Korg Tr 76 com a placa queimada

Autor Mensagem
yurikat
Veterano
# mai/08


Um "colega" da igreja ligou meu Korg no 220
Conclusão: Queimou fonte, placa... e todo o resto

E agora galera, o q eu faço?

Opção 1
Passo o korg pro cara e faço ele me pagar +- uns R$ 4.500,00?
Acho muito dificil ele ter esta grana...
ou
Opção 2
Faço o cara arrumar o korg, me devolvendo o mesmo novinho em folha?
A questão é: Vale a pena arrumar?

Aguardo a opinião de vcs!
Valeu

fernando tecladista
Veterano
# mai/08
· votar


Conclusão: Queimou fonte, placa... e todo o resto
isso já foi o resultado da "autopisia"?

de todas as vezes que liguei teclado em voltagem errada só foi a fonte que queimou

considerando que a opção-1 é complicada, não tem muito o que fazer, vi um na comunidade tecladistas no orkut um cara reclamando que o conserto de uma placa mãe de um triton LE pra arrumar (ou trocar?) ficava em 1800

Jonathas Lacerda
Veterano
# mai/08
· votar


Putz. Será que é praga?

Fui pedir um teclado emprestado para um amigo meu, que tem um TR61 e um SP2X. Ele disse q até emprestaria, se não tivesse com seu TR61 queimado. Ele ligou em 220, quando a fonte estava em 110. Queimou na hora. Levou na assistência e cobraram 2200 para substituir a placa. O problema todo é que ELE mesmo queimou o TR dele.

Inclusive ele pediu para perguntar se existe alguém que compra peças usadas de Korg TR. Considerando que ele pagou 3500 no TR61, não é muita vantagem pra ele mandar consertar.

yurikat
Veterano
# mai/08
· votar


isso já foi o resultado da "autopisia"?

Pior q é cara!!!

de todas as vezes que liguei teclado em voltagem errada só foi a fonte que queimou

Também não consigo me conformar, não dá pra acreditar q um teclado de 5 mil reais não tenha um fusivel de R$ 0,50 para evitar a passagem da energia.

Valeu

ThyagoAmaral
Veterano
# mai/08
· votar


Também não consigo me conformar, não dá pra acreditar q um teclado de 5 mil reais não tenha um fusivel de R$ 0,50 para evitar a passagem da energia. (2)

Tem uma comunidade no orkut... KORG TR76 q tem um tópico lá da turma falando exatamente isso... estou no trabalho agora... em casa eu dou uma olhada e posto o link pra vocês... eh foda... Também tenho um TR76 e todo cuidado é pouco a fonte também não é estabilizada... tem que ter um transformador bom (no meu caso em Recife que é 220) para poder nao oscilar energia... se não as memórias ficam chiando... e por ai vai...

Agora tem uma galera meio q Ninja que concerta transfordores que pode abrir a fonte do TR e colocar um fusivel dentro... um amigo meu fez isso em uma fonte de uma mesinha da Behringer, ligou em 220... queimou a fonte... mandou o cara enrrolar o transformador denovo em 110 e colocou um fusivel dentro... e sem falar que eles abrem a fonte sem fazer 1 risco nela... já que ela é colada e não tem parafusos...

Qualquer dia levo a fonte do meu TR pra ve se eles fazem isso... se fizerem aviso a vocês...

Artref
Veterano
# mai/08
· votar


Eu passei dias agradecendo a Deus na semana retrasada - Liguei meu M3 em 220V. Acho que o que me salvou foi o tempo de boot do M3. Ele demora uns 40s para estar pronto, e nesse tempo eu consegui perceber (o amplificador estourou) e desliguei rapidamente.

Meu Deus, se queima o M3...Não gosto nem de pensar nisso.

Bem, sobre o TR, eu acho que o jeito é dividir as despesas com o cidadão. Pois ele queimou, tudo bem, mas você deu o teclado na mão dele, acho que ambos erraram.

Amigo, nunca confie um instrumento como o TR na mão de ninguém. A pessoa não tem idéia de quanto custa ou então não tem o conhecimento/cuidado necessário para lidar com o instrumento. E pra ferrar, sempre quem queima não tem dinheiro pra pagar. (Lei de Murphy)

Se ficar realmente caro, compre outro teclado e de repente tente vender o que sobrou do TR para cobrir uma parte do prejuízo, sei lá.

expedifer
Veterano
# mai/08
· votar


Passo o korg pro cara e faço ele me pagar +- uns R$ 4.500,00?

