【FIXO】 Os professores ensinam as melhores dicas aqui!

Autor Mensagem
LéoTecla
Veterano
# nov/09
· votar


Valeu... KBD2000. Bons videos

LêPizzarini
Veterano
# nov/09
· votar


Opa! mtoo bom esse site! Esclarece mtas coisas =D

Ah sabe, nessa semana,
qnd eu tava no meio das aulas d literatura e d artes, surgiu uma dúvida:

Por exemplo, se existe música do período barroco, pode existir música d outros períodos artísticos?
Uma música pode ser surrealista, futurista, dadaísta, expressionista, etc.?
Eu posso expressar músicas do msmo jeito q quadros são expressos nesses movimentos artísticos contemporâneos?

Por exemplo, se o hip hop está mto associado ao grafite, tem outros estilos de música (não tão difundidos entre as pessoas) relacionados a outros movimentos artísticos?

Desde já..obrigada!

KBD2000
Veterano
# nov/09
· votar


Quase isso Lê, existem períodos na Música erudita sim, como nas artes e literatura, mas os nomes são outros. Leia os Livros: Música, Maestro de Júlio Medáglia e a História da Música em quadrinhos, são muito bons e esclarecem todas as suas dúvidas. Bons estudos!

LêPizzarini
Veterano
# nov/09
· votar


Aee valeu!!
Eu vou procurar esses livros pra eu estudar, talvez eu consiga achar na internet pra baixar =D

Ah eu vi seus vídeos, são mto legais!

LéoTecla
Veterano
# nov/09
· votar


Não sei se isso acontece com vcs, mas eu não gosto muito de solar em escalas que contenham muitas notas naturais (brancas). Fico aperriado, gosto muito das escalas de B, A, E, etc. As que tem de 2 acidentes para mais.

Porque no meu ponto de vista, os dedos se locomovem de forma mais agil.


O que vcs acham, sentem isso tbm?

LêPizzarini
Veterano
# nov/09
· votar


nossa, tbm! A que eu mais solo é a de E
Já é meio q automatico, vou direto pra de E..

LêPizzarini
Veterano
# nov/09
· votar


Ah, outra duvida.. qual é a diferença entre modular e mudar d tom?
eu acho q é isso, mas eu não tenho certeza:
quando eu modulo eu volto para o tom inicial, e quando eu mudo de tom eu finalizo nesse ultimo tom mesmo
É isso??

desde já..vlw!

LéoTecla
Veterano
# nov/09
· votar


exatamente, modular é por alguns instantes, durante um solo...

Mudar de tom é permanecer até o fim neste mesmo.

apaixonados por teclado
Veterano
# nov/09
· votar


a escala menor melodica é usada em quais horas?
ou tem algum acorde menor certo tipo "m7"ou"6"...
alguem pode dizer?

LêPizzarini
Veterano
# dez/09
· votar


Qual é o basico e o essencial q eu devo saber para harmonizar uma musica?

ramon_cp2
Veterano
# dez/09
· votar


Pessoal.. numa musica, eu posso so posso usar os acordes que se encaixem no campo harmonico do tom da musica ou eu posso utilizar outras escalas.? Se sim, quais escalas devo usar? Me da um exemplo por favor.

Porque eu estav analisando algumas musicas e vi que muitos acordes nao correspondem ao tom da musica.

Celinarvc
Veterano
# jan/10
· votar


Sou nova no rumo e devo começar a aprender proxima semana...
vlw.

LéoTecla
Veterano
# jan/10 · Editado por: LéoTecla
· votar


apaixonados por teclado

O que acontece é que, existem músicos que na hora de compor uma música em tom menor escolhem se vão usar menor harmônica ou melódica. E estruturam suas músicas em cimas dessas escalas, eu me refiro a colocação de todos os acordes ex: na escala de Am natural o 3º é menor (Em), na escala harmônica ou melódica ja altera para maior (E). Eu costumo dar uma variada na hora de solar se a harmonia me permitir. Eu uso a escala harmônica ou melódica se a música for montada em cima dessas escalas. Analise as composições.... Caso não entendeu escreva novamente.

