Autor |
Mensagem |
Jeferson Fernandes Veterano |
# jan/08
Amigos,
Gostaria de partilhar um pouco minhas experiências aqui:
Meu primeiro Roland foi uma porcaria chamada RS-5... Não me traumatizei, pois foi um dos meus primeiros synths... Depois dele veio SP-76, JV-1080, Juno-G, Fantom-XR, fora convivência com Fantom-X7, Fantom-FA76 e XP-80, até que por curiosidade decidi abandonar a marca para conhecer novos conceitos... Foi muito breve esse jogo... Em quatro meses pude ter um Alesis Fusion 6HD e um Yamaha MOTIF 6...
O Fusion me dividiu entre ódio e paixão... Paixão pela inteligência do teclado, pelos timbres de pianos maravilhosos e orgãos de outro mundo... Ódio pela pequena quantidade de timbres, pela ausência de timbres comuns e pela mega complexidade de operação do mesmo... Até que conheci o MOTIF... Me convenci do que todo mundo se convence... Como são belos os timbres da linha MOTIF... E seus irmãos mais novos de mesmo DNA... Convense naquele teste rápido da loja de quem procura um bom teclado... De fato... O MOTIF tem pianos e pianos elétricos lindos... Tem bonitos leads, violões, guitarras, saxofones, trompetes e clarinetes... Flautas e Cítaras... Mas a realidade é bem outra... São timbres muito bem elaborados, ótimos para um estúdio talvez, mas muito sem punch no MIX ao vivo... Achei o MOTIF chocho.. Não surpreende na hora de tocar... Estava na dúvida... Hoje fui ensaiar e toquei no Fantom-X... Caraca... A diferença na qualidade do timbre é gritante... a pegada... o punch... o mix do timbre...
Sem falar na interatividade... É fácil pra mim dominar um Roland... Yamahas e outros me parecem estranhos...
Não estou contente... Descobri hoje... Nos próximos dias vou viabilizar o lance... Há os que gostam de Yamaha, de Korg e de várias marcas... Eu gosto de Roland... Gosto da qualidade do timbre, da característica dos samples... Do modo de operar o teclado... Do peso... Nada como a convivência com um teclado...
Mudei bastante porque não gostei mesmo... Pelo preço que vale meu MOTIF CLASSIC, vou pegar algo na mesma faixa de preço.. Não posso gastar agora... Algo em torno de um Fantom-FA (menos indicado), FAntom-S61 ou Fantom-XA... Li que o Fantom-XA tem 128 patchs a mais que o Fantom-S61, tem a engine mais nova, e tem o SO TRUE piano do FAntom-X... Ele talvez seja o mais vantajoso da lista... Exceto pelas 76 teclas do antigo Fantom-FA...
Abraços...
|
expedifer Veterano |
# jan/08
· votar
Pois é: nessa estória faltou só "passear" no mundo da Korg, talvez num antigo Triton, ou X50 ou TR. Faça isso antes de voltar pra Roland. Terá um bom currículo "tecladistico"!!!
|
fernando tecladista Veterano |
# jan/08
· votar
tinha um amigo meu que dizia antigamente: korg é pra palco, roland é pra estudio
já mexi muito em teclado nas lojas, e tem algumas marcas que parecem que não seguem a mesma linha de pensamento da gente, como há pensamentos diferentes há quem goste deste outro e odeie o teclado que você ama
--------------------------------
lendo essa história lembrei do dia em que eu decretei:
"PSR nunca mais"
no set que eu levava, os PSRs sempre reapareciam, encostava o PSR aqui em casa, na hora que via estava levando ele de novo, quando pensava que iria encostar de novo eu trocava de modelo e voltava com PSR no set (pra quem tem psr não se ofender estou falando de modelos antigos PSR 48, 600, 510....)
