Como consertar uma fonte queimada com menos de 1 real ;)

    Autor Mensagem
    Toyledo
    Membro
    # abr/13 · Editado por: Toyledo


    Se caso você ligar sua fonte de teclado em voltagem errada e ela quimar, você não precisa comprar outra fonte nova que custa uns 40 pilas em média, abra a sua fonte e veja se o capacitor está estourado...

    http://img191.imageshack.us/img191/2180/img0432t.jpg

    ...tire ele da placa e leve-o junto para uma loja de eletrônicos, peça um igual, novo, custa menos de um real, e solde na placa da fonte do mesmo jeito que o outro estava soldado + e - .

    Um baixista com quem toquei uma vez era técnico em eletrônica e me deu essa dica, eu já fiz isso várias vezes e todas deram certo.

    Abraço e sucesso a todos. \m/

    TrebleH
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Bacana...
    Mas e se for um Diodo?
    Ou o transformador? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Acho que é bem complicado, o melhor mesmo é levar em algum engenheiro eletricista para reparos de ordem mais avançada (Tenho que garantir meu futuro emprego pow kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)

    Agora é serio...

    Mto bacana isso, seria mto bom se a gente aprendesse a reparar nossas máquinas. Hoje em dia uma fonte simples tá caríssima... e a gente gasta mta grana com reparos simples (como uma limpeza na régua do teclado) que poderiam ser feito em casa : /

    Toyledo
    Membro
    # abr/13
    · votar


    TrebleH

    Então você é aqueles caras que trocam um jack e cobram 60 reais???

    Pode acontecer de não ser só o capacitor sim, mas é bem menos frequente. Hoje com tanto acesso a informação pode-se fazer seu próprio amplificador,
    por que um simples reparo seria difícil?

    Quanto mais elevarmos o potencial das pessoas em geral, melhor será o potencial individual de cada uma, inclusive o seu.

    Abraço.

    kapusho
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    marcando pra pesquisar depois q abrir todas as minhas fontes queimadas e conferir hehehe

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    eu já fiz isso várias vezes
    Por sorte, precaução, ou cuidado mesmo, eu NUNCA precisei trocar Capacitor de fonte alguma

    Tá certo, sou formado pelo Instituto Universal Brasileiro, em Eletrônica Básica de Rádio e Televisão...

    Mas quando isso acontece, dificilmente é só este problema, pode dar sorte, porem como eu costume dizer, estressou seu equipo, perdeu uma vida, pode ser que tenha dado sorte

    Toyledo
    Membro
    # abr/13
    · votar


    kapusho Edson Caetano

    Eu sou um cara muito desligado mesmo, já queimei algumas fontes por ligar na voltagem errada ou esquecer de trocar a chavinha depois dos ensaios, pois no estúdio é uma voltagem e na minha casa é outra, a região toda aqui é assim, no meu vizinho é 110 e na minha casa é 220 por exemplo, e trocando o capacitor elas tiveram uma vida maior, pelo menos até queimar de novo :)
    Testem aí, se não funcionar, e você não for formado, não sabe nada, aí tem que comprar outra. \m/

    Toyledo
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Por sorte, precaução, ou cuidado mesmo, eu NUNCA precisei trocar Capacitor de fonte alguma

    Eu queria ter a sua astúcia Edson, sério. ;)

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Toyledo

    Pode acontecer de não ser só o capacitor sim, mas é bem menos frequente

    é justamente o contrário, é mais frequente que o transformador queime e junto outros componentes do que um capacitor estoure sozinho.

    Quanto mais elevarmos o potencial das pessoas em geral, melhor será o potencial individual de cada uma, inclusive o seu.

    concordo mas existe uma ressalva gigante aí ... isso é verdade desde que exista estudo, embasamento teórico e prático. "dicas e tutoriais" em minha opnião apenas enganam, pois não ensinam P___A nenhuma.

    Hoje com tanto acesso a informação pode-se fazer seu próprio amplificador, por que um simples reparo seria difícil?

    acesso a informação existe mesmo, mas isso não significa que a informação seja confiável. Fazer, qualquer um faz, mas fazer bem feito ... é outra história, reparar qualquer um pode reparar, décadas atrás já eram colocadas nas revistas de eletrônica artigos de reparação em aparelhos eletrônicos, bastava vc ter o artigo em mãos e o aparelho com aquele problema, daí vc fazia o reparo e ... ferrou ... não era isso !! hahahaha


    Edson Caetano

    sou formado pelo Instituto Universal Brasileiro, em Eletrônica Básica de Rádio e Televisão..

    caramba meu chapa!! tu fez isso?? e eu pensei que estivesse ficando louco! não conheço ninguém que se lembra disso .. quem dirá ter completado o curso!! hahah PS.: com os livretos vermelhos eu acho que fiz o curso completo, mas como eram emprestados e eu não tinha grana para as provas ... nunca terminei o curso!! hahaha :)

    Leo Vaz
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    _BLACKMORE_
    em minha opnião apenas enganam, pois não ensinam P___A nenhuma.

    Cara, eu costumo estudar o perfil das pessoas antes de responder, para contextualizar melhor, entender os porquês das perguntas/respostas e dos posicionamentos. Idade é um fator. Eu ri demais quando li "12 anos" no seu perfil. Por alguns segundos pensei: "Não tem credibilidade". Entretanto, percebi que o seu perfil tá errado. Se vc sabe o que é Instituto Universal Brasileiro e conhece as revistinhas, provavelmente tem 12 anos é de Fórum, kkkkk

    Leo Vaz
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Leo Vaz
    · votar


    Edson Caetano
    sou formado pelo Instituto Universal Brasileiro, em Eletrônica Básica

    Acho "dente" é mais negócio viu, hehehehe. Essas coisas são uma delícia, quando hobby. Ainda mais que hj em dia chega a ser um pouco frustrante, deu pau num capacitor, troca-se a placa mãe... Não é assim? é só parafuso...