LêPizzarini

Conheça os intervalos, a função de cada acorde no tom, as escalas dos tons, tanto o principal como os vizinhos, estude as dissonancias, preparações, cadências, encadeamentos, o sentimento harmônico, etc...

Uma coisa legal e básica: referindo-se aos graus, na mudança do 1º para o 4º acrescente a 7ª (sétima) ao acorde e do 5º para o 1º pode acrescentar também a 7ª (sétima). Dúvidas, nos escreva novamente.

Ex: no tom de Dó
C (1º) F (4º) e G (5º)
do 1º para o 4º - de C para F: C C7 F
do 5º para o 1º - de G para C: G G7 C

E também existem os acordes com baixo alterado, ex: de C para Am costumam usar G/B o que acaba virando um encadeamento. De G para Em usam D/F#. Isso é bem simples se quiser algo além nos escreva.

ramon_cp2

Estude além dos tons, os tons vizinhos, os supertônicos, tons afastados. São esses que são usados, e no início parece estranho.


Celinarvc

Boa sorte conte conosco!!!

LéoTecla
Veterano
# jan/10
· votar


E ai galera, alguma dúvida, por favor não vamos deixar o tópico parado.


Postem aí, estamos a disposição, todos os dias, horas e minutos, verificando se existe alguma dúvida a esclarecer.

LêPizzarini
Veterano
# jan/10
· votar


valeu! =)

LéoTecla
Veterano
# fev/10
· votar


Como se aprende a fazer fundos musicais no piano/teclado, estudando improvisação, harmonização...

Vocês conhecem alguns modelos de fundos musicais?

fábio_soul
Veterano
# fev/10
· votar


Olá, pessoal. Vou postar uma dúvida/curiosidade.

Em improvisos de piano/rhodes/outra coisa que vejo o pessoal mais "experiente" fazendo, noto que, mesmo improvisando sobre harmonias simples, há uma riqueza de dissonâncias que fogem à escala natural/pentatônica, ou mesmo à menor harmônica 9que são as escalas de utilização mais corriqueira. Gostaria de saber que tipo de escala é usada nestes casos.

Se a dúvida não ficou clara, avisem para que eu poste algum áudio ou vídeo exemplificando.

Valeu.

Pinto Iago
Veterano
# fev/10
· votar


Fica legal tambem se usar o acorde de C/G

pra mim fica mais bacana que o Am/G

walves
Veterano
# mar/10
· votar


Ai pessoal, se alguem puder me ajude.

Eu já consigo tocar os acordes abertos e fechados na mão esquerda e direita, sei as escalas maiores, menores e etc. porem quando estou tocando uma musica não sei como usar as escalas para fazer aqueles arranjos bonitos no final do compasso.

walves
Veterano
# mar/10
· votar


LéoTecla

Li os seus primeiros posts e gostaria de pedir-lhe os exercicios para desenvolvimento das mãos tipo Hanon, se voce poder me mandar eu agradeço. williamenc@hotmail.com / walves@placibras.com.br

valeu.

walves
Veterano
# mar/10
· votar


Olá pessoal.

Estou pretendendo fazer o exame para o curso de musica da UFAM, porém eu preciso estudar isso:
Para concorrentes às vagas de música, há duas etapas do teste. A primeira é teórica, que medirá noções básicas de estruturação musical, harmonia e percepção rítmica. Terá duração de 60 minutos.

A segunda fase tem 40 minutos no total e os candidatos devem demonstrar, com auxílio de instrumentos musicais de livre escolha, noções básicas de solfejo rítmico-melódico, ditado ritmico-melódico e leitura de peça musical.

Além disso, o vestibulando interpretará uma peça de livre escolha, com instrumento musical também de livre escolha. É preciso levar três peças distintas, com três cópias de cada uma. Durante a prova, a comissão selecionará uma delas para avaliação do candidato.

se alguem puder me ajudar.

walves@pceembalagens.com.br
williamenc@hotamail.com

abraços.