talvez um dia eu decrete: workstation nunca mais, agora só virtual analog
|
R Santiago Veterano |
# jan/08
· votar
expedifer korg é pra palco, roland é pra estudio
Realmente quem quer teclado p palco pegue um Korg. Seus timbres as vezes parecem horríveis, porém com a banda eles se transformam, é interessante.
|
Lord fafe Veterano |
# jan/08
· votar
Depois dele veio SP-76, JV-1080, Juno-G, Fantom-XR, fora convivência com Fantom-X7, Fantom-FA76 e XP-80, até que por curiosidade decidi abandonar a marca para conhecer novos conceitos... Foi muito breve esse jogo... Em quatro meses pude ter um Alesis Fusion 6HD e um Yamaha MOTIF 6...
táh podendo em...
|
vmanzoni Veterano |
# jan/08
· votar
eu mesmo vai ser difícil desfazer do meu Juno-G! eu poderia até desfazer, mas seria pra pegar um RD300GX ou um RD700SX heheh
OFF TOPIC.... vcs falaram de PSR e talz,... eu lembro oq o baixista q toca comigo, "que entende muito de música" (hehehe) veio me encher o saco em um ensaio destes, pois eu disse pra me darem o repertório antes com a sequencia, para programar o teclado (Juno-G), a Resposta dele (falou com Raiva, quase brigando comigo):
-"Ptz CARA, VC é Pianista, Toca piano muito bem, mas como tecladista é um Bosta, vc tem 3 teclados, o Juno-G o VA-3 e o PSR-510, vc deveria vir tocar pelo menos com 2, Todo tecladista BOM toca com 2,... o PSR é um excelente teclado, vc devia tocar com o VA-3 e o PSR, é mais fácil. Esse negócio de programar teclado, só vc que faz...."
Na hora eu fiquei só rindo... Oq a ignorância não faz...
END OFF TOPIC....
Jefferson eu ja te disse pega um FANTOM-GX hehehe ou ve se consegue pegar um RD pelo menos!
|
vmanzoni Veterano |
# jan/08
· votar
pra mim Roland em palco é muito prático, eu faço coisas com o Juno-G em palco q tem gente q duvida, como mudar splits, layers, tudo utilizando o performance, sem cortar sons e talz!
eu imagino um FANTOm-GX q tem o Live mode heheh ia ser massa,... pega um Jefferson :P
|
Jeferson Fernandes Veterano |
# jan/08
· votar
Então... Pra mim Roland é palco com certeza... Pelo menos conheço o comportamento dele no palco, seu manuzeá-lo.. .Gosto do peso dos timbres... Fusion sim é pra estúdio.. .MOTIF também... Os comandos, os botões do MOTIF são chatos!!! Os timbres são bons, mas no MIX da banda some os graves, o attack... Fica muito light... Não é o que eu quero de um teclado que custa 5000,00... Meu JUNO-G me deixava mais feliz... E pude perceber isso ontem, quando ensaiei com um Roland, simplesmente por estar lá na comunidade!!
|
fábio_soul Veterano |
# jan/08
· votar
vmanzoni
OFF TOPIC.... vcs falaram de PSR e talz,... eu lembro oq o baixista q toca comigo, "que entende muito de música" (hehehe) veio me encher o saco em um ensaio destes, pois eu disse pra me darem o repertório antes com a sequencia, para programar o teclado (Juno-G), a Resposta dele (falou com Raiva, quase brigando comigo):
-"Ptz CARA, VC é Pianista, Toca piano muito bem, mas como tecladista é um Bosta, vc tem 3 teclados, o Juno-G o VA-3 e o PSR-510, vc deveria vir tocar pelo menos com 2, Todo tecladista BOM toca com 2,... o PSR é um excelente teclado, vc devia tocar com o VA-3 e o PSR, é mais fácil. Esse negócio de programar teclado, só vc que faz...."
Na hora eu fiquei só rindo... Oq a ignorância não faz...
