artref disse, acho que decorar uma partitura ou pelo menos trechos dela é meio que normal e natural.
Eu acabo que meio sem querer decorando os trechos mais difíceis e que exigem mais atenção. Percebo que isso melhora a minha interpretação, pois não preciso me concentrar na leitura.

Eu também tinha esta dúvida e o meu professor disse que é ótimo decorar a partitura. Inclusive os melhores pianistas são capazes de decorar músicas bastante complexas em pouco tempo. Observe que numa apresentação de piano solo é raro o pianista levar partitura.

Segundo um livro que eu li, você só lê realmente uma partitura, ou seja, a prática efetiva da leitura só ocorre nas primeira vezes em que você a estuda. Nas próximas vezes, a partitura é meio que um suporte, você já tem noção das notas que se seguem só precisa ter certeza.

Não concordo plenamente com esta afirmação. Acredito que cada vez que você olha uma partitura, você treina um pouco de leitura, mesmo já tendo lido mais de 100 vezes.

O que eu acho é que lê uma nova partitura você evolui mais do que reler uma que você já leu mais de 100 vezes.

Em relação a pratica do repertório, eu não tenho um processo sistemático. Vou repassando aquela música que me dá vontade.
Mas acho que é uma boa adotar um processo como o proposto pelo Artref. Vou tentar fazer algo parecido. Meu problema é que meu professor
passa tanta atividade numa semana que eu fico sem tempo de rever coisas antigas.

luissm
Veterano
# mar/15 · Editado por: luissm
· votar


Artref

É verdade, meu português da mensagem era demasiado de Portugal e nem todo bom português.

Vou tentar escrever pensando em português do Brasil :)

Quando digo decorar a partitura, eu não decoro propriamente a partitura, mas sim a música, embora julgo ser a mesma coisa. Quando pego numa música que já não toco há muito tempo e sinto algumas dificuldades, pego de novo na partitura para recordar o que faltava.

Agora a minha leitura é muito fraca mesmo, acho que ao nível da escola primária, quando ainda juntamos as letras para perceber as palavras. A minha formação musical é a da escola normal, lembro-me de ter música no segundo ciclo (5º e 6º ano) onde aprendi os básicos.

Guitarra, aprendi sozinho e com amigos na adolescência.

Quanto ao Piano, frequentei uma escola durante dois ou três meses, antes de entrar na universidade, mas como não tinha piano em casa para praticar e fui para uma universidade noutra cidade, acabei desistindo. A única coisa que me recordo dessas aulas é de nesse período ter terminado o livro que era normalmente utilizado num ano de aulas e a professora não acreditava que eu não tinha piano em casa.

“Sinto em dizer, mas pra mim música incompleta ou mal tocada não conta. Pegue menos músicas, mas as toque, de fato. Senão acaba sendo igual aquele cara que sai com um monte de mulher mas não curte nenhuma e vai acabar sozinho, hahaha. Um arquiteto não constrói só uma parte da casa, um pintor não pinta metade do quadro, uma bailarina não dança metade da música. Pegando muita música você sente que está evoluindo rápido mas na verdade não está saindo do lugar. Pense nisso.”

Nisso vc tem toda a razão!!!

“-Pegar música acima do seu nível sem ter a orientação é bastante perigoso. Você pode desenvolver vícios ou se machucar. Se tiver um bom professor orientando, aí tudo bem. Se não tiver, melhor não arriscar tanto.”

Como sabemos se uma música está acima do nosso nível? Pela dificuldade? Como sabemos qual o nosso nível? Eu há uns tempos procurei o programa do curso de piano do conservatório para ver por onde iniciavam e qual o plano de estudos, ia caindo para o lado com a quantidade de peças que estudam http://www.conservatoriodebraga.pt/userfiles/file/Escola-programa-de-p iano.pdfhttp://www.conservatoriodebraga.pt/userfiles/file/Escola-progr ama-de-piano.pdf

Quanto a professor, pois terei de pensar numa solução, ou mesmo tentar uma escola, pelo menos para criar uma linha de aprendizagem para evoluir.

Quanto a machucar não creio por enquanto, pois ainda não faço nada difícil e já li alguns livros e vi muito vídeo sobre técnica pianística que julgo evitar algumas asneiras, mas nada como um professor para corrigir na hora.


“-Peça clássica mais difícil que rock e blues? Ahh, quando você conhecer Beethoven, Mozart, Chopin....rsrsrs”

Pois mas eu ainda vou com calma, por enquanto só Rachmaninoff Prelude in C Major… ou será de Bach (MWV 846);)… rsss

Obrigado pela ajuda.

Daniel_tecladista15

Pois ainda bem que é assim, eu só sigo a partitura para aprender a música e em alguns casos, depois de comparar com a música tocada, acabo corrigindo erros de leitura.

Outras músicas, como Rain de Brian Crain, não aprendi por partitura, pois não encontrei, mas segui um vídeo no Youtube do autor tocando e foi fácil, memorizei rápido é certo que são bem básicas.



Pleyel
Veterano
# mar/15 · Editado por: Pleyel
· votar


Como sabemos se uma música está acima do nosso nível? Pela dificuldade? Como sabemos qual o nosso nível? Eu há uns tempos procurei o programa do curso de piano do conservatório para ver por onde iniciavam e qual o plano de estudos, ia caindo para o lado com a quantidade de peças que estudam http://www.conservatoriodebraga.pt/userfiles/file/Escola-programa-de-p iano.pdfhttp://www.conservatoriodebraga.pt/userfiles/file/Escola-progr ama-de-piano.pdf
Estava precisando de um cronograma para evoluir meus estudos, muito obrigado.

Quanto a métodos utilizo para mecanismo o Hanon e para técnica o Czerny.
Acho também que um tópico como este deveria ser colocado como fixo pela moderação para que possamos trocar materiais de estudo de piano.
Como disse há algum tempo atrás sinto falta de discussões sobre piano, vejo que a maioria da galera fala muito mais sobre lançamentos e funções de teclados,(assuntos dos quais não entendo nada) enquanto que a galera do piano pouco se movimenta (me incluindo nesta).

Quem aqui nesse fórum é do piano de fato. Vamos nos conhecer melhor para trocar informações, blz..

abs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Método de Estudo de Piano