Ainda tem dúvida? Se fosse dele te faria pagar sem dó!

fábio_soul
Veterano
# mai/08
· votar


fernando tecladista

de todas as vezes que liguei teclado em voltagem errada só foi a fonte que queimou

Pois é, mas os Korg's são assim. Um cara da assistência técnica autorizada da minha cidade já me disse uma vez para eu ficar muito esperto com isso, porque o TR queima a placa mãe quando liga em 220V com fonte 110V.

O segredo de tudo está em uma só palavra: VOLTÍMETRO. Um desses custa a partir de R$5,00. Eu paguei R$15,00 no meu, é um analógico, e todo lugar que vou tocar, pode ser no mesmo lugar que toquei na semana anterior e na mesma tomada, sempre verifico a voltagem. Já, para quem tem mais dinheiro, dá para comprar um transformador direto, ou uma fonte estabilizadora. Acho que é o transformador que você liga em qualquer tomada e ele converte para 110V automaticamente... Ainda vou ter um desses... hehehehe

yurikat

Que coisa hein amigo? Situação complicada. Só não te dou a placa mãe do meu TR porque eu não estou mais com ele (troquei...) hahahaha]

Mas o mais interessante de tudo isso é que o TR não tem fonte bivolt, já a do o X50 é bivolt automática, igual de carregador de celular (100~240V). Quando li isso na fonte do meu X50 quase escorreu uma lágrima!!!

Ricardo_Adorador
Veterano
# mai/08
· votar


Porra, um circuito de proteção na fonte não custaria muito caro pra implementarm e garantiria a segurança do "cérebro" do teclado.
Como mesmo disseram um fusível custa 0,50 centavos. Ou ainda se eles realmente quisessem fazer um produto diferenciado poderiam implementar um circuito que funciona em qualquer tensão (100~240).

yurikat

Cara, se o resto do teclado não queimou você pode levar em uma assitência em eletrônica e consertar a fonte. Geralmente o que queima é a ponte retificadora e os capacitores, qualquer tecnico consegue substituí-los. Ah também peça pra ele colocar um fusível na entrada. Aproveite também e mande um e-mail pra engenharia da Korg e pergunte se eles ainda não conhecem um fusível....

No meu caso, tenho um Juno-D e a fonte dele é 110V e moro em SC (aqui é 220V a rede). Dae eu mesmo fiz uma fonte pra ele. Um dia consigo montar uma bivolt automatica... kkkkkkkkkkkkk

expedifer
Veterano
# mai/08
· votar


Ricardo_Adorador
Geralmente o que queima é a ponte retificadora e os capacitores

Não é bem assim: sempre "vaza" corrente maior que o previsto queimando muita parte do circuito e chips. Se fosse assim já teria consertado seu transformador, coisa que se acha em qualquer "esquina".

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/08
· votar


Um estabilizador desses de computador é 60 reais. Só ligo meus teclados com ele...

fernando tecladista
Veterano
# mai/08 · Editado por: fernando tecladista
· votar


não dá pra acreditar q um teclado de 5 mil reais não tenha um fusivel de R$ 0,50 para evitar a passagem da energia.
se não me engano os X3 ainda tem, lembro de um amigo que ligou um em 220v e o teclado depois não ligava mais, emputecido ele abriu o teclado e achou lá um fusivel trocou e viveu feliz pra sempre (lembrado que ele tinha certa esperiencia em eletrica)

Liguei meu M3 em 220V. Acho que o que me salvou foi o tempo de boot do M3
o eu velho d-20 tem a vantagem de quando se liga em voltagem errada a fonte interna faz um ruido muito forte, então não dá erro


O segredo de tudo está em uma só palavra: VOLTÍMETRO
Um estabilizador desses de computador é 60 reais.
nunca confie um instrumento como o TR na mão de ninguém.

na banda eu sou a mais chato com isso, faço teste, uso estabilizador, fico falando sozinho o caminho da ligação (tomada, extensão, transformador.....) olho de novo...
e por aqui é complicado, na mesma região cada cidade é uma voltagem

yurikat
Veterano
# mai/08
· votar


Valeu pelos comentários galera!!! agradeço a atenção de todos!

Pois ele queimou, tudo bem, mas você deu o teclado na mão dele, acho que ambos erraram.
O pior é q não emprestei o teclado, o mesmo estava guardado na igreja e o cara pegou sem pedir...

Não empresto cueca, escova de dente, instrumento e mulher pra ninguém!!!
O q é meu é meu, isso não é ser egoista, mas só eu sei o preço q paguei.

