【FIXO】 Os professores ensinam as melhores dicas aqui!

Autor Mensagem
arthurmusical
Veterano
# mai/09
· votar


EU Ñ CONSIGO DE JEITO NENHUM E NEM FAÇO IDÉIA DE COMO SE FAZ,SÃO OS ARRANJOS,ALGUÉM PODE ME AJUDAR AÊ???

arthurmusical
Veterano
# mai/09
· votar


Bem....pra fazer arranjo tem que saber compor melodias, conhecer os intrumentos e suas tessituras e dominar a harmonia funcional. Com esses três elementos, você pode montar arranjos. Geralmente, na MPB usa-se uma estrutura assim: Instrumentos da harmonia (violão ou órgão por exemplo), instumentos do ritmo (bateria e percussão), instumentos solos (flauta ou trumpet por exemplo) e baixo. De acordo com a necessidade, você vai constuindo o arranjo usando esses elementos que citei como se fossem camadas (camada 1 ritmo, camada 2 harmonia, camada 3 baixo, camada 4 solos instrumentais). Aí você tem que testar isso gravando em pistas pra ver...tente montar trechinhos de 8 ou 16 compassos pra começar e vai fazendo até ir pegando a manha. BOa sorte.

ramon_cp2
Veterano
# mai/09
· votar


Oi pessoal. Eu toco teclado há 4 anos, porém sou autodidata, aprendi tudo sozinho(ou em sites na net, rsrsrsr). Mês passsado fui convidado pra tocar duas musicas gospel em uma igreja. Eu toco muito bem partituras, mas também sei cifras(de todos os tipos), escalas, formação de acordes, e um pouco sobre campo harmônico.
Nessas musicas vao ter tres vozes e um violino, que devem fazer a melodia. e na harmonia vai fik um violão e eu no telcado..
As músicas são Amo o Senhor (em Fá) e Recomeçar (em E). No cifra club tem essas musicas so que nao sei em que tom estão( só tenho uma noção de campo harmonico, nao sei muito).

E o que posso fazer para deixar um pouco diferente essas musicas? já que vai ter um violão fazendo a mesma coisa que eu , como posso fazer pra difrenciar? tipo colocar uns acordes de passagem e etc( nao sei como colocar os acordes de passagem na musica)

Me deem dicas por favor

arthurmusical
Veterano
# mai/09
· votar


ramon_cp2
E o que posso fazer para deixar um pouco diferente essas musicas?já que vai ter um violão fazendo a mesma coisa que eu , como posso fazer pra difrenciar?tipo colocar uns acordes de passagem e etc( nao sei como colocar os acordes de passagem na musica)


Bem, é claro que tem que fazer um arranjo diferente do violão. Pense assim: se o violão vai tocar arpejado, vc faz acorde em bloco parado; se ele tocar acorde batido (ritmado) vc faz arpejo...sempre fazendo coisas contrárias ás do violão. Isso em termos rítmicos. Em termos harmônicos, realmente você precisaria conhecer algumas regras de harmonização para os acordes do campo harmônico do tom. Porque aí, se o violão faz um acorde com 7ª (por exemplo) você pode "enfatizar" as dissonâncias superiores ( 9ªs, 11ªs e 13ªs), dependendo sempre, é claro, das possibilidades que a melodia lhe permitir. Tocar com base nas variações harmônicas é uma técnica integrativa, que precisa ser treinada e combinada com o violonista. Os dois devem combinar que tipos de harmonizações serão feitas...é assim: sentar e escrever a cifra um pro outro...tipo assim...se o cara do violão faz um acorde de E7M, voce pode fazer COM TODA SEGURANÇA um acorde de B/E, que na verdade harmonicamente, no conjunto dos dois vai soar como um E7M9. Coisas assim.
Um truke bem bacana que sempre usei pra tocar em igrejas é abusar das variações timbrísticas. Nossa, já consegui fazer milagre somente trocando o timbre de uma música pra outra, sem mudar muito a harmonia...mas fazendo mecânica contrária a do violão...sempre...experimente sair dos tradicionais strings, piano, órgão e variar entre timbres inusitados, como chorus, flute, harmonica, piano eletrico, essas coisas...tem que experimentar no ensaio...as vezes o próprio timbre lhe sugere novos caminhos harmonicos e arpéjicos para o acompanhamento ficar mais rico e diversificado.
Acordes de passagem precisam ser combinados não só com o violonista, mas tmb com o baixista...não adianta vc colocar um acorde de passagem sem o baixista dar a tônica e o violonista bater a raiz dele, porque se só vc fizer o acorde de passagem e eles mantiverem o acorde de onde vc saiu, vai "sujar" no contexto.
Enfim...espero ter podido ajudar.

ramon_cp2
Veterano
# mai/09
· votar


Muito orbigadoo ajudouu bastante
Se alguem tiver mais algumas dicas..

