pq 2 tecladistas?

Autor Mensagem
Luisa Albano
Veterano
# mar/08


já vi bandas com 2 tecladistas, tipo a do prince, e já vi na banda da donna summer 2 tecladistas, cada um com 2 teclados, + um pianista

P-R-A Q-U-Ê?

mano_a_mano
Veterano
# mar/08
· votar


Luisa Albano
Geralmente um faz piano e outro faz synth, ou um faz a "base" e o outro faz "solo", ou efeitos, ou qualquer coisa do gênero. Dois tecladistas, cada qual com sua função na banda. Isso eu acho bem interessante.
Não vamos muito longe: o Guns n' Roses se apresentou no Rock in Rio 2001 com dois tecladistas.

fábio_soul
Veterano
# mar/08
· votar


Em uma das bandas que toco sou o "Segundo tecladista", o outro faz os pianos e eu faço o resto. Em uma outra ocasião interessante, o tecladista também é o cantor da banda. Ele faz os pianos e eu solo quando precisa, ou faço base... depende muito. Particularmente acho bem interessante ter dois tecladistas em uma banda. Só para constar, em uma ocasião, já toquei em uma banda com três (isso mesmo!!!) tecladistas ao mesmo tempo...

LeandroP
Moderador
# mar/08
· votar


Sai mais barato que contratar uma grande orquestra... Imagino que seja por isso.

fernando tecladista
Veterano
# mar/08
· votar


já vi muito em banda de baile, mais nessa um pra piano outro pro resto, ou se é algo orquestral um com strings e outro com metaleira, ou até algumas com repertório mais eletronico, trabalhando com timbres de synths diferentes, mas geralmente fica um com base e outro mais pra solo

mas já vi muito esquema por aqui que me perguntei porque 2?
ia certa vez tocar com um sertanejo ai e a ideia da banda era com 2 tecladistas, eu morria de tédio em certas músicas

Victorkeyboard
Veterano
# mar/08
· votar


as vezes eu tambem faço 2º teclado la na igreja, é uma experiencia muito interessante porque voce fica livre pra usar timbres diferentes e arranjos tambem

Artref
Veterano
# mar/08
· votar


Alguns grupos usam 2 tecladistas devido à complexidade e ao grande número de arranjos de teclado presentes no repertório, o que seria impossível de ser feito por um músico apenas.

Alguns grupos usam 2 tecladistas porque os dois não têm experiência e não sabem / não querem / têm preguiça quanto ao uso de splits e quanto à técnica das duas mãos.

Na maioria dos casos que vejo, infelizmente, é uma frescura desnecessária mesmo. Esses dias vi uma banda show famosa e achei a parte de synth um show de incompetência. Numa certa música, um tecladista fazia de vez em quando um strings com as duas mãos, em oitava, e às vezes fazia uns metais. O outro tecladista fazia acordes, com um só som e só com a mão direita.

Qualquer tecladista com um pouco de competência e um bom teclado faria nesta situação um split legal de 3 ou até 4 sons e faria sozinho o que esses dois bundas moles estavam fazendo. Se bobear, faria bem melhor. Típico caso de DOIS tecladistas que não fazem UM decente.

Private Pyle
Veterano
# mar/08
· votar


Cada pergunta.. pelo mesmo motivo que usam duas guitarras: pra ter mais possibilidades.

Conheço banda com dois baixistas.

eronslap
Veterano
# mar/08
· votar


ainda bem q são dois teclados.. jah imaginaram se dossem 2 bateristas ?

yurikat
Veterano
# mar/08
· votar


eronslap
jah imaginaram se dossem 2 bateristas ?

isso é o q mais tem!!!