Bom... a placa já era mesmo, não sei o q fazer, se alguém poder dar uma luz...
O q me salva é q tenho uma grana guardada pra comprar um Motif XS, se o cara pagar o prejuizo vou partir direto pra um top.

Valeu

Scoth_Pr
Veterano
# mai/08
· votar


O jeito é vc comprar um TOP então bem parceladinho e falar pro cara te ajudar a pagar. Assim vc não ferra o bolso dele de uma vez só né. Um financiamento iria ajudar bastante ele com certeza...

Ricardo_Adorador
Veterano
# mai/08
· votar


yurikat

Já que vai pegar um top, faz o seguinte:

Cola um adesivo bem escroto mesmo na entrada de energia no teclado escrito "Verifique a tensão antes de ligar"
Ou melhor ainda, não deixe o teclado em lugar nenhum sem você por perto ou alguem confiável.
Como você mesmo disse isso não é ser egoísta, é um investimento caro que você ralou muito pra conseguir.
No mais, cobre do cara que queimou seu teclado. Aproveite também e mande um e-mail xingando a Korg por não ter a capacidade de adotar um simples fusível no circuito da fonte.

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/08
· votar


E compre um estabilizador hehehe

Artref
Veterano
# mai/08
· votar


Deve ser muito triste tomar um prejuízo desse. Sinto muito, amigo.

Espero que você consiga recuperar uma parte do dinheiro. E já que vai comprar um top, por que não compra logo um M3? Pois se você tinha o TR e gostava, terá orgasmos musicais com o M3. E já estará familiarizado com a marca, o que vai lhe poupar o tempo aprendendo o básico e permitir-lhe-á avançar em conceitos complexos.

P.s.: Permitir-lhe-á doeu no saco, ha ha ha.

yurikat
Veterano
# mai/08
· votar


E compre um estabilizador hehehe

O estabilizador estava no case... e o cara não viu!!!

por que não compra logo um M3?
Cara não sei o q acontece comigo mas acho o XS mais teclado do q o M3 (pode ser q algum dia isso mude), o XS tem timbres (principalmente alguns acusticos) q para mim são maravilhosos...

Por outro lado... com a grana q vou pagar no Motif XS 7 não consigo comprar nem um M3 61.

Ponto pra Yamaha: ótimo teclado, ótimo preço!!!

Valeu

yurikat
Veterano
# mai/08
· votar


Permitir-lhe-á
Puts, essa foi boa!!!
huahuahuahua

mikemax2
Veterano
# mai/08
· votar


http://www.polos.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=8080&IDProdut o=1372314&1ST=1&Y=1676371579052

eu tenho um desses e aprovo, o que é legal dele é que e estilo filtro de linha comprido e não aquele quadradão de computador facilita o tranporte, outra vantagem é bivolt ja liguei em tomadas 220 e tranforma pra 110 mas pra isso tem que acionar a chave.
Depois dos infeliz desespero dos amigos nunca mais liguei sem o estabilizado, vai a dica ai um estabilizador bom e barato.

Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/08
· votar


yurikat
E aí Yuri... Qual foi o desfecho... Estou eu aqui bolando um meio de colocar um aviso na fonte, vermelho, bem grande...

Abraços

fernando tecladista
Veterano
# mai/08
· votar


as vezes você tem que ser "o chato"
eu já deixei teclado na casa de amigo porque tinha ensaio no dia seguinte e levo pra casa o cabo ou a fonte
lá pra 87, 88.. eu tocava em um restaurante e eu deixava um orgão (de movel) lá, nesse eu tirava o fusivel, já que o cabo era direto da tomada pra dentro do orgão

R Santiago
Veterano
# mai/08
· votar


É...
Estranho como a KORG regrediu nesse assunto. Eu tenho uma pedaleira KORG G4 e ela tem uma proteção. Nada mais do que um diodo zener, acho que é isso , que custa R$ 0,40, porém é fundamental pois ele é o escudo protetor.

Ano passado o ROADIE da mina banda ligou um eliminador com uma voltagem maior na minha pedaleira e quando eu vi já tava aquele fedor de queimado. Fiquei puto!! Porém quandp levei p técnico ele disse que como essa pedaleira tem esse pequeno circuito nção teve nada com a placa, pois logo que a voltagem errada passou o diodo quemou e segurou a onda..

Estranho o TR não ter isso, mas ...

Acho que a soluçõa e vc tentar negociar com o cara. Infelizmente é difícil vc conseguir recuperar outro teclado. Veja se vc consegue a placa.