Quanto as musicas alguem pode me dar as duas musicas no tom certo?
Amo o Senhor( só que eu qro em Fá)
http://www.cifraclub.com.br/cifras/fernanda-brum/amo-senhor-kpgw.htm l

Recomeçar ( em Mi)

http://www.cifraclub.com.br/cifras/aline-barros/recomecar-hksm.html


valeeu pessoal

arthurmusical
Veterano
# mai/09
· votar


ramon_cp2

Para conseguir nos tons que vc quer, é só alterar os tons acima do título da música...tem opções como + 1/2 tom ou + 1 tom ou - 1/2 tom ou - 1 tom...daí é só achar no tom que vc quer...agora tocada...daí so tirando mesmo...flw

ramon_cp2
Veterano
# mai/09
· votar


ok

ramon_cp2
Veterano
# mai/09
· votar


ok

Joseduda
Veterano
# mai/09
· votar


Caros Amigos: ja toco a algum tempo, mais sempre senti uma certa dificuldade em mudar de nota rapdo no caso de um solo,

Sera´que alguem conhece algum tipo de exercicios
que possa me ajudar.

Desde ja agradeço
um abraço.

Henrique Leal
Veterano
# jun/09
· votar


Joseduda

Rapaz.. experiência própria: as tão faladas ESCALAS... ajudam muito.. procure de todas tonalidade maiores e menores...

E outra coisa interessante é, quando você estiver tirando o solo, ainda bem no começo, você já ir escolhendo um dedilhado que favoreça a troca rápida das notas. Não deixe muito pra depois não.. porque aí fica mais dificil trocar o dedilhado..

E, se ajudar, ainda te indico o basicão ,pelo menos pra mim, sobre tirar solos rápidos: comece BEM devagar, mas não ao vento...

Utilize um metrônomo junto para quando você tirar em tal velocidade, ir aumentando aos poucos até chegar na velocidade desejada... funciona muuuito bem comigo, ja tirei umas coisas que julgava impossíveis para o meu nível;

LéoTecla
Veterano
# jun/09
· votar


as tão faladas ESCALAS... ajudam muito..


e AJUDAM MESMO

Procure conhecer o quanto antes estas escalas. E em todos os tons.

ramon_cp2
Veterano
# jun/09
· votar


Oi pessoal.
Eu estava estudando um pouco sobre campo harmonico e decidi pegar algumas musicas pra analisar o tom e os acordes dentro do campo...

Só que percebi que algumas musicas ou a maioria delas tem alguns acordes fora do campo harmonico.
Por exemplo: Na música Tempo Modernos de Lulu Santos
tem os acordes C Em Am G F D..
A música está em C ou Am , entretando o acorde de D nao se encontra no campo harmonico de C. E mesmo assim fik legal na musica.

Como isso pode acontecer? Tem alguma regra pra fazer isso? E como eu vou saber qual o tom da música com esses acordes fora do campo?

ramon_cp2
Veterano
# jun/09
· votar


E quando vou improvisar no compasso que estiver sendo executado esse acorde, eu continuo improvisando na escala do tom da música?

LéoTecla
Veterano
# jun/09
· votar


Bom, como sabemos o carmpo harmonico e formado pelos acordes que tem suas notas dentro da escala do tom.

Muitos dão uma digamos assim: "saidinha" do campo harmônico, e só para lembrar, eles usam notas que são bem próximas do campo harmônico usado na música. Não fuja bastante do campo harmônico.

Analisemos:

campo harmônico de C:

C d e F G a Bº ( 1ª 4ª e 5ª maiores, 2ª 3ª 6ª relativas e menores, 7ª (diminuta) )

O "D" que ele usou é bem próximo deste campo harmônico.
Vamos ver:

Ao ponto de vista o certo seria usar o Dm:

D F A (tríade de Dm)
D F# A (tríade de D)

veja que apenas o F# foje do campo harmônico. Isto quer dizer que não quebra tanto a harmonia.

* Seria bem estranho usar um B por exemplo:

B D# F# (tríade de B)

Veja que duas notas saíram do campo harmônico D# e F#.

Joseduda
Veterano
# jun/09
· votar


Valeu Henrique muito Obrigado.

tecladista_belinha
Veterano
# jun/09
· votar


levyscarv
"naum sou muito fã de setimas!!!"
Sabe que eu tbém não.. as vezes chego a achar que elas soam meio "caipira"

diaco
Veterano
# jun/09
· votar


Eu gostaria de saber,a mão esquerda, ela faz baixo sempre?ou de pende do estilo de musica que esta esecutando? me ajude eu não entendo, mas já percebi que tenho serio problema em ritimo,abraço!!

ramon_cp2
Veterano
# jun/09
· votar


Oi. pessoal .. Td bom?