Mas o piro de tudo isso é que, se um dia você realmente fizer isto, pensando "Agora eu vou fazer esse cara queimar a língua... ele vai ver que o JG é muito melhor!!!", não tenha dúvidas de que ele vai mandar você jogar o seu JG no lixo, só pra contrariar. Cara, todo mundo mete a boca nos tecladistas quando eles ficam mexendo sem parar no teclado, mas nenhuma banda "cover" vive sem um. O tecladista faz de tudo: splits, layers, vai ao fim do mundo pra achar um timbre, faz metal, piano, E.P., órgão, lead, pad, sonzinho de abertura do programa da Xuxa, quando não precisa de fazer até uma guitarra base (já fiz isso), e os caras ainda têm coragem de reclamar!!! Um dia eu vou fazer uma banda só com tecladistas (um fazendo batera, outro baixo, outro guitarra... etc., tudo no teclado), só pra tirar uma onda!!! Conheço dois tecladistas bons. Junta eu e só falta mais um... vocês vão ver!!!!!! hehehehehehe
Candidatos, favor ligar para: 0800-100000000000000000000000000000 e falar comigo.
|
fábio_soul Veterano |
# jan/08
· votar
Jeferson Fernandes
Não sei se eu já te falei, mas o tecladista da Celina está vendendo um Fantom Fa (se há não vendeu)...
Mas ó, só uma coisa: promete pra gente que você vai ficar, pelo menos, 2 meses com o seu próximo teclado!!!
hauehuaehuaheua
|
Victorkeyboard Veterano |
# jan/08
· votar
o PSR é um excelente teclado, vc devia tocar com o VA-3 e o PSR, é mais fácil. Esse negócio de programar teclado, só vc que faz...."
kkkkkkkkkkkkkk essa foi excelente
Meu Juno G é todo programado qdo toco com minha banda
pra mim Roland em palco é muito prático (2)
Acho q a kurzweil pra palco tbm é mto boa
Pra mim:
Korg e Yamaha Estudio
Roland e Kurzweil Palco
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# jan/08 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar
Mas ó, só uma coisa: promete pra gente que você vai ficar, pelo menos, 2 meses com o seu próximo teclado!!!
HASuASHuashUASHAUSHAUSHAUS
Ei Jeff,
Não acredito que 1 mês dê pra avaliar se um teclado é bom ou não... Dá mais uma chance para o Motif!
|
Lord fafe Veterano |
# jan/08
· votar
Não acredito que 1 mês dê pra avaliar se um teclado é bom ou não... Dá mais uma chance para o Motif!...
Um dia eu vou fazer uma banda só com tecladistas (um fazendo batera, outro baixo, outro guitarra... etc., tudo no teclado), só pra tirar uma onda!!! Conheço dois tecladistas bons. Junta eu e só falta mais um... vocês vão ver!!!!!! hehehehehehe
Candidatos, favor ligar para: 0800-100000000000000000000000000000 e falar comigo.
Pq vc naum atendeu cara...
|
keys_all Veterano |
# jan/08
· votar
te add no msn
abraços
|
danielcatolico Veterano |
# jan/08
· votar
Jefferson,
Tenho um X7 aqui em Brasília. Qualquer coisa me escreve danielcatolico@gmail.com
|
mauropsouza Veterano |
# jan/08
· votar
Me perdoem a intromissão, caros mestres mas acho que o UP real da Yamaha foi a partir do Motif ES, esse sim com peso, timbres alucinantes o Motif Classic, se equipararia ao Roland Fa, ou S e o Motif ES ao Fantom X, esse sim um grande teclado. Todos os elogios que o Motif recebeu inclusive em fóruns lá fora são a partir do Motif ES mesmo. O Motif Classic é o awn...sei lá o que 1 e o S é o awn...se lá o que 2 - essa sim com megavoices chocantes mesmo. Então: Motif Classic, S-80, S-90, S-08 e S-03, Ex-5... alguns timbres, tem "engine" semelhante.