-Renascer praise (se não me engano o renascer praise 10 foi gravado com dois bateristas tocando ao mesmo tempo)

-Commissioned
...

brunoamaral
Veterano
# mar/08
· votar


Eu já fiz alguns shows com 2 tecladistas, principalmente em acústicos. Mês que vem vou fazer um com meu irmão, em um teatro, ele vai fazer só pianos e eu só hammonds. É claro que nem todas as músicas permitem os dois instrumentos, e até seria bem possível que apenas um tecladista estivesse no palco. Mas, no caso, fica interessante a "especialização", destacando pianos e hammonds como instrumentos autônomos, cada um com um instrumentista próprio a executá-lo. Não me incomoda também o fato de não participar de uma música ou outra: a banda com que toco com mais freqüência possui um naipe de metais, e por diversos momentos eles ficam à toa no palco, com a maior naturalidade. Também já tive uma banda só de tecladistas (eu, meu irmão e o maestro da orquestra de jazz da minha cidade). Era bem interessante, tocávamos só bossa nova, o maestro fazia pianos, meu irmão fazia orquestras e eu fazia os complementos (flautas, órgãos...). Como bem disse o Private Pyle, da mesma forma como ocorre com duas guitarras, dois teclados aumentam as possibilidades (mas desde que o som a ser tocado peça/possibilite isso). E libera o tecladista de programações, deixando tudo pra ser feito ao vivo, o que me parece bem mais interessante.

storrecilha
Veterano
# mar/08
· votar


Allman Brothers durante muito tempo tocou com um Hammond e um Piano no palco.

O mais curioso é que o Greg Allman (primeiro pianista e organista) chamou um pianista só para que ele pudesse tocar hammond em todas as musicas...

Jonathas Lacerda
Veterano
# mar/08
· votar


Roupa Nova também tem dois... O Ricardo Feghali e o Cleberson Horsth. E não creio que seja por frescura. Os Hammonds que o Feghali poe nas músicas são animais. Além do Piano discretíssimo, mas extremamente atraente do Cleberson.

Luisa Albano
Veterano
# mar/08
· votar


Private Pyle
Conheço banda com dois baixistas.

qual???

yurikat
Veterano
# mar/08
· votar


Conheço banda com dois baixistas.
qual???


Kirk Whalum (em algumas músicas)

Marcus Miller (Ele próprio faz o Bass Solo e outro cara faz o grove)
...

Música de Preto
Veterano
# mar/08
· votar


Kirk Whalum (em algumas músicas)
Eu só vi uma música que usa dois baixistas, ms porque o solo principal é do baixo, mas eu só vi o TheGospel...To jazz Chapter 2. É na linda música Seasons.

lá na igreja eu já toquei assim. o cara fazia os pianos e eu o resto. Hoje, toco sozinho. E ele está tocando violão pois só estamos com um teclado. Mesmo quando estivermos com dois, acharia melhor eu usar dois teclados e ele continuar no violão. Pro nosso estilo dá pra eu segurar sozinho numa boa. Enfim, acho que vai do estilo que se toca. Não dá imaginar rock com dois teclados.

Música de Preto
Veterano
# mar/08
· votar


Kirk Whalum (em algumas músicas)
Eu só vi uma música que usa dois baixistas, ms porque o solo principal é do baixo, mas eu só vi o TheGospel...To jazz Chapter 2. É na linda música Seasons.

lá na igreja eu já toquei assim. o cara fazia os pianos e eu o resto. Hoje, toco sozinho. E ele está tocando violão pois só estamos com um teclado. Mesmo quando estivermos com dois, acharia melhor eu usar dois teclados e ele continuar no violão. Pro nosso estilo dá pra eu segurar sozinho numa boa. Enfim, acho que vai do estilo que se toca. Não dá imaginar rock com dois teclados.

johnny_floripa
Veterano
# mar/08 · Editado por: johnny_floripa
· votar


Música de Preto

Não dá imaginar rock com dois teclados.

Dá sim:

Por exemplo, a música The Great Gig in the Sky do Pink Floyd. Na gravação original, a parte em que a guria canta tem um piano e um hammond muito característicos. Nos shows ao vivo naquela época, quem tocava o Hammond naquela parte era o Gilmour (guitarrista), enquanto o Rick Wright tocava o piano do começo ao fim da música.

Nos tempos mais modernos, o PF tinha, além de um guitarrista base convidado, um segundo tecladista.

Agora, por exemplo, pegue a mesma The Great Gig... que foi tocada pelo Dream Theater. O Rudess, na hora do Hammond, apenas troca de patch no seu Oasys e o piano some. Na minha modesta opinião, aquele trecho da música perdeu metade da graça desse jeito...