Ricardo_Adorador
Veterano
# mai/08
· votar


fernando tecladista

heuaheuahea... eu também faço isso na minha caixa de som, levo o cabo e tiro o fusível quando deixo ela na igreja.
No caso do teclado eu levo a fonte pra casa...
Seguro morreu de velho...

Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/08
· votar


Estava dando uma verificada e notei que a fonte do TR é uma fonte AC... Aliás, muitos fabricantes estão usando só o Trafo na fonte... O circuito retificador, o filtro capacitivo e o regulador de tensão estão internos... Provavelmente essa malha está danificada, e é a parte que necessita de reparo... Curiosamente ocorreu o mesmo com a LINE6 POD XT do guitarrista da minha banda... Ela foi ligada em 220V por descuido, e ela também usa o eliminador AC e ponte refiticadora, filtros e reguladores internos... O reparo foi realizado apenas na malha de alimentação... Ficou 80,00 porque sempre metem a faca... Mas o gasto em peças não passaria de 10reais... Bom sou técnico em eletrônca, telecomunicações e analista em telecom... E já mexi muito com isso.. hehehehe... Dá uma olhada deirinho nesse problema, provavelmente não terá que trocar a Motherboard... Não se iluda pelo que a Autorizada vai te falar, eles são trocadores de placas, e muitas vezes nem têm capacitação para analisar o problema...

Abraços..

yurikat
Veterano
# mai/08
· votar


Jeferson Fernandes
Então cara, a primeria coisa q fiz foi ver a fonte, realmente a malha estava queimada, mandei pra um colega, ele arrumou e cobrou apenas R$ 20,00
Porém... o teclado tmbm queimou, o q fiz foi levar para uma boa autorizada (Tec Music), o técnico disse q talvez seja possivel arrumar o Tr sem ter q trocar a placa, tudo depende de uma componente q agora não me recordo o nome.
O jeito é torcer, o tecnico disse q vai me dar a resposta na proxima semana, quando isso acontecer posto o resultado.
Mas já estou decidido, quando arrumar o Tr vou vender e comprar um Motif XS, faz algum tempo q estava pensanso em fazer este upgrade e este infeliz acontecimento acabou me motivando. Tem males q vem para o bem - assim diz a minha avó

Falou

Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/08
· votar


yurikat

Eh o jeito!!! Troca seu TR76 consertado, no meu TR61 nunca violado e troca em um MOTIF... hehehehhehe... Brincadeira... Mas se quiser levar a sério fique a vontade...

Quanto à ponte retificadora, filtros capacitivos, e reguladores de tensão, neste caso eles estão dentro do teclado, e não na fonte... A fonte só tem o trafo center tape, mais nada... Quando se ligou em 220V, o travo que tem uma proporção fixa alimentou a ponte com 18V... Creio que se os diodos forem 1N4004 ou 1N4007 suportariam até 16V... Os capacitores do filtro RC, podem ser dimensionados para 16V também, mas deve ter havido interrupção de malha antes da queima... Por sua vez o regulador de tensão normalmente trabalha entre 5Vcc e 30Vcc e não deve ter queimado.. Porém reguladores de tensão como transistores LM317T são bem sensíveis e deve ter queimado também...

Essa malha ou circuito de alimentação, podem estar na mesma placa ou silk, ou podem estar em uma placa saliente, prém a certeza é que está dentro do teclado... Outro ponto interessante é que o TR trabalha com duas entradas de alimentação, não sei porquê, se a fonte fornece uma única tensão.... Mas provavelmente, quase certeza, os danos não passaram desse circuito....

Abraços...

yurikat
Veterano
# mai/08
· votar


Jeferson Fernandes
Mas provavelmente, quase certeza, os danos não passaram desse circuito....
Espero q sim cara, na proxima semana ligo pra saber o q aconteceu, se o tecnico disser q tem q trocar a placa vou procurar um segunda opinião.

Eh o jeito!!! Troca seu TR76 consertado, no meu TR61 nunca violado e troca em um MOTIF... hehehehhehe... Brincadeira... Mas se quiser levar a sério fique a vontade...
Gostou do Tr né!!!!huahuahua
Trocar eu não troco (preciso do dinheiro na mão), mas quando arrumar o Tr vou vender por um valor bem em conta... Pode ser q vc leve a sério??!!!!
Falou

Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/08
· votar


yurikat

Se ele ficar bom, e te interessar.... Te volto 500,00... que é a diferença entre os dois de valor... hehehehe... Aí vc vende o meu!!! hehehehhehehee...

Abraços..

Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/08
· votar


Papo 10.. Aparece no MSN qq coisa...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Korg Tr 76 com a placa queimada