A linha Motif ES, S-90 es, Mo-6 Mo-8 essa linha sim é show....Não tô querendo ser o segundo vinicius augusto - defensor dos Yamaha não, ein!!!! Apesar de ser baiano também, mas os melhores pianos da atualidade prá mim são da Yamaha, e em segundo lugar Kurzweil...afinal o C-7, C-3 o C-2 acústicos, CP-70, Dx7, foram invenções dos caras da Yamaha, que passaram anos em descrédito com aquela linha Pss, Psr, Ys, EX e voltaram ao "hall da fama" dos synths a partir dos Motif...P.S.: Não possuo nenhum Yamaha atualmente, só um Korg TR e Kurz Me-1 , portanro não tô fazendo comercial.....acho que não né!!!
|
Jeferson Fernandes Veterano |
# jan/08
· votar
Jonathas Lacerda
Cara... Eu toco muitas vezes em um mês... rs... Entre ensaios, missas, viagens, encontros, shows... e etc... em lugares diferentes, sons diferentes... Vc não tem noção como um teclado pode me atrasar dentro de um mês com o repertório da banda.. hehehhe.. Não foi o caso do MOTIF, mas sim do ALESIS... Com relação ao MOTIF é difícil dizer... mas ele não tem a química que eu sinto com Roland.. Eu concordo que é bom... Mas não tem muito sal... Não sei explicar... Eu esperava mais... É muito regular... Os timbres parecem estar dentro de uma frequência que não permite eles toarem nem destoarem... Sabe... Mudar a dinâmica, chamar peso quando preciso.... Não alcanso nele o que alcançava com meu Fantom-XR... Nos arranjos prontos... Naquilo que estou acostumado tocar... E mexer nele... Não gostei muito!!!
Abraços...
|
mauropsouza Veterano |
# jan/08
· votar
Comentem ai....... .....Ah...já tive Roland Rs-9, D-50 e o Juno-106 - esse ai foi meu primeiro synth, também passei por Korg 01w/fd, Yamaha S-08 e Kurz K2500, abçs.
|
Jeferson Fernandes Veterano |
# jan/08
· votar
danielcatolico
Valew amigo... Não tenho bala na agulha pra um X6 agora, quem diria um X7... abraços...
|
mauropsouza Veterano |
# jan/08
· votar
PALCO X ESTÚDIO Acho que Roland e Korg- PALCO Yamaha e Kurzweil - Estúdio claro que qualquer top de linha dessas marcas dão show tanto em palco quanto em estúdio, hoje em dia tão se equiparando muito, a Korg tonha uns pianos feios agora tão legais, A Kurzweil dava muito bug, eram uns Dinos, mesmo, difícilllllll de programar, falo da linha K2xx, agora tem um hardware totalmete reformulado.
|
yurikat Veterano |
# jan/08
· votar
Jeferson Fernandes E aí cara, Blz
Cara não dá pra comparar os timbres do Fantom X com os do Motif Classic Se fosse o Motif Es aí a briga seria boa...
Achei o MOTIF chocho.. Não surpreende na hora de tocar... Tecladista é tudo doido mesmo, eu penso o contrario, acho q a maioria dos teclados roland não tem peso nenhum, literalmente somem quando o som tá rolando. Já toquei no juno D, juno G...(uma porrada de teclados roland)... Xp 80 e nenhum desses me agradou Semana passada um colega meu levou um Xp80 para a igreja, pra matar a saudade deste "teclado famoso" guardei meu Tr e usei o Xp. Enquanto tava tocando sozinho tudo blz, mas quando a galera começou a me acompanhar tive vontade de jogar o Xp longe e pegar o meu TR, os timbres não tinham peso nenhum, até as desafinadas do louvor vieram me perguntar o que estava acontecendo... Mas blz, matei saudades do MK 80 (acho q é este o nome do timbre), este timbre fez historia. E ainda fiquei muito feliz por possuir um Tr, mesmo sendo um entry level os timbres tem um peso do caramba
Obs. Como toda regra tem excessões: Fantom X e Rd 700sx Estes são animais, não tem tempo ruim
|
elektrodisco Veterano |
# jan/08
· votar
pra mim Roland em palco é muito prático, eu faço coisas com o Juno-G em palco q tem gente q duvida, como mudar splits, layers, tudo utilizando o performance, sem cortar sons e talz!