LêPizzarini
Veterano
# mar/10
· votar


Eu tbm estou na mesma situação...vou prestar no Conservatório Municipal De Música, e tenho q apresentar (além de outras coisas..):
- 1 estudo ou 1 movimento de sonata
- 1 peça de livre escolha

Algm me indica algmas peças, estudos ou sonatas q agradem aos jurados e que sejam adequadas para serem apresentadas em uma prova? eu estou sem ideias de repertorio...

desde ja, obrigada!

rjtecladista
Veterano
# abr/10
· votar


sou novato e preciso de dicas para arpegio.alguém me ajude plz!

LéoTecla
Veterano
# abr/10
· votar


rjtecladista


Posta teu e-mail cara, pra mim te passar umas apostlas...


walves


Confere nos e-mail's cara tá lá...



Aí galera continuem postando dúvidas, as que nós não conseguimos explicar logo de cara, passamos então a buscar explicações em livros e apostilas e depois respondemos, não se preocupem.

Mandem aí as dúvidas...

walves
Veterano
# abr/10
· votar


LéoTecla

Aí, Leo.
valeu pelas apostilas e pela ajuda que voce tem proporcionado no forum, espero um dia poder ajudar os amigos da mesma forma.

valeu

LéoTecla
Veterano
# mai/10
· votar


Tenho uma missão para os meu amigos e colegas do Fórum...

Galera minha mente esta um pouco conturbada esses dias, estou tentando cifrar uma música, mas não estou conseguindo decifrar algumas dissonâncias na melodia....

Quem pode me ajudar a cifrar essa música?
Conto com vcs!

Música:



Letra da Música:
http://letras.mus.br/atmosfera-de-adoracao/1510053/

Nicchio
Veterano
# mai/10
· votar


ramon_cp2
Olá a todos.

Estou iniciando no aprendizado agora, porem sem instrutor, somente com materiais na internet, videos, etc...

Ramon, seria possível você me passar seu email pessoal para trocarmos alguns emails? queria falar com vc pois como aprendeu também dessa forma, derrepente vc me passando os caminhos das pedras eu teria um aprendizado mais rápido.

Nicchio
Veterano
# mai/10 · Editado por: Nicchio
· votar


Olá Pessoal.

Preciso de conselhos de vocês, pois não conheço ninguem aqui por perto que possa me ajudar.

Estou bem no inicio do aprendizado de teclado, já decorei todas as teclas do, re, mi, fa, so, la, si e C, D, E, F, G, A, B. Já sei como formar acordes maiores, menores e com sétima.

Não sei se agora que seria o ideal começar a tentar decorar as teclas tocando olhando para partitura apenas, pois estou com muita dificuldade. O que acontece. Eu estou lendo a partitura, porem as vezes preciso bater o olho no teclado para achar uma nota (pois so tenho tocado com a mão direita) e quando volto olhar para partitura eu me perco e tenho que começar tudo denovo.

No inicio é assim mesmo? eu estou no caminho certo? preciso aprender a tocar olhando para partitura sem olhar para o teclado? e a mão esquerda? o ideal seria eu já acompanhando tambem ou posso praticar depois que pelo menos conseguir ler partitura sem olhar para o teclado na mão direita?

xilinx
Veterano
# jun/10
· votar


Prezados colegas eu como iniciante em teclado e também no forum do cifraclub gostarei de perguntar a quem puder me responder como achamos o proximo acorde a ser tocado em uma musica. obrigado pela atenção

JEFF_SAN
Veterano
# jun/10
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/236397/

Pretendemos fazer um Grande Prêmio FCC de Teclado 2010, entrem no tópico acima e opinem, comentem. Vai ser uma disputa bem bacana, mas precisamos da participação e da opinião de todos!

Vlw.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Os professores ensinam as melhores dicas aqui!