    Vc já pensou (#elocumbrando...#ano-dois-mil-duzentos-e-bolinha-bolinha)?

    - Doutor, estou com o 1º molar inferior direito cariado.
    - Vou solicitar uma arcada inferior tamanho "x", na próxima semana o senhor retorna para procedermos a substituição...

    trendset
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    bom, quando ligamos uma fonte na rede eletrica, digo 110v ~ 220v Ac (alternada) o primeiro contato que a eletricidade terá sera com o enrolamento primário do Transformador, sao enrolamentos de cobre, esmaltado ou envernizado que formam bobinas, essas que por Indução Eletromagnética farao com que o enrolamento secundário diminua ou aumente a tensão, entao quando ligamos a fonte na tomada, e ela está ajustada para 110v, e a tensao é de 220v, o enrolamento nao suporta a tensao, e entra em curto o calor faz com que o esmalte ou verniz derreta e os fios de cobre fechem circuito uns nos outros queimando o primario. pode acontecer de nesse curto circuito, o primario nao abra tao facilmente e a tensao teoricamente dobre no secundario, e ai queime diodos retificadores, capacitores, resistores e o que tiver ligado ao secundário. entao sempre fique atento onde liga fonte, ja vi teclados e pianos digitais ficarem inutilizados apos isso. quanto o cobrar pra consertar, todo mundo tem que pagar contas e impostos, a eletricidade que vai alimentar o ferro de solda é paga, o ferro de solda é pago, o estanho que vai ser usado pra soldar é pago e nao é barato graças ao dollar, o alugel da oficina nao é barato, o capacitor eletrolitico de 2200uf x 25 v pode parecer barato pro consumidor final, mas para o técnico que compra pra estoque a quantidade minima é de 500 unidades, o curso de eletronica é pago, enfim, como meu professor de eletricidade disse uma vez, cobre 1 real pelo seu serviço, e 99 reais pelo seu conhecimento. Agora pra quem nao tem todas as despesas de uma oficina, é Hobbista, fica simples mesmo, um capacitor é no maximo 1,50, um diodo zener é 0,10 centavos, resistores sao 0,10 centavos , 1 metro de solda é 0,70 centavos e sobra muito. pra nao queimar trasformadores a toa faça o mais simples, use uma chave teste.

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Toyledo

    Muitas vezes não é um problema isolado, como sugeriu o Edson Caetano. É bom ficar ligado pois a "zica" pode estar relacionada a um conjunto de eventos de um sistema instável e isso começa a partir da tensão recebida pela rede elétrica, sem contar fatores ambientais.

    Em suma, pode não ser tão simples.

    Abs

    ps. lembrando que capacitores podem conter energia mesmo com tudo desligado e, sendo assim, há sempre possibilidade de algum tipo de explosão. É prudente descarregá-los antes do manuseio.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Leo Vaz

    Eu ri demais quando li "12 anos" no seu perfil

    é bom rir de algumas situações e depois perceber que nem tudo que está em nossa frente é verdadeiro não? a alguns anos aqui mesmo teve uma situação parecida ... quem ria demais era eu !! hhaha

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    quanto o cobrar pra consertar, todo mundo tem que pagar contas e impostos, a eletricidade que vai alimentar o ferro de solda é paga, o ferro de solda é pago, o estanho que vai ser usado pra soldar é pago e nao é barato graças ao dollar, o alugel da oficina nao é barato...
    ... o curso de eletronica é pago, enfim, como meu professor de eletricidade disse uma vez, cobre 1 real pelo seu serviço, e 99 reais pelo seu conhecimento.

    duvido que o camarada que "dá dicas" de como economizar com o trabalho alheio fique satisfeito quando alguém "dá dicas" de como economizar EM SEU TRABALHO.
    Negociar um bom preço para ambos eu sou totalmente a favor ... já apoiar a prostituição profissional que existe hoje em dia e em escala cada vez maior ... é o mesmo que dar "milho à pombo".

    trendset
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    _BLACKMORE_

    Assino em baixo, o Toyledo nao agiu mal, mas hoje com google, os técnicos em eletronica e informática estao a beira da falencia, ele so tem que tomar cuidado, capacitores explodem se por ao contrario, e guardam corrente mesmo depois de desligados, pra ele estourar e deixar alguem cego é coisa de segundos.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    o Toyledo nao agiu mal, mas hoje com google,

    não falei que agiu mal, eu só não acho certo mudar o valor das coisas ... eu mesmo já fiz certas coisas assim, não me arrependo mas hoje em dia penso um bocado antes de falar bobeira.

    ...os técnicos em eletronica e informática estao a beira da falencia...

    e a "ajuda" vem a cavalo!

    TrebleH
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Toyledo

    Não me leve a mal brow..

    Eu tava zoando kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Mesmo pq Engenharia Elétrica seria usar canhão pra matar passarinho nesse caso.

    Realmente, quanto mais aprendermos e divulgarmos conhecimento melhor pra todo mundo... inclusive pra nós : )

    TrebleH
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Então você é aqueles caras que trocam um jack e cobram 60 reais??

    A propósito...

    Não entendo merda nenhuma de eletrônica ashuashuashuahsuhasuhuashash

    Só daqui uns 4, 5 anos é que talvez eu vou começar a pegar a ideia

    : )

    Toyledo
    Membro
    # abr/13
    · votar


    TrebleH

    Desculpa aí, entendi mal, :)

    Toyledo
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Brasil!
    Meu Brasil Brasileiro...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como consertar uma fonte queimada com menos de 1 real ;)