eu imagino um FANTOm-GX q tem o Live mode heheh ia ser massa,... pega um Jefferson :P
Como vc faz para não cortar no modo performance ? No fantom x7 no live node, ele corta mesmo com o patch remain ligado ! brigadão pela ajuda !
|
Jeferson Fernandes Veterano |
# jan/08
· votar
Só pra constar...
O MOTIF já esta(ava) engatilhado numa troca... Mas à pouco queimou as saídas de audio dele... Vou levar na assistência técnica amanhã... Além disso vou ver o lance das teclas que vira e mexe desencaixa e fica abaixada...
Abraços...
|
Daniel.m Veterano |
# jan/08
· votar
fabio_soul Um dia eu vou fazer uma banda só com tecladistas
Entam, vcs que se aguentem, porque é mto chato mecher com tecladista.
|
fernando tecladista Veterano |
# jan/08
· votar
Um dia eu vou fazer uma banda só com tecladistas (um fazendo batera, outro baixo, outro guitarra... etc., tudo no teclado), só pra tirar uma onda!!!
já vi um projeto desse de um grupo do sul são 16 tecladistas, a maioria ainda é estudante, não tem nenhum virtuose, mas como a união faz a força, o resultado final é interessante
|
vmanzoni Veterano |
# jan/08
· votar
eu ja vi uma banda com 4 tecladistas, foi a mehor banda q já vi tocando ério mesmo! hehehe vou ver se acho q vídeo e posto aqui!
sobre não cortar o som no Juno-G!
Se vc alternar partes de um performance, ele não corta o som! oq vc não pode é mudar de performance!
|
Jeferson Fernandes Veterano |
# jan/08
· votar
vmanzoni
Se vc alternar partes de um performance, ele não corta o som! oq vc não pode é mudar de performance!
Explicando porque!!! Dentro da performance vc trabalhar com o mesmo SET MFX/FX para todas as partes, não desligando/ligando os processadores DSPs como ocorre na mudança de PATCH. No ultimo caso vc tem a continuídade da Waveform, mas vc troca o setup de inserts, o que altera bruscamente o som... Quer um consolo??? MOTIF é a mesma coisa!!! Fusion e Kurzweil já é outro nível... Não corta de jeito nenhum... !!! ABraços...
|
marco (boicatolico) Veterano |
# jan/08
· votar
Fusion e Kurzweil já é outro nível... Não corta de jeito nenhum... !!!
Engraçado Jeferson Fernandes que no meu antigo psr-340 isso tb não acontecia, e olha q nem era este nível heim!!! E para cada patch, tinha um efeito diferente (claro, nas devidas proporções!!!)
abraços
|
Jeferson Fernandes Veterano |
# jan/08
· votar
marco (boicatolico)
Eh... Será que ele tinha processadores DSP??? Será que tinha um banco de samples tão complexo como de um sintetizador... Um processador de audio Coldfire...!!!! hehehhee... É uma arquitetura bem mais simples... Não tem porque ocorrer o corte... Não há multiplos processadores DSP, não há multiplos osciladores de onda... É como se fosse um reprodutor de timbres presetados, e cromatizados a partir de uma nota, sem modulação de frequência em tempo real... É bem diferente... É como o SP-76... que é bem simples também nesse aspecto... Agora o Fusion HD, o K2600, trabalha com área de memória intermediária na transição de DSPs... É algo bem mais complexo... rs
Abraços...
|
marco (boicatolico) Veterano |
# jan/08
· votar
É algo bem mais complexo...
Logo vi q não era magia, era tecnologia heheheh
abraços
|