É a minha opinião.

tecladoprofusao
Veterano
# mar/08
· votar


Acha absurdo dois teclados? Já viu a banda Dominus com dois percussionistas? E um deles tocando pandeirola com o pé??

Já toquei junto com outros tecladistas e é bem interessante, abre um leque de possibilidade que nem com os mais loucos splits se consegue (tenta só dois teclados, cada um com splits! É um som louco!).
Outro dia foi engraçado: Eu ia tocar na Igreja na Missa da noite, mas não sabia e fui de manhã. Chegando, o tecladista já estava lá, e ele toca sozinho com o acompanhamento do teclado e canta. Já que eu estava lá, ele falou "Fica aí e toca junto. Vai ficar bom". Foi a Missa mais "Frank Aguiar" que eu já vi: dois teclados, um microfone e nada mais. Mais bizarro que isso? Os DOIS teclados eram PSR 2100, o meu e o dele!!

Ao menos uma vez tente tocar junto com outro tecladista, depois poste sua experiência. Lembre-se que todo recurso pode ser bem usado ou mal usado, e o resultado é competência de quem administra esse recurso.

nex
Veterano
# mar/08
· votar


bem legal a idéia de usar 2 tecladistas....

mas um sequencer resolve bem.

fernando tecladista
Veterano
# mar/08
· votar


nex

mas um sequencer resolve bem.

é interessante, depende muito do contexto em que se usa, acho que no brasil ficou meio banalizado em alguns casos

mas sequencer em banda são duas alegrias:

- quando você começar usar, todos da banda falam: "óóóóó´ assim fico mais livre pra tocar o que eu quero"

- quando você para de usar todos da banda falam: "óóóóó´ assim fico mais livre pra tocar o que eu quero"

bnnunes
Veterano
# mar/08
· votar


o exemplo do pink floyd q nosso amigo citou cai perfeitamente no assunto...apesar d eu naum entende mto d teclado, no dvd duplo q eu esqci o nome agorasao 2 teclados, alem d ter baterista i o cara meio loko q eu num sei c eh xamado d baterista ou sei la oq...alem d 2 guitarras i 3 backing vocais, 4 vocais c conta o gilmor...repetiçoes d elementos na banda eh a coisa + normal do mundo...huahuahua...
abraços...

Ken Himura
Veterano
# mar/08
· votar


Conheço banda com dois baixistas.
qual???

Led Zeppelin com JPJ fazendo o baixo com os pés e solando com as mãos. A mesma coisa com o Geddy Lee, no Rush.

Faop
Veterano
# abr/08
· votar


Agente pode sair mesmo do Progressivo e do Góspel e ir para o pop. Mesmo a minha área sendo o progressivo e o metal melódico, eu posso por aqui o Depeche Mode, precursora da música pop eletrônica, a banda inteira, na sua formação original, era um vocal e três teclados apenas, a bateria era sintetizada, e eles conseguiam tirar um som, que para a época era inacreditável.

tecladoprofusao
Veterano
# abr/08
· votar


E a iBand? hehe...

Daniel.m
Veterano
# abr/08
· votar


Não dá imaginar rock com dois teclados.


A maioria dos rock não dá pra imaginar com um teclado. Ou são dois tecladistas, ou é você e os sequenciadores, ou você é um mestre de 4 mãos.

Ken Himura
Veterano
# abr/08
· votar


ou você é um mestre de 4 mãos.
Goro do Mortal Kombat?

Hahahaha

Daniel.m
Veterano
# abr/08
· votar


UAHeuAHeuhAUEhUAHuhAUEhuHAUhuHAU...

Coitado do teclado.

liliane.coimbra
Veterano
# abr/08
· votar


Tocamos com 2 teclados na igreja.
Tem 2 teclados, tem 2 tecladistas... um faz a base e o outro os efeitos ou pequenas frases.

Lord fafe
Veterano
# abr/08
· votar


um faz a base e o outro os efeitos ou pequenas frases.



Queria eu ter um segundo tecladista pra me ajudar... eu faria os efeitos...PEdI PrImEiRo...ahauhauhaua...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a pq 2 tecladistas?