Eu queria algumas dicas de acompanhamentoo. Algumas técnicas de baixo e alguns ritmos, como samba...
Eu estou fazendo samba assim, mas nao sei se está certo:
D - D - - D - D - D - - D - D
E- - E - - E - - E - -

Dá algumas dicas ae. pessoal
Obrigado araços

Packo
Veterano
# jul/09
· votar


muito do que li aqui já estava no

http://www.jazzbossa.com/

é um site muito bom.. tem bastante teoria... abraço!

Felip
Veterano
# jul/09
· votar


Pessoal! Sou novo por aqui. É o seguinte: já pesquisei por todo canto aqui no Fórum e não achei exatamente o que eu queria, então quem puder me ajudar eu agradeço.

Pra quem assistiu o shoy de Roberto Carlos sábado agora na Globo, eu queria saber que órgão é aquele que o tecladista usou em algumas músicas (numa ele fez um solo massa), a exemplo da do "Calhambeque". Sempre procurei informações sobre aquele timbre, que é fantástico. Tenho um Roland GW-8, porém não tem esse timbre, mas acho que editando algum órgão dá pra chegar a ficar parecido. O problema é saber como fazer isso. Saber no que mexer. Alguém pode me dar alguma luz como posso fazer? Qualquer informação a respeito desse timbre. Já o vi em várias músicas. É meio "chorado".

Packo
Veterano
# jul/09
· votar


cara na real o hammond original mesmo.. aquele bem antigo que tem uma caixa com uma corneta dupla girando fazendo o efeito de rotor que dá esse "choro aew" pode ser amulado com o efeito de rotor normalmente vem em todos os bons synths, eu naum vi o show cara.. mais acho que o caminho é esse, da uma olhada.. a tem um vsti o B4.. é levinho baixa ele da net dae tu ja vai ter uma noção das configurações que fazem diferença!! ^^ abraço

forrozeiro
Veterano
# jul/09
· votar


de

pcmanic
Veterano
# jul/09
· votar


Galera estou com dificuldade em digitar as teclas pretas.Principalmente na hora passar o dedo 1 por baixo para mais de 1 oitava.Tem algum material aqui, com a digitação(com numero dos dedos utilizados) das varias escalas para teclado?

LéoTecla
Veterano
# ago/09
· votar


Cara conhece as escalas, principalmente a de B (sí maior). É uma boa para exercitar a digitação das teclas pretas.

Miziara
Veterano
# ago/09
· votar


Bom Dia povo do forum!
É minha primeira vez no forum e primeira vez no mundo do piano... com zerei a conta pra comprar um stage agora tenho que me virar sozinho Rs!
Algue poderia me enviar alguma apostila para comecar? baixei o pianista virtuoso.... mas to longe de tentar ainda!

Andei lendo alguns topicos... e dou parabens ao LeoTecla... boa vontade em responder as duvidas!!! :)
poderiam me mandar coisas para eu estudar em piano?
rmiziara@hotmail.com
abraços!!!!!

LéoTecla
Veterano
# ago/09
· votar


Miziara
dou parabens ao LeoTecla... boa vontade em responder as duvidas!!! :)


Bom, obrigado Miziara, mas estou até sumido no fórum. Estou trabalhando em uma dissertação, estou muitíssimo ocupado. Mas fazendo de tudo para colaborar. Te enviei um livro escaneado que acho ótimo para começar, só q está em inglês. Mas da pra entender tudinho. Leia e ele e nos responda aqui. OK!

wandinho teclado
Veterano
# ago/09 · Editado por: Moderador
· votar


Editado pela moderação: É proibido usar o fórum com fins comerciais.

Natis
Veterano
# ago/09
· votar


Ajuda! eu queria saber como fica a troca de dedos na execução da escala cromática!

exemplo:
escala dó maior forma primitiva
C D E F G A B C
1 2 3 1 2 3 4 5

eu queria saber como fica nas escalas cromáticas basta dizer de uma escala escala só!
Obrigada!

ricksouza
Veterano
# ago/09 · Editado por: ricksouza
· votar


Leo Tecla, qual sua formação?

LéoTecla
Veterano
# ago/09 · Editado por: LéoTecla
· votar


ricksouza
Ainda não sou formado não mano. Sou músico, e trabalhos com processos técnicos de sistemas. E, também trabalho com edição de trabalhos técnico-científicos...


Natis
escala dó maior forma primitiva
C D E F G A B C
1 2 3 1 2 3 4 5


Bom, essa disposição está correta.

No meu caso eu costumo usar esta disposição para as cromáticas:

C C# D D# E F F# G G# A A# B C
1 2 1 2 3 4 5 1 2 1 2 3 1

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Os professores ensinam as melhores dicas aqui!